TBC | À BOLEIA COM...

Fotografia da minha autoria


... Miguel Sousa Tavares


O interior de um livro é um portal aberto para deambularmos por locais que nos despertam curiosidade ou, até, um certo fascínio. Porque «viajar é olhar». E é, também, ler o que os outros têm para partilhar. E Miguel Sousa Tavares é um verdadeiro contador de histórias, fazendo-nos caminhar ao seu lado. Simultaneamente, mais do que enumerar os pontos turísticos, descreve a alma de cada sítio, convidando-nos para uma exploração muito mais intensa e significativa. Portanto, seria capaz de preparar a mochila e partir de imediato, embarcado nas aventuras que o escritor abraça com tanta propriedade e mestria.

O The Bibliophile Club, para além do tema de leitura para novembro, desafiou-nos a partilhar um pequeno guia dos lugares retratados na obra que selecionamos. Para este mês, deixei-me envolver em Não se Encontra o que se Procura. E, sem querer desvendar muito, posso adiantar que foi uma viagem emocional. Surpreendente. E com vários traços que me fizeram sentir em casa, uma vez que me transportaram para uma das regiões que mais amo no nosso país maravilhoso. Na mesma medida, permitiu-me pisar o chão de cidades/países que figuram na minha lista de desejos. Enquanto não concretizo esse sonho, vou à boleia de descrições que me fazem sentir o mundo fora do meu quarto.

Neste estado de descoberta, guardei o passaporte. Agarrei a máquina fotográfica. E criei uma lista de paragens que, para mim, seriam obrigatórias no Alentejo, na Croácia, em Roma, em Sicília e no Brasil.


Alentejo

O Alentejo representa uma história de amor antiga e eterna. Por isso, recordo todas as visitas que tive a oportunidade de realizar este ano:
Portalegre
Campo Maior
Elvas
Reguengos & Estremoz
Monsaraz
Vidigueira & Mértola
Beja
Évora.

Croácia

O mar é o seu cartão de visita. E há recantos menos turísticos que me deixaram completamente siderada: Sipan [um lugar calmo e a 30 quilómetros de Dubrovnik], Lošinj [que faz lembrar algumas ilhas italianas], Slavonia [com aldeias que permanecem genuínas], Parque Natural de Lastovo [tão recatado, que apenas tem um hotel], Korčula [com as suas águas cristalinas], Parque Natural de Telašćica [composto por 13 ilhas e ilhéus], Lopud [com um trilho que permite percorrer toda a ilha], Opatija Riviera [cuja arquitetura é deslumbrante], Rab [com as suas casas medievas], Mljet [reza a lenda que Ulisses passou aqui sete anos, dominado pelos encantos da Ninfa Calipso] e a Gruta Azul de Bisevo [com um efeito de luzes arrebatador].


Roma

A capital italiana, com o seu charme cosmopolita, sobressai pela cultura e pela arquitetura, revelando-se um museu aberto. Assim, podendo viajar até lá, aproveitaria para calcorrear as suas praças mais animadas: Praça Navona, Piazza di Spagna e Campo de' Fiori [com o seu mercado]. Mas também passaria pela Piazza della Repubblica. Seria, então, impensável ir com tempo limitado, porque não faltam pontos de interesse, como a Fontana di Trevi, o Coliseu, o Fórum, o Panteão de Agripa, o bairro Trastevere, a Villa Borghese, as Catacumbas, o Castelo Sant'Angelo, a oitava colina - Gianicolo - e o Arco de Constantino. Além disso, há a Galeria Nacional de Arte Moderna e a Villa Giulia. Por fim, mas não menos importante, o Vaticano, onde se encontra a Praça de São Pedro, a Basílica, os Museus e a Capela Sistina. Para a despedida, perder-me-ia por Pompeia.



Sicília 
[percam-se, também, nesta publicação]

É considerada a ilha mais bonita da Europa. E facilmente compreendemos os motivos dessa designação. Em primeiro lugar, partiria com destino a Taormina, que é uma cidade localizada no topo de um rochedo, ideal para ser explorada a pé. De seguida, passearia pela praia Isola Bella, onde existem pedras em vez de areia. Para desafiar o meu lado pouco aventureiro, reservaria um momento para subir até ao Monte Etna, encontrando o maior vulcão ativo da Europa. Regressando a solo menos imprevisível, Siracusa merece destaque pelas ruínas - e, ao que parece, pela gastronomia. E o Valle Dei Templi, que talvez fosse a minha última paragem, requer uma visita pelo crepúsculo.


Brasil

A imensidão do nosso país irmão pode intimidar. Ainda assim, o blogue Alma de Viajante enumerou aquilo que mais me fascina no Brasil, porque podemos «conhecer as raízes africanas da Bahia, a paisagem incomparável de lagoas e dunas nos Lençóis Maranhenses, os encantos naturais do Pantanal e da Mata Atlântica, o santuário ecológico de Fernando de Noronha, os povos indígenas da Amazónia – esse grande pulmão do planeta -, as gentes simples do Sertão, as praias de areia fina do Nordeste, festas de rua como o carnaval do Rio de Janeiro, Salvador ou Olinda, as cidades históricas de Minas Gerais, as influências europeias estampadas nos rostos dos habitantes de Santa Catarina e o glamour de Florianópolis, os vaqueiros do Rio Grande do Sul ou as deslumbrante Cataratas de Iguaçu. E, depois, há a música, a gastronomia, a loucura pelo samba e pelo futebol, o saber viver do povo brasileiro, o tempo que passa devagar». Pessoalmente, sem qualquer dúvida, Porto de Galinhas, Búzios, Chapada dos Veadeiros e o Rio de Janeiro estão no topo das minhas prioridades.



Já viajaram por algum destes locais?

Comentários

  1. Gostei da lista de paragens obrigatórias onde eu tive a felicidade de já lá ter estado em algumas delas.
    Um abraço e uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui a nenhum dos sítios mencionados, mas tenho curiosidade em ler esse livro.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excluindo a região do Alentejo, todos os outros locais só conheço pelo que vou lendo, mas tenho imensa vontade de os visitar *-*
      Aconselho, minha querida

      Eliminar
  3. Não me importava de dar umas voltinhas por esses lugares!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. o Brasil é mesmo cheio de lugares com maravilhas naturais pra conhecer, tenho mt vontade de ir pra Croácia tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito totalmente! Pelo que vou lendo, não faltam paragens obrigatórias :)
      Parece-me deslumbrante

      Eliminar
  5. Do Alentejo, dos locais que mencionaste, só não conheço Vidigueira e Mértola (deste-me uma ideia de um bom passeio a realizar) e no Brasil estive em Natal e Pipa, de resto não conheço mas gostava muiiiiiiiiiito de conhecer!! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valem ambas a pena pela paz e pelos detalhes :)
      Oh, que máximo!

      Eliminar

  6. Posso ir à boleia contigo? 😊
    Adorava conhecer a Croácia... está na minha lista de desejos!
    Eu costumo viajar imenso mas com o Google Maps... e vendo vídeos no Youtube de pessoas que partilham todos os detalhes das suas viagens connosco.

    Beijinhos sonhadores
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim :D
      Também é uma bela maneira de viajar, sobretudo, quando ainda não é possível ir até aos locais em questão

      Eliminar
  7. Olha que não me importava mesmo de ir a cada um deles
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Já agora aproveito a "boleia" :))

    Hoje : O Meu horizonte adormecido.

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo

    ResponderEliminar
  9. Que saudades de Roma :) Tal como tu também eu adoro viajar através dos livros que leio :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. PaRA mim Roma, é um museu a céeu aberto, eu começaria por aí!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  11. Respondendo à sua pergunta mencionada no final do texto. O qual gostei de ler, por si Andreia, muito bem escrito:
    Aqui em Portugal sim. Croácia, Itália, Sicília e Brasil não. Na Europa, Espanha, França duas vezes uma 8 dias e outra 15 dias, Bélgica e Holanda só de passagrm. África, Em Moçambique 30 meses, Angola 7 anos, Cabo Verde de passagem por Mindelo. Nas ilhas dos Açores 20 meses na Ilha do Faial, sua capital cidade da Horta. Passei por S. Miguel, Pico e Angra do Heroísmo.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico mesmo feliz por esse retorno
      Que belo roteiro :)

      Eliminar
  12. Se gostaste desse livro, então deverás gostar também do «SUL», também dele. Li os dois no mês passado (mas ainda não me dediquei às publicações) e valem realmente a pena :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma das minhas leituras do ano passado e adorei! «Sul» é mesmo um pedaço de magia *-*

      Eliminar
  13. Não conheço nenhum destes locais, mas espero um dia ter essa oportunidade :)
    Tenho cada vez mais curiosidade quanto ao Alentejo e Croácia e Roma são outros dois que acho de uma beleza admirável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ter, pensamento positivo :)
      Sei que sou muiiiiito suspeita, mas vais amar a região do Alentejo. Cada lugar transborda uma magia diferente. E uma paz que nos enche o coração.
      Partilho da tua opinião

      Eliminar

Enviar um comentário