As minhas viagens de metro #61

Fotografia retirada do tumblr

«Tenho em mim todos os sonhos do mundo», Fernando Pessoa


A tua voz enrouquecida disse-me, um dia, que somos do tamanho dos nossos sonhos. Assim, sem qualquer explicação, apenas como um sopro tão certeiro como as imprevisibilidades da vida. E, naquele momento, imaginei-me estupidamente alta, porque, em toda a extensão do caminho que percorri até aqui, fui colecionando sonhos, como quem colhe amores-perfeitos do jardim.
 
No meu intimo, muitas vezes inconscientemente, ambicionei realizá-los a todos, plantando sementes, arrancando as ervas daninhas, substituindo as que não brotavam, acrescentando novas. Reguei-as. Tratei-as com amor. E floresci! Cresci a sonhar com as mais pequenas coisas: a primeira troca de olhares, o primeiro beijo, o diploma de curso, o dia do meu casamento, o primeiro livro, o primeiro emprego, o primeiro filho... Aprendi a ser maior do que me julgava. A olhar mais longe. A correr mais rápido. Conheço-te há uma vida inteira. E sei que foste tu, nessa inocência de quem dá sem cobrança, que me permitiste crescer ainda mais. Desenlaçaste o nó das minhas asas. E abriste-me a janela para que eu pudesse voar. 

Há dias em que me sinto a flutuar nas minhas divagações. Porém, a culpa é tua por teres as palavras certas no momento exato. E isso é tão natural em ti. A tua alma é feita de paz. De luz. De um sossego que contagia. E sempre que te ouço, é como se o meu corpo se transportasse para uma realidade paralela, de onde não quero sair. És feito de dúvidas nas tuas certezas e não te escondes das tuas fragilidades. E eu penso, de todas as vezes que te observo, que não existe lugar algum no mundo que seja mais deslumbrante e aconchegante que o interior do teu abraço. E tão leve como uma pena, viajo por esse olhar terno, que me acalma só por estares do outro lado da cama, a olhar para mim.

Se somos do tamanho dos nossos sonhos, tu foste o maior com que sempre sonhei, mesmo quando ainda não tinha descoberto que eras tu que queria do meu lado. Mas tu sabias. E esperaste. Não me apressaste. E quando me deixaste ir, foi quando eu percebi que só me fazia sentido ficar. Sou, agora, tão alta como tu; tão grande como me ensinaste a ser. E tenho a fiel certeza de que passaremos a vida a sonhar. A dois!


M, 05.03.2015

Comentários

  1. Gostei bastante do texto minha amiga e sambem da frase retirada do poema a tabacaria de Fernando Pessoa que se encaixa perfeitamente no texto.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Essa frase é inspiradora, e sem querer parece que descreveste a minha vida :)
    Bjinhosss princesa*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Que texto incrível querida, sonhar é tão bom. Faz-nos bem, dá-nos objetivos :)

    R: 40? que diferença de preços :o

    ResponderEliminar
  4. Sonhar é preciso! Adorei linda, minha escritora preferida :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada! ;)

    Também me sinto estupidamente alta por tantos sonhos que tenho. Sozinha e a dois!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  6. Que bonito, Andreia! Tocou!
    P.S. adoro o novo look do blogue *.*

    ResponderEliminar
  7. Que texto tão bonito! Os sonhos comandam mesmo a vida.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  8. Mas que texto tão lindo, não sabia que escrevias tão bem! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  9. Que lindo !! Adoro adoro adoro o modo como escreves e como me faz sentir tão bem ;)

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre gostei de sonhar, sempre gostei de voar mais alto. É certo que nem tudo corre como queremos, mas pelo menos temos aquele sonho. Faz tão bem ouvir palavras de encorajamento :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE | PASSATEMPO FACEBOOK

    ResponderEliminar
  11. "A tua alma é feita de paz. De luz. De um sossego que contagia" este excerto fez-me lembrar de ti, estava a ler e a pensar "identifica-se mesmo com ela esta frase". Porque ao ler-te trazes-me paz, sossego e até companhia, acredita. É sempre bom vir cá, parece que clico no pause e entro num mundo só teu e ao mesmo tempo só meu.
    Um beijo enorme querida

    ResponderEliminar
  12. Que bom ler este texto, cheio de amor e sentimentos positivos, faz -nos querer sonhar sempre!

    ResponderEliminar
  13. O sonho comanda a vida e é tão bom sonhar! Adorei o texto, querida.

    Beijinhos, Hellen ❤
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. É exatamente isso, meu bem . Sem tirar nem pôr!
    Obrigado, obrigado <3

    Meu Deus, o último parágrafo é um reflexo daquilo que tenho sentido! O sonho comanda a vida, como a Hellen diz, mas são as asas, que nos dão, que nos ajudam a voar. Para longe, em busca desses tais sonhos tão incessantes!

    NEW TIPS POST | OMG!!! TRICKS TO GET THE PERFECT EYEBROWS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que tu percebes a minha alma e sabes bem como a enriquecer e a alimentar.
    Que texto! Que bonito... Fico sempre sem palavras ao ler-te, genuinamente!
    O teu cantinho é tão lindo, sabes? Tão cheio de tudo! De tudo o que realmente importa e nos diferencia na vida.
    Beijinho grande

    Andreia
    Pill Of Words

    ResponderEliminar

Enviar um comentário