TBC | As Mulheres da Minha Vida

Fotografia da minha autoria


«Mulher poderosa incomoda meio mundo, mas fascina o mundo inteiro»


Mulher. Botão de camélia a florescer. Jardim em flor. Com o futuro em ascensão. Não me recordo de, algum dia, ter tido desejo de não ser mulher, por muito que, por vezes, parecesse mais facilitado ser homem - mas, neste contexto social, nunca o será, porque o preconceito não está só no género. Vem de dentro, de um lugar escuro de uma personalidade frágil e sem amor próprio. Porém, mesmo em menina, sempre senti um orgulho visceral - e inexplicável - de ser mulher. Num bem-estar pleno com a minha essência, com a minha feminilidade - nesta vaidade que nunca me retirou o doce traço de consciência e humildade.

Acredito, com todo o meu coração, que lutar pela igualdade passa por reformular a perceção que temos dos nossos semelhantes. Não é correto tratá-los com condescendência, mas fomentar a empatia é crucial. Por isso, sinto que a valorização é uma medida indispensável, que procuro fazer prevalecer, sobretudo, quando diz respeito a pessoas: quer aos profissionais que admiro, quer - e principalmente -, àqueles que me são próximos. Portanto, quando a Sofia [A Sofia World], a Sónia [By The Library] e a Lyne [Imperium], ao revelarem o tema do The Bibliophile Club para março, lançaram o desafio de falarmos sobre as mulheres da nossa vida, fez-me todo o sentido abraçar esta odisseia.

Sem qualquer desprimor pelos homens da minha fortaleza, porque são um exemplo máximo, a verdade é que cresci - e continuo a crescer - no meio de mulheres excecionais, que me ensinaram a ser sem restrições, a olhar os outros como iguais e a preservar apenas o essencial - em casa e na alma. Com a minha avó materna aprendi o que é amar por inteiro, mesmo quando o nosso porto seguro parte. E eu sempre sonhei com um amor assim: pleno, genuíno, que sobreviva a tudo. E nem ter vivido os últimos três meses e meio da sua vida numa cama de hospital a fez perder o sorriso. Tinha um dos melhores colos e um coração como nunca vi igual! A minha mãe, que herdou o melhor da minha avó [menos os olhos azuis], é a minha confidente. É o meu foco de luz e quem me permite voar sem deixar de ter os pés bem assentes na terra. A minha comadre e a minha prima S. são a minha maior referência quando penso em resiliência. A minha madrinha, que sempre me fez sentir em casa, continua a ser uma figura guerreira e um ombro que não quero perder. A minha avó paterna enfrentou um cancro de frente. Perdeu a guerra, mas deu-lhe luta por várias batalhas. A minha tia J. mantém a energia de saber aproveitar a vida. E a minha melhor amiga tem um sentido de missão inspirador, que me motiva sempre a fazer mais e a ser melhor ser humano. Num plano não menos importante, a minha afilhada, a minha sobrinha, a L. e a J. não só me trazem uma elevada dose de loucura, como também alimentam a conversa descomplicada e o sentido de pertença. Cada uma destas mulheres é um laço vincado no meu caráter. E, ocupando um lugar distinto no lado esquerdo do meu peito, tenho-lhes um profundo respeito. E um amor incondicional.

O meu crescimento, ainda assim, não é isento no impacto de personagens femininas das mais diversas áreas: rendi-me ao espírito lutador e determinado de Mulan. Percebi com a Bela que a beleza interior não se compara e que é muito mais especial. Encontrei em Eunice Muñoz a alavanca para a noção de compromisso. Foi com Torey Hayen, que desenvolve um trabalho fabuloso na educação, que compreendi a minha paixão pela leitura. E com Elizabeth Bennet descobri que o papel da mulher é muito mais poderoso que possíveis estereótipos. Porque nós somos o que quisermos ser. Por essa razão, sou muito grata a todas aquelas que se cruzaram no meu caminho - real, literário, cinematográfico, televisivo. Sei que me tornaram melhor. E mais consciente de causas pertinentes e do poder que posso ter enquanto pessoa, no geral, e enquanto mulher, em particular. Porque também tenho uma voz que pode fazer a diferença.

Por mais que soe a lugar comum, também eu sou a mulher da minha vida. Porque não desisto de quem sou. Porque sou chão, mas também sei ser ponte. Porque defendo os meus ideais. Porque o amanhã é incerto, com um caminho longo por conquistar, mas não fecho a porta. Abro o portão e improviso a partida, como um dia escreveu Ary dos Santos. Porque recomeço, todos os dias, quando me olho ao espelho e amo cada pedaço meu. Porque «estou de pé». «E o [meu] nome é liberdade». Ser mulher é um privilégio. Principalmente, quando observo o que me rodeia e divido palco com personalidades tão distintas e inigualáveis: de dentro para fora. Prontas para conquistar o mundo!

Comentários

  1. Gostei do que li e fico contente por a minha amiga se sentir bem na sua pele de mulher, que seja um grande dia e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Sentirmo-nos bem na nossa pele é essencial :)
      Bom fim de semana

      Eliminar
  2. Adoro Ary dos Santos :) Que linda homenagem as mulheres da tua vida e a todas nos :) A minha mae tambem e um grande exemplo para mim assim como tambem tenho muito orgulho na mulher que me tornei, porque se nao gostarmos de nos primeiro, ninguem gosta :)
    Beijinhos e Feliz Nosso Dia :)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito *-*
      Muito obrigada, minha querida! Acredito muito nisso

      Beijinho grande ♥

      Eliminar
  3. E tu, enches-nos de inspiração todos os dias. Feliz dia da Mulher! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Um extraordinário texto, onde a emoção e a sensibilidade, estão bem patentes!
    Adorei ler! Beijinhos! Feliz dia da Mulher!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração ler isso, muito obrigada *-*
      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Andreia, bom dia!!
    Parabéns a você e às suas leitoras, pelo Dia Internacional da Mulher, que nos lembra o quão preciosas, imprescindíveis, insubstituíveis vocês são. Vocês dão vida, cor e luz ao mundo. Um beijo carinhoso
    Ângelo Feinhardt, Fe

    ResponderEliminar
  6. Você Mulher...
    Que sejas sempre lembrada,
    não apenas por um dia,
    mas no dia a dia...
    Que sejas festejada,
    não por convenção,
    mas pelo seu valor,
    sua força, seu coração.
    Que sejas respeitada
    com todo carinho,
    e todo amor...
    Hoje e sempre!
    FELIZ NOSSO DIA!!!!
    Parabéns querida!!!!!
    BEIJOS

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, Feliz Dia da Mulher! :)

    Amei este texto carregado de inspiração, deixou-me sem palavras. Parabéns por tão belas palavras dignas de figurar em livro.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  8. Vou me resumir a um UAU, está mesmo bom o texto e nota-se que o escreveste de coração! Feliz dia da mulher

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  9. Assim também fica difícil comentar algo diferente do habitual, de que gosto de tudo o que escreves.
    Fantástica a forma como juntas personagens reais e de contos infantis sem que o texto perca força ou verdade. Gosto muito.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma querida! Fico mesmo sensibilizada com esse retorno, obrigada *-*

      Eliminar
  10. Que linda homenagem!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderEliminar
  11. Que lindo texto, um feliz dia para ti também´
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Que publicação amorosa, que homenagem bonita às tuas mulheres e à mulher em geral. Adorei, minha querida. Como sempre, as tuas palavras conjugam-se tão bem, complementam-se de forma fantástica e eu fico encantada. Beijinho <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz por isso, minha querida! Mil obrigadas ♥

      Eliminar
  13. Melhor leitura do dia sem dúvida.
    Feliz dia da Mulher.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Que post maravilhoso!
    Feliz dia da Mulher ♥

    ResponderEliminar
  15. Uauuu adorei mesmo o que tu escreveste. Foi o melhor texto que li hoje sobre este dia! Parabéns! Beijinhos e Feliz Dia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sem palavras para agradecer tamanho elogio! Muito, muito obrigada *-*

      Eliminar
  16. Não devia haver desigualdade entre homens e mulheres. Trabalho igual salário igual. Ambos são feitos da mesma matéria, carne e osso. Não se devem castigar uns em beneficio de outros. Ambos vieram ao mundo para se amarem, não se odiarem. Só quando o homem perceber que nasceu porque a mulher existe. Talvez entenda que não é superior à mulher nem patrão dela é. Se o homem tem direitos a mulher também os tem!
    Nem o homem nem a mulher deles se deve valer nem usá-los contra um ao outro...Esta é a minha opinião.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia estar mais de acordo! A igualdade é crucial

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  17. Que bonito, Andreia. "Porque não desisto de quem sou. Porque sou chão, mas também sei ser ponte." Um feliz dia, hoje e depois também!

    ResponderEliminar
  18. Mais uma vez gostei muito do teu texto!!
    Gostei muito da parte em que falaste das mulheres da tua vida(principalmente a parte da tua avó materna).
    E eu também acho muito importante sermos as mulheres da nossa vida!! Porque a verdade é que se nós não formos quem é que vai ser?
    E curiosamente também desde que sou pequenina que gosto muito do facto de ser mulher!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração ler isso, muito obrigada!
      Tinha uma relação muito especial com a minha avó materna. E é das pessoas que mais falta me faz ♥
      Acredito muito nisso, por mais cliché que soe. Porque se nos faltar esse amor próprio, acabamos por não lidar com os outros da forma mais correta.
      Isso é ótimo!

      Eliminar
  19. ótimo post, feliz dia da mulher!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com

    ResponderEliminar
  20. Feliz Dia da Mulher! Um dia de atraso, mas com a melhor das intenções <3
    Adorei a ideia das meninas do #TBC, ao pedirem para escrevermos sobre as mulheres da nossa vida. Também vou escrever qualquer coisinha sobre elas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz dia, minha querida! Vens sempre a tempo ♥
      O desafio está mesmo incrível, porque nos permite homenagear aquelas que nos dizem tanto.
      Vou adorar ler :)

      Eliminar
  21. O mundo seria um lugar muito melhor com mais pessoas como tu.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Sentir-nos bem connosco é mesmo o mais importante na vida.
    Estarmos rodeados de quem amamos também. Mulheres especiais só podiam dar origem a alguém especial como tu! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente, até porque influencia tudo o que acontece na nossa vida!
      Oh, que amores, muito obrigada *-*

      Eliminar

Enviar um comentário