Moleskine | O Melhor de Março
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A vida é feita de momentos colecionáveis»
Março gritou saudade. No mês de aniversário da minha avó materna - que é mais uma estrela no meu céu -, deixei-me invadir por uma onda de melancolia. Mas também sacudi esta possível apatia e revesti o coração de luz. Abri uma nova gaveta e fui bastante acarinhada. Embarquei numa viagem virtual, descobrindo um destino que não estava na minha lista de preferências. Custou-me não ter ido ver Lugar Estranho [Diogo Faro] e Depois do Medo [Bruno Nogueira]. Adquiri bilhetes para dois outros espetáculos. E aproveitei a campanha da Wook, para celebrar o dia da Mulher, e colori a minha estante com novas obras literárias. Num traço sereno, mas com memórias que não esquecerei, este terceiro capítulo recheou a minha vida com novos detalhes inspiradores.
Storyteller Dice | O Projeto: Quando encontrei estes dados para contar histórias, senti logo vontade de criar uma iniciativa que me desafiasse ao nível de escrita e de criatividade; e que pudesse englobar participantes - bloggers ou não. Fiquei mesmo feliz pela aceitação e pelo interesse de algumas pessoas, que se mostraram entusiasmadas para enveredar nesta aventura. O primeiro tema já saiu e as partilhas, tão distintas entre si, encheram-me o coração. Que continuemos a crescer juntos!
Porto nos quartos de final: A permanência na Liga dos Campeões parecia bastante difícil, mas é nas horas de maior pressão que a mística deste clube tem um impacto acrescido, porque há uma força de acreditar diferente. Há uns anos, escrevi que é quando nos julgam adormecidos que nós mostramos a nossa essência. Comprovou-se, Guerreiros!
Regressar ao Jardim das Camélias: Desta vez, com as flores em destaque, num manto de camélias coloridas, distintas e de uma beleza singular. Este local tem um encanto particular, mas não vou desenvolver muito, até porque abril traz novidades.
Jantar com a Gémea: A nossa disponibilidade esteve um pouco desencontrada desde que a minha melhor amiga regressou de missão. No entanto, março foi generoso e proporcionou-nos este reencontro maravilhoso. Foi na troca de um abraço demorado que compreendi o quanto as saudades eram infinitas. E, tal como acontece sempre, imperou a certeza de que nunca estivemos distantes. Sou uma sortuda por a ter na minha vida. Além disso, acredito que é desta que vamos dar asas a um projeto que tem ficado em suspenso.
Orgulho e Preconceito // Jane Austen: Esta narrativa tem uma crítica social clara. Através da ironia e da sátira, expõem-se a ganância, a ociosidade, a conveniência, o jogo de interesses, a hipocrisia. Num plano oposto, partilha também o peso dos sentimentos, a fragilidade humana e o papel da mulher - e os parâmetros a que tem que corresponder [Uma Dúzia de Livros // Março].
O Diário de Anne Frank: No mês que se exalta o género feminino, mergulhei na história de uma menina que não pode tornar-se adulta, uma vez que lhe foi negado esse acesso; uma vez que lhe veteram o direito a uma vida em liberdade [The Bibliophile Club // Março].
Filhos do Abandono // Torey Hayden: Regressei a uma das autoras que mais me inspira. E fiquei a conhecer a história difícil de duas crianças e uma idosa. O trabalho que Torey desenvolve é surpreendente, de máxima importância e desarma-nos. Porque não há filtro na sua partilha. Há, sim, muita verdade. E muito amor por aquilo que faz - e pelas pessoas com quem se cruza, dando-lhes sempre o melhor de si.
O Livro da Tila // Matilde Rosa Araújo: Este tempo primaveril fez-me escolher um livro leve, que me permitisse libertar da intensidade do anterior. Assim, optei por um exemplar que explorei durante a minha licenciatura. Em poesia, existe um mundo por descobrir.
Paula // Isabel Allende: É um testemunho desconcertante, até pela sua base verídica. O poder da escrita e o amor profundo deixaram-me sem palavras para descrever tudo o que senti ao abraçar esta história. Por mais que tente, sei que estou longe de partilhar na integra a dor que a autora sentiu, mas consigo imaginar um pouco desse sufoco, uma vez que perder alguém que nos é tanto nunca pode ser fácil. Apesar de tudo, conseguiu transmitir recordações muito bonitas.
Absentia: A segunda temporada regressou esta semana, mais concretamente, na terça-feira. E o primeiro episódio deixou-me agarrada ao ecrã. Se esta série já era surpreendente, sinto, agora, que ainda não vimos nada. A tensão e o mistério são quase palpáveis. E é impossível não destacar a interpretação genial de Stana Katic, que dá vida a Emily Byrne - personagem principal da ação.
Ruth & Alex: Cruzei-me com este filme por acaso, mas ainda bem que decidi ver, porque tem um argumento encantador, apesar de não estar isento de contratempos, angústias e hesitações. Mudar de casa não é um processo simples, sobretudo, quando há tantas memórias na bagagem, mas revela muito daquilo que somos enquanto seres individuais e enquanto parte de um casal. Ruth e Alex partilham 40 anos de vida em comum. E a sua relação é um dos exemplos mais bonitos do que é o amor.
TBC | As Mulheres da Minha Vida: Sem qualquer desprimor pelos homens da minha fortaleza, porque são um exemplo máximo, a verdade é que cresci - e continuo a crescer - no meio de mulheres excecionais, que me ensinaram a ser sem restrições, a olhar os outros como iguais e a preservar apenas o essencial - em casa e na alma.
Storyteller Dice // O Chapéu: O baú de madeira era a minha parte favorita da casa. Lá dentro havia um mundo inesgotável de faz-de-conta. E, todas as tardes, perdiamo-nos na sua imensidão.
Vou Ali e Venho Já // Tóquio: Parti sem roteiro definido e sem saber bem o que esperar, mas este despojo de expectativas proporcionou-me uma travessia maravilhosa e quase familiar, ao ponto de, inconscientemente, me sentir a chegar à Circunvalação. Deambulei por espaços contrastantes, onde a identidade de Tóquio se divide em inúmeras camadas, possibilitando a descoberta de traços mais delicados, porém, sem perder a sua característica exótica.
#NÃOÉNORMAL: A consciência cívica fez crescer o movimento #NÃOÉNORMAL. Porque esta luta não é [só] do Diogo Faro, nem minha, nem das milhares de mulheres que sofrem sozinhas: é de todos. E mesmo que soe a lugar comum, é juntos que podemos fazer a diferença. Portanto, vamos fazer barulho. Vamos quebrar muros e terminar esta guerra que nos divide. Precisamos de cuidar mais uns dos outros. E isso só será possível quando estivermos em sintonia. Que seja agora.
Gira-discos | Panic! At The Disco: O meu traço saudosista leva-me a embarcar em viagens muito distintas. E é bastante frequente requisitar um bilhete musical que me faça regressar a temas, cantores e bandas que tiveram impacto em grande parte do meu percurso. Um dos grupos que mais marcou a minha adolescência foi Panic! At The Disco. E reencontrei-os com o álbum Pray For The Wicked.
DeGema: Ao Porto não faltam opções gastronómicas. O difícil é escolher. Porém, após algumas hesitações e conversa, o jantar de reencontro com a minha melhor amiga aconteceu no DeGema. Sempre que passo por lá, a fila é extensa. Desta vez, como chegamos relativamente cedo, conseguimos mesa sem dificuldade. O espaço não é grande, mas é agradável e a decoração é bastante original. O atendimento foi irrepreensível e os hambúrgueres que pedimos estavam deliciosos. Optei pelo de salmão - Traz Água no Bico - e não podia ter ficado mais satisfeita. Ficou prometido um regresso.
Spirito: Um bom jantar não pode terminar sem uma sobremesa. Por isso, fomos até à Spirito e não resistimos ao Cheesecake. A montra é sempre apetitosa. E o espaço preserva um aconchego especial.
Bibó Porto: Francesinha é uma das minhas comidas favoritas. E andava há meses para conseguir ir comer uma no Bibó Porto. Para além de serem deliciosas - e, para mim, uma das melhores -, a equipa é extraordinária. A confeção e o sabor da comida são, naturalmente, prioritários, mas de nada adianta essa qualidade se o atendimento for péssimo. Neste restaurante conquistam pontos máximos em tudo. E eu faço por voltar sempre que é possível.
Observador // Luís Franco-Bastos: É sempre gratificante ler entrevistas de artistas que admiramos. E o Luís Franco-Bastos é um dos meus humoristas favoritos, não só no que diz respeito ao lado profissional, mas também no que se relaciona com a sua visão do mundo.
#NÃOÉNORMAL, o movimento que não é meu: Sinto, cada vez mais, que as pessoas, quando querem, arranjam sempre maneira de implicar e de distorcer o propósito dos outros. E isso verificou-me nas críticas em relação à iniciativa que surgiu graças ao Diogo Faro. E eu acho isso lamentável, porque o objetivo nunca foi promover-se, mas, sim, dar mais um passo em direção à mudança. Porque, atualmente, ainda é necessário lutar pela igualdade de género e pela não culpabilização da vítima. Num contraponto, o humorista escreveu um artigo que deve ser lido - e interiorizado.
Storyteller Dices: Inicialmente, adquiri os dados para contar histórias. Mais tarde, regressei à Flying Tiger e não resisti aos dados de contos de fadas. A minha escrita agradece!
Estar Alerta // Com Amor, Cat: A Catarina escreveu uma publicação de máxima relevância, pois apela à nossa empatia e à nossa capacidade de olhar mais para e pelos outros. Porque as doenças mentais não são uma brincadeira, não as podemos desvalorizar.
Sofia and Baby | Sobre essa coisa chamada «expectativa» // Crónicas de Salto Alto: A Sofia é sempre pertinente nas suas reflexões. E nesta publicação passa-nos um testemunho cru e real acerca dos conselhos que os outros nos tentam impor quando somos mães, como se todas as crianças fossem iguais. Não deixem de ler. E de compreender que tudo o que dizemos e fazemos pode influenciar negativamente a quem nos dirigimos. Precisamos mesmo de ser mais conscientes.
A playlist de março ficou bem composta, priorizando a versatilidade de estilos que me define e que me inspira. E se, por um lado, trouxe os mesmos artistas de sempre, é certo que, por outro, proporcionou-me reaproximações. E, à semelhança do que aconteceu em fevereiro, não fica apenas marcado por temas soltos, pois conta, igualmente, com álbuns fantásticos.
Faixas: O primeiro dia do mês brindou-me com o poderoso Meu Deus, de Plutónio, e com o carismático Contigo, que resultou da parceria entre Jimmy P e Carolina Deslandes. A celebrar 20 anos de carreira, os Expensive Soul lançaram Amar é Que é Preciso. ProfJam tem álbum novo e houve duas músicas que me conquistaram, sendo elas À Vontade e Tou Bem [ft Lhast]. NÓS2 [Bispo & Deezy], Preach [John Legend], I'm so tired [Lauv & Troye Sivan] e Wow [Post Malone] também foram uma companhia constante. Khalid, por seu lado, tem desvendado fragmentos de Free Spirit e tanto a My Bad como a Self deixam antever um trabalho fabuloso. Anda Estragar-me Os Planos [Salvador Sobral], Já não sei quem sou [Via & Miguel Araújo], Inverno de 2003 [Ivo Lucas] e Bairro [Wet Bed Gang] são muito diferentes entre si, mas arrebataram-me em igual medida. Isaura surpreendeu com Liga-Desliga [e que bem que soa a cantar em português]. Tiago Braga voltou a superar-se com Dois a Perder. Reencontrei-me com Mario e fiquei encantada com o seu single mais recente, Care For You. Cláudia Pascoal disponibilizou Ter e Não Ter. E concluí esta lista com Perdoa, do duo Anavitória.
Álbuns: Pray For The Wicked, dos incríveis Panic! At The Disco, foi lançado em 2018, mas só entrou na minha vida este mês. Que descoberta! Branko apresentou Nosso e a sonoridade contagiante e dançável não mais me largou. Os Capitão Fausto regressaram com A Invenção do Dia Claro e não duvido que seja um dos discos do ano. Rodrigo Guedes de Carvalho estreou-se na música, enquanto compositor, e encontrou em Isabelinha a voz para as suas histórias. Finalmente é o culminar de «uma viagem adiada», que ganhou vida. Por fim, acabado de chegar, Salvador Sobral apresentou Paris, Lisboa, que integra uma mistura de idiomas e melodias e uma identidade cativante.
Erro Crasso T5 Ep2: Nenhum episódio é igual, mesmo que se possam repetir jogos. O convidado foi Mishlawi e assistimos a uma dinâmica mais intimista e familiar, até porque estavam entre amigos. E essa sensação é percetível. Sendo uma admiradora confessa deste projeto - e do trabalho que os três intervenientes desenvolvem -, este já se tornou um dos meus momentos favoritos do programa. E, claro, tenho que destacar o pleno no Fazer a Ronda e a épica batalha de autotune.
Roda Bota Fora #8: O formato deste espetáculo humorístico é original. E o lado imprevisível aumenta pela presença de um convidado especial. No oitavo episódio, foi Janeiro a subir a palco e, como mencionou Pedro Sousa, foi o detentor da melhor piada sobre bolachas.
Traz Cerveja Ep.23: Diogo Faro e Pedro Durão atualizaram o podcast. O que, por si só, deixou-me extremamente feliz. Porém, para melhorar, trouxeram a Bumba na Fofinha para uma conversa bem descontraída e engraçada, com várias memórias a serem exploradas. Precioso!
É nas alturas em que o nosso coração se sente mais debilitado que a dúvida se apodera do que pensamos. No entanto, sermos gratos ajuda-nos a priorizar e a valorizar tudo aquilo que nos acontece de melhor, além de ser uma fonte inesgotável de motivação. Por isso, neste mês de março, estou grata por...
... ter-me reencontrado com uma das minhas pessoas-luz.
... ter avançado com o Storyteller Dice, não só por ser um projeto que me entusiasma, mas também pelo retorno tão positivo.
... ver uma voz tão ativa na defesa da Igualdade de Género.
O meu mes foi lindo no teu cantinho :)
ResponderEliminarEstou rendida aos storytellers doces ;)
Venha o teu mês ;)
Beijinhos
https://matildeferreira.co.uk
Fico tão feliz *-*
EliminarSão uma verdadeira perdição, até por todas as realidades que nos permitem criar.
Venha ele, estou ansiosa!
Wao, you had great month! very nicely present.
ResponderEliminarMy New Post | Instagram | Bloglovin
Muito, muito obrigada *-*
EliminarQue mês incrível, Andreia! Esta ideia de escreveres e fazeres um resumo do teu mês, em várias categorias é, simplesmente, fantástico!
ResponderEliminarQue Abril te sorria *
Enche-me o coração esse retorno! Muito, muito obrigada, minha querida *-*
Eliminaradorei esse resumao do mes, rolou mesmo muita coisa bacana, adorei rever as comidas deliciosas e as leituras que vc fez
ResponderEliminarwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Foi um mês muito gratificante, sem dúvida! Obrigada :)
EliminarUm mês bem passado e aquela camisola do Porto fica-lhe muito bem minha amiga.
ResponderEliminarUm abraço e bom Domingo.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Concordo, Francisco, fica-me mesmo bem :D ahahah
EliminarObrigada e igualmente!
Estou a ver que Março te surpreendeu com muitos momentos fantásticos, que maravilha, querida!!!
ResponderEliminarFoi um gosto acompanhar-te em mais um mês repleto de publicações e ver-te a crescer no que toca a projetos e afins. Vamos lá para Abril?
Para mim vai ser um mês muito especial, por isso, desejo que o teu também o seja. Boas energias e muito calorzinho (no coração é o essencial) <3
Não me posso mesmo queixar, coração. Março trouxe-me muito aconchego *-*
EliminarOh, tão bom! Fico mesmo feliz por te ter desse lado a acompanhar cada passo. Vamos lá, estou pronta para o receber
Sei que sim, e tu mereces que o seja <3 igualmente!
Pareceu-me um excelente mês para os teus lados ;)
ResponderEliminarNão me posso queixar :)
EliminarParece que foi um mês cheio de coisas boas, adorei rever cada coisa que passou por cá
ResponderEliminarespero que este novo mês seja cheio de coisas boas
Beijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Foi mesmo! Muito obrigada :)
EliminarGosto sempre de ler estas tuas publicações sobre como foi o teu mês. Desconhecia esses dados para contar histórias, mas fiquei com vontade de ir comprar também! 😊
ResponderEliminarOh, que bom, muito obrigada *-*
EliminarSão maravilhosos!
Que mês incrível, aconteceu muitas coisas boas principalmente nas comidas fiquei babando aqui, bjs.
ResponderEliminarhttp://www.lucimarmoreira.com/
Foram momentos muito especiais *-* compreendo ahah
EliminarAdoro as tuas publicações sobre cada mês, é como se o vivêssemos! Que Abril seja um mês muito feliz!
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Esse retorno é precioso! Obrigada, minha querida <3
EliminarEspero que tenhas um abril fantástico
Um mês de Março em cheio. =)
ResponderEliminarBeijinho grande :*
Completamente *-*
EliminarBeijinho grande
Foi um mês memorável, disso não há dúvidas. Gosto da forma positiva como vês a vida e da forma bonita como guardas apenas o que importa. Que prazer é poder ler-te!!
ResponderEliminarEste mês não participei no Storyteller Dice por falta de tempo mas espero conseguir participar no próximo mês :)
Sinto, cada vez mais, que só faz sentido assim. Porque são esses detalhes que nos impulsionam, ainda que cresçamos imenso nas adversidades. Mas a vida já é suficientemente difícil para ficarmos presos ao que não nos acrescenta.
EliminarObrigada, minha querida <3
Fico a torcer para que consigas. Cá te espero em abril *-*
Adorei este teu Março, que te proporcionou tantas coisas boas... e que Abril, seja tão bom, ou melhor ainda!...
ResponderEliminarE adorei ver... que também és uma dragona... como a mim!... :-D
Um beijinho grande! Boa semana!
Ana
Somos pessoas com um excelente gosto futebolístico, adoro :D
EliminarMuito obrigada! Espero que abril te surpreenda pela positiva
Já li um livro da Torey Hayden e adorei contudo, tal como mencionaste os livros da autira não são "fáceis de digerir" devido a todas as emoções que nos proporcionam...
ResponderEliminarObrigada por todo o carinho e pela presença assidua no meu blog (:
Ultimamente o meu tempo tem sido um pouco escasso mas assim que possa, prometo que vou ler todos os posts novos e projetos do teu blog.
P.S.: O último post que saiu leste-o antes de estar acabado, começei a escrever nos rascunhos e agendei-o para o dia errado sem dar por ela.
Peço imensa desculpa.
Um beijinho,
http://arrblogs.blogspot.com/
A escrita dela é fabulosa, mas precisamos de pegar num livro dela com a certeza de que vamos encontrar vidas complexadas, com contornos e acontecimentos de tirar o fôlego. Nunca é uma leitura ligeira - nem mesmo nos seus livros ficcionais -, mas o trabalho que desenvolve é de máxima relevância
EliminarNão tens que agradecer, faço-o com todo o gosto :)
Oh, que querida, muito obrigada!
Tenho que lá voltar, então :D
Acho que já disse contudo, nunca é demais reforçar: ADORO a tua escrita (:
ResponderEliminarhttp://arrblogs.blogspot.com/
Muito, muito obrigada, de coração *-*
EliminarQue abril seja ainda melhor minha linda :)
ResponderEliminarObrigada, minha querida! Desejo-te o mesmo <3
EliminarAi spirito os bons momentos que já passei aí com as minhas amigas. É o nosso spot xD
ResponderEliminarR: Obrigada fofinha!!! Pode ser que ainda lá fique a trabalhar xD
A sério? Que giro :D
EliminarSe for esse o teu desejo, fico deste lado a torcer para que o conquistes. Força!
A vida é feita de momentos,
ResponderEliminarpois eu disso não duvido não
longe chegam os pensamentos
fica-lhe bem o azul do Dragão!
Com esse seu sorriso gentil,
que o futuro não seja em vão
amanhã começa o mês de Abril
a seguir Maio mês do coração!
Boa noite e bons sonhos Andreia.
Também acho que me fica bem o azul :D
EliminarMuito obrigada!
Boa noite, Edumanes
Março não foi um bom mês para mim.
ResponderEliminarFico feliz que o tenha sido para ti.
Adoro o teu Moleskine.
Beijinho grande
Obrigada, minha querida! Espero, de coração, que abril te corra muito melhor
EliminarLamento a morte da tua avó :( tirando essa grande perda, tiveste um mês fantástico :)
ResponderEliminarBeijinho linda.
Em janeiro, fez oito anos que ela partiu. E ainda há momentos em que sinto que só pode ser um pesadelo.
EliminarTive mesmo, minha querida :)
Beijinho grande
Que Abril te continue a sorrir, minha querida *.*
ResponderEliminarObrigada e igualmente, minha linda <3
EliminarVale testar! ;)
ResponderEliminarAdorei ver os seus melhores momentos da vez!
Ótimo domingo!
Beijo! ^^
Fico contente :)
EliminarBoa semana!
Mesmo, meu bem :D
ResponderEliminaropaaa, adoro o facto de o teu blog andar a evoluir tanto... não só a nível de conteúdo mas, de igual modo, a nível gráfico e visual :D Estás num ótimo caminho, meu bem :D Nesta lista ficaria, também, muito bem o segmento do "produto do mês" :D
NEW REVIEW POST | MAC PREP + PRIME: WORTH IT?!
Instagram ∫ Facebook Official Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Fico sem palavras para agradecer, meu anjo! É mesmo gratificante ler esse retorno, ainda para mais, vindo de pessoas que acompanham a minha caminhada há tanto tempo ♥
EliminarTerei essa dica em conta
Um Março em pleno, e parabéns pela iniciativa Storyteller Dices, porque estou a adorar treinar a minha escrita!!
ResponderEliminarOwww, tão bom *-* muito obrigada por quereres fazer parte
EliminarPostagem maravilhosa amei obrigado pela visita.
ResponderEliminarBlog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Muito obrigada :)
Eliminar