O QUE APRECIO NOS BLOGUES
QUE ACOMPANHO

Fotografia da minha autoria


«Valorize tudo aquilo que lhe faz bem»


A blogosfera é mesmo uma casa encantada, por ser feita de tantos projetos e pessoas surpreendentes, que têm o dom de nos incentivar a permanecer pelos valores certos e a produzir conteúdo identitário. Caminhando nesta estrada há onze anos, já tive o privilégio de me cruzar com inúmeras vozes - e de me despedir de algumas. Portanto, transporto um pouco de todas elas nestas gavetas, porque a minha presença digital só tem sentido na partilha e nestes laços estreitos.

A comemoração do dia do blogue é feita de um jogo visual entre a data [31/08] e a palavra [blog]. Além disso, tem uma mensagem fundamental, atendendo a que é uma homenagem à liberdade editorial que esta plataforma permitiu conquistar. Assim, por ter alicerces tão sólidos, não deixa de fazer sentido para todos aqueles que procuram um espaço que os impulsione a voar. Quem entra por esta porta, apaixona-se e reinventa-se, mesmo que a sociedade tenda a consumir produtos mais imediatos e céleres - como nas redes sociais. Eu não sou exceção e creio que esse facto é evidente, até porque continuo a avançar com o mesmo entusiasmo. Há uma energia distinta por aqui. E isso cativa-nos.

Observando os vários lados da margem, existe um conjunto de blogues/bloggers que me inspiram, pois transmitem características que valorizo: essência, empatia, originalidade e bom conteúdo. Tive sempre algumas reticências em individualizá-los, uma vez que não me parecia justo destacar uns em detrimento dos outros, mas a verdade é que também não era correto deixar de os elogiar, só porque nem todos encaixam nessa gaveta. E, sejamos francos, é perfeitamente natural termos preferências, o que não descredibiliza, em nada, os demais. Simplesmente, aproxima-nos dos que são uma extensão dos nossos gostos.

Há uma linguagem comum a este grupo específico. No entanto, para esta celebração, quis referenciar os pontos fortes que aprecio em alguns blogues que faço questão de acompanhar e dos quais não largo a mão.

 O TRAÇO A CASA DA MATILDE  [Cantinho da Tily]
Neste episódio de Sou Menino Para Ir, Pedro Teixeira da Mota argumentou um pensamento no qual me revejo. Porque aquilo que nos liga às pessoas não é tanto a idade, mas a mentalidade. Eu e a Matilde não somos da mesma geração, mas sinto que nos entendemos bem nas ideias que trocamos, mesmo que possamos discordar. Além disso, sempre que a visito, sinto-me a ser recebida como se fizesse parte da família.

 AS HISTÓRIAS DA ANA  [EscreViver]
Seja nos contos de segunda, seja nos textos de sexta, porque há sempre imensos sentimentos a transbordar nas suas palavras. Portanto, é impossível não nos envolvermos e, até, não nos identificarmos. Tem sido um privilégio acompanhar a sua evolução e o seu lado relacional.

 A PERTINÊNCIA DA SOFIA  [A Sofia World]
É frequente ficar inspirada com as suas publicações. Não só pela maneira como estrutura e expõe os seus pensamentos, mas também pelo conteúdo que aborda. Há uma missão que abraça de coração aberto e, por isso, as suas palavras fazem a diferença. Em simultâneo, há sempre um rasgo de criatividade que a ajuda a dar forma a projetos fantásticos.

 A POESIA DA CAROLINA  [Bem-Me-Quer]
Mesmo quando escreve em prosa, uma vez que existe uma sensibilidade e uma cadência distintas nas suas palavras, comovendo-me sempre.

 OS LIVROS DA RITA  [Rita da Nova]
Já a acompanhava mesmo antes de começar a comentar o seu blogue com regularidade. Embora aborde outros focos de interesse - e tenha um clube de leitura que adoro -, foi através dos livros que conheci o seu trabalho. A forma como escreve sobre as histórias conquistou-me de imediato e fez-me ficar até hoje. A minha lista de futuras leituras aumenta e as poupanças vacilam, mas é um risco que compensa sempre.

Nesta lista, poderia, ainda, destacar o profissionalismo da Cátia [The Pink Elephant Shoe], as camadas de pensamento da Lyne [Imperium Blog], o dialeto da Cláudia [Pé de Feijão], a diversidade da Andreia [Andreia Moita], a boa disposição da Magui [Este blog tem dias], entre tantos outros. Mas é certo que ficaria sempre alguém de fora e isso não significa que valorize menos a sua mensagem. Independentemente dos nomes, o que me motiva é que cada blogue que sigo tem um propósito honesto e uma luz muito própria. Obrigada por me permitirem crescer ♥

Comentários

  1. Feliz Dia do Blogue, minha querida. O que me faz vir aqui todos os dias é a diversidade de conteúdos, a tua poesia maravilhosa (que eu adoro!), as tuas viagens pelo nosso Portugal que nos mostram o melhor do nosso país, as histórias, as leituras. É dos meus blogues preferidos.

    Obrigada por fazer parte da tua lista <3

    Beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz dia, minha querida!
      Fico mesmo de coração cheio. Muito obrigada *-*

      Eliminar
  2. Não conheço alguns dos blogues que mencionaste, mas é uma boa altura para os ficar a conhecer!

    Boa semana!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! Conheço alguns destes blogs, mas outros não! Vou espreitar, adoro descobrir novos mundos neste imenso mundo da blogosfera!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  4. Dei uma espreitadela em cada um deles e segui aqueles com que me identifiquei!
    Obrigada por partilhares connosco esta lista de cantinhos maravilhosos!
    Obrigada, do fundo do coração, pela menção <3 Não sei o que dizer *.*
    Um grande beijinho azul sentido até Gaia *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeeeah! Que bom *-*
      Fazia todo o sentido estares aqui.

      Obrigada <3

      Eliminar
  5. Os blogs têm uma capacidade especial de chegar às pessoas: transportam sentimentos positivos.
    Obrigada por dares a conhecer estes espaços. Visitei todos e guardei aqueles com que me identifiquei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E essa capacidade é mesmo inspiradora! Adoro a blogosfera, também, por isso *-*
      Que bom, fico feliz

      Eliminar
  6. Vou estar-te eternamente grata pelo apoio, incentivo e inspiração que me dás! É uma honra e um privilégio ler as tuas palavras, mesmo quando me deixas de lágrimas nos olhos com as palavras bonitas que dizes sobre o meu cantinho. 💙🙏


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia fazer das tuas palavras as minhas, sabes? Obrigada, mesmo, por estares desse lado da margem e seres uma inspiração constante 💙

      Eliminar
  7. Vários blogs que mencionastes em teu esmerado artigo eu não conheço
    Vou espreitar. E é claro que os blogs tem personalidade própria pois eles refletem uma partícula da alma que em os criou e os alimenta cotidianamente
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero, de coração, que aprecie a visita a cada um deles, porque valem mesmo a pena *-*

      Eliminar
  8. Confesso que nem todos que falou conhecia, mas claro que sim vou passar para conhecer, há sempre algum que seguimos que tem algo que mais gostamos

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Feliz dia do Blogue. Já fui dar uma espreitadela nos blogues que menciona. Os quais não conhecia. Gostei.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário