As 17 publicações que mais gostei de escrever em 2017

Fotografia retirada do google

«O que não te desafia não te transforma»


Inspirada pela Cherry [Life of Cherry], decidi selecionar as 17 publicações que mais gostei de escrever em 2017. Tenho que admitir que não foi, de todo, uma tarefa fácil, até pela quantidade de textos partilhados. Contudo, valeu a pena. Principalmente, porque pude recordar tudo aquilo que escrevi este ano.

Manter um registo diário é desafiante. E bastante recompensador. Pelo facto de nos obrigar, da melhor maneira possível, a pensar mais além. E por nos permitir evoluir, não só ao nível de conteúdo, mas também ao nível da estruturação e da exposição das nossas ideias. Sempre tive muito cuidado com o português, mas sei que a minha escrita não está desprovida de metamorfoses. Faz parte. E é preciso que essas mudanças aconteçam. Em quatro anos, publiquei narrativas soltas, simplesmente baseadas na minha imaginação. Mas também criei várias rubricas. E percebi que tenho gavetas disponíveis para abordar diversos assuntos. A maior recompensa é verificar que fui evoluindo, gradualmente, em todas essas componentes.

O blogue faz-me cada vez mais sentido. E a sensação de ter um espaço bem à minha imagem é indescritível. Por isso, tenho sempre a preocupação de não o sobrecarregar constantemente com temas novos, para que não perca a sua identidade. No entanto, não me privo de arriscar em segmentos diferentes do habitual. As 17 publicações que escolhi fazem a ponte entre isso mesmo. Não estão por ordem de preferência, mas por ordem cronológica. E marcam o ano d' As gavetas da minha casa encantada!


As 17 publicações que mais gostei de escrever este ano:

1. O Prémio vai para...: Foi um orgulho enorme escrever que o (meu) Porto foi novamente eleito o melhor destino turístico europeu. Esta cidade fará sempre parte do que sou, por isso é um privilégio vê-la crescer tanto! Além disso, foi ótimo perceber que são cada vez mais aqueles que olham para a Invicta com toda esta consideração.

2. Sedução Obsessiva: Desde que participei num concurso promovido pelo AXN [A Audiência Escreve um Crime], com o micro-relato Vingança Misteriosa, que passei a aventurar-me mais neste registo de crime e mistério. Apesar de ser um género que adoro ler, a verdade é que nunca tinha desenvolvido narrativas policiais. Sedução Obsessiva resulta, então, dessa vontade de continuar a escrever textos dentro deste estilo. 

3. Grita: Conheci Os Aurora através do Factor X. E, sendo os meus favoritos, não deixei de os acompanhar depois de saírem do programa. Foi um percurso de luta, mas nunca desistiram. E foi por isso que esta conquista teve tanto significado. Quando vemos as pessoas que admiramos a conquistarem o que mais ambicionam é reconfortante. E foi uma felicidade tremenda escrever sobre isso!

4. 1/4 de Século: Sempre adorei fazer anos. Portanto, quis criar algo diferente e optei por elaborar uma semana temática aqui n' As gavetas da minha casa encantada, dando-vos a conhecer um pouco mais de mim. Afinal, os 25 são especiais e merecem uma comemoração à altura. E como o blogue é uma parte importante da minha vida, tinha lógica incluí-lo nesta celebração.

5. Do=s: 2017 foi um ano particularmente feliz para os artistas que acompanho. Diogo Piçarra é, para mim, um dos grandes nomes da música portuguesa. E tem sido um privilégio enorme ver o caminho que tem construído - com consciência, com verdade, com passos firmes. O álbum Espelho conquistou-me de imediato. Por essa razão, estava bastante expectante para ouvir o seu mais recente trabalho. Superou-se! E encheu-me o coração poder partilha a minha opinião sobre este Do=s.

6. Momento de despedida: Este ano fui finalista. Troquei as minhas fitas pela cartola e a bengala. Desci do camião, para poder fazer o cortejo a pé, pela última vez. Por entre lágrimas e abraços, é sempre doloroso quando sentimos um ciclo a chegar ao fim. Inevitavelmente, as emoções estiveram à flor da pele. Mas há uma certeza que se mantém: é maravilhoso partilhar todas estas vivências com as minhas pessoas.

7. Miúdo-Guerreiro: Pode parecer contraditório incluir nesta lista um dos textos que menos queria escrever. Este Miúdo-Guerreiro é uma carta de despedida e de agradecimento a um dos jogadores que mais admiro, André Silva. Vi-o deixar o Porto, para rumar ao AC Milan. O que não foi fácil, até porque custa despedirmo-nos de profissionais que nos marcam. Não o acompanho desde que chegou ao meu [nosso] clube, mas rapidamente me rendi ao seu talento, à sua técnica, ao seu futebol. Adorava que ficasse, pelo menos, mais uma época, porque queria que saísse do Porto com o título de campeão. Apesar disso, sei que foi atrás de um sonho. E é por isso que esta publicação também merece destaque. 

8. Mestre em Educação Pré-Escolar: É, muito provavelmente, a escolha que mais dispensa explicações, porque se centra na realização de um sonho que tenho desde criança. Foi um momento de superação. De desconstrução. E de vitória!

9. One Smile a Day: A convite da Chic’ Ana, partilhei um dos momentos mais embaraçosos da minha vida. E escolhi esta publicação não só para lhe agradecer a ela, mas também a todas as bloggers que me convidaram para entrevistas. Acreditem, foi mesmo gratificante.

10. Pontos nos Is: Há oportunidades imperdíveis! Estar no lançamento do álbum d’ Os Quatro e Meia ocupa bem esse lugar. E que bom que foi poder ouvi-los pela primeira vez ao vivo, num espaço onde já guardo algumas memórias felizes. Simultaneamente, pude perceber que, para além de talentosos, são de uma simpatia e simplicidade cativantes. Ficaria uma vida inteira ali, a ouvi-los.

11. As gavetas chegaram ao instagram: Uma das redes sociais que mais aprecio é, sem qualquer dúvida, o instagram, ou não fosse eu apaixonada por fotografia. Cheguei a usar a minha conta pessoal para partilhar excertos das minhas publicações. No entanto, senti que isso não era funcional. E, a partir daí, a ideia de criar uma conta para o blogue começou a ganhar forma, mas fui adiando essa decisão. Até que me aventurei. Sem pressas e sem pressões. E a recetividade tem sido ótima. Obrigada por isso!

12. O reencontro: Ricardo Quaresma há-de ser sempre o meu número um. Pela irreverência, pela capacidade de decidir um jogo com um simples detalhe e por nunca desistir. Tive o privilégio de o ver jogar de azul e branco, com uma mestria impossível de igualar. Mas também tive que gerir as duas vezes em que saiu do clube. Quis o destino que FC Porto e Besiktas fizessem parte do mesmo grupo da Fase de Grupos da Liga dos Campeões. O que é que isso implicava? O regresso de Ricardo Quaresma ao Dragão, mas como adversário. Foi uma mistura de sentimentos, mas soube bem vê-lo de novo numa casa que também será sempre dele. 

13. A [nossa] mesa do bar: Há sítios que nos marcam para sempre. E que deixam de ter apenas um aspeto físico, para carregarem uma infinidade de histórias. Aquela primeira mesa redonda do bar nunca mais será a mesma. Aos olhos dos outros talvez. Para mim terá sempre uma magia diferente. Fui tão feliz ali. Partilhei tanto de mim com os meus. Vi tanta coisa a acontecer. É mesmo difícil não a recordar com saudade. E com a certeza de que fará sempre parte do meu percurso. 

14. Inconfidências: Não sou a pessoa mais criativa, mas publicar diariamente faz com tenha vontade de, volta e meia, introduzir novo conteúdo no blogue, não só por fazer sentido, mas também pelo desafio que isso proporciona. A rubrica Inconfidências surge em consequência disso. E pela vontade que tinha de refletir acerca de alguns temas. Ainda é algo recente, mas espero que continue a crescer.

15. Diogo Piçarra no Coliseu do Porto: Ainda hoje não tenho palavras para este momento. Foi um espetáculo absolutamente incrível, numa sala deslumbrante. Estar presente neste marco tão importante da sua carreira, sabendo que o Coliseu do Porto estava esgotado, não tem preço. E superou todas as minhas expectativas. Para além disso, foi bastante especial, porque partilhei-o com a minha afilhada. Como referi na publicação, foi ela que me ofereceu o bilhete. O meu agradecimento será sempre pouco perante tamanha surpresa! 

16. Explica-me: Criei este blogue para também falar sobre projetos que me fascinam. Receber um contacto do fundador da Explica-me permitiu-me isso mesmo. Não conhecia a plataforma, mas fiquei impressionada com o trabalho desenvolvido e com a sua utilidade. Foi a primeira publicação que criei em colaboração mais direta, por isso tem um significado diferente, até porque adorei dar a conhecer algo que pode mesmo fazer a diferença.

17. «Sobre o Amor» - Sessão de Autógrafos: O amor está em todo o lado. Nas pessoas. Nos detalhes. Na forma como vemos o mundo. E até mesmo quando escutamos alguém. Tive a honra de estar presente na apresentação do mais recente romance de Daniel Oliveira, na Fnac do Norte Shopping, e fiquei, uma vez mais, fascinada com a sua genuinidade e simpatia. São momentos como este que fazem tudo valer a pena!


Qual foi, para vocês, o ponto alto do blogue? Destacariam alguma publicação em particular? Quais foram aquelas que mais gostaram de escrever este ano?

Comentários

  1. Deveria de ter sido difícil seleccionar dezassete em tantas e boas publicações, aproveito para desejar umas Boas Festas e um excelente ano de 2018.
    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. E eu adorei ler :)
    Continua assim, princesa, ca estarei para continuar a ler o que tu escreves :)
    Bjinhosss e Boas Entradas*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. É difícil escolher uma, no entanto, destacaria a chegada do teu blogue ao Instagram :).

