Entrelinhas #81

Fotografia da minha autoria


«Uma complexa história de encontros e desencontros»


O meu coração fica sempre desapontado quando uma leitura não corresponde ao esperado. Por mais que tente não elevar as expectativas - nem comparar -, sobretudo quando opto por um autor conhecido, é sempre difícil não criar algumas. E depois de ter lido e adorado O Tempo dos Amores Perfeitos [Entrelinhas #9], regressei a Tiago Rebelo. E a experiência não poderia ter sido mais distinta.

Já confidenciei, noutras ocasiões, que é raro não encontrar algo de inspirador numa obra, até porque acredito que há, pelo menos, um aspeto a arrebatar-nos ou a deixar-nos mais intrigados. Uma Noite em Nova Iorque não foi a exceção nesta regra, uma vez que a base da narrativa é interessante e a escrita do autor é fluída, sem grandes floreados e aliciante, construindo um argumento de esperança. Neste enredo, há um particular foco nas relações humanas. Nas ligações que se quebram. Na insegurança. Na desconfiança. Na falta de amor. E isso implica compromisso e bastante atenção, principalmente, pelos sucessivos avanços e recuos - entre o passado e o presente - e pelas relações paralelas. Apesar de apreciar esta dinâmica, que evidencia a incoerência do ser humano, foi uma história que me soube a pouco.

Determinadas passagens trouxeram mais ruído do que relevância para o desenvolvimento da ação. E, a dado momento, senti que a narrativa perdeu o seu propósito. As constantes divagações retiram-lhe o encanto. Além disso, parece-me excessivo que todas as relações tenham origem em traições, contribuindo para uma teia de ligações confusa. Existe, ainda, uma potencial parte de mistério que carece de exploração. Até certo ponto, consigo compreender o sentido, mas acho que, no final, nos faz questionar sobre o porquê de ter sido introduzida, atendendo a que a abordagem foi bastante superficial e com pouco significado, resultando em mais uma ponta solta. E esta foi uma das características que mais me deixou reticente, porque existem sempre detalhes em suspenso, sem laços que os unam, e uma sensação representativa de que falta algo para complementar o que é descrito.

A premissa entusiasma. Porém, a elaboração do texto, por muito que me custe a admitir, nem tanto. E isso provocou-me uma ausência quase total de empatia com as personagens. É inegável a ponte que consegue estabelecer com a realidade, seja pela familiaridade de alguns acontecimentos, seja pelos traços de personalidade em análise. Mas esta história merecia ser mais aprofundada - e ter menos generalizações -, porque, desta maneira, perde consistência. Embora se perceba o conflito interior provocado pelo término de uma relação longa ou pela necessidade de a manter a todo o custo, mesmo que isso influencie a felicidade dos intervenientes, temos que procurar estas camadas nas entrelinhas. E precisamos de o fazer com algum esforço.

Não me arrependo de ter escolhido este livro, mas gostaria de ter encontrado um registo mais coeso, mais sólido, mais fidedigno às interpretações que deixa antever. Porque teria qualidades para ser uma obra memorável. E se, de um modo geral, até giro bem finais em aberto, desta vez deixou-me frustrada. Uma Noite em Nova Iorque é daqueles exemplares que nos entretêm, sem exigir muito. Por um lado, até pode ser positivo - e, repare-se, não é uma leitura demorada, nem totalmente penosa. Mas, por outro, foi uma pena. Pois sinto que me acrescentou pouco. E que perdeu a intensidade - emocional e misteriosa - e a complexidade que prometia.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Ocorreu-lhe uma ironia: era um famoso escritor de histórias de amor e não conseguira salvar o seu romance com a mulher da sua vida» [p:10];

«Ela não tinha como afirmar sem qualquer contestação, evidentemente, mas havia uma voz persistente na sua cabeça que lhe dizia foste enganada» [p:29];

«O inconveniente de ter uma vida dupla era não poder contá-la a ninguém, e ele, que tomava nota de tudo num caderno que escondia, desejava intensamente ter essa oportunidade» [p:92].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Li O império dos homens bons do Tiago Rebelo e gostei bastante.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse não conhecia, mas vou procurar :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. Não conheço o autor, mas o título chamou a minha atenção.

