SINTRA: UM CONTO DE FADAS

Fotografia da minha autoria


«Uma cidade charmosa»


A paisagem envolvente parece ter saído de um conto de fadas. Porque há cenários deslumbrantes, que materializam os espaços das nossas histórias favoritas. E, mesmo que nenhuma reflita o local em que nos encontramos, é o traço de fantasia que alimenta a nossa imaginação. Sem ter sangue de realeza, senti-me uma autêntica princesa a deambular entre Parques e Palácios que, praticamente, dispensam apresentações, mas que figuram como prioridade nos nossos destinos turísticos.






Sintra é um sonho. Quer nos detalhes, quer no ambiente que transborda. Além disso, era uma das cidades portuguesas que mais ambicionava explorar: pelo seu centro histórico cheio de vida e por todas as atrações monumentais e naturais. Neste equilíbrio de estilos - arquitetónicos e não só -, quase que viajamos por realidades paralelas, com portais camuflados e um profundo desejo de os atravessar. E aquilo que, outrora, ecoava a utopia, está, agora, diante dos nossos olhos. Em casa passo, senti o aconchego de pormenores delicados. E deixei-me conquistar por aquele quadro de aguarelas, cheio de recantos. Até o tempo encoberto conferiu-lhe uma energia mais mágica, onde o mistério é, também ele, protagonista.






Classificada como Património da Humanidade, pela UNESCO, é percetível a simbiose entre a Natureza e o Homem, preservando o que é da terra, mas valorizando todo o seu potencial. A sua «imponente serra salpicada de palácios, igrejas e quintas senhoriais» recebe-nos com hospitalidade e convida-nos a usufruir da sua componente cultural. De uma beleza inesgotável, é, igualmente, um lugar de excelência, por toda a História alicerçada nos seus edifícios. E, desfrutando de um trilho místico, segui caminho, anotando as várias paragens que tive que adiar para uma segunda visita. Porque, verdade seja dita, é preciso tempo e predisposição financeira. E, mesmo assim, ficará sempre algo por descobrir. Portanto, um dia é muito pouco para uma aventura desta magnitude. No entanto, é o impulso necessário para aumentarmos a bagagem emocional e as memórias, fazendo-nos apaixonar e prometer um regresso - de preferência, breve e intemporal.






Sintra foi um sonho tornado realidade. Foi tudo o que idealizei e ainda mais. Porque tem alma de poeta. E entrelinhas que pretenderei reler. A sua essência - com jardins exóticos e parques exuberantes - torna-a inspiradora. E, em todo o seu esplendor, há um caráter romântico que nos faz querer vivê-lo em pleno.







Já visitaram Sintra?

Comentários

  1. Visitei Sintra em 2013, não visitei todos os monumentos da vila por serem todos de entrada paga; porém, visitei a Quinta da Regaleira e o Palácio da Pena. Adorei, principalmente a Quinta da Regaleira parece tirada de um filme do Tim Burton. =)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de serem todos de entrada paga, acaba por nos obrigar a uma gestão mais ponderada. Ainda assim, são monumentos que valem a pena. Fiquei deslumbrada com a Quinta da Regaleira. O Palácio da Pena não tive oportunidade de visitar, mas está na minha lista *-*

      Eliminar
  2. Está na minha lista para visitar!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Adoro, vou lá muitas vezes, já visitei quase tudo, desde a Quinta da Regaleira, ao Museu da Pena, ao Convento dos Capuchos, ao Museu do Brinquedo, mas agora quero muito voltar a ver tudo com o filhote. Vou esperar por Dezembro porque a partir de dia 1, os seis museus municipais da cidade vão ter entrada gratuita durante um ano.

    Mais uma vez adorei as fotos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awwww, que bom *-* estou a sentir uma pontinha de inveja tua ahahah
      A sério? Isso é espetacular!

      Muito obrigada, querida Titica

      Eliminar
  4. É mesmo um conto de fadas :) penso tanto assim :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Recordações do meu tempo de menina e moça durante as férias de verão 🌻 As fotografias maravilhosas como SEMPRE‼

    ResponderEliminar
  6. Adoro Sintra, gostava de fazer (no verão) o percurso num elétrico antigo que liga Sintra à praia das Maçãs. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde:- Conheço muito bem Sintra e os seus monumentos. Conheço também, por dentro e por fora, o Palácio de Mafra. Fotos muito bonitas
    .
    …………… Poema ……………
    ^^^ Impuros Desejos ^^^
    .
    Deixando um abraço.

    ResponderEliminar
  8. É um dos lugares bem bonitos para conhecer, que lindo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Só fui uma vez a Sintra, adorei o Palácio da Pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Palácio da Pena deixei para uma nova visita, mas quero muito lá ir!

      Eliminar
  10. Gosto muito de Sintra, passeio por lá muitas vezes e o lanchinho com os deliciosos travesseiros na pastelaria Piriquita😄😄.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. O centro histórico de Sintra é muito, muito, muito pequenina. Merece ser disfrutado com calma. na altura fui de comboio desde lisboa e o percurso entre a estação e a zona histórica é bonito. Porém, vale a pena ir aos museus e palácios à volta, mas são caros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para primeira vez, fiquei-me pelo centro histórico, pelo Palácio de Monserrate e pela Quinta da Regaleira. E adorei todos! É verdade, o preço não é tão convidativo, ainda para mais, se formos em família [como foi o meu caso], ainda assim, é compreensível, tendo em conta a manutenção necessária.
      Quero muito voltar *-*

      Eliminar
  12. È muito bonito Sintra, conheço alguma coisa e gosto!
    Beijinho linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, minha querida! Mal posso esperar para regressar *-*

      Eliminar
  13. Por tua (boa) culpa a minha vontade de conhecer Portugal apenas aumenta, Andreia! Belas imagens, mais uma vez! :)

    ResponderEliminar
  14. Olá! Antes de mais obrigado sempre pela tua simpática visita ao meu Bluestrass e desculpa a minha ausência.
    Quanto a Sintra... o que dizer? As palavras são parcas para explicar o que sinto quando lá estou. Todas as alturas tem a sua beleza especial.
    A altura do Natal é verdadeiramente especial lá ir, o ano passado tive oportunidade de o fazer e vim de coração cheio!

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer, nem pedir desculpa :)
      É uma viagem mesmo emocional. E acredito, cada vez mais, que nenhuma palavra será suficiente para descrever tudo o que o nosso olhar alcança, tudo o que vivemos naquele lugar mágico. Estou desejosa para regressar!
      Imagino *-*

      Eliminar
  15. Sintra será aquela vila pela qual me irei apaixonar sempre

    ResponderEliminar
  16. Ainda não conheço tudo de Sintra, mas é, sem dúvida, um sítio mágico e especial. Parece um mundo à parte 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma energia impressionante! Mal posso esperar por regressar *-*

      Eliminar
  17. De vez em quando passo por lá e fico sempre encantada com Sintra!
    Nunca desaponta!

    ResponderEliminar
  18. Sinta parece um lugar irreal, saído de um conto de fadas. Apaixono-me pela vila sempre que lá vou. Do que já conheço, a Quinta da Regaleira é o lugar que ganha maior espaço no meu coração.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Houve alturas em que dei por mim a pensar se não estaria num sonho, porque cada detalhe de Sintra desarma-nos *-*
      Adorei a Quinta da Regaleira, mas tenho que confessar que foi o Palácio de Monserrate que ficou com o meu coração

      Eliminar
  19. Não conheço Sintra, mas está na lista das minha próximas visitas e pelo que vou lendo e pelas fotografias que vou vendo é mesmo isso, um conto de fadas. É um dos locais que mais quero conhecer a par com Óbidos e acho que vou adoraaaar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário