PÃO DE FORMA //
PEDRAS SALGADAS

Fotografia da minha autoria


«É preciso ver o que não foi visto,
ver outra vez o que se viu já»


A Pão de Forma estava programada para um passeio pela zona de Vidago. Mais concretamente, pelo Vidago Palace. Contudo, por questões de segurança, o acesso a visitantes está interdito, o que se compreende. Admito, mesmo assim, que fiquei um pouco desanimada, mas passou rápido, pois há sempre algo de fascinante em certos imprevistos: a possibilidade de reajustar a rota e descobrir lugares encantadores.






O Parque Termal de Pedras Salgadas é considerado um dos mais belos do interior, sendo muito simples perceber o que motiva essa afirmação. Com origem na segunda metade do século XIX, destaca-se por ser dotado de uma fauna e flora surpreendentes, transformando o contacto com a Natureza numa experiência inesquecível e revitalizante. Além disso, a sua planta extensa, que contempla um grande lago, piscinas e percursos pedestres, convida-nos para um passeio relaxante, podendo ser feito a solo ou com companhia; a pé ou com recurso às nossas bicicletas.






Tal como se associa pela sua denominação, é deste local que provém a famosa Água das Pedras. Perante algumas restrições, devido à atual pandemia, tenho conhecimento de que é possível provar a água «tal como brota das suas fontes». E, por falar em fontes, existem seis exemplares espalhados ao longo do parque: a D. Fernando, a D. Maria Pia [que tem a particularidade de se situar dentro de uma gruta], a do Penedo, a Grande Alcalina [estas duas localizadas no mesmo edifício], a de Pedras Salgadas e a Preciosa. Dentro deste grupo, há cinco nascentes de água mineral natural - do qual se exclui a Fonte D. Maria Pia -, que contêm «propriedades terapêuticas». A título de curiosidade, porque não deixa de ser uma experiência singular, a Fonte de Pedras Salgadas está aberta ao público, durante o verão, «para que todos os visitantes possam usufruir das suas águas» [mediante um horário fixo e exposto]. Já as Fontes Penedo e Grande Alcalina apenas são utilizadas para tratamentos de Hidropinia - «ingestão de água, com ação diurética e desintoxicante, que, em função da idade e do estado cardiovascular e digestivo, varia conforme prescrição médica».






O património valioso deste local estende-se a outros pontos de interesse, como é o caso do Balneário Termal, do antigo - e lindíssimo - Casino [que, agora, recebe os mais variados eventos], o Spa [edifício recuperado por Álvaro Siza Vieira] e, ainda, a Casa de Chá. Cada uma destas paragens desfruta de uma imponente e ampla Alameda, que deve contar com inúmeras e distintas histórias. Percorrendo o parque, temos, ainda, acesso à Vila Adriana - ou ao que resta dela - e podemos observar o, agora em decomposição, Solar, a Capela, as Garagens, o Campo de Ténis, o Jardim do Roseiral e o Monte Avelames. 






A consciência ecológica, sem qualquer hesitação, é um dos pontos altos. Por isso, para potenciar mais as qualidades deste belo lugar, encontramos - pelos seus hectares - Casas da Árvore e Eco-Houses [bungalows auto-suficientes com uma decoração moderna], que são uma «proposta de estadia» original. Acolhedora. E a transmitir imensa paz.






O Parque Termal de Pedras Salgadas foi uma surpresa maravilhosa e memorável, porque alia o melhor de dois mundos, proporcionando-nos um ambiente sereno, quase como se abraçássemos um retiro pessoal ou familiar, no qual a humanidade e a natureza caminham de mãos dadas.





Comentários

  1. Bom dia!! Estive ai uma única vez e já faz muitos anos. Fiz uma visita rápida, mas merece sem sombra de dúvidas uma visita com mais calma!
    As fotos estão deslumbrantes!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merece mesmo! É encantador *-*
      Muito obrigada, querida Sandra

      Eliminar
  2. É tão bom voltar aos sítios onde fomos felizes 🧡 muito obrigada por partilhares fotografias tão bonitas ✨💫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma descoberta maravilhosa! Eu é que agradeço pelo retorno <3

      Eliminar
  3. Bom dia de paz, querida amiga andreia!
    Que fotos refrescantes!
    Consciência ecológica é de suma importância na atualidade.
    Post muito bom.
    Passeei por aqui e foi muito bom.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Roselia *-*
      Essa consciência transmite-nos logo outra segurança e a certeza de que se quer cuidar do nosso futuro.

      Eliminar
  4. Detalhes fotográficos que elogio e 👏
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta visita, vivo relativamente perto das Pedras Salgadas, mas nunca visitei. Gostei imenso das fotografias *.* O Vidago Palace tem uns jardins maravilhosos, foi pena não poderes visitar. Foi gravada lá uma série portuguesa, tens que ver, apesar de curta, gostei bastante.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade, visita, minha querida, acho que vais gostar de lá estar :)
      Vi algumas imagens e a minha vontade de conhecer o Vidago Palace despertou por isso. Mas tenho estado em falha com a série

      Eliminar
  6. Não conhecia, mas achei o lugar encantador! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Mais um exemplo do quanto o nosso país é fantástico *-*
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  8. Que um passeio divertido,
    tenha sido pela zona do Vidago
    muito alegre e não aborrecido
    que tenha sido um dia fantástico.

    Bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo um belo passeio pelas Pedras Salgadas :)
      Quando a pandemia nos libertar, tenho que voltar a Vidago para visitar o Vidago Palace

      Eliminar
  9. Já tinha visto no instagram outras pessoas a queixarem-se. Tive oportunidade de ir em 2018 e é muito giro. Vidago vale pena visitar pelas termas que são dentro do jardim do Hotel. é aberto ao público (só o interior do hotel é vedado). Pena que tenham interdito.
    Sobre Pedras Salgadas, vale a pena tbm um salto. Tem um parque muito bem cuidado e muito catita ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha estado nas termas, há muitos anos. Mas, depois de toda a renovação, não tinha regressado. Sim, mas até é compreensível.
      Adorei ir a Pedras Salgadas, é mesmo encantador!

      Eliminar
  10. Fiquei muito curiosa! As fotografias hipnotizaram-me. Agora tenho mais um sítio para visitar 😍🤦🏻‍♀️🤣.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário