CHRISTMAS IS COMING | SETE RAZÕES PORQUE GOSTO DO NATAL

Fotografia da minha autoria


«Que o Natal seja um símbolo de amor»


A essência de determinadas épocas não perde a sua autenticidade, se as vivermos com o coração no sítio certo. Porque há traços inspiradores, que tornam o nosso percurso mais bonito e com um propósito ainda maior. Por essa razão, o Natal terá sempre um lugar especial no lado esquerdo do meu peito, pois representa tudo aquilo em que acredito. Tudo o que sinto. E tudo o que faço por perpetuar ao longo do ano.

O espírito natalício descreve-me. Faz parte da minha identidade. E motiva-me a acrescentar um toque de magia aos meus passos, para que a minha estrada fiquei com mais luz. Há um aconchego na harmonia que transborda. E uma base de segurança da qual não sei - nem quero - largar a mão. Portanto, tenho motivos infinitos para adorar o Natal. Mas há sete em particular que acabam por sobressair. E que, para mim, são os elementos basilares desta quadra tão maravilhosa e única.

Valores: A solidariedade, a entreajuda, o amor, o cuidado, o mimo, a partilha são valores imprescindíveis nas nossas relações intra e interpessoais. Porém, acredito que ficam mais fortes nesta altura. Inconscientemente, sinto que este lado emocional, afetivo e empático tem mais peso. E ainda bem! É verdade que também existe muita hipocrisia, mas o lado honesto vence sempre - tem que vencer, caso contrário, o mundo perderia todo o seu encanto. E eu continuo a ser pelas pessoas. Continuo a crer que existe um fundo bom nos seus gestos. E quem vem por bem, transmite uma energia incomparável.

Família reunida: Nem sempre a azáfama do quotidiano e os horários desencontrados nos permitem estar juntos, com a regularidade desejada. Mas nesta quadra é obrigatório, até porque não me faria sentido celebrá-la de outra maneira. A minha família é a minha fortaleza. E ainda sonho com o dia em que terei uma casa maior, para nos reunirmos todos à mesa. Enquanto não é possível, vamo-nos dividindo da forma mais conveniente, mas sempre com a certeza de que, apesar de não estarmos na mesma casa, há um tecido que nos une a todos.

A decoração: Embora só decore a casa no dia oito de dezembro, adoro o ar aconchegante com que fica. Adoto um toque minimalista, apostando nas peças certas em lugares estratégicos, mas sou logo envolvida pela fantasia desta época. Além disso, fico sempre encantada com as opções decorativas nos espaços exteriores, especialmente, de casas perto da minha. Há um brilho diferente, que torna tudo memorável.

As luzes na cidade: Sou apaixonada pela minha cidade. E pelo Porto. E adoro passear por ambas, durante o dia ou mesmo à noite. Contudo, quando se revestem com as luzes de Natal, ficam ainda mais bonitas, obrigando-me a parar para absorver cada traço deslumbrante. Parecem o cenário de uma história encantada, que me embala e conquista - e já nem menciono a música que voa em cada estabelecimento.

Os doces: Sou gulosa por natureza, mas há doces que só como nesta altura do ano. Apesar de não me descontrolar, como é que é possível resistir a uma mesa onde coabitam leite creme, pão-de-ló, rabanadas, ferrero rocher, after eight e aletria? Impossível!

Presentear os nossos: O melhor do Natal não são os presentes, mas adoro que seja mais uma desculpa para mimar quem me é tanto. O segredo não passa pelo dinheiro que se gasta, mas pela intenção; pela demonstração de que aquela prenda foi pensada para aquela pessoa. Por isso é que também gosto de olhar para debaixo da árvore, equacionando o que me calhou em sorte. É o gesto que diz tudo.

O Quebra Nozes: É uma das minhas histórias favoritas. E, certamente, foi um dos filmes que vi mais vezes. Porque aborda a essência do Natal, remetendo-nos para a inocência e para a fronteira entre o sonho e a realidade. Em simultâneo, permite-nos refletir sobre a importância das pessoas na nossa vida, levantando a barreira dos preconceitos.


E vocês, porque gostam do Natal?

Comentários

  1. Confesso que não gosto muito desta época....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma época que, apesar de tudo, não é consensual. E acho que o é cada vez menos

      Eliminar
  2. As luzes de Natal roubam-me sempre o coração *.*

    ResponderEliminar
  3. O Natal traz-me mais recordações da infância e da minha avó materna que dois dias antes da consoada já andava atarefada. Nessa altura a família reunia-se à mesa éramos uns 20, à meia-noite vinha o Pai-Natal distribuir os presentes e levava uma hora. Brincava com os meus primos e jogava sueca. Entretanto a minha avó faleceu, eu fui crescendo, os meus primos casaram e tiveram filhos, somos muito menos à mesa. Deixei de pedir presentes porque sendo crescida já não me faz sentido, mas fico feliz se me oferecerem livros =). O meu avô com os seus 80 anos prefere um pouco mais de sossego do que a azáfama da família.

    É um Natal diferente, mas os valores estão lá.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A própria dinâmica acaba por se alterar com o tempo, por força de várias circunstâncias, mas há memórias que nos acompanharão para sempre. E as mais felizes enchem-nos a alma *-*
      É isso, os valores continuam todos lá!

      Eliminar
  4. Deveria ser natal o Ano inteiro. Mas sem grande consumismo :))
    Adorei a publicação :))
    Bom dia

    Hoje : Queria viver no teu silêncio

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  5. Combinamos ;)
    Hoje fiz um post parecido hehe :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo, minha querida!
    Desculpa a ausência de ultimamente!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Bom dia:- Gosto do Natal pelo que simboliza, não gosto do Natal pelo "fingimento" de tantas pessoas que, só se lembram de dizer bom dia, no Natal. Esta época leva a uma certa "falsidade" de carácter onde as pessoas "fingem" o que não são.
    O Natal deveria ser todos os dias
    .
    Cumprimentos e votos de uma 4ª feira feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é como em tudo. Há sempre quem desvirtue a verdadeira essência de certas datas.
      Acredito que para várias pessoas o seja :)

      Eliminar
  8. O Natal 🌲 é a minha festa preferida, mas sem os sentimentos nobres de que todo mundo se lembra nesta época do ano 🌲

    ResponderEliminar
  9. Uma época de que eu gosto bastante e vivo com intensidade e em família.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o compreendo, Francisco. Sou igual!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  10. Posso te dizer que já foi uma época que já gostei muito, mas com o passar dos anos com as coisas que vemos passei a não gostar assim muito, acho certas pessoas só se lembro de alguém nestas épocas e o resto do ano?
    mas claro que são gostos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, infelizmente, há muitas pessoas que só fazem as coisas pelas aparências

      Eliminar
  11. Confesso que não sou muito fã do Natal, acho que o que fazemos nesta altura podemos fazer noutra qualquer altura do ano mas... com o passar dos anos tenho vindo a dar uma maior "oportunidade" a esta altura e confesso que sim, tem magia :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Estes valores podem e devem ser transversais a todo o ano, mas acho que é uma época que não perde o seu encanto

      Eliminar
  12. Eu também me identifico com o que escreveste!! adoro o Natal!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  13. Adoro as luzes! É das coisas que mais adoro!

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito do Natal. é uma época de luz e em que as pessoas andam mais felizes, mais distraídos e rejubilar com as luzes, decoração de rua e os presentes.

    ResponderEliminar
  15. A 25 de Dezembro festeja-se o dia de Natal. Sendo, portanto, a data em que Jesus nasceu. Sim, essa data deve ser festejada, mas não com tanto desperdício. Porquanto há em todo o mundo muitas crianças que nem uma côdea de pão duro têm nesse dia para comer!
    Na noite do dia 24 de Dezembro, véspera de Natal. O jantar é em minha casa com as minhas duas filhas e os meus netos. Dou um presente a cada um. No dia 25 o almoço também é em minha casa.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naturalmente, é preciso celebrar, mas com consciência!
      É tão bom ter a família por perto, a casa fica logo com outra vida :)

      Eliminar
  16. Adoro o natal!
    Pelas mesmas razões que mencionaste, adoro estar com a família, lareira acesa, conversas até tarde e o convívio acima de tudo. Só tenho pena e de não nevar nessa altura 😉
    A única coisa que não suporto nesta época são jantares de natal da empresa porque nesse dia está tudo ok, falam, conversam mas não passa de uma fachada porque durante o ano é o caos, essa falsidade não me encaixa! 😞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nevasse, era mesmo a cereja no topo do bolo *-*
      Pois, esse lado de fachada corta logo o entusiasmo, o que é uma pena

      Eliminar
  17. O Quebra Nozes!!! Minha nossa, fizeste-me voltar à minha infância. Eu e a minha irmã adorávamos esse filme! Tenho de voltar a vê-lo 😊

    Até os doces, dos quais não sou fã, me fazem gostar do Natal. É uma magia especial, sem dúvida, ter todas essa razões reunidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história é tão maravilhosa! Perdi mesmo a conta à quantidade de vezes que o revi *-*

      É uma época tão encantadora. Nem tenho palavras

      Eliminar
  18. É tão isto!!! E partilho dos teus 7 pontos, o Natal é só a época mais bonita do ano, o reencontro das famílias, as cores, os sabores, tudo fica tão mais bonito :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário