CARAMEL MACCHIATO // SÁ DA BANDEIRA

Fotografia da minha autoria


O segundo solo de Pedro Teixeira da Mota


Os sonhos são pequenos pontos que nos guiam. Sem saber tudo o que 2019 tinha reservado no panorama cultural, fui agendando alguns, mas mantendo margem para novidades - que fizeram por chegar na segunda metade deste ano. Portanto, gerindo a ansiedade de adquirir bilhetes com antecedência, neste mês de novembro, concretizei um muito particular. E voltei ao Teatro Sá da Bandeira para assistir a um formato que está no topo das minhas preferências: o Stand Up Comedy.

Pedro Teixeira da Mota é um talento em ascensão. E é bastante criativo nos projetos que abraça, seja com o podcast, seja no Erro Crasso [em parceria com Luís Franco-Bastos, programa que já deixa saudades]. Mas o humor é a sua casa. É a sua identidade. E eu estava mesmo curiosa por vê-lo ao vivo, até porque a dinâmica é completamente diferente: mais imediata, mais pura. Quando o produto é bom, acredito, resulta em qualquer plataforma. No entanto, a comédia necessita dessa presença, porque tem logo outra envolvência. Outro charme. Outra intuição. 

«Depois de desbloquear o Impasse em que se encontrava, está agora confortavelmente num café, com amigos, a contar-lhes o que se tem passado na sua vida». Caramel Macchiato é, então, «um relato real de novas experiências, viagens e decisões», que culminaram num solo impressionante, arrancando-me gargalhadas sucessivas. Não só porque está bem construído a nível de texto, mas também pela sequência dos acontecimentos. Além disso, é inegável o quanto Pedro Teixeira da Mota é brilhante. Porque tem traços que, para mim, são essenciais: a sua naturalidade e a sua expressividade. Em simultâneo, é muito inteligente na noção e na gestão do tempo, que pode influenciar - positiva ou negativamente - o impacto da piada. E, depois, tem a capacidade de recorrer ao detalhe mais surreal, tornando-o na figura central e despertando a única reação possível: o riso na plateia.

Fui com a minha afilhada e, no final, enquanto trocávamos considerações sobre o espetáculo, houve algo que destacamos em comum: a vertente relacional. Porque os temas com que ele trabalha - e, em certos casos, satiriza - podem não ser fraturantes para a comunidade, mas são, sem qualquer dúvida, uma ponte entre ele e o público. Focando-se no seu meio, nas suas vivências, faz-nos pensar que aquelas histórias poderiam representar qualquer um de nós. E por muito que eu aprecie o lado global e social do humor, onde a crítica é um dialeto vincado e constante, gosto muito mais quando há este lado humano, individual; este partir de dentro para fora, de quem não se leva a sério, atribuindo um maior contexto e significado ao que é partilhado. Existe um conjunto de assuntos que, em matéria humorística, resulta sempre [e seria hipócrita da minha parte mencionar que não me rio com eles], mas o facto de ele se distanciar dessa imagem mostra bem o percurso que está a traçar. E a legitimidade com que o fortalece.

Caramel Macchiato espelha crescimento. Maturidade. E superou todas as minhas expectativas. Com uma dinâmica fluída, que até teve direito a um momento musical, Pedro Teixeira da Mota arrasou no palco do Sá da Bandeira. E provou, novamente, o porquê de ter tantas datas esgotadas: porque chegou para marcar o futuro da comédia em Portugal.

Comentários

  1. Confesso que nunca tinha ouvido falar dele.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pertence à nova geração do humor, mas acredito que acabará por ser conhecido da maioria :)

      Eliminar
  2. Quando estou aí, prefiro os programas do Teatro Nacional de São João, o Teatro Carlos Alberto ou até o Rivoli. O último programa que vi no Teatro de Sá da Bandeira, foi há muitíssimo tempo, e não consegui gostar. Talvez, esse Caramel Macchiato seja melhor‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nível de espaço [e de equipa], também prefiro o Teatro Nacional de São João e o Rivoli, mas, por acaso, tenho ido muito mais ao Sá da Bandeira, porque acaba por ser onde acontece a maioria dos solos de Stand Up Comedy
      Eu adorei!

      Eliminar
  3. adorei conhecer mais desse espetáculo e parece mesmo incrível!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  4. Decerto que foi um belo espectáculo.
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Confesso que nunca ouvi falar desse espectáculo, mas parece bem interessante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha ouvido falar, mas pareceu-me interessante :))

    Hoje :
    Queria viver no teu silêncio


    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
  7. Adoro o Sa da Bandeira :) Acredito que tenha sido um excelente espectaculo :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Apesar de não ver muito Stand up Comedy deve ser um espectáculo incrível.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  9. Queria tanto ter idooo, mas quando fui para comprar os bilhetes eles já tinham esgotado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os bilhetes desapareceram com uma facilidade impressionante! Eu queria ter ido às datas de outubro, mas foi impossível, porque quando tentei comprar já não havia disponibilidade :o

      Eliminar
  10. Nice place:)
    HAPPY WEEK
    xoxo
    https://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Não sou grande fã de Stand Up Comedy, mas fico feliz que tenhas gostado do espetáculo!

    ResponderEliminar
  12. Adoro esse tipo de artes e há algum tempo que não assisto a um espetáculo. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Nunca liguei muito a humoristas e confesso que a comédia (nomeadamente estes espetáculos) passava-me um bocadinho ao lado. Porém, é algo que tenho introduzido aos meus dias. Ouvi falar no podcast do Pedro Teixeira da Mota e pensei "bem, vamos lá ver o que sai daqui" e foi assim que ele se tornou o meu companheiro nas viagens de casa para a cidade académica :p
    Farto-me de rir :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não investisse tanto nos espetáculos ao vivo, sempre gostei de acompanhar o percurso de alguns humoristas, porque é um género que me enche as medidas.
      Oh, a sério? Que bom! Fico mesmo contente por saber isso :D

      Eliminar

Enviar um comentário