Storyteller Dice | O Projeto

Fotografia da minha autoria


«Todo o mundo tem um mundo de histórias bem bonitas para contar»


A arte de contar histórias é maravilhosa e de extrema generosidade. Porque há uma partilha bonita de sensações, de emoções, de contextos. E eu adoro esta dinâmica. Por isso é que é rara a publicação em que parto direta para o tema central, pois gosto de criar uma camada introdutória, que possa aguçar a curiosidade, ao mesmo tempo em que fomento a minha criatividade. E sinto que há objetos que nos auxiliam neste processo: de descoberta, de introspeção, de narrativas plurais.

Em 2017, cruzei-me com um conceito que não conhecia: dados para contar histórias. Após alguma resistência, acabei por adquirir um conjunto, na Flying Tiger, tal como mencionei aqui. Envolvida num compromisso autónomo de escrita, nesse ano, ainda cheguei a publicar seis poemas que surgiram depois de recorrer a este material - Tempestade Interna, Conquistas, Presentes de Ilusão, Luz, Destino Adiado e Às [de copas]. No entanto, comecei a investir noutras temáticas e os dados permaneceram guardados na gaveta, desligando-me das suas potencialidades. Apesar disso, não deixei de acreditar no estímulo inerente a este jogo. E a vontade de relançar os dados reacendeu.

Numa visita recente à mesma loja - onde me perco sempre com a infinidade da oferta -, deparei-me com uma nova embalagem de Storyteller Dices. E não resisti. Além disso, inspirou-me a desenvolver uma iniciativa n' As gavetas da minha casa encantada, para a qual estão todos convidados.

// Em que consiste //
Depois de lançar o[s] dado[s], o grande objetivo é deixar a imaginação voar, com o intuito de se criar «uma história que inclua todas as imagens» que nos calhem em sorte.

// Etapas //
Numa primeira fase, possivelmente, recorrei a um dado de cada vez [no total, existem seis], para desfrutar de um maior número de possibilidades, por um maior espaço de tempo. Posteriormente, adicionarei outros. E, consoante a vontade, poderei alternar entre a quantidade de dados em jogo.

// Como participar //
É neste ponto que pretendo criar algo diferente. Porque, atendendo à[s] imagem[ns] que saia[m], podem contar uma história ficcional ou, então, partilhar uma memória, um sonho, um objetivo que a contemple. E pode ser em prosa, poesia ou, ainda, através de uma fotografia - com respetiva legenda. A forma como o fazem fica à responsabilidade de cada um. O importante é respeitar a regra de base e abrir o livro para partilhar a história que vos fizer mais sentido.

// Quem pode participar //
Todas as pessoa que tenham blogue, instagram, facebook ou qualquer outra plataforma onde desenvolvam conteúdo, para que seja uma partilha em comunidade. Se resolverem participar, identifiquem-me e utilizem a hashtag #storytellerdice_asgavetas, para que eu possa partilhar aqui e nas redes sociais do blogue [facebook e instagram].

// Periodicidade //
Vou tentar que seja uma partilha mensal, mas sem uma data específica, para permitir mais liberdade. Para tal, no último dia de cada mês, enviarei um e-mail com a[s] imagem[ns] correspondente[s]. Como pretendo começar o projeto ainda em março, já lancei o dado. Portanto, o tema principal está escolhido.

// Nota //
Não há qualquer obrigatoriedade. Eu sou a única pessoa responsável por publicar em todas as fases deste projeto, mas quem quiser colaborar pode, naturalmente, optar por fazê-lo na mesma medida ou participar só em determinados meses, dependendo do tema que sair. Uma coisa é certa: serão sempre bem-vindos.

Acredito que somos todos feitos de histórias. E que há espaço para que cada uma delas brilhe. Se se quiserem juntar a mim, enviem-me um e-mail para asgavetasdaminhacasaencantada@hotmail.com. Terei todo o gosto em receber-vos nesta aventura de escrita.

Comentários

  1. A vida é feitas de histórias...
    Boa sorte para o projeto.



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. É muito importante receber esse feedback. Muito obrigada!
      Bom fim de semana

      Eliminar
  3. Adorei a originalidade do projecto, uma lufada de ar fresco!! O meu email já seguiu e já te comecei a seguir no insta!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, de coração, minha querida *-*
      Respondi-te há pouquinho!

