Organização & Rotina

Fotografia da minha autoria

«Sua casa é seu refúgio. Evite a bagunça para garantir a sensação de bem-estar»
Avesso do Caos


A minha estreia na blogosfera aconteceu em 2009, quando criei o [agora extinto] Parte do que sou. Nessa altura, não tinha uma rotina específica. Tentava não estar mais que dois dias seguidos sem publicar, mas dependia muito da minha inspiração e da minha predisposição para escrever, até porque o blogue em questão estava muito limitado aos meus textos ficcionais. Quando avancei com As gavetas da minha casa encantada, a organização foi muito semelhante, uma vez que apenas funcionaria como um complemento. Porém, assim que percebi que passaria a ser o meu único espaço, senti necessidade de mudar a minha postura. E preparei algumas mudanças.

Fazer publicações diárias nunca foi um hábito, nem um objetivo. No entanto, este registo foi surgindo com bastante naturalidade. E comecei a perceber que, se queria que resultasse, teria que ter um cuidado extra, até porque implicava conjugar este planeamento com a faculdade e com compromissos pessoais. Apesar disso, acreditava que seria capaz, principalmente se apostasse numa gestão mais consciente, que me permitisse rentabilizar melhor o meu tempo, sem prejudicar as prioridades que tinha estabelecido. Para tal, passei a dar uso a duas ferramentas que, para mim, são essenciais: cadernos e escrita em avanço! Inicialmente, ou escrevia a publicação no próprio dia em que queria que ela saísse ou, então, preparava-a no dia anterior. O problema é que os temas e as ideias nem sempre são intuitivos. Portanto, demorava muito mais a produzir um texto. E o que eu queria era exatamente o oposto. Para colmatar isso, comprei um caderno para planear a semana no blogue e passei a aproveitar o tempo livre para construir as minhas ideias. O melhor de tudo é que este ritmo não assumiu um caráter obrigatório. Continuei [e continuo] a escrever pelo prazer que isso me transmite. Simplesmente, redefini e reestruturei a dinâmica de trabalho.

A organização e a rotina de um blogue dependerão sempre do propósito e da disponibilidade de quem o gere. E cada pessoa desenvolve o método que lhe é mais conveniente. N' As gavetas da minha casa encantada esta questão funciona da seguinte forma:

1. O antes: Tenho sempre um bloco de notas por perto, para registar as ideias que vou tendo. Posteriormente, distribuo-as pelos dias da semana e começo a desenvolvê-las por escrito [como aparece na fotografia]. Neste momento, como tenho três rubricas fixas, o processo criativo é mais célere, porque são três dias que ficam automaticamente preenchidos. Contudo, há sempre flexibilidade para mudar. Uma das vantagens de escrever em avanço é que me permite iniciar uma nova semana com os textos já todos escritos, dando-me margem para pensar em futuras temáticas. Além disso, mesmo que altere por completo a parte escrita, tenho uma base com a qual posso trabalhar, acrescentando ou retirando informações/pormenores que possam ou não ser relevantes. Paralelamente, tenho outra salvaguarda: aquela ideia nunca se irá perder. Se optar por abordar outro assunto, posso aproveitá-la noutra ocasião.

2. O durante: Ao final do dia, abro o meu caderno e copio para o blogger o texto que sairá no dia seguinte. E é também nesta altura que me dedico a escolher a fotografia que o acompanhará [por vezes, é mais demorado selecionar a foto do que escrever o texto]. Findo este processo, pré-visualizo a publicação, releio-a e agendo-a. Algo que nunca tive no Parte do que sou [e no início deste blogue] foi um horário fixo. Contudo, achei que tinha lógica definir um, para existir alguma regularidade. Por isso, salvo raras exceções, há uma publicação nova todos os dias, que poderá ser lida a partir das 9h!

3. O depois: Quando a publicação fica disponível, partilho-a nas minhas redes sociais e em alguns grupos no facebook. Antes e/ou depois do jantar, foco-me nas visitas e nos comentários. Sei sempre qual foi a última publicação que li e comentei, por isso, abro a lista de leitura do blogger e continuo a partir daí. Se a pessoa me tiver deixado algum comentário, aproveito para responder [faz-me mais sentido assim, porque se disponibilizou um pouco do seu tempo para comentar a minha publicação, é justo que eu me desloque até ao seu espaço]. Valorizo imenso esta partilha e o facto de me poder perder nas palavras dos outros. Assim que percebo que fiz todas as minhas visitas diárias, fecho As gavetas. 

Naturalmente, não tenho dias fixos para escrever, mas procuro aproveitar quando estou inspirada. Caso sinta que não está a ser produtivo, tento, pelo menos, delinear o que pretendo abordar naquela publicação. É assim que me entendo. E aprecio genuinamente produzir conteúdo para As gavetas da minha casa encantada, até porque, como já referi várias vezes, aqui só há lugar para temas que tenham significado para mim. Conclusão: passei do oito ao 80. E agora tenho todo um plano de organização e rotina. E vocês?

Comentários

  1. Para tudo é preciso ter organização! e por aí as coisas estão bem organizadas. Sucesso para o blog.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. organização acima de tudo :D
    Eu antes também escrevia num bloco de notas para então depois publicar no blog.. mas como andei meia desligada e agora tenho menos tempo livre, confesso que não tenho feito nada disso. Mas vou anotando no bloco de notas do telemóvel coisas que me vou lembrando para depois escrever. Mas a verdade é que muitas vezes quando vou escrever, parece que já não faz sentido o que eu achava que devia ter para publicar :p mas lá se dá a volta!

    Beijinho querida **

    ResponderEliminar
  3. r: e obrigada pelos comentários <3 e sim, correu bem :)

    ResponderEliminar
  4. E aprece que quanto mais escrevemos mais vontade temos de o fazer :) Gostei da tua organização e rotina, por aqui tenta-se fazer o mesmo por entre as rotinas do pequeno Lu hehe :)
    Continua assim, princesa*
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Maravilhosa a tua postagem. A organização é indispensável para tudo correr bem.

    Hoje:- Degustação em universo sagaz
    -
    Bjos
    Votos de uma feliz Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  6. A organização é muito importante em tudo o que fazemos.

    Eu por exemplo gosto de tirar um dia para ir organizado as publicações do blogue directamente no Wordpress. Comecei por escrever à mão, mas entretanto achei que era mais rápido se o fizesse directamente no blogue.

    Adorei o post. Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  7. Nota-se bem a tua dedicação e organização no teu blogue e isso também faz parte da minha admiração por ele!

    Sim, no meu blogue antigo, o Aguarela, também sentia que não tinha toda essa organização. Mas também penso que isso faz parte do processo de crescer enquanto blogger. É normal :) agora no Bem-Me-Quer tento ser mais regular, mais criativa e abordar mais temas, fazer dia sim dia não, mas nem sempre é possível. Talvez um dia o consiga...

    É que também nem sempre tenho tempo para vir todos os dias ao blogue e há alturas em que estou uns dias ser ver os vossos espaços, até porque ainda não terminei a Licenciatura e tenho outros compromissos extra, como a tuna, por exemplo. Nem sempre consigo ter tudo pronto de maneira a ter um registo diário, pelo menos por enquanto.

    Mas com o decorrer do tempo, logo verei o que me é possível fazer.

    Quanto aos cadernos, sou tal e qual. Tenho de ter sempre papel e caneta, pois nunca se sabe quando surgirá inspiração ;)

    ResponderEliminar
  8. Também tenho de arranjar um bloco de notas. Quantas e quantas vezes me surgem ideias, mas depois, quando me sento ao computador, parece que elas me fogem.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  9. Se não tivermos este tipo de organização, torna-se tudo muito mais difícil. São mais ou menos os passos que cumpro princesa, tal e qual. E felizmente, as publicações diárias também me fluem...

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!

    ResponderEliminar
  10. Gostei de conhecer a tua rotina, temos algumas coisas em comum!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho que ter sempre tudo organizado :)

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho um banco de ideias e escolho as que falarei naquele mês, no mês anterior. No mês passado, selecionei o que falaria este mês, porém sempre vou mudando algumas coisas. Muitas vezes escrevo de madrugada pois não tive oportunidade mais cedo. E com o final do curso, sinto que cada vez mais ando apertada. Já tive um horário fixo só que desde que começou o ano, não o ando a cumprir. Mas vou voltar (pelo menos, quero voltar a ter fixo). Também levo imenso tempo à procura de uma foto! Ahahah é o que custa mais. Adorei o post! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  13. O blog está sempre bem organizado!! Adorei conhecer melhor as tuas técnicas.
    Beijinho!!

    ResponderEliminar
  14. Nada como um blog bem organizado! O meu método, como já tiveste oportunidade de ler, é semelhante ao meu, e de certa forma, não me consigo imaginar a deixar aquilo que para mim já se tornou uma rotina tão satisfatória e produtiva :)

    ResponderEliminar
  15. Bom! para mim, com oraganização ou não, o teu blog virei sempre :), como já te disse :)
    Eu não anoto nada, o que vier na hora vem, costumo é agendar publicações, principalmente nos dias em que estou mais inspirada lol
    O que dizer mais?? só que adoro a maneira como escreves e que gosto de vir ver as tuas gavetas ahahahah
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  16. No inicio não tinha organização nenhuma por isso tornava-se bastante complicado, hoje em dia tenho que andar sempre com o caderno atrás de mim para agendar os dias, apontar as ideias e possivelmente começar a escrever um post. Não é nada fácil conciliar as coisas xD

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  17. Achei muito interessante este post! Não só porque é sempre interessante saber mais sobre o processo de criação por detrás de um blog e por espelhar toda a tua dedicação, mas também porque me dá algumas ideias de coisas que posso fazer para conseguir gerir as minhas publicações e registar as minhas ideias (e que nunca tinha pensado)!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Eu não tenho uma rotina propriamente dita mas tento ser o mais organizada possível se bem que ultimamente tem sido difícil mas estou a tratar de o tornar possível!

    Beijinhos, Hellen ❤
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Obrigado, meu bem :D

    Isto lembra-me tanto eu :D Também rascunho os posts todos num caderno. É incrível :D

    NEW OUTFIT POST | START WITH A DANCE <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  20. É de louvar a tua dedicação a este cantinho, nota-se que é mesmo o teu cantinho, sempre muito bem organizado. Um prazer vir cá sempre e ler tudo que tens para dizer, nem que seja um livro do qual nem sequer tenha ouvido falar.

    Não sou tão organizada como tu, não tenho rubricas com dias certos. Por exemplo, na rubrica dos filmes, como já deste conta, vou publicando quando a ideia surge, quando me lembro de um filme que vi, quando acabo de ver. No entanto, quando tenho uma ideia aponto-a para poder aprofundá-la posteriormente. Com os exames tenho andado um bocadinho mais ausente, mas tenho feito por publicar sempre que posso e até acho que não me tenho saído mal :p
    Lá está, somos todos diferentes, uns com um método, outros com outro. Acima de tudo, é importante sermos genuínos :)

    Mas continua com o excelente trabalho querida Andreia <3

    ResponderEliminar
  21. É de louvar a tua dedicação a este cantinho, nota-se que é mesmo o teu cantinho, sempre muito bem organizado. Um prazer vir cá sempre e ler tudo que tens para dizer, nem que seja um livro do qual nem sequer tenha ouvido falar.

    Não sou tão organizada como tu, não tenho rubricas com dias certos. Por exemplo, na rubrica dos filmes, como já deste conta, vou publicando quando a ideia surge, quando me lembro de um filme que vi, quando acabo de ver. No entanto, quando tenho uma ideia aponto-a para poder aprofundá-la posteriormente. Com os exames tenho andado um bocadinho mais ausente, mas tenho feito por publicar sempre que posso e até acho que não me tenho saído mal :p
    Lá está, somos todos diferentes, uns com um método, outros com outro. Acima de tudo, é importante sermos genuínos :)

    Mas continua com o excelente trabalho querida Andreia <3

    ResponderEliminar
  22. Blog com organização top! Gostei muito de conhecer a "rotina" destas publicações e como as geres!
    Tens razão quando dizes que às vezes demoramos mais tempo na imagem de ilustração ao texto do que propriamente na escrita do mesmo! :b passo horas à procura da imagem ideal Ahahah :')

    Muito sucesso na continuação das novas postagens! Bjinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário