THE BIBLIOPHILE CLUB // AGOSTO

Fotografia da minha autoria


Tema: Banda desenhada / Novela Gráfica


As histórias aos quadradinhos nunca foram uma presença assídua no meu percurso literário. No entanto, fascinava-me o processo, quando tinha de as construir nas aulas de Educação Visual, uma vez que alia duas componentes que se complementam. E, estando o texto e a ilustração em simbiose, a mensagem torna-se mais abrangente, mais intrigante. Assim que conferi o tema de agosto para o The Bibliophile Club, temi não poder participar. Mas fui analisar melhor a secção dos livros mais antigos e encontrei um exemplar de D. David, C. Cuarda & R. Miel.

«Tem cuidado, Irina, estão muitos interesses em jogo» [p:5]

Águas Perigosas lê-se rápido, porém, privilegia uma série de temáticas cruciais. Aliás, o Parlamento Europeu foi galardoado com este álbum, no 30º Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, atendendo a que construiu «a melhor campanha de comunicação», utilizando a banda desenhada como suporte. Portanto, centrando-se na veracidade dos procedimentos, mas incluindo uma aventura ficcional, os tópicos chave da narrativa são as questões ambientais, a preservação do planeta, o cuidado com as reservas e a solidariedade social.

«Quem fala? Quem lhe paga para fazer isto? 
Quem está por detrás disto?» [p:13]

Senti falta de um discurso inicial mais impactante, tenho de confessar. Contudo, a missão é clara, visto que é urgente compreendermos qua a água é um património e não um recurso comercial inesgotável. Se continuarmos a negligenciar a sua gestão consciente, as consequências serão globais e irreversíveis. Em simultâneo, torna-se, ainda, fundamental reajustar o seu preço, de modo a que seja mais justo para todos os cidadãos. E, naturalmente, minimizar riscos, conflitos e uma postura de desrespeito pela sua longevidade. Assim sendo, é imperativo entender que é uma responsabilidade transversal.

«Sra. Deputada, interceptámos, esta manhã, uma encomenda suspeita que lhe é destinada. Importa-se de vir ao serviço do correio?» [p:23]

A descarga de resíduos é o impulsionador do desenvolvimento da ação, culminando em perseguições, ameaças e tentativas de ocultar estes comportamentos tóxicos e bastante prejudiciais para o meio ambiente, no geral, e para a saúde da população, em particular. Com o apoio de um agente duplo, o mistério é desconstruído e o problema resolvido. Assim, esta banda desenhada mostra-nos «o processo de decisões da União Europeia», ao mesmo tempo que descreve «possíveis estratégias», que nem sempre são as mais corretas por parte de vários industriais.

«Depressa! Meia volta! Vamos segui-los!» [p:27]

Águas Perigosas é o espelho de uma questão com necessidade de ser erradicada. No final da obra, temos acesso a um glossário, que nos permite contextualizar melhor determinados conceitos e práticas. Não sendo uma leitura arrebatadora, guia-nos para uma luta pertinente.

«Parabéns! As suas fotografias são excelentes... Mas foi por um triz que não nos saíram muito caras...!!» [p:34]

Comentários

  1. É raro ler BD, mas até acho interessante! Este livro trata de assuntos bem importantes!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não o fazia há bastante tempo! Sim, sem dúvida

      Eliminar
  2. Adoro banda desenhada e esta sugestão é bastante interessante 🧡

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não leio muita BD, mas cresci a ler o Astérix é a única que me fascina. Porém, esta tua sugestão deixou-me curiosa parece-me uma BD em jeito de policial. VOu pesquisar para conhecer :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que já não me lembro como é que veio parar cá a casa, mas a temática é muito interessante!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Tenho sido cada vez menos, confesso.
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  5. Adicionei à minha lista infinita de livros a ler no Goodreads. Fiquei bastante interessada. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que o desenvolvimento fosse mais coerente, porque algumas cenas parecem um pouquinho rápidas, mas, no geral, gostei :)

      Eliminar
  6. Gosto de ler Banda desenhada / Novela Gráfica, porém Águas Perigosas não é o meu tema. Estou farta de ouvir os VERDES alemães e a Greta sueca!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de ver se invisto em mais bandas desenhadas / novelas gráficas!

      Eliminar
  7. Já faz bastante tempo que não leio uma banda desenha, mas que saudades me deu, mas essa ainda não conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Quando era mais nova lia muito BD, agora nem por isso!! Mas acho interessante a ideia de através de uma BD chamar a atenção para um tema tão importante!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  9. Esse livro é excelente, estou lendo! Super recomendo!!!

    Meu Blog: Blog da Nicolly

    ResponderEliminar

Enviar um comentário