CHRISTMAS IS COMING | FILMES DE NATAL

Fotografia da minha autoria


«O cinema é o modo divino de contar a vida»


A sétima arte, inconscientemente, continua a ser a representação artística que mais negligencio, tendo em conta que priorizo diferentes vertentes [como a leitura, a escrita e as séries]. No entanto, esta época é perfeita para colmatar essa falha e, assim, assistir a argumentos absolutamente encantadores, inspiradores e familiares. Porque há filmes que já fazem parte da nossa história.  E há outros que esperam pela oportunidade certa de nos conquistarem para sempre.

Embora não possa exaltar o lado literal desta afirmação, o Natal também rima com pipocas. E com tardes de maratonas, nas quais esquecemos tudo o que acontece ao nosso redor, para sermos absorvidos por mundos e enredos paralelos; por histórias que nos arrebatam. No ano passado, enumerei uma lista de sete filmes que nunca podem faltar no meu mês de dezembro, pois aproveito a ocasião para os revisitar. Contudo, para 2019, tenho uma missão antagónica. E muito singular.

Foi aos 27 anos que, finalmente, abri as portas do universo literário de Harry Potter. E, até ao momento, vou na reta final do quarto volume - Harry Potter e o Cálice de Fogo. Uma vez que estou a adorar a experiência, e de modo a complementá-la, senti que fazia todo o sentido aventurar-me nas adaptações cinematográficas [pelo menos, das obras que já li], não existindo melhor quadra que a natalícia para realizar esse desejo. Portanto, como indicações de filmes de Natal, tenho uma lista temática a transbordar de mistério e magia.

Harry Potter e a Pedra Filosofal: «Órfão de pai e mãe, o pequeno Harry - o rapazinho de óculos cujas aventuras livrescas conseguiram encantar miúdos e graúdos em todo o mundo - vive com os tios "muggles", terrivelmente chatos, e com um primo que o odeia. À beira de completar 11 anos, Potter estranha alguns dos seus poderes: há certas coisas que acontecem quando as deseja muito, muito. Tudo acaba por lhe ser explicado depois de receber uma misteriosa carta de um colégio de feitiços e magia chamado Hogwarts, do qual nunca ouviu falar».

Harry Potter e a Câmara dos Segredos: «Antes do início do novo ano escolar na Escola de Hogwarts de Magia e Feitiçaria, Harry recebe a visita de Dobby, um elfo doméstico com poderes extraordinários, que avisa o pequeno feiticeiro para não voltar ao colégio, pois corre um grande perigo. No entanto, Harry ignora o seu aviso e regressa a Hogwarts. Mas começam a acontecer uma série de coisas muito, muito estranhas, com Potter a ouvir uma voz que parece vir das paredes».

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: «É o terceiro ano de Harry Potter em Hogwarts e o pequeno feiticeiro e os seus amigos terão novas aventuras e desafios pela frente. Um perigoso assassino chamado Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban, a prisão dos feiticeiros, e pretende destruir Harry. Com o objectivo de proteger a escola e apanhar Black, são enviadas centenas de Dementors, criaturas mágicas que residem na prisão e se alimentam dos sentimentos dos que os cercam».

Harry Potter e o Cálice de Fogo: «É o quarto ano de Harry em Hogwarts e também o ano em que vai acontecer o prestigioso torneio dos Três Feiticeiros. Apesar da pouca idade e experiência, é misteriosamente seleccionado para o torneio, um extraordinário evento internacional em que o jovem feiticeiro competirá contra estudantes mais velhos de Hogwarts e de outras duas escolas de feitiçaria europeias».

Harry Potter e a Ordem de Fénix: «Harry regressa a Hogwarts para o seu quinto ano de estudos e descobre que a maioria da comunidade de feiticeiros não acredita no seu encontro com Lord Voldemort, colocando, dessa forma, a integridade e o bom-nome de Harry em causa. Como se isso não fosse suficientemente mau, o ministro da Magia nomeia a sádica Dolores Umbridge para professora de Defesa contra a Magia Negra, para que mantenha Dumbledore debaixo de olho».

Harry Potter e o Príncipe Misterioso: «Voldemort está de volta e com ele os Devoradores da Morte. O terror espalha-se pelo mundo mágico e também pelo dos muggles (seres não mágicos), que assistem a tragédias, assassinatos e desaparecimentos misteriosos. Mas, antes de levar a cabo o golpe final, Voldemort tem uma importante missão para o rival de Potter, Draco Malfoy - a tentar ajudá-lo estará Severus Snape».

Harry Potter e os Talismãs da Morte Parte 1: «O 17.º aniversário de Harry Potter aproxima-se e com ele o fim da protecção que a casa dos seus tios muggles lhe confere. Com Voldemort cada vez mais poderoso e perante os sucessivos fracassos do Ministério, apenas os membros da Ordem de Fénix lhe poderão valer e tirá-lo de Privet Drive em segurança. Mas nada corre como o previsto. E Harry compreenderá que a missão deixada por Dumbledore terá de ser cumprida só por ele»

Harry Potter e os Talismãs da Morte Parte 2: «Harry, Ron e Hermione prosseguem a sua demanda por encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort, que o tornam imortal, ao mesmo tempo que têm de escapar às garras dos implacáveis Devoradores da Morte - e, ainda, manter os elos que os unem. Enquanto isso, a luta entre as forças do Bem e do Mal dá origem a uma batalha sem precedentes no mundo mágico, que culminará num último duelo entre Lord Voldemort e Harry Potter».



Que filmes pretendem ver no Natal?

Comentários

  1. Para já só digo NÃO aos filmes de Harry Potter‼‼‼ Vi os 3 primeiros no cinema e fiquei farta deles para SEMPRE‼‼‼

    Na Noite de Consoada e na Noite de Natal não abrimos a TV. Cantamos canções de Natal acompanhadas ao piano e jogamos vários jogos 🌲🌲🌲

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todos os géneros cinematográficos nos agradam, por isso é que adoro conversar sobre os gostos que nos marcam :)
      Só vi os dois primeiros e adorei. Mas agora pretendo revê-los e avançar para os seguintes.

      Na noite de consoada também não temos o hábito de ver TV, só se estiver a dar um filme que nos envolva a todos enquanto família. Mas no dia já somos capazes de nos juntar à volta da televisão. Depende do programa :)
      Adoro essa dinâmica!

      Eliminar
  2. Bom dia:- Não aprecio os filmes do Harry Potter. Na noite de consoada vemos tv e comemos o bacalhau com couves. Bebe-se uma bebida e comem-se umas filhós.
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apreciará outros, certamente :) por cá, também não dispenso o bacalhau

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  3. O filme que mais me lembra o Natal é o Sozinho em Casa, vejo quase sempre. Também gosto de "A Bela e o Monstro no Natal".

    Do Harry Poter vi até ao 4º filme, depois deixei de ver.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o revejo sempre. Já não é Natal sem Sozinho em Casa :p
      A Bela e o Monstro no Natal, por incrível que possa parecer, nunca vi. Tenho que tratar disso

      Bom fim de semana, minha querida

      Eliminar
  4. Estou-me a guardar para ver estes filmes todos do Harry Potter com o Lu :) :) :) Acho que vai ser uma experiência gira :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah mas adorei ver os 2 dos Fantastic Beasts, principalmente o ultimo, que filme com uma mensagem incrivel :)

      Eliminar
    2. Estou tão curiosa com esses dois, até porque serem de uma fase diferente :)

      Eliminar
  5. Não é um filme que goste muito de ver, mas gostei da tua sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Harry Potter para mim é ótimo para ver nesta quadra natalícia. Sozinho em casa também não pode faltar.
    Mal posso esperar que a altura das férias de Natal chegue porque até lá vou estar atolhada em matéria para estudar.

    Um beijinho,
    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a magia da história combina com o ambiente de Natal! Sem dúvida, o Sozinho em Casa também tem que ser presença obrigatória :)
      Está quase, quase, força*

      Eliminar
  7. Gosto tanto dos filmes do Harry Potter! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá! Também estou a fazer o Desafio da Cat...hoje participei. :)Já li que a maioria dos comentários não são a favor dos filmes do HP! Não vi todos, mas gostei dos que vi. E é engraçado ver os actores, como cresceram ao longo do tempo. Ler é que não, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei mesmo feliz por teres participado, obrigada :)
      Acho que, por ser um universo tão específico, muitos acabam por não se rever. Eu própria também demorei a abraçá-lo, mas estou a adorar a experiência. Já tinha tido a oportunidade de ver os dois primeiros, mas não avancei. Mal posso esperar por fazê-lo.
      Nesta fase, estou mais focada nos livros e tem sido uma aventura maravilhosa

      Eliminar
  9. Thanks for recommend! Great post:)
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    https://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Não são de todo o gênero de filme que eu gosto de ver. Para quem adooooraaaaa o Silêncio dos Inocentes tá tudo dito né ahahahahah
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que confessar que nunca vi o Silêncio dos Inocentes, falha minha!

      Beijinho grande, minha querida*

      Eliminar
  11. Terei de ver o Grinch não é? É crime ainda não ter visto :P

    ResponderEliminar
  12. Só vi a saga de Harry Potter toda há uns dois anos, pelo que ando de dia em dia para o fazer de novo até porque tenho a certeza que muita coisa já me passou ao lado, talvez aproveite esta época. Fora esses, os que nunca faltam são: Sozinho em Casa, Um Conto de Natal e Grinch :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou desejosa de fazer essa maratona, sobretudo agora, que estou mais contextualizada com todo este universo *-*
      Sim, sem dúvida, são clássicos que não podem faltar

      Eliminar

Enviar um comentário