ninguém escreve ao coronel, gabriel garcía márquez
![]() |
Fotografia da minha autoria |
Gatilhos: Luto
Uma visita rápida à Fnac, em julho, fez-me regressar a casa com um novo livro de Gabriel García Márquez. Quando as saudades de o ler se tornaram mais evidentes, fui buscá-lo à estante e percebi o porquê de as sentir - mesmo sem ter lido assim tantas obras suas.
simples, mas cheio de camadas
Ninguém Escreve ao Coronel é o segundo romance do autor e foi escrito enquanto trabalhava como correspondente de imprensa, em Paris. Nesta história, conhecemos um dos oficiais da revolução colombiana, reformado, à espera da carta que lhe mudará a vida.
Todas as semanas, o Coronel desloca-se até ao porto e espera por algo que parece nunca mais chegar. E há, aqui, um misto de esperança e desilusão, de melancolia e revolta. Em simultâneo, a mulher do Coronel está doente e o casal lida com a perda do único filho, que lhes deixou um galo de luta, e uma situação económica aflitiva. Creio que só o Gabo seria capaz de transformar um cenário destes numa narrativa tão bonita e especial.
«Na cama era um vazio. Agora, movendo-se pelo meio dos vasos de fetos e begónias, a sua presença transbordava da casa»
A história é simples, mas cheia de camadas e gostei particularmente das metáforas que o autor desenvolveu sobre o luto e a saudade - e de como me fez sentir que a simbologia do galo é bem mais profunda do que aquela que se observa no enredo principal.
Ninguém Escreve ao Coronel tem um espírito de sacrifício notável. A dado momento, quis só ficar ao lado do protagonista no porto, à espera que fosse reposta a justiça e que a correspondência chegasse às suas mãos.
🎧 Música para acompanhar: Zapatos Nuevos, David Mansfield
📖 Outros livros lidos: Crónica de Uma Morte Anunciada | A Hora Má: O Veneno da Madrugada | Cem Anos de Solidão | O General no Seu Labirinto | Vemo-nos em Agosto
6 comments
Nunca li nada do autor, apesar de já ter ouvido falar imenso de Cem Anos de Solidão.
ResponderEliminarDeixaste-me curiosa com este livro. Vou guardar a sugestão.
Beijinho grande, minha querida!
Fico sempre fascinada com a sua capacidade de contar histórias 🥺
EliminarAndréia sempre compartilhando bons livros, fiquei curiosa pra ler bjs.
ResponderEliminarhttp://www.lucimarmoreira.com/
Obrigada, Lucimar!
EliminarNunca li 🫣
ResponderEliminarAconselho, é sempre fascinante descobrir as histórias deste autor
Eliminar