      Eliminar
  4. Não fazia ideia de que existiam esse tipo de dados. Costumo ir algumas vezes à Tiger para coisas "práticas", engraçadas e úteis, mas nunca dei de caras com esses dados. Quanto à iniciativa, acho que é uma iniciativa bem engraçada e interessante! ;)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca tinha ouvi falar até os encontrar na Tiger. E, na altura, achei que seria um ótimo investimento para o estágio, porque ajuda imenso os miúdos a desenvolverem a criatividade. Só que, depois, acabei por aproveitar para o blogue ahahah
      Encontramos coisas mesmo engraçadas por lá, perco-me sempre :p
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  5. Estou super entusiasmada e curiosa!
    Tratarei de te enviar o e-mail assim que possível 😘
    Um beijinho, minha querida*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terei todo o gosto em receber-te neste projeto, minha querida! Obrigada ♥

      Eliminar
  6. Vou comprar uns para mim! Acho a ideia tão gira coração, mas tenho algum receio do desafio, confesso :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além destes, existem uns de contos de fadas :)
      Muito obrigada, meu bem! Fico mesmo feliz ♥
      Consigo compreender esse receio, eu próprio o tenho. No entanto, se quiseres, sem qualquer compromisso, podes enviar-me um e-mail e e vou colocando-te a par dos temas. Se te sentires confortável, publicas

      Eliminar
  7. Toda a sorte do mundo para este novo projeto :)
    Acho uma ideia muito interessante de facto ;)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada :)
      És sempre bem-vinda: ao projeto e às gavetas!

      Eliminar
  8. Adorei o projecto e vou participar, Andreia! Vou já mandar e-mail. Mal posso esperar. Estas iniciativas que recorrem à nossa criatividade merecem ser usadas e abusadas na blogosfera :)

    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração ler isso, minha querida. Muito obrigada mesmo *-*
      Sinto que é uma forma bastante saudável de nos desafiarmos, sobretudo, quando procuramos desenvolver conteúdo

      Eliminar
  9. Um amigo virtual, o Ricardo, também escreve histórias com esse tipo de dados.

    A ideia é muitíssimo gira, talvez participe, embora as minhas histórias sejam neuróticas ou policiais.

    Continuação de ótimo fim-de-semana 🌻 desejando-te que continues como és: uma jovem criativa e com um coração puro 💓

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Que máximo!
      Muito obrigada, Ematejoca. Podem, perfeitamente, ser neuróticas e policiais. Logo que incluam a[s] imagem[ns], o registo da história pode ser como cada um quiser :)

      Igualmente!

      Eliminar
  10. Boa tarde Uma publicação muito interessante :))

    Hoje:- Se, os nossos lábios sentissem

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  11. Adorei a ideia do projeto e vou segui-lo atentamente!
    Não conhecia os dados mas fiquei a quere-los para mim também xD Não os usaria para uma escrita ficcional porque não tenho muito jeito para isso, mas gostei mesmo da ideia de escrever memórias ou até falar sobre determinado tema consoante o que saísse nos dados!

    Beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Espero que gostes de acompanhar - e se quiseres fazer parte, serás sempre bem-vinda :)
      Foi, também, por isso que senti necessidade de não restringir ao lado ficcional. Porque as pessoas podem não estar confortáveis a escrever histórias, mas terem memórias que se enquadrem na imagem que sai. Além disso, acho que torna a partilha mais pessoal e única *-*

      Eliminar
  12. Que interessante, ainda não conhecia esse projeto, já quero participar :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
  13. muito bacana conhecer esse projeto, adorei a proposta

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  14. Que projecto interessante, fiquei mesmo curiosa.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida! Se quiseres participar, és muito bem-vinda :)

      Eliminar
  15. Que ideia tão gira! Fiquei mesmo curiosa, venha daí essas publicações!
    Quem sabe também não participo :)

    ResponderEliminar
  16. Oh adorei bastante a tua ideia, acho que todos nós temos sempre historias para contar
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  17. Um projecto muito interessante e espero que tenhas muitas histórias (bonitas) para contar...

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Adorei o conceito do desafio, talvez um destes dias o faça!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  19. Que ideia gira! Neste momento, é-me difícil participar porque não tenho tempo para muito, mas vou andar atenta às publicações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida :)
      Acredito que sim. Nesta fase, o tempo quase que está cronometrado ao segundo. Mas agradeço imenso o cuidado!

      Eliminar
  20. Que desafio incrível! Gosto mesmo da ideia! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia os dados mas vou comprar um para treinar a imaginação das minhas pequenas, adorei o conceito.

    https://www.sonhamasrealiza.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São ótimos para desenvolver a criatividade :)
      Para além destes, existem [ou existiam] uns de contos de fadas

      Eliminar
  22. Como lançar os dados,
    seja boa a iniciativa
    rentáveis resultados
    de produção lucrativa!

    Tenha uma boa noite, bom fim de semana e bom Carnaval Andreia.

    ResponderEliminar
  23. Fiquei entusiasmada e interessada.
    Beijinho
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por isso *-*
      Serás sempre bem-vinda ao projeto

      Eliminar
  24. E ainda bem que és aberta em relação a isso, meu bem :D

    mas que ideia de génioooo :o não conhecia o conceito, mas acho interessantíssimo e vou querer participar, claro :D

    NEW DECOR POST | THE MILLENNIALS HOME DECOR
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre, coração. Acho mesmo que o conhecimento não ocupa lugar, seja ele sobre o que for :)

      Muito, muito obrigada! Terei todo o gosto em receber-te nesta aventura ♥

      Eliminar
  25. Fiquei encantada com o projecto! Vou enviar um e-mail para poder participar também :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é bom receber esse feedback! Fico tão feliz *-*
      Sê bem-vinda ♥

      Eliminar
  26. Não tarda nada recebes um mail meu meu amor, adoro estes desafios que puxam pela nossa criatividade! Obrigada!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Owww, tão bom *-* fico mesmo feliz por ler isso! Eu é que agradeço, de coração cheio

      Eliminar
  27. Já não sei muito bem porquê, nem como conhecia esses dados. Mas os dos contos de fadas também né parecem muito giros. Numa próxima visita a essa loja vou estar atenta.
    Parece-me um jogo interessante para fazer aqui em casa, ou ate num futuro projecto teatral.
    Ficarei atenta, pode ser que um dia destes participe.

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiquei curiosa com esses. E sinto que, numa próxima visita, se ainda existirem, investirei nesses :)
      Sim, acho que criam uma dinâmica bastante interessante, até porque ajuda a trabalhar a criatividade.
      Teria todo o gosto :)

      Eliminar
  28. Quero muito participar! Adoro este tipo de projetos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico de coração cheio por quereres participar, minha querida! Tão bom ❤️

      Eliminar
  29. Maravilhoso este projecto literário, que tanto estimula a criatividade, e o talento para a escrita!
    Desejo o maior sucesso! Beijinhos! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada *-*
      Se, a qualquer momento, quiseres participar, és muito bem-vinda

      Eliminar
  30. A Flying Tiger é mesmo fantástica, às vezes, entro só mesmo para me perder no meio daquelas coisas todas, encontra-se mesmo de tudooo!
    E esta ideia é um mimo, que fantástico. Não prometo participar, porque esta criatividade e o meu tempo não andam de mãos dadas comigo, mas vou estar atenta e fico curiosa para ler mais. Se resolver participar, mando-te e-mail e pronto :)
    Boa sorte querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, tem de tudo. Por vezes, chega a ser surreal ahahah mas adoro perder-me por lá!
      Muito, muito obrigada ♥ à vontade, minha querida. Teria o maior gosto que participasses, mas sem obrigações. Sempre que quiseres, quando quiseres, podes juntar-te ao projeto

      Eliminar
  31. Andreia, boa tarde!!
    Embora eu não seja um bom contista ou cronista, e esteja numa fase de 'dedos frios', gostaria de participar alguma vez desse projeto extraordinário, que reúne tanta gente no desejo de expor sentimentos sob um tema. Eu mandarei o e-mail. Desde já, desejo ampla aceitação, ampla participação muito talento transbordando.
    Um abraço carinhoso
    Ângelo Feinhardt, Fe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho todo o gosto em recebê-lo no projeto! Todos os meses sairá um tema [imagem] novo, mas não há qualquer obrigatoriedade. Sempre que se sentir inspirado, é muito bem-vindo :)
      Fico a aguardar o e-mail!
      Muito obrigada *-*

      Eliminar
  32. Adorei a tua ideia.
    Não conhecia os dados.
    Quando o meu pé sarar vou à Tiger procurar os dados. Parecem-me excelentes estimulantes da criatividade.
    Estou desejosa e curiosa para participar.
    Se não mandar email já hoje, mando mal vá ao computador, mas já ficas a saber que quero participar 😁
    Obrigada
    És mesmo muito querida
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz por saber isso, minha querida ♥
      Estou a adorar os dados. E, salvo erro, também existem uns de contos de fadas. Acho que são um ótimo jogo, quer para crianças, quer para serões com amigos, porque aguça a nossa imaginação.
      Terei todo o gosto em receber-te *-*

      Eliminar

Enviar um comentário