QUEM SOU EU NUM PASSEIO?
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«Passear é renovar a alma»
Os raios de sol ainda mal entravam pela janela e nós já percorríamos mais uma estrada nacional, rumo a um novo destino. E, de alma serena, senti os pensamentos a divagar. Porque, tal como acontece várias vezes, houve algo a captar a minha atenção, levando-me a refletir sobre particularidades que me distinguem em momentos específicos.
Dentro do carro, enquanto cantarolava música atrás de música - porque viagens de rádio desligado não funcionam comigo -, criei uma lista mental da pessoa que sou durante os passeios que faço, pois há determinados comportamentos que se repetem de um modo sistemático.
ACORDAR MUITO CEDO
Na realidade, é um hábito que me acompanha desde sempre, uma vez que gosto de aproveitar bem os meus dias. No entanto, em período de férias e/ou num dia de passeio, isso é muito mais evidente - e independente da distância que tivermos de percorrer. E, de facto, custa menos!
ROTEIRO LIVRE
Posso ter um ou dois pontos de referência, até para usufruir do lugar em pleno. Mas, de uma forma geral, parto sempre às escuras, para ser surpreendida. E para não ir, ainda que inconscientemente, condicionada pelo olhar de terceiros. Assim, tenho uma experiência única. Inteiramente construída pelos meus passos e pela minha curiosidade. E, caso tenha falhado algo, fico com a desculpa perfeita para regressar.
COMPANHEIROS DE VIAGEM
É certo que levarei livros - que já tenha lido - para fotografar. Porque sinto que as obras foram feitas para correr o mundo. E fica maravilhoso quando temos uma paisagem natural e distinta como fundo.
USO DE MÁQUINA OBRIGATÓRIO
Uma vez que é uma das minhas maiores paixões. E, depois, demoro duas horas a transitar de um espaço para o outro, porque fotografo cada detalhe de mil perspetivas. Contemplo sempre o quadro à minha frente, absorvendo as suas cores e a sua mensagem. Para, logo de seguida, o eternizar neste retrato com vários ângulos de análise e fascinação.
FOTOGRAFIAS PESSOAIS EM FALTA
Por oposição ao ponto anterior, quase que me esqueço de tirar fotografias pessoais. Envolvo-me tanto com o que me rodeia, que nem pondero ter os meus cinco segundos de modelo. Depois arrependo-me, claro, porque sinto falta dessa recordação individual. Ultimamente, tenho feito um esforço para me incluir, mas ainda vai demorar até ser orgânico. E é muito provável que precise de ouvir mais vezes um «não queres que te tire uma fotografia aqui?» para equacionar essa opção.
ENTRO EM TODAS AS CAPELINHAS
Literal e figurativamente. Primeiro, porque adoro visitar o interior das igrejas, observando a sua arquitetura - e renovando um pouco mais a minha fé, embora esteja mais afastada da religião em si. Segundo, porque sinto que cada ponto turístico é uma peça de um puzzle especial, que me permitirá conhecer e guardar melhor a essência daquele lugar. Portanto, giro o meu tempo e faço por visitar tudo.
AS REFEIÇÕES
Não é saudável e também não o faço, mas a verdade é que até me esqueço que preciso de comer. Se estiver em simbiose com o sítio que estou a visitar, facilmente, continuava a desbravar caminho, deixando as refeições para segundo plano. Ainda assim, nunca vamos almoçar cedo e priorizamos algo mais ligeiro. Num plano oposto, ando sempre com mais sede, por isso, a minha garrafa térmica é uma fiel companheira.
Têm alguma particularidade quando vão passear?
So cute foto :)
ResponderEliminarThanks :)
EliminarBom dia!!
ResponderEliminarO acordar e sair cedo era bom que acontecesse, mas nem sempre é possível.
De resto esta tua lista, parece um pouco a minha!!
Beijos e abraços.
Sandra C.
Bluestrass
Acredito! Por aqui, até agora, tem corrido bem :)
EliminarUm dos meus problemas é que não consigo levantar-me cedo quando estou de férias.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Compreendo :p ahahah
EliminarObrigada e igualmente!
Eu sou de começar a aproveitar o dia o mais cedo possível, levo sempre água comigo, tiro fotografias a tudo e mais alguma coisa e gosto de ter o roteiro totalmente planeado, com margem para uma ou outra parte espontânea.
ResponderEliminarA Sofia World
Só divergimos na parte do roteiro :p
EliminarPara que o tempo chegue para tudo temos que acordar cedo e claro a máquina fotográfica não pode faltar!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Verdade! Caso contrário, corremos o risco de aproveitar pouco o que os lugares têm para oferecer.
EliminarNão pode mesmo :D
Amei o post. Eu sou a que fica enjoada sempre e nunca aproveito tudo rs
ResponderEliminarMas adoro fotografar para lembrar de cada detalhe
beijos
http://www.dearlytay.com.br/
Muito obrigada!
EliminarEu era igual, sobretudo, em criança, mas agora é raro. Ainda assim, se a estrada tiver muitas curvas, tenho o cuidado de não pegar no telemóvel ou de não ir a ler/escrever, que é para evitar contratempos
Fantástica fotografia na sua Pão de Forma. De viagem por essas estradas fora. Ouvindo na rádio a música de que mais gosta. Deitar cedo e cedo erguir dá saúde e faz crescer. Aproveite o mais e enquanto puder. Porque, a vida não dura sempre!
ResponderEliminarContinuação de boa semana Andreia.
É mesmo importante aproveitarmos os momentos que a vida tem para nos oferecer :)
EliminarUma das coisas que devia fazer era tentar acordar mais cedo, mas sim nada melhor que fazer uma viagem com todas essas tuas dicas que acabas por fazer
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Para passear, sinto, não há melhor :)
EliminarPassear é renovar a mente; alma tem para mim uma cotação religiosa.
ResponderEliminarDentro do carro, ninguém cantarola; rádio desligado, a não ser para ouvir as informações sobre o transito.
Também adoro visitar o interior das igrejas, mesmo não sendo crente.
Continuação de um tempo divertido, Andreia. É bom, que não esqueças a máquina fotográfica, porque as tuas fotografias são sempre estupendas.
Por acaso, nunca lhe atribui essa conotação.
EliminarAcho que não poderíamos viajar juntas, então, porque tenho de ir sempre de rádio ligado e a mostrar todos os meus dotes vocais inexistentes ahahah
Mesmo não se sendo crente, acho que as igrejas são sempre pontos de paragem interessantes
A máquina é requisito obrigatório :D muito obrigada!
Adoro passear pelos mesmos motivos que tu, minha querida 🧡 E como acabei de te dizer no Instagram, esta foto está linda pois é a tua cara com a pão de forma 🥰🌈
ResponderEliminarJá fazia falta uma fotografia destas por aqui :p ahahah
EliminarCostumo fazer uma pesquisa prévia do que quero visitar. É gosto de fazer passeios nocturnos.
ResponderEliminarBeijinho grande!
Embora não faça tantos, passeios noturnos também são sempre de aproveitar :)
EliminarEu também acordo super cedo e fotografo tudo o que mexe. Normalmente aposto num pequeno almoço reforçado e tenho sempre snacks na bolsa porque estou constantemente com fome. -.-'
ResponderEliminarEsta foto está super fofa. Quando vi no IG à primeira vista pensei: ela comprou uma pão de forma! :D
Entendo-te tão bem ahahahah
EliminarSim, exato, também acabo por reforçar mais o pequeno-almoço. Esqueço-me é quase sempre de levar snacks.
Quem me dera *-* quem sabe, um dia
Para o tempo render mais é necessário levantar cedo concordo, mas para mim é um sacrifício quando estou de férias, basta o resto do ano quando estou a trabalhar.
ResponderEliminarBeijinhos
Compreendo perfeitamente. Nas férias acaba por ser para quebrar essa rotina e aproveitar para descansar. No entanto, como acordo cedo durante o ano todo, não me custa :p
EliminarDifiro de ti no plano. Geralmente planeio tudo com antecedência sobretudo para rentabilizar o tempo e não ter surpresas desagradáveis, seja nos custos ou até em garantir que tenho alojamento.
ResponderEliminarnão tenho utilizado máquina, uso o telemóvel xD
Até no alojamento tendemos a ir à confiança. Claro que há alturas em que não corre tão bem, mas é da maneira que criamos outras experiências :p
EliminarPodendo, a máquina anda sempre comigo
As minhas particularidades são todas muito semelhantes às tuas <3
ResponderEliminar💙💙
Eliminar