Moleskine | O Melhor de Fevereiro
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A vida é feita de momentos colecionáveis»
Fevereiro. Mês do amor, do aniversário do meu pai, de reencontros, de matar saudades, de realizar sonhos e de regressos. O segundo capítulo do ano trouxe-me, também, uma valente constipação. E mais determinação. No entanto, de um modo geral, foi bastante tranquilo. E representou alguns lançamentos artísticos/culturais que me encheram o lado esquerdo do peito. Não sei o que o futuro me reserva, mas fevereiro ocupa já um espaço especial na minha história.
Aniversário do meu pai: O homem mais importante da minha vida celebrou a chegada aos 55 anos. E esta data foi marcada por mais um passeio pelos recantos de Portugal. Dizem que a família não se escolhe, mas, se tivesse essa oportunidade, não o trocaria por nada. É um dos meus maiores exemplos. E se eu for metade do ser humano extraordinário que ele é, então, estou num ótimo caminho.
Pôr do Sol: Quando regressávamos de Ponte de Lima, fomos brindados por um pôr do sol maravilhoso. Fiquei completamente encantada. E nem me lembrei de registar o momento - o que foi uma pena. Ainda assim, aquele pedaço de céu não mais me sairá da memória.
Mishlawi | Hard Club: Foi, sem qualquer dúvida, um dos pontos altos do meu mês, até porque ambicionava esta oportunidade há bastante tempo. O concerto foi muito mais do que aquilo que imaginei e, ainda hoje, continuo sem palavras para o descrever com total justiça. Porque ele proporcionou um espetáculo ao mais alto nível - não estivesse esgotado, e teria marcado presença na segunda data, no Porto.
Golo de Óliver Torres: Tenho um carinho enorme pelo Óliver e torço sempre para que nunca lhe faltem oportunidades e para que os jogos lhe corram pelo melhor, porque ele tem imenso potencial e merece muito mais reconhecimento. Esta conquista pessoal, frente ao Tondela, foi justíssima. Que concretização. Que golaço!
Guerra: E se fosse aqui? // Janne Teller: É um livro pequeno [em páginas], que cabe na palma da mão. Porém, é impressionante e chocante o mundo presente no seu interior. Porque nos alerta para uma realidade que não está assim tão distante. Além de nos levar a repensar a nossa humanidade [Uma Dúzia de Livros // Fevereiro].
O Amor é Fodido // Miguel Esteves Cardoso: O amor é mágico. Mas também é complexo. E, por mais que escrevamos ou conversemos sobre ele, nunca saberemos tudo. Porque há compartimentos secretos, que só descobrimos no momento oportuno ou que se mantêm ocultos para sempre [The Bibliophile Club // Fevereiro].
Crónica de Uma Morte Anunciada // Gabriel García Márquez: Esta obra tem uma dinâmica peculiar, que nos poderia quebrar o mistério. No entanto, sinto, acontece precisamente o oposto, porque a mestria do autor envolve-nos na narrativa com o mesmo entusiasmo. Além disso, estamos perante um crime de honra e é interessante compreender como é que tudo se processa.
Ulisses // Maria Alberta Menéres: A fama deste marinheiro correu mundo. E neste livro acompanharemos a sua cruzada, numa infinidade de aventuras que colocarão à prova a sua resistência, a sua integridade e a sua ambição de regressar a casa.
Patagónia Express // Luis Sepúlveda: Não estava nos meus planos lê-lo tão cedo, mas não resisti. E que viagem transformadora esta! O caráter proximal da escrita comove. E deixou-me com vontade de fazer a mochila e partir à descoberta.
Bird Box: Tenho adiado a publicação acerca deste filme, uma vez que ainda não consegui assimilar o seu impacto. Passei toda a ação de coração suspenso, porque é intensa, desconcertante e surreal. Além do mais, há uma transversalidade tão evidente com a cegueira dos dias de hoje - e com as tentações que surgem no nosso caminho -, que é impossível ficarmos indiferentes. E o final? Extraordinário. A mensagem é mesmo poderosa. Que filme!
O Pacto Cinderela: Estive a revê-lo, recentemente, na Fox Life, porque adorei o argumento. Este filme conta-nos a história de três amigas com excesso de peso, que decidem melhorar as suas vidas. Mas este enredo não se limita ao fator peso, pois explora questões relacionadas com a autoestima, com a maneira como nos negligenciamos e como permitimos que algo nos defina. Em simultâneo, acompanhamos a angustia de Nola Devlin [uma das três amigas], que construiu uma personagem fictícia, completamente oposta a si, para ser levada a sério enquanto colunista, já que perdia oportunidades por causa da sua imagem. O problema é quando percebe que a sua mentira está perto de ser desmascarada.
Como Defender Um Assassino: A quinta temporada regressa hoje, ao AXN. E esta foi uma das novidades que mais me deixou em êxtase. Mal posso esperar pelo primeiro episódio!
O mundo por olhos tom de castanha #45: Saímos de casa com um destino em mente, mas os acasos redobram o encanto da [re]descoberta. E, pelo menos, 20 anos depois, regressamos a Monção. E ainda tivemos tempo para uma passagem relâmpago por Ponte de Lima.
Desapegar & Destralhar: O peso do que nos mantém presos não fica mais leve. Muito pelo contrário. E as falsas raízes, que acreditamos serem genuínas e descomplexas, só nos atrasam. Por isso, a nossa vida tem fases. Tem processos. Tem ritmos. E tem capítulos que precisamos de avançar - ou de parar de escrever. Porque o desapego é poético, mas, caso não venha de dentro, é uma mera folha a esvoaçar sem direção. E eu sinto que estou numa etapa em que tenho que voltar a destralhar: a alma, o armário, o meu sentido.
És Minha | Os Aurora: Nesta nova fase da banda, ouvimos um tema arrojado. Direto. Cru. Com uma letra despojada de rodeios e com um ritmo que tem tanto de sensual, como de romântico e intenso. Tenho que ser sincera, não pensei que fosse gostar tanto, porque tem um registo completamente diferente do habitual, mas voltei a surpreender-me.
Roteiro de Alma: És tu que me procuras sempre: quando saltas para a cama e te aconchegas no meu regaço. Quando sobrepões o teu beijo ao meu medo. Quando me sussurras ao ouvido.
Bairro da Ponte | Stereossauro: Este álbum - que é muito mais que isso - mistura fado com hip-hop e eletrónica, combinando a tradição com a modernidade. Nesta conjugação de mundos, aparentemente, distintos, a qualidade é inegável, bem como a atração destes «corpos musicais».
Cacau Negro Solúvel: Não sou grande apreciadora de leite simples, por isso, gosto de acrescentar chocolate em pó. E, no início do mês, descobri este da Valor com 70% de cacau, que é uma percentagem que me agrada bastante - até porque adoro chocolate negro. Como seria de esperar, tem um sabor mais amargo, que me conquistou de imediato. Já não quero outro!
Bola de Berlim de Alfarroba: O meu lado de pessoa gulosa adora - e não resiste - a bolas de berlim. Mas a minha escolha recai sempre nas mais tradicionais possíveis. No entanto, aventurei-me a experimentar uma de alfarroba e tenho que confessar que gostei bastante.
Boutique: Arriscar em calças sem ser de ganga tem sido uma prioridade. Por isso, adquiri umas Jogger pretas, na Primark, e não podia estar mais satisfeita com o corte e com o seu conforto. Na C&A, adquiri duas camisolas em saldo, que vieram dar um pouco mais de cor à minha roupa de inverno. E não posso deixar de destacar o pormenor dos entrançados, que acho um amor. A nível de acessórios, voltei a usar brincos e estes packs da Primark têm sido os meus aliados - comprei em dourado e em prateado -, porque são ótimos para usar diariamente.
A ti, que te lamentas // Margherita: A Ana Rita tocou no ponto chave, na medida em que nos leva a refletir sobre o modo como encaramos a vida. Além disso, inspira-nos a sermos mais gratos, ao invés de nos escondermos atrás de tantas queixas. É certo que todos temos fases mais delicadas, mas será que temos mais a lamentar ou a agradecer?
Pés no Chão, Cabeça nas Nuvens // Mami Pereira: Esta foi uma das entrevistas mais inspiradoras que tive a oportunidade de ler, pela sua visão bonita, pela poesia nas palavras... Por tudo. Que energia boa!
