Entrelinhas #34

Fotografia da minha autoria

«(...) é um inspirador livro de memórias a que ninguém fica indiferente. Cheio de revelações, tocado pela surpreendente magia da sua escrita, mostra o percurso de trabalho e sacrifício de Cristina na busca determinada pela realização de um sonho»


Há profissionais que nos cativam, pelos mais variados motivos. E os quais passamos a acompanhar com atenção. Cristina Ferreira é um exemplo desses casos. E aquilo que me fascina nela é a sua capacidade de superação. É o facto de se entregar em pleno aos projetos que abraça. E, além disso, é a verdade com que nos chega. Quando soube que iria lançar um livro, a minha curiosidade foi imediata!

Habituei-me a vê-la no Você na TV. Segura, sem vedetismos, sem ter medo de ser como é. E isso conquistou-me automaticamente, porque admiro pessoas genuínas, que nunca se esquecem das suas origens. Depois disso, comecei a visitar o Daily Cristina, onde me rendi à sua escrita simples, direta e envolvente. Mais tarde, tornei-me leitora da sua revista, pela diferença e por ser um produto feito de pessoas para pessoas. Agora, os livros são um mundo à parte, com uma atmosfera muito própria. Por isso, admito, tinha um certo receio de ficar desiludida. É que quando admiramos alguém, inevitavelmente, elevamos as expectativas. E acreditamos que tudo terá o mesmo grau de excelência. Por outro lado, é de Cristina Ferreira que estou a falar: uma profissional no verdadeiro sentido do termo. E isso descansou-me, por ter a forte convicção de que encarou este passo com consciência, assumindo um compromisso com toda a seriedade. E querem que seja sincera? Passei a olhá-la com ainda mais respeito e admiração!

Sentir é uma viagem pelos seus sentimentos, onde o passado se intercala com o presente. É uma obra intimista, mas não biográfica. É uma coletânea que nos abre a porta do seu mundo e nos releva mais partes de si, mas sem o fazer em demasia, uma vez que há coisas que, por serem muito nossas, não têm necessidade de serem expostas. Estruturalmente, o livro está dividido por temas distintos, que acabam por se complementar. Os textos não são extensos, mas aconchegam, focam o essencial, fazem-nos viajar e deixam-nos com vontade de saber mais. Outro detalhe importante - até porque este livro é feito disso mesmo, detalhes - é a presença de fotografias, que ajudam a pintar os cenários, a torná-los mais próximos e [quase] palpáveis. Honestamente, sinto que é a simplicidade que torna este trabalho tão maravilhoso e inspirador, pois nota-se que foi escrito e produzido com todo o coração.

Este Sentir é cheio de verdade. Transparência. Onde se sente o poder das palavras e das emoções. E isso percebe-se logo no prefácio, que é uma mensagem da mãe da apresentadora. A partir daí, a escrita flui. Prende-nos, ao mesmo tempo que nos dá asas e nos liberta. Dá-nos esperança. E também nos convida, discretamente, a refletir. E muito! Emocionei-me com muitas das suas histórias. Revi-me em algumas das suas opiniões. E, por essa razão, não posso deixar de mencionar que «Do amor ao ódio» é um dos meus textos favoritos! É fascinante acompanhar o seu percurso através das memórias que partilha. E, talvez por isso, a leitura torna-se fácil e bastante agradável. É notório que não se deixa deslumbrar, que não tem medo de arriscar, que o respeito pelo ex-marido nunca esteve em causa, que não se deixa corromper e que a sua postura é despretensiosa e vertical.

Com humor, com amor, com conquistas, com dissabores [que também fazem parte] e sem perder a humildade, Sentir é mesmo a cara de Cristina Ferreira. E ainda bem!


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«A certeza do colo da minha família dá-me o aconchego necessário para poder correr o risco de falhar» (p:12);

«Mas poderão os de fora olhar o amor? Podem, mas nunca o conseguirão ver na sua plenitude. Poderão os de fora ver coisas que quem ama não vê? Podem, mas são apenas coisas. Coisas que nunca farão diferença num coração ligado a outro coração» (p:19);

«Naquele momento percebi como é tão importante uma mensagem. Um telefonema. Um "gosto de ti". Foi em Julho de 2016. Aos 38 anos senti que me tornei melhor amiga. Senti que não basta lembrar. É mesmo preciso abraçar» (p:58);

«Provou-se que a vontade pode ajudar à sorte e que não é a casa de partida que nos condiciona as metas» (p:93);

«Claro que tudo tem um lado menos bom. Nem todos estão preparados para a diferença. A mesma novidade que surpreende também assusta. Mas o importante é não nos desviarmos do caminho» (p:146).

Comentários

  1. Não faz o meu género mas estou de acordo quando diz que ela tem uma grande capacidade de superação.
    Boas Festas e um excelente 2018.
    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Nunca li, mas gosto muito da Cristina, pelo mesmo que escreveste... pela sua genuinidade!
    Beijinhos querida *

    ResponderEliminar
  3. Adoro e admiro muito a Cristina Ferreira. Irei comprar o livro! A revista compro quando posso e adoro.

    Hoje:-"Chuva, onde desejo tréguas."

    Bjos
    Continuação de festas felizes

    ResponderEliminar
  4. Goste-se ou não, há que reconhecer a capacidade de trabalho da Cristina Ferreira.
    Amiga Andreia, o meu desejo de um BOM ANO NOVO, extensivo à família e amigos.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Estive com este livro nas maos o ano passado aquando da minha estadia ai mas resisti... acho que fiz mal pelo teu review... quando vim ca para a ilha a Cristina e o Goucha eram a minha companhia das manhas, depois fui deixando de os ver pois comecei a interessar-me pelos programas da manha da BBC e depois com o Lu a tv so para no CBeebies :) Mas no Natal de 2013 mandei vir o livro de receitas da Tininha e confesso q tem coisas mesmo boas :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Também adoro a CF e adoro que ela tenha vindo de um meio humilde e tenha chegado onde chegou! É de aplaudir mesmo! :)

    Claudia
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  7. O livro é lindo, próprio como tudo o que é dela. É mesmo Cristina! Não te vais desiludir Andreia ;)

    r: Fico mesmo feliz por saber que estão a gostar das mudanças tanto quanto eu!!
    Essa é que é a essência do natal, os nossos, quem nos faz bem. Ainda bem que o teu foi assim, aconchegante <3
    Muito obrigada pelas palavras de força e de apoio em qualquer que seja a decisão que eu tome quanto à minha vida académica, é bom saber que desse lado me entendem :')

    ResponderEliminar
  8. Admiro-a por ter chegado onde chegou. Acho que é uma mulher com muita força e que infelizmente as pessoas (invejosas) intrometem-se demasiado na vida dela.

    ResponderEliminar
  9. Não sou a maior fã dela, mas admiro-a por aquilo que lutou.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  10. Amiga, estamos dizendo adeus ao ano velho e em breve vamos receber o novo. Não poderia deixar de vir aqui agradecer por ser uma seguidora do meu blog, ou dos meus blogs. E independentemente de como decida viver o ano novo, espero que você tenha sempre Jesus no coração.
    Que o amor e a bondade estejam presentes todos os dias desse novo ano, e a sua fé se fortaleça cada vez mais. Que em todos os seus planos você inclua Jesus e a paz e o sucesso e a saúde,sejam constantes na sua vida.
    Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito da Cristina, acho-a muito profissional. Mas Confesso que não é bem o tipo de leitura que aprecio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente, não é uma pessoa que sigo o trabalho e nem sou "fã", mas tenho uma pequena admiração por dedicar-se a fazer mais, por não ser apenas a apresentador.
    Já nem me lembrava que tinha um livro, mas parece um pouco interessante :)

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
  13. Não sou grande fã dela, mas gostei de ler esse livro :). É uma grande história de superação e conquistas :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  14. Ainda não li o livro mas também admiro a superação dela e o modo como ela se dedica as coisas.
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Adoro a Cristina Ferreira. Comecei desde pequena a vê-la no Você na TV e admiro muito o seu trabalho e o facto de ter-se mantido sempre fiel a si e ao seu trabalho em todos os programas que já fez. Quando este livro saiu, achei que ela deu um passo ainda maior. Vi a apresentação do livro na TV e o quão emocionada ficou. Este livro foi escrito com o coração nas mãos. Foi de coração. E pelas citações que mostraste já o coloquei na lista de livros a comprar. Ver uma figura pública tão nua e crua num livro nem sempre nos fascina mas esta, acho que fugiu à regra e é um excelente livro! Adorei a tua resenha como sempre! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  16. Acho a Cristina verdadeiramente genuína. Gosto muito de a ouvir conversar e admiro-a pelo que conquistou aos poucos, sem passar por cima de ninguém. Ofereci esse livro no ano passado à minha mãe, ela já leu e gostou muito, a ver se o leio agora em 2018. Deixaste-me ainda mais curiosa :)

    ResponderEliminar
  17. .

    Andreia, se te "der na telha" e
    tu fores ao meu blog na intenção
    de seguir-me como eu há muito te
    sigo, não te espantes comigo falando
    da mulher. Talvez o assunto não seja
    o meu forte, mas o meu fraco eu te
    garanto que também não é.

    Um beijo, bom ano novo e,
    vai lá!

    silvioafonso


    ç

    ResponderEliminar

Enviar um comentário