Festival da Canção 2019

Fotografia da minha autoria


«Canções já foram ouvidas mais de um milhão de vezes»


Fevereiro transporta no seu regaço o doce encanto das canções, porque há um festival transversal a toda a família - e a várias gerações - que não demora a entrar pela nossa caixa mágica. E eu faço questão de o acompanhar com a máxima atenção, uma vez que defendo - de olhos fechados - o talento dos nossos artistas. Isso não significa que seja conquistada por todos os temas. Significa, sim, que acredito que temos todas as características para chegar longe. Porque há quem cuide da música portuguesa com todo o amor.

As semifinais do Festival da Canção 2019 acontecem nos dias 16 e 23 deste mês. E as 16 músicas a concurso já foram disponibilizadas no canal oficial de youtube do Festival, apresentando opções muito distintas e identitárias. Quando tomei conhecimento desta novidade, não perdi a oportunidade de as escutar. Naturalmente, tenho algumas considerações sobre as mesmas. E houve algumas que me deixaram bastante entusiasmada, sobretudo, por saber que Pedro Pode, Miguel Guedes, Filipe Keil e D'Alva figuravam na lista de compositores [sendo que o Filipe acumulará a função de interprete]. No final da última semana, aconteceu uma permuta: Marlon, que interpretaria O Jantar, por motivos de força maior, teve que desistir da sua participação. Assim, será João Couto a representar o tema de Pedro Pode. Pessoalmente, ainda que adore o vocalista d' Os Azeitonas, sinto que a versão do João torna a música muito mais incrível. Por isso, com todo o respeito que tenho por ambos, foi uma troca feliz e assertiva.

À medida que fui descobrindo as canções, percebi que há um grupo, para mim, com bastante potencial. E ficaria orgulhosa se qualquer uma que o compõe nos representasse. Apesar de o meu coração se identificar mais com a primeira semifinal, atendendo que tenho mais favoritas nesse lote, verei a segunda com a mesma energia, até porque há sempre espaço para surpresas. Contas feitas, tenho quatro prediletas.





Logo de seguida, para ser totalmente sincera, não desgostei de Lava [Dan Riverman] e de Mar Doce [Mariana Bragada]. Porém, foram as anteriores quatro que me arrebataram.

Têm preferências?

Comentários

  1. Já ouvi algumas das canções e não gostei, mas gostos são gostos e espero que façamos boa figura, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro, nem sempre nos identificamos com o que ouvimos. Acredito que podemos fazer :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. Hehe nem de proposito, ontem estive a ouvir a musicas candidatas e ja escolhi a minha preferida, em breve no blog ;)
    Nem acredito que ja passou um ano... e o festival da cancao esta de volta...
    Beijinhos e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou estar atenta! Fiquei bastante curiosa com a tua escolha :D
      Dei por mim a pensar no mesmo quando vi a referência à edição deste ano. Parece que a anterior foi há meia dúzia de semanas

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  3. Confesso que o festival me tem passado um pouco ao lado...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. bacana saber sobre o festival e conhecer esses artistas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  5. Ainda não sei quem vou apoiar este ano, mas estou desejosa de ver as semi-finais confesso! Quero muito ver a actuação do Conan, já que polémica em torno dele, não tem faltado!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou muito curiosa com as prestações, até porque faz toda a diferença ouvir as músicas nas semifinais.
      Pois é :o

      Eliminar
  6. Que lindo... aqui no Brasil costumávamos ter estes festivais da canção, mas acho que devido à baixa qualidade dos nossos cantores atuais, nem vale mais a pena fazê-los.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que pena! O Brasil tem artistas fantásticos e acredito que devam existir muitos talentos escondidos

      Eliminar
  7. Não sabia que era para já! Que venha daí :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me surpreendi quando vi o anuncio à edição deste ano, achei que não era tão cedo :o

      Eliminar
  8. great post!

    Would you like to follow each other? If the answer is yes, please follow me on my blog & I'll follow you back.

    http://www.okcheori.com

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto bastante da dos Calema e do João Couto.

    r: obrigada pela força linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que a dos Calema não me prendeu muito

      Nada que agradecer!

      Eliminar
  10. Confesso que não estou ligada dentro das novidades, mas algumas já ouvi e gostei
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Não tenho acompanhado, mas já ouvi a do Conan e gosto muito. Também sei que já há imensas críticas, mas é disto que precisamos, de alguém que lute e marque pela diferença :) Acho que tem uma mensagem poderosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a música tem sido alvo de imensas críticas, mas tenho-me abstraído de todo o "ruído", digamos assim, porque acho que é um tema original e com uma mensagem bastante pertinente

      Eliminar
  12. Apostava na música da Ana Cláudia e na do João Couto, foram as que mais gostei.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  13. Não sabia que era já, mas obrigada pelo aviso! Tenho que ver! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que ainda há poucos dias foi a edição anterior :o
      Nada que agradecer!