    Nova Iorque, a cidade que nunca dorme, a cidade que tenciono visitar ainda este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que nunca foi um destino de sonho. Quanto ao livro, acabei por ficar desiludida

      Eliminar
  3. Muito livros deste autor me passaram pela mão, mas sou honesta que nunca me despontou atenção!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tive imensa curiosidade em relação a Um Homem Escandaloso, mas ainda não o li. Li, sim, O Tempo dos Amores Perfeitos e adorei!
      Este desapontou-me

      Eliminar
  4. Olá Andreia
    Quando uma leitura não me agrada raramente chego ao final.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, tem sido raro não ficar agradada com uma leitura, mas faço por terminá-la se acontecer. Inocentemente, acabo sempre por sentir que ainda me pode surpreender

      Eliminar
  5. Que rico achado a esse preço :) Ja tinha ouvido falar deste livro e fiquei ainda mais interessada depois de ler o teu review pois gosto muito de escritas leves e fluidas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lojas em segunda mão têm sempre este encanto :)
      A escrita é agradável, mas a história em si não me cativou

      Eliminar
  6. Acredito que seja um livro muito agradável de ler.
    .
    Deixando cumprimentos poéticos.
    .
    ** O teu colo de Açucena **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem aspetos interessantes, mas não foi a história que mais me conquistou

      Eliminar
  7. Nem sempre ficamos satisfeitos com os livros que lemos.
    Acabei de ler um livro cuja história é muito pobre e, por isso, poderia contar-se em meia dúzia de linhas. No entanto, a riqueza da narrativa faz com que seja uma obra notável.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda que custe, também faz parte. Mas enquanto formos capazes de retirar algo de positivo de cada história, já não é tempo desperdiçado :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  8. Acho que sempre que venho cá conheço novos livros, mas parece ser bastante bom para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Quando um livro não me desperta curiosidade logo no inicio, largo, não consigo ler mais. O último que me aconteceu isso, foi o amar depois de ti, não me despertou qualquer interesse. O que falas, não conheço:(
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento ler até ao fim, porque acredito sempre que, a dado momento, a história ainda me irá surpreender - mesmo que nem sempre aconteça.

      Beijinho grande

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Não tenho um vasto termo de comparação, mas dele recomendo O Tempo dos Amores Perfeitos

      Eliminar
  11. Desse autor só li o livro "não vou chorar o passado" e não gostei nadinha, tenho aqui outro dele mas ainda não tive coragem de lhe pegar. :X

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse não conhecia. Pois, compreendo, depois de uma experiência menos positiva acaba por ser difícil ter motivação para uma nova aventura.
      Dele recomendo O Tempo dos Amores Perfeitos

      Eliminar
  12. Nunca li nada deste autor... No entanto é sempre bom ter feedback por parte de quem já leu um livro.
    Agora independentemente de um livro ser bom, médio ou mesmo mau, acho que conseguimos sempre aprender algo com o que lemos!

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, até porque nos ajuda a compreender melhor se é o nosso tipo de livro - ainda que cada experiência seja diferente.
      Sim, sem dúvida

      Eliminar
  13. Eu já li esse livro há alguns anos mas lembro-me de ter gostado da história. O livro está em Portugal, não o trouxe comigo (estava bem lixada se trouxesse a biblioteca comigo!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O lado maravilhoso da literatura passa muito por isto, pelas diferentes perceções perante a mesma história :)
      Seria complicado, compreendo

      Eliminar
  14. Nunca li nada do autor, mas à primeira vista até é apelativo. Uma pena que te tenha desapontado, querida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo com grandes expectativas para este livro, ainda para mais depois de ter lido O Tempo dos Amores Perfeitos, mas fiquei desapontada, sim. Acontece :)

      Eliminar
  15. Confesso que não conheço o autor... mas gostei imenso da tua opinião , muito bem sustentada, a respeito das suas obras...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana! Procuro sempre ser o mais justa possível na minha opinião - seja ela positiva ou não -, porque acho as obras o merecem

      Eliminar

Enviar um comentário