PÃO DE FORMA //
BACALHÔA BUDDHA EDEN

Fotografia da minha autoria


«O maior jardim oriental da Europa»


A minha lista de desejos tem um compartimento reservado para os destinos turísticos que pretendo explorar dentro do nosso país. Por isso, é sempre maravilhoso quando, à frente de cada nome, consigo desenhar um visto. Mesmo no meio de um ano tão atípico, que nos obrigou a repensar vários programas, partimos rumo ao Bombarral, para conhecer o mundo mágico disponível no interior da Quinta dos Loridos.






O Bacalhôa Buddha Eden, criado pelo Comendador José Berardo, surge como um manifesto contra a destruição dos grandes budas afegãos de Bamiyan, naquele que foi um dos maiores atentados culturais, aniquilando obras primas do período Gandhara - do século VI. O jardim tem uma dimensão de cerca de 35 hectares e um impressionante número de estátuas em mármore e em granito, apelando à paz. Além disso, é uma área em franca expansão, que pode ser visitada a pé ou de comboio.






Este espaço foi idealizado com o intuito de transmitir harmonia. Embora seja bastante concorrido, senti-me mesmo serena a palmilhar os seus trilhos, porque cada detalhe tem uma energia inspiradora. E a fluidez com que se sucedem deixa-nos arrebatados; deixa-nos a desejar permanecer ali por uns belos pares de horas, para absorver a sintonia entre a Natureza, as esculturas, as pontes e as lanternas em pedra. Tal como vem descrito no guia, ao percorrermos os caminhos serpentinosos, encontramos um novo e inesperado tesouro. Este jardim apresenta, ainda, lagos adornados por cerejeiras e árvores japonesas, onde podemos observar as exóticas carpas Koi - e também tartarugas.






A escadaria central é o principal ponto de atração. No entanto, fiquei fascinada com toda a planta do Buddha Eden, que se difunde de uma forma tão bonita. Delicada. E imponente. Para além dos budas, dos pagodes, das figuras em terracota, é percetível a existência de áreas com histórias particulares, como é o caso do Jardim de Escultura Moderna e Contemporânea, com peças de vários artistas, funcionando como uma galeria em espaço aberto. Uma curiosidade interessante é que as obras vão sendo substituídas, proporcionando experiências distintas aos novos visitantes. Em simultâneo, temos acesso ao Jardim de Esculturas Africanas, dedicado ao povo Shona do Zimbabué, que há mais de mil anos esculpe pedra à mão, transformando-a em obras de arte.






O roteiro reserva-nos infinitas surpresas. E quanto mais desvendamos do seu percurso, mais pretendemos conhecer. Porque tudo alimenta a nossa curiosidade e o nosso sentido crítico. Deste modo, deambulamos pelo Lago das Palmeiras, pelo Labirinto de Bambu, pelo Anfiteatro, pela zona dos Guerreiros Xian em Terracota, pela Escadaria dos Budas Dourados, pelas Torres de Pagode, pelo Lago da Tranquilidade, pelo Miradouro do Fogo, pelos Treze Budas dos Mortos, pela Fonte do Caminho do Lago, pelo Lago do Pagode e pelo caminho que nos permite descobrir a História do Vinho - o passeio culmina no Restaurante e Loja do Vinho. Como se pode verificar, não escasseiam paragens obrigatórias.






Quando entramos neste lugar encantado, somos convidados a desfrutar de um passeio lento, mas sempre recheado de estímulos, arte e beleza. O Bacalhôa Buddha Eden foi paixão ao primeiro olhar, proporcionando-me uma experiência memorável. Porque é mesmo feito de uma paz singular.






















 APONTAMENTO 
A entrada tem o custo de 5€. Se pretenderem fazer a visita de comboio, acrescem 4€. Pessoalmente, aconselho a viagem a pé, até porque é um espaço amplo, com bons acessos. Ainda que o comboio possa proporcionar um momento agradável, estão sempre mais limitados para parar, explorar e fotografar. Além disso, não deixem de ler os horários, avisos e recomendações no site - ainda não dispõem de bilheteira online.


Já tiveram a oportunidade de visitar?

Comentários

  1. Um sítio muito bonito e que transmite muita paz de espírito, sem duvidas 🧡 Mais uma vez as tuas bonitas fotos fizeram-me viajar até esse sítio mágico 💫✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei encantada com o Buddha Eden. É lindíssimo *-*
      Quem me dera que fizessem total justiça à beleza do lugar. Muito obrigada, minha querida

      Eliminar
  2. BELAS FOTOGRAFIAS.
    Gostei das esculturas modernas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Teresa!
      São ainda mais impressionantes ao vivo *-*

      Eliminar
  3. Tenho muita curiosidade em visitar esse jardim, já vi fotografias lindas e as tuas aguçaram a curiosidade. Ainda não se proporcionou, mas espero que possa visitar em breve. Obrigada pela partilha.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que vais adorar, minha querida. Quando tiveres oportunidade, aconselho :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  4. É um lugar incrível! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Boas! Estive no Budha Éden em 2014 e adorei. Tenho de lá voltar, já vi que foi inovado e está deslumbrante!! Adorei as fotos!!


    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que vás ficar maravilhada com as mudanças!
      Muito obrigada *-*

      Eliminar
  6. Fotos lindíssimas que elogio e 👏
    .
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Que realmente é um lugar bastante bonito para passar um dia, ainda não foi mas quem sabe um dia não passa por lá
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas essa oportunidade em breve, vale a pena :)

      Eliminar
  8. Bonitas fotos. Gostava muito de visitar!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Já tive o prazer de visitar este magnifico jardim.
    Um abraço e continuação de uma boa boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  10. Ainda não visitei esse jardim. Pelas imagens expostas. Não tenho duvidas de que será fantástico!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  11. Moro a meia hora deste jardim e adoro ir lá é tão relaxante. Que pena haver isto da pandemia podias ter vindo conhecer a minha terra alenquer ias adorar
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Que pedaço de paz *-*
      Por acaso, já não vou a Alenquer há vários anos

      Eliminar
  12. Obrigada por estas fotos! Visitei o jardim em 2016 e agora ainda fiquei mais desejosa de voltar. Estão sempre a criar coisas novas e está muito mais giro agora, pelo que pude ver nas fotos ;)
    Beijinhos e ver se vens até Santarém para te mostrar o que temos de bonito :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo retorno *-*
      Eu não tive a oportunidade de acompanhar essas mudanças, porque só lá estive desta vez, mas acredito que vás adorar todos estes acrescentos.
      Hei-de ir, sim. Só não sei quando, mas eu vou ahah

      Eliminar
  13. Sou sincera, não sei como é que nunca estive no Buddha Eden mas é uma grande falha minha que tem de ser rectificada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não se proporcionou. Vais ver que, quando menos esperares, vais acabar por ir visitar o Buddha Eden. E acho que vais gostar muito :)

      Eliminar
  14. Já lá fui mais do que uma vez, por ser relativamente próximo de mim!
    Gostei imenso daquelas vibrações de paz que todo o jardim transmite!

    ResponderEliminar
  15. Que lugar lindo e encantador. Esse locais normalmente transmitem muita paz. Fique com muita vontade de conhecer. As fotos ficaram sensacionais
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um lugar fantástico! Recomendo imenso a visita *-*
      Muito obrigada

      Eliminar
  16. São tantas as imagens bonitas deste lugar que dá mesmo vontade de conhecer :).
    Pelas tuas palavras e pelas fotografias parece ser um sítio muito bom para caminhar, ver coisas bonitas e conhecer um jardim que fica na memória (eu adoro jardins).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, ainda assim, não lhes fazem total justiça, porque é muito mais encantador ao vivo! Recomendo *-*
      Tenho a certeza que ias adorar este

      Eliminar
  17. Nunca visitei, mas ando ansiosa por fazê-lo, porque acho que é de uma beleza sem igual. Mal me seja possível irei fazê-lo :)
    Escusado será dizer que adorei as fotos, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vais mesmo adorar visitar! É um lugar encantador, cheio de detalhes que nos deixam de queixo caído *-*
      Muito obrigada 💙

      Eliminar

Enviar um comentário