    Quanto à publicação que mais gostei de escrever no meu, escolheria a publicação sobre o novo livro do José Luís Peixoto que chegou até mim no dia em que chegou às lojas.

    Beijinhos! :*

    ResponderEliminar
  4. Passando, vendo, lendo, gostando muito, anunciando:
    .
    Tema: *Geladas gotas na dor da separação*
    .
    E desejando:
    .
    Que o Ano Novo de 2018, entre na sua vida através da porta do coração, trazendo: Saúde, Fraternidade, Paz, Amor, Felicidade, gosto pela Partilha.
    FELIZ ANO NOVO

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por continuares com o excelente trabalho que fazes aqui no teu blogue! Cativas, com rubricas habituais e com novidades, os teus leitores pela tua honestidade e humildade e pela tua escrita bonita e cuidada! Foi dos primeiros blogues que conheci na blogosfera e nunca mais "te deixei" :P Admiro a forma como te dedicas ao teu espaço, o que faz dele ainda mais especial! Que 2018 seja para ti um ano muito especial e cheio de bons momentos e saúde! Mil beijinhos *.*

    ResponderEliminar
  6. Aproveitei este post para ler alguns dos posts que ainda não tinha lido - por não estar cá.
    Mesmo quando passo alguns dias sem vir cá faço questão de ler tudo o que foi escrito por ti durante esses dias ou até mesmo semana, é sem dúvida um prazer ler-te.
    E, como sempre, gostei das publicações. Ai e aquele episódio da tinta azul deve ter sido um momento que realmente nunca mais esqueces :p

    Parabéns pelo blog, mais uma vez. Continua assim, a inspirar-nos :)

    ResponderEliminar
  7. Destacaria as Inconfidências. Tive a ideia de um post exatamente como este Só que com 20 posts, vendo depois o post que a Life Of Cherry publicou percebi que de facto 17 faz mais sentido. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, meu doce! Por teres estado tão presente em 2017. Isso sim, foi das coisas que mais valeram a pena <3

    Tenho a sorte de ter lido praticamente todo, senão todos, estes artigos. E o bom disso, é sentir que tens evoluído e me tens ajudado, em algumas manhãs quando te leio, a refletir. :D

    NEW TIPS POST | NEW YEAR’S EVE FULL MAKE (SALES TIME).
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  9. É difícil escolher uma só publicação, todas estas me parecem muito boas... até pela diversidade dos temas :) feliz 2018, querida! :D*

    ResponderEliminar
  10. Vou te dar um exp do meu blog, mas ao contrário, não foi o que mais gostei de escrever, mas o que mais me custou. Foi o da morte do meu irmão há 2 anos. E falo nele, por o carinho que recebi nas respostas ao mesmo.
    Quanto a ti, minha linda escritora :) embora não seja do Porto é uma cidade que adoro e como te disse na altura, acho que devia ser a capital.
    O da tua participação na série também gostei porque tu mereces.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. A ideia está muito boa! Pena só ter voltado ao blog agora no fim do ano haha
    Espero que continues assim para o ano teres a publicação das 18 publicações que mais gostaste de escrever :)

    -Abby (Simplicity)

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que este ano adorei escrever cada uma das publicações o que me deixa muito feliz!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  13. Fico muito contente por ter inspirado a fazer um post assim, heheheh, estava curiosa para ver quais seriam as tuas escolhas :).
    Escreveste posts tão bons estes anos que é difícil escolher, principalmente porque também publicas todos os dias. Contudo, acho que o meu favorito é " A nossa mesa do bar" . É incrível como uma simples mesa de um local tem tanta história. Para os de fora é uma simples mesa, mas para ti foi ali que viveste grande parte da tua vida universitária.
    Não te acompanho há tanto tempo quanto gostaria ( o teu blog já existe desde 2013 se não me engano), mas sinto que este ano evoluíste imenso. Dei por mim a gostar cada vez mais do teu blog, a cada dia que te lia :). Continua a brindar-nos com conteúdo fantástico em 2018 :).
    Beijinhos,
    Cherry

    ResponderEliminar
  14. És incrível a escrever, continua sempre assim :)

    ResponderEliminar
  15. R: Não tens de agradecer querida, venho cá com muito gosto e este cantinho é mesmo inspirador :)

    Obrigada eu, também tenho notado que aos poucos, o Shimbalaiê vai crescendo e muito graças a vocês que nos lêem. Embora a Jane não publique sempre que gostaria, também ela agradece todo o carinho deixado por lá.
    Tinha muitas saudades da blogo e foi mesmo uma boa escolha ter voltado, é ótimo estar por cá e conhecer as pessoas mesmo que muitas vezes nem lhe vejamos a cara :)

    ResponderEliminar
  16. Também adoro! ;D

    Menina, não deve ter sido mesmo fácil fazer essa seleção!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  17. Uma pessoa assim ficou cheia de vontade de re-ler tudo isto!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário