tu és livre?, ana pessoa & mariana malhão

Fotografia da minha autoria



A liberdade, ainda que imprescindível, não deixa de ser um conceito algo abstrato. Sentimo-la em subtilezas do quotidiano, mas parece passar despercebida por não lhe atribuirmos uma forma única. Talvez por isso seja importante conversarmos sobre ela.


nono volume da coleção missão: democracia

Tu És Livre?, que combina a escrita da Ana Pessoa com as ilustrações da Mariana Malhão, é o nono volume da coleção Missão: Democracia. Assim que iniciamos a leitura, somos confrontados com a pergunta que dá nome ao título. O propósito não é intimidar, embora possamos ficar reticentes na resposta, mas levar-nos a refletir sobre algo aparentemente simples. Claro que a nossa reação inicial será responder de um modo afirmativo, mas será que isso é uma representação fidedigna da realidade?

Achei este livro bastante interativo: para além de levantar várias questões - e ter espaço para respondermos -, apresenta factos, promove o debate e dá-nos liberdade para registarmos propostas e criarmos. Sinto, inclusive, que pode ser uma excelente ferramenta educativa, para ser usada em sala de aula, uma vez que a partir daqui há muitos segmentos que podem ser explorados. Por essa razão, se for lido na companhia de um público infantojuvenil, parece-me benéfico descobri-lo devagar, para que se impulsione a discussão dos temas, para que haja sempre um sentido crítico na análise.

«Ninguém te pode impedir de rir nem de aprender e todas as pessoas de todas as etnias gozam dos mesmos direitos. Talvez tudo isto seja óbvio para ti. Mas tudo o que é óbvio pode deixar de o ser. E, em muitas partes do mundo, nada disto é óbvio»

O texto é falaciosamente fácil - algo que partilharam aquando da sua apresentação na Feira do Livro do Porto. Isto porque, sendo destinado aos mais novos, existe o cuidado de manter a linguagem acessível, mas a mensagem inquire, «questiona os lugares comuns que associamos à liberdade» e faz-nos repensar aquilo que observamos, sobretudo, aquilo que damos como garantindo. Por consequência, a partir de uma mancha gráfica que espelha situações quotidianas, também nos faz olhar para dentro.

Tu És Livre? é uma explosão de cor que nos mostra, por um lado, que talvez não exista só uma face para a liberdade e, por outro, que talvez os outros não sejam tão livres como julgamos. Ademais, consciencializa-nos para a importância do coletivo e para a necessidade de nos mantermos alerta. Mais do que um destino, a liberdade é o caminho e temos de permanecer unidos para que não nos impeçam de a vivermos.


🎧 Música para acompanhar: Liberdade, Sérgio Godinho



Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

Comentários

Enviar um comentário