A Uma Carta de Distância

Fotografia retirada do site Tremr

«O gosto pela escrita escreve à medida que se escreve», Erasmo de Rotterdam


O meu fascínio pela escrita surgiu automaticamente, uma vez que estabeleci uma relação bastante próxima com as palavras quando aprendi a desenhá-las num caderno. Deste então que escrever à mão é uma prioridade. Mesmo que recorra frequentemente ao computador, a verdade é que regresso sempre às origens. Porque nada substituí a magia de uma folha física em branco e o prazer que é preenchê-la através de um lápis/de uma caneta. No entanto - e ainda que não esteja propriamente relacionado -, nunca tive o hábito de escrever cartas [a não ser ao Pai-Nata]. E de enviá-las, com regularidade, a alguém. O curioso é que, à medida que fui crescendo, passei a interessar-me por este assunto, mas adiei aventurar-me neste procedimento pelos mais variados motivos. Até que me juntei a um grupo que privilegia esta forma de comunicação.

A Melanie Moreira [That Girl] criou um projeto entre bloggers, denominado A Uma Carta de Distância. Como o nome deixa antever, consiste numa troca de cartas. Para tal, depois de se responder a um formulário, todos os meses são selecionados pares diferentes, que podem ou não ser conhecidos. Salvo erro, aderi a esta iniciativa em setembro de 2017. E tem sido um desafio extremamente enriquecedor. É natural existir alguma indecisão sobre o que escrever, sobretudo quando é a primeira vez que o fazemos para aquela pessoa, e um certo receio, porque não temos a certeza de que os temas sejam do seu interesse. Porém, independentemente disso, o mais importante é sermos genuínos. Para que o nosso destinatário nos reveja naquela mensagem, embora nunca tenha falado connosco antes. Em simultâneo, é maravilhoso dar espaço à nossa imaginação. E ver a nossa ideia a ganhar forma. Consequentemente, o próprio ato de ir aos correios adquire um novo significado. 

A minha participação é relativamente recente, mas já tenho um conjunto de correspondência que guardo com muito carinho. É incrível o impacto que as palavras têm na nossa vida. E o quanto o nosso dia pode mudar por recebermos uma surpresa desta natureza na nossa caixa de correio. Gosto sempre de acrescentar uma lembrança às minhas cartas. E adoro apreciar o cuidado que cada uma das pessoas teve na que me enviou. E o melhor de tudo é que, por serem todas tão distintas, nunca sabemos o que vamos ler. Estou completamente rendida. E espero que esta troca se prolongue por muito tempo!


Vocês têm o hábito de enviar cartas? 
Participam em algum projeto semelhante?

Comentários

  1. Sabes a minha resposta a isso :D Estou a adorar o grupo, mas como dizes, as vezes e complicado saber o que escrever a alguém que não conhecemos :P

    ResponderEliminar
  2. Que lindo projeto. Acho lindo, embora não participaria.Não tenho mais paciência pra cartas. Mas é bem bonito.Difícil é a primeira,rs... beijos praianos,chica

    ResponderEliminar
  3. Tal cm a Rita, sabes bem que adoro escrever cartas e este projecto esta a ser inspirador :) escrevo cartas desde miúda e faz mecrao bem :) para além deste projecto aderi ao postcrossing e ao mundo das cartas onde tenho conhecido gente boa do Brasil :)
    Bjinhosss e boa semana, princesa*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Desabituamos-nos de escrever e depois quase nem sabemos escrever à mão. Mas acho interessante... Felicidades.

    Hoje temos para si:-Mermurios em desnorte.
    -
    Bjos
    Votos de uma óptima segunda feira.

    ResponderEliminar
  5. Qual era mais pequena correspondia-me com uma prima que vive aí no Porto, por carta. Ainda guardo todas as cartas que ela me enviou. Era uma felicidade enorme quando o carteiro trazia a carta, entretanto tivemos desentendimentos e deixamos de fazê-lo, para além de que apareceram as redes sociais e o messenger etc.

    Mas é uma magia enorme =)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Olá, as cartas enviadas e recebidas é uma maneira de conservar (muito bem) a correspondência que fica guardada para mais tarde ser recordada, mas, actualmente poucas pessoas em comparação com o mundo da correspondência utiliza cartas, as novas gerações praticamente não se correspondem por carta, a tendência é para acabar, muito que se possa criticar as novas tecnologias, esta são de enorme utilidade para a correspondência, tem rapidez e é mais pratico.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
  7. Este projeto é mesmo interessante.
    Há uns anos atrás quando andava por cá, trocava imensas, mas depois o hábito foi-se perdendo.
    Acho a ideia da escrita à mão e de escrever uma carta simplesmente fantástica, é um procedimento totalmente diferente e quando recebemos pensamos "o que me dirão desta vez?".
    As cartas trazem imenso sentimento, é mesmo bonito :)

    ResponderEliminar
  8. Por acaso não tenho o hábito de, mas deixaste-me com vontade, especialmente porque gosto tanto de escrever à mão princesa. Um grande beijinho por seres sempre tão inspiradora!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!

    ResponderEliminar
  9. Normalmente envio em datas especiais :)
    Adoro escrever e receber cartas! E fico de coração derretido quando recebo uma num envelope escrita à mão! É isso que me fascina ainda mais :)

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia o projeto mas adorei-o. De facto, as cartas normalmente são só cartas de banco e despesas. Parece que perderam o encanto. É ótimo que alguém se tenha lembrado deste projeto tão incrível! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  11. É uma ideia mesmo gira :)
    Eu sou como tu, muitas vezes prefiro escrever com papel e caneta antes de ser no computador!

    r: Ser esquisita é que é bom eheh
    Sim! Ele está com o "fire" todo e só merece o maior sucesso!
    Oh, fico feliz por saber :))

    ResponderEliminar
  12. Fico contente por estares a gostar minha querida!!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  13. Eu escrevo muito no computador (normal :b), mas acabo sempre por escrever também no papel, acho que é outra coisa :D Já conhecia esse projecto, nunca participei mas tenho uma certa curiosidade *-*

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  14. Que projeto tão interessante!
    Sem dúvida que escrever à mão e sobretudo cartas tem uma magia diferente:D

    ResponderEliminar
  15. Já estive nesse "projeto", escrevi e recebi, mas sinceramente, não é o meu forte, o que realmente é mau :(
    Beijinho linda, boa semana <3

    ResponderEliminar
  16. Nunca tive o hábito de enviar cartas.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  17. Eu pouco ou nada escrevo cartas. Eu trocava algumas cartas com pessoas aqui da blogosfera :) acho muito gira essa ideia!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário