QUEM SOU EU NUM PASSEIO?

Fotografia da minha autoria


«Passear é renovar a alma»


Os raios de sol ainda mal entravam pela janela e nós já percorríamos mais uma estrada nacional, rumo a um novo destino. E, de alma serena, senti os pensamentos a divagar. Porque, tal como acontece várias vezes, houve algo a captar a minha atenção, levando-me a refletir sobre particularidades que me distinguem em momentos específicos.

Dentro do carro, enquanto cantarolava música atrás de música - porque viagens de rádio desligado não funcionam comigo -, criei uma lista mental da pessoa que sou durante os passeios que faço, pois há determinados comportamentos que se repetem de um modo sistemático.

 ACORDAR MUITO CEDO 
Na realidade, é um hábito que me acompanha desde sempre, uma vez que gosto de aproveitar bem os meus dias. No entanto, em período de férias e/ou num dia de passeio, isso é muito mais evidente - e independente da distância que tivermos de percorrer. E, de facto, custa menos!

 ROTEIRO LIVRE 
Posso ter um ou dois pontos de referência, até para usufruir do lugar em pleno. Mas, de uma forma geral, parto sempre às escuras, para ser surpreendida. E para não ir, ainda que inconscientemente, condicionada pelo olhar de terceiros. Assim, tenho uma experiência única. Inteiramente construída pelos meus passos e pela minha curiosidade. E, caso tenha falhado algo, fico com a desculpa perfeita para regressar.

 COMPANHEIROS DE VIAGEM 
É certo que levarei livros - que já tenha lido - para fotografar. Porque sinto que as obras foram feitas para correr o mundo. E fica maravilhoso quando temos uma paisagem natural e distinta como fundo.

 USO DE MÁQUINA OBRIGATÓRIO 
Uma vez que é uma das minhas maiores paixões. E, depois, demoro duas horas a transitar de um espaço para o outro, porque fotografo cada detalhe de mil perspetivas. Contemplo sempre o quadro à minha frente, absorvendo as suas cores e a sua mensagem. Para, logo de seguida, o eternizar neste retrato com vários ângulos de análise e fascinação.

 FOTOGRAFIAS PESSOAIS EM FALTA 
Por oposição ao ponto anterior, quase que me esqueço de tirar fotografias pessoais. Envolvo-me tanto com o que me rodeia, que nem pondero ter os meus cinco segundos de modelo. Depois arrependo-me, claro, porque sinto falta dessa recordação individual. Ultimamente, tenho feito um esforço para me incluir, mas ainda vai demorar até ser orgânico. E é muito provável que precise de ouvir mais vezes um «não queres que te tire uma fotografia aqui?» para equacionar essa opção.

 ENTRO EM TODAS AS CAPELINHAS 
Literal e figurativamente. Primeiro, porque adoro visitar o interior das igrejas, observando a sua arquitetura - e renovando um pouco mais a minha fé, embora esteja mais afastada da religião em si. Segundo, porque sinto que cada ponto turístico é uma peça de um puzzle especial, que me permitirá conhecer e guardar melhor a essência daquele lugar. Portanto, giro o meu tempo e faço por visitar tudo.

 AS REFEIÇÕES 
Não é saudável e também não o faço, mas a verdade é que até me esqueço que preciso de comer. Se estiver em simbiose com o sítio que estou a visitar, facilmente, continuava a desbravar caminho, deixando as refeições para segundo plano. Ainda assim, nunca vamos almoçar cedo e priorizamos algo mais ligeiro. Num plano oposto, ando sempre com mais sede, por isso, a minha garrafa térmica é uma fiel companheira.


Têm alguma particularidade quando vão passear?

