Desapegar & Destralhar

Fotografia pessoal


«Desapego é sossego»


O peso do que nos mantém presos não fica mais leve. Muito pelo contrário. E as falsas raízes, que acreditamos serem genuínas e descomplexas, só nos atrasam. Por isso, a nossa vida tem fases. Tem processos. Tem ritmos. E tem capítulos que precisamos de avançar - ou de parar de escrever. Porque o desapego é poético, mas, caso não venha de dentro, é uma mera folha a esvoaçar sem direção. E eu sinto que estou numa etapa em que tenho que voltar a destralhar: a alma, o armário, o meu sentido.

É uma prática que tenho com regularidade. Apesar de ser muito apegada a certos objetos, peças e pessoas, priorizo bastante a minha paz interior. E há momentos em que é necessário reorganizar e libertar espaço. Portanto, e porque defendo que é crucial, primeiro, desapegar para, depois, destralhar, esforço-me por afugentar da minha bolha de segurança tudo aquilo que já não me move. E começo pelo lado mais fácil: a roupa, os acessórios, os objetos que poderão ser úteis a outro alguém. Assim, deixo sempre o mais delicado para o fim: as pessoas. Porque nem todas têm que permanecer. Nunca me esquecerei do que me trouxeram de maravilhoso, mas, sem as expulsar, abro a janela para que possam voar para outro lugar, se for essa a sua vontade. Porque existem caminhos que já não fazem sentido palmilhar em conjunto. E estou, cada vez mais, confortável nessa certeza. Na transição para 2019, sei que ficaram pontas pendentes. Mas fechei essa porta, visto que não tinha que acontecer. Embora corra o risco de parecer insensível, estou tranquila com este desenrolar das circunstâncias. E, sobretudo, da vida. Certamente, tudo tem uma razão de ser. E eu aprendo a cuidar melhor de mim quando paro de insistir no apego e deixo fluir. Só não fecho o coração.

Abri as gavetas - físicas e internas. E compreendi que está na hora de voltar a destralhar. Pois quero ser leve. Minimal. Sem exagerar no que me é essencial. E sem me comprometer. Porque o compromisso mais importante é o meu bem-estar. E a minha liberdade: sem correntes, sem tralhas, apenas com a bagagem certa.

Comentários

  1. Também andei por aqui a destralhar...mas nem sempre é fácil.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. É tão verdade o aue dizes aqui! E sinto a mesma dificuldade, por vezes. Mas tem de ser para que o nosso bem-estar se mantenha!
    Uma beijoca*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida! É necessário para a nossa sanidade!

      Beijinho grande

      Eliminar
  3. De vez em quando também faço uns desapegos e fico muito mais "leve", aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Tenho feito isso nos últimos tempos e as mudanças teem ajudado muito nisso :) sensação boa de alívio ;) gosto tanto :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, uma sensação de alivio que nos deixa em paz!

      Beijinho grande ♥

      Eliminar
  5. Ainda ontem andei por aqui a tentar destralhar a casa, confesso. Já as gavetas internas.. A coisa é mais dura!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As internas custam sempre mais, porque envolvem uma infinidade de componentes das quais não nos conseguimos desligar

      Eliminar
  6. Adorei, é tão isto " Porque existem caminhos que já não fazem sentido palmilhar em conjunto ", existem amizades que não têm de durar um vida...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns bons anos, defendia que, se era amizade, tinha que durar a vida toda. Mas a verdade é que crescemos e começamos a analisar as coisas de outra perspetiva. E, hoje, também sinto isso, que há amizades que têm um tempo de duração mais curto, mas não significam que não tenham sido amigos

      Eliminar
  7. Não tens que te sentir insensível por "destralhar" as pessoas. Só faz bem. E agora quem aparenta ser insensível sou eu ao dizer isto. Com a minha chegada aos 30's, comecei a pensar até que ponto não deveria dedicar mais tempo a mim e às minhas coisas. E comecei a pensar em tudo à minha volta: roupa, acessórios, livros... e pessoas. Ver até que ponto é que me faziam falta. Ver até que ponto é que, efectivamente, tinham significado e se eu tinha significado para elas (o mais importante, na minha opinião) e, desde que comecei a fazer isso, senti-me mais leve. mais feliz por não ter pessoas tóxicas à minha volta ou pessoas cuja direcção na nossa relação fosse unidireccional - do meu lado para o deles - e não receber algo em troca. Acho que todas as pessoas deviam parar para pensar e destralhar de tempos a tempos.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, só faz bem, até porque não temos que suportar pessoas tóxicas na nossa vida!
      Concordo totalmente contigo. É um exercício complicado, mas necessário para o nosso bem-estar. E deviamos fazer por o implementar mais vezes, se calhar, evitávamos muitas desilusões internas e podiamos aproveitar melhor o nosso tempo: seja connosco, seja com aquilo e aqueles que valem a pena

      Eliminar
  8. Um texto que eu quero guardar e ler muitas vezes em voz alta!!!

    Não preciso de "destralhar" pessoas ou a minha alma.

    Preciso sim, de DESTRALHAR os armários, as estantes, etc..

    Beijinho da amiga de longe, que também quer ser minimal, e acarreta milhões de coisas absurdas e absolutamente desnecessárias 🐦

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, isso enche-me o coração ♥
      Também tenho que me virar para os armários

      Somos duas, então ahahah

      Eliminar
  9. Faz tão bem desapegar do que não nos faz falta. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Olha que é das melhores coisas que fazemos linda,
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Destralhar... Um tema difícil. Mas às vezes tem de ser...

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Há pessoas que não basta abrir a janela e esperar que elas voem. É preciso dar-lhes um biqueiro no rabo. E se não voarem, problema delas. Vão bater com o focinho no lancil do passeio e não voltam a chatear. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de paninhos quentes, por vezes, tem mesmo que ser assim ahahah :p

      Eliminar
  13. Muito bem pois então,
    como assim agindo bem
    sem magoar o seu coração
    nem o de outrem alguém!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre com muito respeito por mim e pelo outro

      Obrigada e igualmente :)

      Eliminar
  14. Confesso que me falta muito essa coisa do destralhar, mas que já estou muito melhor.
    Agora consigo decidir desfazer-me de algo, das pessoas que me fazem mal...
    É algo duro mas que é a única solução para nos sentirmos mesmo mais leves.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles conceitos que são maravilhosos na teoria, mas na prática exigem mais de nós. E nem sempre é fácil alinharmo-nos nesse sentido, mas acho que, com vontade, chegamos lá :)
      Sim, sem dúvida!

      Eliminar
  15. Por vezes é preciso desapegar e destralhar quer na amizade, quer na vida. Faz falta sentirmo-nos mais leves do que nao interessa e ja teve o seu tempo. Gosto de destralhar de vez em quando.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão importante, de facto! Sinto que ganhamos muito mais quando aprendemos a desapegar e, consequentemente, a destralhar

      Beijinho grande*

      Eliminar
  16. E fazes muito bem linda, as tralhas de acessórios, roupas e afins, para mim é facil, as pessoas às vezes é mais complicado, mas mesmo assim esforço-me por isso e largo-as ou elas largam-me a mim. Às vezes até fico aliviada.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, minha querida, não é fácil, mas é necessário :)

      Beijinho grande

      Eliminar
  17. Na minha idade já só estão aqueles que me interessam.
    Poucos, mas bons.
    Teres essa percepção ainda muito jovem, é saudável e vai ser muito útil na tua vida.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre concordei muito com essa expressão: poucos, mas bons. De que adianta termos muitas pessoas à nossa volta se, depois, quando é preciso, a maioria não está?
      Obrigada :)

      Eliminar
  18. Apesar de ser um apalavra intuitiva, destralhar não existe no dicionário :)

    Acumulamos tanta tralha no sentido figurado e no propriamente dito que temos que fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, mas define muito daquilo que necessitamos. E acho que seria uma ajuda tê-la reconhecida (ainda que a utilizemos apesar de tudo)
      Verdade! Precisamos de uma limpeza :)

      Eliminar
  19. Às vezes é difícil desapegar-nos de algo ou deixarmos alguém voar para longe de nós, mas o importante é estares bem contigo mesma. E no caso das pessoas, elas podem sempre voltar se o destino assim quiser.

    Resto de boa semana, Andreia! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um conceito que temos bem presente, mas isso não significa que seja simples colocá-lo em prática. Na maior parte das vezes, não é
      Concordo totalmente! Se tiverem que voltar, a vida acaba por arranjar forma de potenciar esse encontro :)

      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  20. Desapegar em algumas coisas é preciso, para se livrar de coisas pesadas que muitas vezes não faz bem, Andreia bjs.

    ResponderEliminar
  21. Deixar fluir é preciso
    Esquecer é preciso
    Desapegar é preciso
    Toda essa toxidade só faz mal a você!

    nicenessbeauty.com

    ResponderEliminar
  22. Obrigado, meu doce!

    Felizmente já não tenho tanta dificuldade quanto tinha antes... Acredita que, há um ou dois anos, desapegar-me das coisas era algo muito complicado, seja porque tinha uma memória, ou só porque eu queria para mim. A partir do momento em que mudei isso, fiquei mais leve. Muito mesmo!

    NEW #OS5MAIS POST | 5 SUPERMARKET PRODUCTS THAT YOU CAN'T LOSE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, meu bem. E acho que acaba por ser algo natural, porque temos uma perspetiva diferente da vida. Felizmente, vamos crescendo e compreendo melhor certos conceitos :)
      Isso é tão bom!

      Eliminar
  23. Faço das tuas palavras as minhas!
    Mas as “gavetas internas” são as mais difíceis!!
    Eu achava ou melhor crescemos a pensar que uma amizade tem de durar até ao fim da nossa vida, mas vamos crescendo e percebendo que afinal não é bem assim, as coisas mudam, e deixa de fazer sentido, por vezes as pessoas afastam-se ou nós delas sem haver uma zanga, simplesmente acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, essas gavetas custam mais!
      Também sentia o mesmo: se era amizade, tinha que durar uma vida inteira. Mas a verdade é que não é bem assim. E isso não significa que as pessoas não tenham permanecido na vida uma da outra de forma genuína, simplesmente, essa ligação tinha uma duração mais curta

      Eliminar
  24. Ás vezes também faz falta!
    Tenho a certeza que vais conseguir destralhar tudo aquilo que é preciso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há momentos em que se torna fundamental!
      Obrigada, minha querida ♥

      Eliminar
  25. Tão isto, minha querida. É verdade que custa, tanto desapegar, como destralhar, mas é algo muito necessário para que possamos ir em frente, sem termos cordas que nos puxem para trás e nos façam atrasar.
    Não é fácil, mas ao nosso ritmo vamos sabendo fazê-lo e aprendemos a apreciar e a sentirmo-nos, bem, quando estamos mais leves.
    «Porque o compromisso mais importante é o meu bem-estar.» Sempre!
    Força nessa "destralhada" toda <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa mesmo, até porque, no fundo, estamos a deixar ir uma parte de nós. Mas é como referes: é necessário para que possamos seguir em frente.
      Acredito muito nisso. Vamos crescendo e percebendo o que nos é essencial.
      Muito obrigada ♥

      Eliminar
  26. Sou uma acumuladora tanto de tralha como de sentimentos negativos. O que é muito mau, porque se deixar acumular, chega a um ponto que posso explodir...
    É preciso uma pessoa distrair-se e desapegar, mas não é fácil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acaba por te levar ao limite, desgastando-te :/
      É um processo que exige muita paciência e foco

      Eliminar
  27. Não sou nada acumuladora, no que diz respeito a bens materiais. Vai e não vai, dedico algum do meu tempo para destralhar aquilo que não preciso ou já não quero.
    Em relação às pessoas e sentimentos, a coisa já é um pouco diferente. Quando gosto, gosto e custa-me ver livre e de destralhar. Mas quando tem quer ser, tem de ser. Não vale a pena ter uma porta perra que não quer nem abrir nem fechar.

    Não conhecia este blog mas dá para ver que tens o dom da palavra, parabéns! :)
    Nini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um processo que nem sempre é intuitivo, sobretudo, quando há sentimentos envolvidos. Mas, lá está, quando tem que ser, não vale a pena contornar a questão, até porque isso só nos desgastará.

      Muito, muito obrigada *-*

      Eliminar

Enviar um comentário