PÃO DE FORMA | ÓBIDOS

Fotografia da minha autoria


«É preciso ver o que não foi visto, 
ver outra vez o que se viu já»


A minha alma palpita só pela possibilidade de os meus passos se reencontrarem com o trilho deste território amuralhado, cuja mística e energia tiveram sempre lugar nas minhas recordações especiais. Há locais para os quais reservamos saudades infinitas, por isso é que o regresso implica uma explosão afetiva. Emocional. Sobretudo, quando o tempo em que permanecemos afastados é longo. Porém, há traços inesquecíveis. E laços que nunca se soltam. Perpetuando um conforto semelhante àquele que sentimos quando chegamos a casa.






Óbidos: Vila Natal, Feira do Chocolate, Vila Literária. Há mil designações pelas quais podemos conhecer este município medieval. E todas elas contribuem para contar a sua história mágica. Sendo um dos locais mais bonitos do nosso país, é fácil perdermo-nos pelas suas ruas e pelos detalhes que as tornam únicas. Imperdíveis. Apaixonantes. O seu centro histórico, cercado por uma fortaleza «com ameias clássicas», transforma-se num percurso algo labiríntico, onde podemos observar casas pintadas de branco, com «toques de tinta amarela e azul», e decoradas com flores. Esta vila é, portanto, um autêntico charme. E convida-nos não só para uma visita demorada, como também para pernoitarmos por cá, desfrutando do seu ambiente noturno.






No topo da colina, há um castelo que atrai toda a nossa atenção. Mas até chegarmos aos seus encantos, vamos embarcar numa viagem fabulosa e rica sensorialmente. A entrada principal é a Porta da Vila - com um «interior revestido de azulejos», atualmente em manutenção -, que nos encaminha para a Rua Direita e para uma série de estímulos visuais, pois somos rodeados de casas, lojas de artesanato, restaurantes, galerias de arte e buganvílias, que eu adoro. Há uma certa urgência e um pulsar de vida que nos aumenta a vontade de continuar e de explorar cada recanto. Percorrer as suas ruas proporciona-nos, ainda, um contacto com vários estilos arquitetónicos, que resistiram à passagem do tempo, tornando Óbidos numa verdadeira obra de arte.






Prosseguindo o passeio, não resisti a entrar na Livraria do Mercado. E, depois, rendi-me a observar a Igreja Matriz de Santa Maria, que se «ergueu sobre as fundações de um templo visigótico, convertido em mesquita»; o Museu de Óbidos, cuja «exposição permanente é uma viagem pela produção artística e pela devoção religiosa»; a Igreja de São Pedro, «reconstruída após o terramoto de 1755»; e a Igreja de São Tiago, situada contiguamente ao castelo. Esta foi, então, a última etapa do nosso trajeto e deixou-me sem palavras, uma vez que recuperou dos danos causados pelo terramoto, sendo «classificado como Monumento Nacional». Uma particularidade interessante é que, desde 1951, alberga a Pousada de Óbidos», que «ocupa o paço de estilo Manuelino». Neste dia, não pude evitar reparar na existência de um Dragão. Confesso que não sei justificar o propósito, mas, ainda assim, foi um elemento que me fez esboçar um sorriso largo - por razões óbvias.






É sempre um privilégio regressar a Óbidos, até porque parece-me mais bonita a cada reencontro. A sua identidade fotogénica, como li algures numa crítica, usufrui do passado para se impulsionar no futuro, demonstrando que a vila não estagnou. Muito pelo contrário. Dentro de muralhas, permitam-se contagiar pelos livros, pela ginja, pela tradição, pela componente biológica e por toda a cultura que a torna paragem obrigatória. Além disso, as suas histórias de amor são um excelente pretexto para nos entregarmos a este museu aberto ao mundo.






Na despedida, suspirei promessas de nos voltarmos a ver. E para que a ausência seja mais fácil de suportar, deixei que o meu olhar captasse as linhas do Aqueduto e do Santuário do Senhor da Pedra, enquanto a vila se perde de vista, mas sempre presente no meu peito.














Já conhecem Óbidos?

Comentários

  1. Óbidos uma vila que gosto e onde me sinto bem, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Visitei Óbidos há uns 5 anos, adorei. É uma vila lindíssima. Quero muito voltar lá, na altura do Festival de Chocolate tenho muita curiosidade de conhecer.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que nos aconchega quando deambulamos pelas suas ruas *-*
      Também adorava ir lá nessa altura!

      Eliminar
  3. Não conheço....mas gostava de visitar!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Quero muito ir a Obidos :) e viajei contigo atraves das tuas belas fotografias :) Adorei!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Oh já ouvi falar muito, mas nunca foi lá, mas quem sabe um dia, pois é um lugar bem bonito para conhecer e passar uns dias
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Que belo lugar! Fiquei encantada com a biblioteca! Lindíssima!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lindíssimo mesmo! A livraria, então, deixou-me com vontade de lá ficar por tempo indeterminado :)

      Eliminar
  7. Uma publicação muito rica :)) Parabéns

    Hoje-:-Queria sentir-te na minha realidade

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
  8. que graça essa cidade, lugar muito lindo com essas ruinhas e construções, amei o post!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  9. Belíssima publicação da bela vila de Óbidos, visitei algumas vezes e gosto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Sou totalmente apaixonada por Óbidos, desde a Vila à Lagoa. Quem me dera poder lá ter casa!!

    Adorei as fotos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lagoa não tive a oportunidade de visitar, mas queria muito fazê-lo! Ai, como te compreendo *-*

      Muito obrigada, minha querida

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Bem sei que sou suspeita, porque adoro ir a Óbidos, mas é mesmo um charme!

      Eliminar
  12. Já la estive, mas foi pouco tempo, mas deu para ver que é lindo!

    ResponderEliminar
  13. Penso que já partilhei contigo que é um dos locais que mais quero conhecer em Portugal, infelizmente ainda não tive oportunidade. Depois da tua publicação só fico ainda mais curiosa com este local, acho-o tão histórico e tão bonito, sei que me vais dizer que não me vou desiludir e eu tenho a certeza que não :)
    Adorei as fotos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ideia que sim. E espero mesmo que o consigas, minha querida. Vais adorar todo o ambiente e todos os detalhes!
      Não vais mesmo :) obrigada!

      Eliminar
  14. Já visitei Óbidos algumas vezes e nunca me arrependo de lá pousar os meus pés. É sempre tão acolhedor e calmo que me deixa mais serena *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que quando voltamos há sempre algo para absorver *-* adoro!

      Eliminar
  15. Adorava ir a Óbidos, em várias alturas do ano: no Natal, na altura da Feira do Chocolate, durante o FOLIO... enfim, queria ver todas as facetas mais marcantes. Pelos vistos, também vale ir fora dessas alturas porque parece, de facto, um encanto!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço-te companhia :D até agora, só fui fora dessas alturas e venho sempre embora de coração cheio. Mas acredito que, durante essas celebrações, se envolva ainda mais de magia

      Eliminar

Enviar um comentário