Comentários

  1. Bom dia!!
    O acordar e sair cedo era bom que acontecesse, mas nem sempre é possível.
    De resto esta tua lista, parece um pouco a minha!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  2. Um dos meus problemas é que não consigo levantar-me cedo quando estou de férias.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  3. Eu sou de começar a aproveitar o dia o mais cedo possível, levo sempre água comigo, tiro fotografias a tudo e mais alguma coisa e gosto de ter o roteiro totalmente planeado, com margem para uma ou outra parte espontânea.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  4. Para que o tempo chegue para tudo temos que acordar cedo e claro a máquina fotográfica não pode faltar!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Caso contrário, corremos o risco de aproveitar pouco o que os lugares têm para oferecer.
      Não pode mesmo :D

      Eliminar
  5. Amei o post. Eu sou a que fica enjoada sempre e nunca aproveito tudo rs
    Mas adoro fotografar para lembrar de cada detalhe
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Eu era igual, sobretudo, em criança, mas agora é raro. Ainda assim, se a estrada tiver muitas curvas, tenho o cuidado de não pegar no telemóvel ou de não ir a ler/escrever, que é para evitar contratempos

      Eliminar
  6. Fantástica fotografia na sua Pão de Forma. De viagem por essas estradas fora. Ouvindo na rádio a música de que mais gosta. Deitar cedo e cedo erguir dá saúde e faz crescer. Aproveite o mais e enquanto puder. Porque, a vida não dura sempre!

    Continuação de boa semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo importante aproveitarmos os momentos que a vida tem para nos oferecer :)

      Eliminar
  7. Uma das coisas que devia fazer era tentar acordar mais cedo, mas sim nada melhor que fazer uma viagem com todas essas tuas dicas que acabas por fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Passear é renovar a mente; alma tem para mim uma cotação religiosa.
    Dentro do carro, ninguém cantarola; rádio desligado, a não ser para ouvir as informações sobre o transito.
    Também adoro visitar o interior das igrejas, mesmo não sendo crente.

    Continuação de um tempo divertido, Andreia. É bom, que não esqueças a máquina fotográfica, porque as tuas fotografias são sempre estupendas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, nunca lhe atribui essa conotação.
      Acho que não poderíamos viajar juntas, então, porque tenho de ir sempre de rádio ligado e a mostrar todos os meus dotes vocais inexistentes ahahah
      Mesmo não se sendo crente, acho que as igrejas são sempre pontos de paragem interessantes

      A máquina é requisito obrigatório :D muito obrigada!

      Eliminar
  9. Adoro passear pelos mesmos motivos que tu, minha querida 🧡 E como acabei de te dizer no Instagram, esta foto está linda pois é a tua cara com a pão de forma 🥰🌈

    ResponderEliminar
  10. Costumo fazer uma pesquisa prévia do que quero visitar. É gosto de fazer passeios nocturnos.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não faça tantos, passeios noturnos também são sempre de aproveitar :)

      Eliminar
  11. Eu também acordo super cedo e fotografo tudo o que mexe. Normalmente aposto num pequeno almoço reforçado e tenho sempre snacks na bolsa porque estou constantemente com fome. -.-'
    Esta foto está super fofa. Quando vi no IG à primeira vista pensei: ela comprou uma pão de forma! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te tão bem ahahahah
      Sim, exato, também acabo por reforçar mais o pequeno-almoço. Esqueço-me é quase sempre de levar snacks.
      Quem me dera *-* quem sabe, um dia

      Eliminar
  12. Para o tempo render mais é necessário levantar cedo concordo, mas para mim é um sacrifício quando estou de férias, basta o resto do ano quando estou a trabalhar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente. Nas férias acaba por ser para quebrar essa rotina e aproveitar para descansar. No entanto, como acordo cedo durante o ano todo, não me custa :p

      Eliminar
  13. Difiro de ti no plano. Geralmente planeio tudo com antecedência sobretudo para rentabilizar o tempo e não ter surpresas desagradáveis, seja nos custos ou até em garantir que tenho alojamento.
    não tenho utilizado máquina, uso o telemóvel xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até no alojamento tendemos a ir à confiança. Claro que há alturas em que não corre tão bem, mas é da maneira que criamos outras experiências :p
      Podendo, a máquina anda sempre comigo

      Eliminar
  14. As minhas particularidades são todas muito semelhantes às tuas <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário