Factos sobre o meu Natal

Fotografia tirada em casa dos meus tios

Há tradições natalícias que podem ser comuns a várias famílias. Contudo, todos nós acabamos por festejar esta época de maneiras distintas, até porque os nossos gostos e crenças diferenciam-se. E eu sinto, muito honestamente, que é esta diversidade de celebrações que torna o Natal tão único. E carismático. E acho fascinante descobrir os diversos costumes que a mesma data festiva é capaz de assumir. Apesar de não ter tradições familiares surpreendentes, há memórias que me acompanham para sempre. E coisas que não podem faltar no meu Natal


15 factos do meu Natal:

1. Fui, durante vários anos, o Pai-Natal de serviço. Apesar disso, continuei a escrever-lhe uma carta;

2. Para além do «Sozinho em Casa», era quase obrigatório ver «Harry Potter e a Pedra Filosofal;

3. Adoro Pão-de-Ló. Em oposição, não consigo comer Bolo-Rei (e já tentei mais do que uma vez);

4. Há três tipos de chocolate que não podem faltar: Ferrero Rocher, After Eight e Raffaello;

5. Um dos meus sonhos de miúda era ter uma sala grande, para reunir a família toda;

6. Apesar de ser uma criança autêntica, porque a minha curiosidade para abrir as prendas é sempre gigantesca, adoro esperar pela meia-noite. E fico genuinamente desiludida quando já o querem fazer, por exemplo, às 22h!;

7. Há uma prenda que adorava ter recebido: o carrinho dos gémeos;

8. Gostava de visitar a Vila Natal em Óbidos;

9. Durante muitos anos, invadi a cama dos meus pais na manhã de dia 25 para comer, ao pequeno-almoço, farrapo velho com o meu pai;

10. O Quebra-Nozes é um dos meus contos favoritos;

11. Uma das memórias de Natal mais engraçadas que tenho passei-a com a minha melhor amiga: fomos dar uma volta pelo Porto e, de repente, um grupo de Pais-Natal abordou-nos. A conversa foi breve, mas com muitas gargalhadas e fotografias para recordar mais tarde;

12. É o primeiro Natal com o Goji (o meu gato);

13. Nunca fui à missa do Galo;

14. Incoerências da minha vida: adoro decorações de Natal minimalistas. No entanto, serei sempre fascinada com a casa de um vizinho meu, que não poupa nas decorações exteriores. Fica lindo!

15. Não me recordo o ano, mas sei que eu tinha pedido um computador e a minha avó queria um microondas. E foram exatamente essas prendas que os meus pais compraram para nós. Como não eram embrulhos pequenos, tiveram que ficar escondidos na garagem. E na véspera de Natal, quando íamos a sair para ir para casa dos meus tios, eu e a minha avó, sem desconfiarmos, tínhamos a mesma missão: ir com a outra para o carro, para os meus pais conseguirem levar as prendas para a árvore. O melhor de tudo é que nenhuma de nós percebeu a jogada. E quando chegamos a casa tivemos uma verdadeira surpresa!


O que é que não pode faltar no vosso Natal? Têm alguma tradição particular?

Comentários

  1. Gostei de conhecer um pouquinho mais da blogger.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Não pode faltar o almoço de Natal em família é a altura de rever alguns familiares.
    Uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Adorei a foto e saber mais um pouco de ti e das particularidades do teu Natal! Desejo um FELIZ e abençoado Natal e tudo de bom no 2018 que quase chega! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Bom dia. Gostei da postagem , bem como, de a conhecer., :)

    Hoje:- Pensamentos flutuantes...
    .
    Bjos
    Uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
  5. Adoro :) Tantas boas recordações :) esses também são os meus chocolates preferidos, odeio mon cherie, durante anos também só quis pão de ló :) também adorava ir a Óbidos no Natal e gostei mt de conhecer essa história do farrapo velho :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Bom dia. Li com toda a atenção, gostando sinceramente. Bonitas e abençoadas são as recordações que nos fizeram felizes
    .
    Poema: ---Que seja Natal na tristeza do olhar da criança---
    .
    Que o Amor inunde o seu coração
    FELIZ NATAL
    .

    ResponderEliminar
  7. "Harry Potter e a Pedra Filosofal" apetece sempre, sempre! É mesmo daqueles filmes que aquecem o coração nesta época, se formos à procura de algo mais próximo do natalício (as féria de Natal do Harry em Hogwarts é a minha parte favorita, tanto do livro como do filme!).

    Também não consigo comer bolo rei! Não gosto de frutas cristalizadas. :)

    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  8. R: infelizmente depois só pensamos no que só pode correr mal... é um bocado ingrato nesse aspecto.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  9. Nesta Nação Portuguesa,
    há o rico e há o pobre
    cada um bem à sua maneira
    festeja o Natal como pode!

    Tenha um bom dia Andreia.

    ResponderEliminar
  10. Este ano vou à vila natal pela primeira vez no meu dia de anos, é uma coisa que já quero à imenso tempo :b
    Adorei saber mais sobre ti querida <3

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
  11. Partilho algumas coisas contigo, principalmente o facto de também ter um vizinho que decora a casa ao género americano. É sempre a casa que mais sobressai nesta altura do ano.

    Fico sempre fascinada =)

    Beijinhos, minha querida!

    ResponderEliminar
  12. Gostei de conhecer as tuas tradições (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Se puderes, algum dia, vai a Óbidos, é muito giro!
    Desculpa a ignorância... o que é farrapo velho?

    ResponderEliminar
  14. Temos tradições muito parecidas e também nunca fui à missa do galo!

    -Abby (Simplicity)

    ResponderEliminar
  15. Adorei este teu post, deu para perceber que viveste bons momentos, obrigada por partilhares!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Adorei este post!! Fiquei nostálgica! (Ultimamente tudo e mais alguma coisa mete-me a chorar baba e ranho.) Tive o carro dos gémeos ahahah ainda me lembro muito bem de ir com a minha avó ao Continente e lá pedi-lhe o carrinho (que era um balurdio) e ela comprou igual para a minha prima também! Nunca escrevi uma carta ao pai natal, não consigo comer bolo rei e nunca fui à missa do galo também! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  17. Também não sou fã de bolo rei, já o pão de ló o meu preferido mesmo é aquele húmido ;)

    ResponderEliminar
  18. Gostei tanto deste post. Eu adoro pão-de-ló e bolo-rei gosto da massa mas tiro-lhe tudo que é fruta pelo meio, por isso imagina o trabalho que tenho, acabo por desistir xb
    Só abro as prendas à meia noite, não faz sentido de outra forma. Sou viciada em Ferrero Rocher :p

    ResponderEliminar
  19. OH MEU DEUS, fizeste-me lembrar que tenho de ver o Harry Potter este ano! Já não vejo há pelo menos dois. Gostei tanto desta publicação, só me faz gostar mais de ti <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um Black Opium da Yves Saint Laurent!

    ResponderEliminar
  20. A passar por cá para desejar um ótimo Natal!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  21. Adoro o Natal e conhecer pequenas tradições e memórias de Natal tuas é tão bom. Que bonito. É algo que ficará sempre contigo e isso sim, é mágico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário