És Minha | Os Aurora

Fotografia da minha autoria


«Aquilo que fazes não é o que sentes»


Os Aurora estão de volta! Para ser honesta, nunca saíram da minha vida, porque o Grita continua a ser uma escolha diária. Mas houve uma pausa - sempre necessária - para a criação de novos temas. E este interregno reacendeu as saudades, mesmo que procurasse diminuí-las, ao escutar as canções disponíveis que tanto me inspiram. De coração em alvoroço, a novidade fez-se chegar. E com uma sonoridade renovada.

Sinto que as expectativas, por muito que nos tentemos resguardar, assumem proporções elevadas, ainda para mais quando já existe uma bagagem. E d' Os Aurora eu espero sempre o melhor. Porque lhes conheço o talento e porque reconheço a perseverança que os caracteriza. Vi-os crescer dentro de um programa televisivo e a afirmarem-se para lá dele. E, por mais que me repita, tem sido uma viagem fabulosa. Portanto, assim que anunciaram o lançamento de uma nova música, não escondi o entusiasmo de a querer escutar na integra. E de perceber o rumo depois do primeiro álbum de originais. Tenho que ser sincera: atendendo aos excertos partilhados, não pensei que fosse gostar tanto, porque é completamente diferente do registo habitual. E não houve uma identificação automática. No entanto, voltei a surpreender-me.

A identidade de um artista, como mencionei aqui, pode estar em constante construção. E não sinto, de todo, que deva manter-se fixa a um estilo único, sobretudo, se a vontade passar por explorar novas vertentes. E, a partir do momento em que o compromisso não se quebra, o reconhecimento acaba por ser natural. Além disso, é esta experimentação que permite delinear o caminho e perceber o que resulta, o que faz sentido, o que é para manter e o que fica para segundo plano. E agrada-me esta irreverência; agrada-me perceber que Os Aurora não têm medo de arriscar e de reinventar o seu percurso, embora isso possa significar um desvio do trilho familiar, porque a essência é preservada com o mesmo cuidado. Seja qual for a linha melódica e a sua expressão, sei que permanecerão fiéis aos valores que partilham entre os quatro: respeito - pela música, por eles e pelo público que já conquistaram -, verdade, um amor infinito e uma crença transparente no trabalho que produzem. E isso faz toda a diferença. Porque um artista que acredita na sua obra, e que a defende para além do risco, inspira. E convida-nos a reinterpretar a sua arte.

Nesta nova fase da banda, ouvimos uma És Minha arrojada. Direta. Crua. Com uma letra despojada de rodeios e com um ritmo que tem tanto de sensual, como de romântico e intenso. É, então, um tema que nos envolve na sua dança de significados plurais e desconcertantes. Com um cariz maturo e provocatório, e partindo de uma experiência pessoal, não deixa de ser uma canção que expõe a inconstância, a fugacidade de certas ligações, a vulnerabilidade, a conveniência, o amor e o constante regresso a alguém. Neste caso, assume a forma de uma mulher, mas quantas histórias não conhecemos com estes contornos, independentes do género? A complexidade das relações está bem presente. Assim como a própria incoerência interior. E o não que fica em suspenso, porque há sempre algo mais profundo a cruzar a comunicação e a potenciar uma reaproximação, quase, incontrolável: por orgulho, por desejo, por fraqueza, por sentimentos genuínos. E neste jogo de querer-não querer, existem promessas que se renovam.

A És Minha podia ser um retrato extremo, um cenário hipotético. Porém, tem tanto de real que nos desarma. E eu acho que o impacto da música passa, também, pela análise destas mensagens subliminares. Por isso, rendi-me, genuinamente, à intimidade do trato. À abordagem clara, ainda que se escondam algumas camadas, porque nunca nos revelamos por inteiro. E é desta diferença que Os Aurora são feitos. Este regresso marca uma transição consciente. Reafirma uma postura inteligente. E palmilha um futuro ainda mais promissor. E eu cá estarei para descobrir cada passo, com um orgulho incondicional e com a certeza de que, por serem eles, encontrarei sempre um elo que nos mantém no mesmo compasso - redobrando a minha admiração.

Comentários

  1. Respostas
    1. Nem sempre nos identificamos com determinados artistas, faz parte :)

      Eliminar
  2. É gratificante quando a nossa banda preferida lança um trabalho novo :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, o regresso é sempre bom, alguns musicas deles são boas, outras nem por isso, os gostos são relativos.
    AG

    ResponderEliminar
  4. Se eles cantassem como tu escreves, eram fabulosos.
    Assim, são simplesmente tediosos.
    Não mordem como um Pedro Abrunhosa.
    Até o vídeo é tão piroso que o "grito" que ouviste, era meu 🐦

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha qualidade de admiradora do seu trabalho, é claro que discordo e defendo que são fabulosos. Mas, tal como disse no comentário anterior, são gostos. E nem todos os artistas nos tocam da mesma maneira :)
      Sinto que não é muito justa essa comparação, até porque são estilos musicais diferentes. Já para não falar que o Pedro Abrunhosa, que eu adoro, tem muitos mais anos disto

      Eliminar
  5. Confesso que não acompanho muito a carreira dela
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Olá:- Confesso não conhecer a música desse grupo.
    .
    Cumprimentos poéticos

    *** Caminhar de mãos dadas, contigo ***

    ResponderEliminar
  7. Tenho que ser sincera e dizer que não conhecia mas por isso mesmo é que adoro seguir-te, mostras-me sempre cenas fora da minha "caixa" :D


    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por ler isso, ainda bem que possibilito essa experiência :)

      Eliminar
  8. Adorei a música é fantástica e fica logo no ouvido. Os Aurora têm evoluído imenso.

    Beijinho grande e obrigada pela partilha musical :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente contigo, minha querida! E é maravilhoso vê-los a crescer *-*

      Eu é que agradeço <3

      Eliminar
  9. A música é giríssima mesmo! Obrigada pela partilha coração!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi falar, mas não os conheço :)

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Gostei bastante da música é muito gira :3

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  12. Quem ouve a música que se gosta,
    com os ouvidos sente-a no coração
    Andreia gosta de ouvir os Aurora
    tem bom gosto e sentida admiração!

    Boa noite, bons sonhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria melhor, é mesmo isso, sente-se no coração :)

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  13. Não conhecia, mas adorei a música! Obrigada pela partilha minha querida!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia, de todo.
    Fiquei entusiasmada com o que escreveste acerca deles, mas depois de os ouvir, não são a minha praia.
    O que significa que apenas temos gostos diferentes.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, faz parte, não nos identificamos todos com os mesmos artistas :)
      Beijinho grande

      Eliminar
  15. Não acompanho muito a carreira nem ouço, mas fui ouvir "És minha". Não me convenceu, mas é sempre bom ter uma Andreia mega atenta a trazer-nos coisas novas :p

    ResponderEliminar
  16. Esta música foi um caso estranho para mim, a primeira vez que ouvi confesso que não gostei muito, senti-me um pouco desiludida, mas depois de ouvir mais entrou-me completamente na cabeça e agora é das minhas preferidas.
    A nível de composição, diria que é mesmo das melhores deles. Muito comercial, mas ao mesmo tempo transmite mistério, sedução, sensualidade, poder, tudo o que a letra pedia.
    O caminho deles tem sido bem sucedido, mas ao mesmo tempo tenho pena que eles ainda não tenham realmente a visibilidade e o sucesso que merecem. Se eles basicamente sozinhos conseguiram pôr um tema nas principais rádios e um álbum no top nacional, com uma grande editora por trás facilmente explodiam, eles têm tudo: talento, paixão, trabalho, inteligência, originalidade, carisma e beleza física também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha primeira reação também foi parecida, porque é uma música completamente diferente do estilo que têm apresentado. E, num primeiro momento, questionei-me o quanto existia d' Os Aurora ali. Mas rapidamente desconstruí essa imagem e a verdade é que fica no ouvido.
      Além disso, acho fantástico este experimentar de novos registos, porque estão na fase perfeita para isso. Têm crescido tanto, que é impossível não nos inspirarmos.
      Mereciam muito mais reconhecimento, sem qualquer dúvida!

      Eliminar

Enviar um comentário