      Eliminar
  14. Hello :)
    Acho que depois do Salvador Sobral, todos nós passámos a dar mais atenção ao Festival da Canção.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, já acompanhava, mas também sinto o mesmo. Acho que ele conseguiu unir-nos mais a este Festival :)

      Eliminar
  15. Que seja um evento brilhante e que agrade os espetadores
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Não sabia que lançavam as músicas previamente! Vou averiguar!

    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me recordo se o fazem há muito tempo, mas têm disponibilizado :)

      Eliminar
  17. Não sigo há anos mas cada vez que oiço falar no festival , sinto aquela nostalgia de quando o pais ainda parava para ver o festival.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ser recente, sinto que isso aconteceu quando o Salvador Sobral ganhou. Acho que as pessoas se aproximaram do Festival.

      Eliminar
  18. Cada um com o seu talento. seja homem ou seja mulher, que ganhe o melhor ou a melhor!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  19. Olá Andreia
    Quando era pequena parava tudo cá em casa para ver o festival, mas já alguns - muitos - anos que não ligamos. Mas gostámos de ver o Salvador.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A atuação do Salvador foi qualquer coisa de extraordinária! Ainda não tenho palavras *-*

      Eliminar
  20. Tenho que as ouvir. Não as conhecia :))

    O nosso amigo Gil António, diz :- Nuvens que me lembram os beijos teus.

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pela partilha.
    Pessoalmente só gostei da Musica do Jantar.
    As outras não me cativaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E gostaste de uma excelente música, ainda que eu seja suspeita :D

      Eliminar
  22. Bem,. nem sabia que já tinha começado, ando a leste porque também não aprecio. Mas que lá vá uma boa canção :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que há algumas bastante interessantes :D
      Beijinhos, minha querida

      Eliminar
  23. Não tenho seguido o festival, além de adorar a música do Salvador.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. O Conan ali a representar ahaha Sem duvida irreverente!
    Ps: Já não passava aqui há algum tempo por falta de disponibilidade, adorei o header novo!
    beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, tem um toque irreverente e acho que o tema tem uma mensagem muito pertinente!
      Muito obrigada :)

      Eliminar
  25. Aiii *.* nem sabes o quão privilegiado me sinto a ouvir isso!
    Obrigado, meu bem. Obrigado mesmo!

    Estou super curioso por saber quem é que vai :o Ando meio perplexo com todo o sururu em volta do Conan :o

    NEW REVIEW POST | KIEHL’S: THE BEST SUNSCREEN EVER!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu mereces, meu anjo ♥

      As críticas e os comentários sobre a música do Conan não param!

      Eliminar
  26. confesso que ainda não ouvi nada sobre o festival da canção! mas tenho de tratar disso!

    ResponderEliminar
  27. Das 4 músicas postadas aí, gostei mais dessa do Conan e a do Filipe. A do Conan me pareceu mais diferente, sonoramente, e pela letra também, o que me faz achar mais interessante, algo que não seja apenas mais do mesmo, que "quebre estruturas" e faça pensar. Imagino a quantidade de bons artistas contemporâneos aí em Portugal, como também há muitos aqui no Brasil, gente muito talentosa, e só não sabe disso quem se limita a ouvir o que toca em programas popularescos apenas, pois a quantidade de ótimos artistas é imensa, inclusive eu poderia te fazer aqui agora uma grande lista deles. Dia desses estava ouvindo bastante o primeiro álbum da Tulipa Ruiz, conheces essa cantora e compositora brasileira? Talvez gostes, além de uma grande voz, compõe bem. Procure, se quiseres, pela música "Efêmera", ou, se quiseres algo mais intenso, a música intitulada "Víbora", por exemplo. Acho que vais gostar de "Efêmera" (Tulipa Ruiz), tem uma suavidade que penso talvez combinar um pouco com o que sinto da tua personalidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, a do Conan é mesmo diferente. Tem um registo original e acho que a mensagem é extraordinária!
      Sou suspeita, porque adoro música portuguesa e defendo que em Portugal há imenso talento, mas a verdade é que existe. Muitas vezes, só precisa de haver uma maior aposta.
      Pelo nome, acho que nunca ouvi, mas agradeço a indicação. Vou ouvir :)

      Eliminar
  28. Nos últimos tempos não tenho acompanhado o festival, mas em miúda adorava!! Bjs

    ResponderEliminar
  29. Só tive conhecimento das músicas agora com a tua publicação :) Vou agora ouvir!!

    ResponderEliminar
  30. Também faz parte, nem sempre nos identificamos.
    A minha perceção é diferente, porque, apesar de não ter gostado da maioria, estas quatro (principalmente) cativaram-me. E sinto que têm muito potencial :)

    ResponderEliminar
  31. Sou honesta e não costumo andar muito atenta a estes assuntos! Obrigada pela partilha, minha querida*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário