A MINHA ESTANTE | LIVROS POR LER

Fotografia da minha autoria


«Livros são um mundo com mundos por dentro»


A minha tentativa - hipotética - de aplicar o método de Marie Kondo à minha estante permitiu-me analisar as sucessivas prateleiras com mais cuidado, compreendendo quais as obras que têm sido alvo de maior negligência. Porque este lado livrólico nem sempre é simpático para as que temos há mais tempo. Ainda que priorize um investimento ponderado, existem campanhas e promoções que me fazem ceder. E isso é ótimo para aumentar a biblioteca pessoal, mas, inevitavelmente, leva-me a esquecer de certos exemplares. Portanto, criei uma lista dupla.
 
Neste processo desafiante de selecionar os títulos dos quais não abdicaria, resolvi voltar atrás e verificar quantos livros tenho por ler. Graças aos clubes de leitura Uma Dúzia de LivrosThe Bibliophile Club, consegui que o número não fosse tão extenso, uma vez que procurei responder aos temas partindo das opções existentes cá em casa, encontrando, assim, o pretexto certo - e o impulso que faltava - para me aventurar nas histórias que, por qualquer motivo inconsciente, fui adiando. Apesar disso, surpreendi-me com o valor total. Eu já sabia que não seria pequeno. Porém, ao confrontar a minha perceção com a realidade, cruzei-me com dados bem distintos. O que comprova a facilidade com que nos perdemos neste universo literário mágico.

Contas feitas, tenho 48 livros à espera de serem lidos.

1. História do Cerco de Lisboa, José Saramago;
2. O Segredo de Chimneys, Agatha Christie;
3. As Minhas Aventuras na República Portuguesa, MEC;
4. O Cemitério de Raparigas, Miguel Esteves Cardoso;
5. Explicações de Português Explicadas Outra Vez, MEC;
6. No Passado e no Futuro Estamos Todos Mortos, MEC;
7. Kafka à Beira-Mar, Haruki Murakami;
8. 1Q84 Vol.1, Haruki Murakami;
9. 1Q84 Vol.2, Haruki Murakami;
10. 1Q84 Vol.3, Haruki Murakami;
11. Nem Todas as Baleias Voam, Afonso Cruz;
12. Memorial do Convento, José Saramago;
13. Harry Potter e o Cálice de Fogo, J. K. Rowling;
14. A Cinza do Tempo, Daniel Sampaio;
15. Quantas Madrugadas Tem a Noite, Ondjaki;
16. A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón;
17. Às Cegas, Josh Malerman;
18. A Mulher que Correu Atrás do Vento, João Tordo;
19. O Pintor de Batalhas, Arturo Pérez-Reverte;
20. A Náusea, Jean-Paul Sartre;
21. Sobre a Liberdade, John Stuart Mill;
22. O Sol é Cego, Curzio Malaparte;
23. Romeu e Julieta / Hamlet / Macbeth, William Shakespeare;
24. Largos Dias Têm 100 Anos, Jorge Nuno Pinto da Costa;
25. O Crime do Padre Amaro, Eça de Queiroz;
26. A Queda Dum Anjo, Camilo Castelo Branco;
27. Terras do Sem Fim, Jorge Amado;
28. O Homem que Perseguia a Sua Sombra, David Lagercrantz [a ler];
29. A Rapariga que Viveu Duas Vezes, David Lagercrantz;
30. Os Segredos da Rapariga Tatuada, Arne J. de Keijzer, John-Henri Holmberg & Dan Burstein;
31. A Lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzalez;
32. D. Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes;
33. Mataram a Cotovia, Harper Lee;
34. A Amiga Genial, Elena Ferrante;
35. Sapiens - História Breve da Humanidade, Yuval Noah Harari;
36. Vozes de Chernobyl, Svetlana Alexievich;
37. Vai Tudo Correr Mal, Joana Marques;
38. O Último Paraíso, António Garrido;
39. Sonhos Perdidos, Leasley Pearse;
40. Harry Potter e a Ordem de Fénix, J. K. Rowling;
41. Harry Potter e o Príncipe Misterioso, J. K. Rowling;
42. Stieg Larsson - Os Arquivos Secretos, Jan Stocklassa;
43. Flores, Afonso Cruz;
44. A Noite de Natal, Sophia de Mello Breyner Andresen;
45. Grande Hotel de Paris - Uma História no Porto, Octávio M. Félix;
46. O Guarda da Praia, Maria Teresa Maia Gonzalez;
47. Mundo do Fim do Mundo, Luis Sepúlveda;
48. A Hora Má: O Veneno da Madrugada, Gabriel García Márquez

Embora tenha noção das oscilações que me esperam até ao final do ano, vou comprometer-me a ser ainda mais contida nas minhas compras, em 2020. Seria muito ingénuo da minha parte assumir que reduzirei a lista a zero, contudo, farei por mantê-la equilibrada. Porque há muitos mundos - escondidos no interior de cada uma das capas paradas - que esperam uma oportunidade de me levar numa viagem sem igual.


Quantos livros têm por ler?

Comentários

  1. Neste momento os dois volumes de "In Sexus Veritas" do Pedro Chagas Freitas, comprei, li parte do primeiro volume mas não me conquistou.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que já tive mais curiosidade para ler Pedro Chagas Freitas :/

      Eliminar
  2. É um prazer que eu tenho de comprar livros e depois infelizmente não tenho tempo para os ler a todos, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Caramba, tantos, e até me sinto envergonhada, da lista só li o 13; 31; 34; 40; 41!!! e ando com muita vontade do Mataram a Cotovia, Harper Lee, pois tenho me cruzado com imensas referências!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens razões para te sentires envergonhada :)
      Tenho tanta curiosidade em relação ao Mataram a Cotovia! Quero ver se ainda o consigo ler este ano

      Eliminar
  4. Já li uns quantos dessa lista. Mas confesso que não leio um livro desde que fui para a faculdade.
    Espero que tenhas um dia mágico! Koti - Home Inspirations

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A faculdade retira-nos sempre bastante tempo, compreendo bem a sensação

      Eliminar
  5. Confesso que também tenho MUITOS livros por ler. Alguns na estante a descansar já faz anos. Mas pronto. Os jornais, mesmo mentirosos, são uma tentação
    .
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual! Mas, um dia, havemos de dar uma oportunidade a esses livros :)

      Eliminar
  6. Para não haver guerra entre livros lidos e não lidos na estante. Será melhor comprar o segundo livro, só depois de ter lido o primeiro. Assim sucessivamente, terá a certeza de que todos já foram lidos?

    Continuação de boa semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria mais consciente, sem dúvida, mas às vezes é difícil resistir :p

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  7. Isso é mesmo gostar de ler, confesso que não tenho feito muito
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mesmo :) quando for a altura certa para ti, voltarás a fazê-lo

      Eliminar
  8. Por acaso este ano dei um grande desbaste aos meus livros "pendentes" de leitura, para o ano vou ter que fazer mais compras!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero ver se consigo fazer isso até ao final do ano e, depois, nos primeiros meses de 2020

      Eliminar
  9. Acredita que não estas sozinha nisto, também tenho a estante com muitos livros por ler... incluindo o 1Q84, vontade não me falta, falta é tempo 🤷‍♀️ Tens tantos do MEC, tão bom :) e o da Sophia é perfeito para o Natal :) Também quero ler o da Joana Marques :)
    Livros nunca são demais pois não?
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mais descansa 😊
      O 1Q84 veio morar cá para casa depois da Feira do Livro, do ano passado. Mas, apesar de estar a morrer de curiosidade, sinto que ainda não atingi a predisposição emocional certa para embarcar na aventura. Vamos lá ver se ainda acontece este ano.
      Aproveitei, há uns meses, que a Wook fez uma ótima campanha de autor e aumentei a minha coleção de livros do MEC *-*
      Esse está mesmo destinado para o Natal, mais concretamente para o tema de Uma Dúzia de Livros! O da Joana Marques deve estar tão incrível.
      Não mesmo! E quem disser o contrário está a mentir ahahah

      Eliminar
  10. Curiosamente, o "Harry Potter e o Cálice de Fogo" é o livro que mais gostei, mas o filme é o que menos gosto. Tens aí muitos livros interessantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Isso é mesmo curioso :)
      Até agora, o terceiro livro é o meu favorito, mas estou desejosa de avançar para os próximos.
      Muito obrigada, Joana

      Eliminar
  11. Tenho tantos, tantos que nem imaginas ahah

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  12. Ando a ler A cruzada das crianças de Afonso Cruz.
    Compro poucos livros, requisito muito na Biblioteca Municipal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afonso Cruz ♥ esse ainda o tenho em lista de espera
      Devia fazer o mesmo, mas gosto tanto de ter os livros..

      Eliminar
  13. Li alguns dos livros da tua lista 📚 Quando chega esta época, ando SEMPRE muito estressada e um bom romance policial descontrai--me‼

    ResponderEliminar
  14. 2019 para mim foi uma «estragação». Fartei-me de comprar e ler livros muito bons, grande parte sugerida pelos professores da Pós-Graduação que estou a tirar. E não me canso de seguir estas dicas de leitura, porque todas me espantam e muitas delas foram estreias, como Lobo Antunes, M.A.Pina, Mário de Carvalho... tantos e todos tão bons! Mas sim, a lista por ler é sempre gigante, mas tento sempre não comprar mais quando os que já tenho em casa ultrapassam um número esquisito, ahahah :) :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem que tento ser uma pessoa controlada na aquisição de livros, mas há alturas em que é impossível ahahah
      Vou tentar que 2020 seja mais tranquilo nesse aspeto, para reduzir bastante a lista por ler. No entanto, é uma gestão difícil, precisamente pelas sugestões maravilhosas que acabamos por receber

      Eliminar
  15. Ena, tantos! [vamos fingir que não tenho mais por ler ahahahahah]



    A Sofia World

    ResponderEliminar

Enviar um comentário