Megafone | Podia ter sido eu na mala daquele carro: As coisas não acontecem só aos outros. O perigo, muitas vezes, está dentro de casa e nem fazemos ideia - ou fazemos e sofremos na pele. O testemunho do Nelson Nunes revolta, por tudo o que passou e por partir da sua experiência para abordar um caso que não teve um final feliz. E as suas palavras de alerta são de máxima importância. «Precisamos de uma Justiça que proteja as vítimas». E com urgência!
A playlist de fevereiro é bem mais extensa. Traz novidades, mas também temas mais antigos, pelos quais me apaixonei ou redescobri. Há nomes repetidos. E uma variedade de estilos que me caracterizam, porque ouço um pouco de tudo. A acrescentar às canções soltas, esta jukebox foi invadida por álbuns extraordinários.
Faixas: Tiago Nacarato foi o primeiro a chegar a esta playlist, trazendo Eu Não, Tempo e Sorria. Depois senti necessidade de adicionar Fallen, de Gert Taberner, e Birthplace, de Novo Amor. Pedro Gonçalves conquistou-me com Beija-me e Tempo e Nuno Ribeiro encantou-me com Longe. Com o Festival da Canção em destaque, houve quatro temas que não me passaram despercebidos: Inércia [Ana Cláudia], O Jantar [João Couto], Hoje [Filipe Keil] e Telemóveis [Conan Osíris]. Khalid brindou-nos com Talk. O Murta estreou-se com a música Porquê, April Ivy lançou Tell Me Baby e os Capitão Fausto regressaram com Amor, a Nossa Vida. Come Alive [Years & Years ft Jess Glynne], Trem-Bala [Ana Vilela e David Carreira], Pega em Mim [Márcia e Salvador Sobral], Só Um Beijo [Luísa e Salvador Sobral], As You Need [Alex Aiono], Amor em Construção [Marco Rodrigues e Marisa Liz] e Suméria [Os Alice] também fizeram o meu mês. Porém, a grande descoberta foi Hex, ocupando a playlist com Canadian Drip, Heartbreaker, Stunna e Gene Kelly.
Álbuns: Solitaire, indiscutivelmente, foi o disco que mais ouvi em fevereiro. E, para mim, será um dos álbuns do ano [Gira-discos | Mishlawi]. Apesar desta supremacia, também tive tempo para, finalmente, descobrir Aurora e o seu fantástico Infections Of A Different Kind - Step 1, para me render a Duro [Xutos & Pontapés] e para me dedicar a Do Avesso [António Zambujo]. Check-In [Valas] e Bairro da Ponte [Stereossauro] foram outras das minhas escolhas.
Mega Hits | Cala-te Boca: O formato deste segmento é fantástico e diverte-me imenso. Manuel Cardoso e José Condessa foram dois dos convidados mais recentes. E se sou admira confessa do primeiro, pelo talento e pela versatilidade, adorei a descontração e a personalidade muito consciente do segundo. Foram dois desafios interessantes.
Brainstorm // Daniel Carapeto: O humorista aventurou-se no podcast. E, apesar de ainda só ter disponibilizado dois episódios, gosto da dinâmica que criou. A duração de cada um deles é longa [ultrapassando uma hora], mas a presença de convidados acaba por fluir o momento e por permitir saltar para outras reflexões. Os temas, particularmente, têm tanto de aleatório, como de cómico e pertinência.
Não Pode Rir! Com Barbixas - O Retorno: Barbixas e Castro Brothers juntos? É certo que a gargalhada está garantida. Que grupos incríveis!
Tudo o Resto com Conguito: Sempre achei graça ao Conguito e foi dos primeiros youtubers que comecei a acompanhar. Além disso, gosto da sua personalidade descontraída, mas igualmente focada. A sua visão do mundo é fascinante. Só espero que o futuro lhe sorria sempre, independentemente da área em que estiver.
Erro Crasso: A quinta temporada estreou na segunda-feira, com Fernando Rocha. E não podia ter começado de forma mais hilariante. É bom ter o Luís Franco-Bastos e o Pedro Teixeira da Mota de volta, porque criaram um projeto original e absolutamente fantástico.
Sou Menino Para Ir: Por falar em projetos originais, Salvador Martinha também regressou para partilhar as experiências mais surreais a que se propõe. Para o primeiro episódio, da segunda temporada, foi Montar a Tenda, mostrando a sua tentativa de aprender a ser escuteiro.
Sermos gratos é, para mim, uma demonstração de amor. Não só próprio, mas também pelos outros. Portanto, é algo que priorizo sempre. Porque gosto deste momento em que agradeço cada traço do meu percurso. Acho que crescemos nesta abertura e neste compromisso. E, este mês, estou grata por...
... ter voltado a assistir a um jogo do meu afilhado.
... ter realizado o sonho de ver Mishlawi ao vivo.
... ter matado saudades da minha afilhada, com quem estive no Hard Club, a vivenciar um momento indescritível.
... estar mais focada e predisposta a iniciar novos projetos.
Adorei as fotos e o que disseste sobre o teu pai, muito mesmo!
ResponderEliminarMuito obrigada, minha querida ♥
EliminarGostei de tudo o que li e aproveito para desejar muitos parabéns ao seu pai.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Agradeço, é muito importante para mim!
EliminarObrigada e igualmente :)
Essa fotografia do por do sol com a Torre dos Clerigos encheu-me a alma e trouxe-me recordacoes tao boas da Rua 31 de Janeiro, em crianca eu dizia que era como estar a subir uma montanha <3
ResponderEliminarAh o golo do Oliver tambem me encheu a alma e fez-me continuar a acreditar na nossa mistica portista <3
Quero muito ler Guerra: e se fosse aqui :) Ah e provar essa bola de berlim de alfarroba :)
Venha Março, o meu mes :)
Beijinhos
https://matildeferreira.co.uk/
Quando olhei para a Torre e vi aquele céu, não resisti. Estava maravilhoso e a foto não lhe faz qualquer justiça *-*
EliminarComo te compreendo, aquela rua dá cabo de nós ahahahah
Para além de ser um golo incrível, já o merecia!
Recomendo ambos, minha querida :D
Venha ele ♥
O teu blogue traz sempre magia! +.+
ResponderEliminarOwww, obrigada *-*
EliminarEste teu post é demasiado extenso.
ResponderEliminarAnda assim, percebi que foi um mês bem interessante.
Andreia, continuação de boa semana.
Beijo.
É verdade, estas publicações de final de mês ficarão sempre grandes
EliminarNão me posso queixar :)
Obrigada e igualmente*
Gosto sempre do que aqui encontro.. tão bom.
ResponderEliminar(e só agora é que me apercebi que o mês acaba hoje.. o tempo voa)..
https://www.sonhamasrealiza.pt/
Enche-me o coração saber isso. Muito obrigada *-*
EliminarVoa mesmo!
Olá Andreia
ResponderEliminarBolas isto foi o mês mais curto😁😂🤣
Fizeste tanta coisa que eu acho que não fiz nada.
Beijinhos
marisasclosetblog.com
Oh, nada disso. Aposto que o teu mês também foi bastante recheado :)
EliminarTenho a mania de me focar nos detalhes, depois dá isto ahah
Beijinhos
Boa tarde,. excelente partilha, parabéns para o jovem seu pai, que conte muitos e muitos anos de felicidade.
ResponderEliminarAG
Muito obrigada :)
EliminarQue bom recordar quão intenso foi o teu Fevereiro que o resto do ano seja assim. Mereces!
ResponderEliminarBeijinho grande, minha querida! :*
Muito obrigada, minha querida ♥
EliminarQue bom que gostaste do Birdbox como eu amor! Eu estou tão entusiasmada com o regresso de HTGAWM! Adorooo!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE
Rendi-me completamente, coração. O filme está genial *-*
EliminarNem me digas nada, estou em pulgas com o regresso. Ainda por cima, dizem que esta temporada está ainda mais intensa
Nossa que mês incrível :)
ResponderEliminarAdoro estes teus posts mensais, super mais desenvolvidos do que os meus :P
Adorei o por do sol :)
Beijinho*
Não me posso queixar, teve muitos momentos felizes *-*
EliminarOh, que querida, muito obrigada! Eu começo a escrever e, depois, não paro ahahah
Nossa que esse teu mês foi cheio de coisas recheadas, parabéns gostei de saber como correu
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post //Intagram
Tem post novos todos os dias
Muito obrigada :) encheu-me o coração!
EliminarSe no mês mais curto do ano fizeste isto tudo, quando houver um mês com 32 dias, tiras uma semana de férias para escrever um post. xD
ResponderEliminarO teu pai é tãããão novo... quando ele nasceu, eu já trabalhava.
Bem, é muito novo do meu ponto de vista. Se calhar, do ponto de vista dele, eu é que sou muito velho... é como a história do copo meio cheio, ou meio vazio. O meu já deita por fora. eheheh
Parece que os meses de 32 dias estão interditos ao nosso país ahahah
EliminarEu escrevo rápido, uma tarde chegava para preparar a publicação :p
Da perspetiva dele, já começa a ficar velhote, mas, para mim, está numa ótima idade :D
um mês incrível , cheio de coisas boas :)
ResponderEliminarFoi mesmo, estou muito grata por isso *-*
EliminarO texto sobre Fevereiro é mais comprido do que o próprio mês.
ResponderEliminarQue o teu Março seja também muito feliz:-*
Ainda assim, o mês continua a ser maior :p
EliminarP.S. Obrigada e igualmente!
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAndreia, estou de acordo sim,
ResponderEliminarque a vida seja feita de tudo isso
do que li no principio antes do fim
nesse texto por você bem escrito!
Boa noite e bons sonhos.
Muito obrigada!
EliminarBoa noite :)
Excelentes fotos! Uma publicação fantástica bem recheada de coisas boas.
ResponderEliminarBjs
Muito obrigada, querida Amélia :)
EliminarMuito bem! Tanta coisa! Nem digo como foi o mês :/
ResponderEliminarEspero que março corra muito melhor!
EliminarPodias ser minha filha, sou pouco mais nova que o teu pai :)
ResponderEliminarExcelente mês, excelente Andreia.
Beijinho
A sério? :)
EliminarFoi mesmo, não me posso queixar!
Que mês maravilhoso que tiveste! Que saudades de ponte de lima!
ResponderEliminarRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Trouxe-me muitos detalhes bonitos *-*
EliminarBelated happy Birthday to your Dad, dad's are always best. Nice post.
ResponderEliminarMy New Post | Instagram | Bloglovin
Thanks, my dear :)
EliminarAiii, estive a escrever sobre o que li em Fevereiro e também mencionei o golo do Óliver! 😂 Sem dúvida, um grande momento do mês!
ResponderEliminarFico tão contente por teres gostado de "Crónica de uma morte anunciada"! É um dos meus livros preferidos da vida! 💙
A Sofia World
Acabei de ler ahahah estávamos em sintonia, adoro! Foi um momento especial, a vários níveis *-*
EliminarO livro está mesmo incrível. Fiquei logo rendida. A forma como desenvolve a história deixa-nos mesmo presos e à espera de compreender cada detalhe do que aconteceu
Foi um mês em cheio! Que março seja ainda melhor :)
ResponderEliminarFoi mesmo, minha linda! Obrigada *-*
EliminarDesejo-te o mesmo
Adorei os teus favoritos Andreia, e desde já, obrigada por me incluíres neles! Ainda para mais, uma das publicações mais importantes para mim! Obrigada meu amor!
ResponderEliminarQue Março seja incrível!
Beijinho, Ana Rita*
BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Muito obrigada, minha querida ♥
EliminarFazia todo o sentido incluí-la, até porque me revi bastante na tua forma de pensar.
Desejo-te o mesmo :)
A isto se chama aproveitar cada momento.
ResponderEliminarBeijinhos.
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com
Tenho sempre esse lema :)
EliminarBeijinho grande
A mim foi Março que me trouxe uma grande constipação -.-
ResponderEliminarEstou tão curiosa com Bird Box, tenho mesmo de ver.
Adorei a publicação, minha querida. E fico contente por teres tido um mês tão positivo e tão quentinho :)
Oh, que chatice :/ as melhores, coração!
EliminarRecomendo, vale imenso a pena
Muito obrigada ♥
Que Março te deixe feliz como Fevereiro! Adoro ver os sorrisos de quem nos escreve!
ResponderEliminarÉ bom ver-te alegre e a desfrutar dos bons momentos!
Um beijinho muito grande, minha querida*
Muito, muito obrigada, minha querida! Enche-me o coração saber isso ♥
Eliminar