THE BIBLIOPHILE CLUB // NOVEMBRO

Fotografia da minha autoria


Tema: Livros passados num lugar que queremos conhecer


A mochila está pousada na soleira da porta. E a chave da Pão de Forma balança entre os meus dedos. Por mais que o cenário descrito seja apenas hipotético, é esta possibilidade, esta capacidade de abrir as portas da imaginação, que me atrai na leitura. Porque viajo muito pelas palavras que dançam no meu regaço, quando folheio um livro e desligo dos estímulos exteriores. Portanto, não podia ter ficado mais entusiasmada com o tema de novembro para o The Bibliophile Club, que me levou a deambular por uma região que me está colada na pele - o Alentejo - e por tantos outros locais que quero muito conhecer.

Não se Encontra o que se Procura alterna narrativas, memórias, viagens e entradas de diário, transmitindo a pluralidade que reveste a nossa vida. Num dialeto que é tão próprio de Miguel Sousa Tavares, sinto que o traço de contador de histórias, para além de evidente, é de uma inspiração inigualável, uma vez que, com um olhar atento e com uma linguagem quase poética [ainda que simples] -, transporta-nos para os contextos que pretende destacar, mesmo que nos sejam desconhecidos. É, naturalmente, este lado proximal que apaixona, que nos desarma e que nos permite levitar. E o que mais me fascina nas suas partilhas é a ausência de falsas modéstias. É o desembaraço. E a descomplicação. E é, em simultâneo, o lado emocional e emotivo que associa a cada transição. Porque a bagagem vem cheia e consegue transmitir cada sensação. Cada cheiro. Cada toque. Cada vivência. E isso só é concretizável quando se escreve com o coração na ponta da caneta.

A vista fora do seu quarto traça uma rota muito especial, pois passamos pelo «seu mundo mediterrâneo», pelo Sul de Portugal, pela Croácia, por Roma, pela Sicília e pelo Brasil, que é palco das lembranças mais belas e ternas em relação à sua mãe. Este vínculo tão genuíno desperta um enorme sentido de pertença, como se estivéssemos em casa. E uma particularidade que considero maravilhosa é o facto de o autor não se focar só na História, no Património dos lugares em questão: ele agarra-se às emoções, à essência, à alma de todos eles. No fundo, absorve cada detalhe, desde o mais turístico até ao mais familiar, ao mais intimista. Sendo uma obra dividida por zonas e por estações, aprendemos que há um lema transversal: «viajar é olhar».

No mesmo plano, abre-se espaço para dissertar sobre figuras históricas, razão pela qual não atribui cinco estrelas ao livro, pois senti que estes capítulos em concreto ficaram um pouco desconexos. Apesar disso, e mesmo sem concordar com todos os seus pontos de vista, fico fascinada com a forma como observa o mundo, como analisa acontecimentos específicos. A liberdade associada ao seu pensamento, às suas divagações, sem ter a pretensão de examinar clinicamente a paisagem, prioriza algo mais profundo, mostrando ainda a sua rebeldia, a sua postura e o que lhe corre no sangue: o escrever pelo «prazer de contar». Assim, oscila entre um tom mais mordaz e irónico e uma expressividade sincera e tranquila. Para além do mais, não existe somente uma viagem física, pois há uma descoberta interior, que o faz refletir sobre todo o processo - e motivação - de escrita.

Esta obra apresenta uma alma vulnerável. E eu senti a urgência, o amor, o elo, a desordem e a vida que nela habita. Senti o peso de cada passo. E foi impossível ficar indiferente ao segmento «Escrever». Porque, embora de um modo mais modesto, também vivo das palavras que alimentam e que estabelecem pontes com quem nos lê. No final, compreendi que nem sempre encontramos o que procuramos, porque podemos não saber o que procurar ou, pelo contrário, podemos descobrir outras rotas que se revelam mais indicadas ao nosso percurso - e consequente crescimento. Usufruindo do privilégio profissional que levou Miguel Sousa Tavares a muitos lugares, temos a honra de apanhar boleia da sua imaginação, chegando aos locais menos visíveis da sua mente.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Eu quero escrever, escrever, escrever. Quero sentar-me no meu terraço durante o dia e ficar a ver as aves que passam, o vento que corre, o tempo que desliza» [p:11];

«Gostaria que o tempo também pudesse ficar assim para sempre, como a água parada e silenciosa do Alqueva. Há alturas em que eu sei que, se nada for dito, nada se estragará» [p:76];

«Arrasto-me para melhor antecipar o instante mágico em que a voltarei a ver no alto da sua montanha, descendo em degraus sucessivos de branco até ao mar azul irreal a seus pés» [p:117];

«As pessoas podem passar ou morrer, "mas outros amarão as coisas que foram minhas", como deixou escrito, para nos ensinar, quem mais amou esta casa» [p:163];

«Sei que, quando estiver longe e nostálgico, quando estiver triste ou descrente, vou fechar os olhos e imaginar que estou outra vez a planar sobre este mar de espuma, esta ferida líquida aberta ao meio da selva, cuja beleza é tão excessiva que exige uma jura de amor eterna, quase um compromisso de honra» [p:210]


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Costumo ler tudo ou quase tudo o que o Miguel Sousa Tavares escreve, mas este livro ainda não o li, mas vou lê-lo de certeza absoluta.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um investimento que quero fazer: adquirir todas as suas obras. Porque gosto mesmo da escrita de Miguel Sousa Tavares. Adorei este livro *-*
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Por acaso nunca li nenhum livro de Miguel Sousa Tavares, mas fiquei curioso em ler este livro depois desta tua incrível review ;)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque adoro a sua escrita, mas recomendo imenso! Oh, obrigada *-*

      Eliminar
  3. Só li Madrugada Suja, mas fiquei curiosa com este livro.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei Madrugada Suja!
      Acho que também és capaz de gostar deste :)

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  4. Nunca li nenhum livro dele, e se calhar não é o meu género, mas que despertou interesse despertou.
    E essas citações dizem tanto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de dares uma oportunidade, pode ser que te surpreenda pela positiva :)
      São lindíssimas e cheias de significado!

      Eliminar
  5. Sou um admirador confesso dos livros de Miguel Sousa Tavares. Este ainda não li mas vou procurar fazê.lo
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
  6. Ai que saudades de ler assim :)
    Por acaso discordo com o MST... ;) Eu encontrei o que procurei :)

    ResponderEliminar
  7. Por acaso ainda não conhecia, mas gostei de conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. quero muito ler Miguel Sousa Tavares, comprei o Equador, ver se o começo a ler, estou curiosa com a escrita dele!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê, acho que vais adorar! Equador é um dos meus livros favoritos *-*

      Eliminar
  9. O MST é um bom contador de histórias, na verdade.
    Por isso, este livro que ainda não li, deve mesmo valer a pena.
    Andreia, um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suas palavras têm uma cadência muito própria e envolvente *-*
      Obrigada e igualmente, Jaime

      Eliminar
  10. Gosto de ler Miguel S. Tavares, mas não conheço este livro.
    Levo a sugestão.

    ResponderEliminar
  11. Um livro que aguardo receber com ansiedade‼

    Continuação de boas leituras 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que ele te chegue rápido. Acho que vais adorar :)

      Igualmente, Ematejoca!

      Eliminar

Enviar um comentário