As minhas viagens de metro #70

Fotografia da minha autoria


«Não é o perfume em si, é a memória que ele traz»


A tua roupa ficou pendurada atrás da porta. E o teu perfume agarrou-se à minha vontade de te esquecer, impedindo-a de se concretizar. Perdi toda a lucidez que me caracterizava. E, quando parava a observar o meu comportamento, percebia o traço sinistro que me acompanhava: cheirava as peças que deixaste, como se aquele aroma te colocasse perto. E essa doce ilusão fazia-me acreditar no teu regresso, diminuindo-me. Deixei de ser independente, para passar a depender de uma realidade ficcional. Não é triste quando batemos no fundo da nossa sanidade? Sei bem que sim. Mas há aspetos que, por mais que tentemos, não controlamos. Por isso, memorizei cada parte da tua fragrância: leve, amadeirada, com uma segurança quase arrogante. Sentia-a em todo o lado. Até ao dia em que começou a desaparecer. Aos poucos. Numa tortura lenta. Hoje, são meros pedaços de tecido. E nem os associo à tua figura. Porque aquilo que nos ligava quebrou. E nem um pouco de perfume restou para reacender a chama deste amor fracassado.


M, 16.03.2015

Comentários

  1. Gostei do que li mas os fracassos no amor são sempre tristes, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Sem dúvida. E custam sempre a superar
      Igualmente*

      Eliminar
  2. Ha aromas que nunca se esquecem mesmo aqueles que já não fazem sentido continuarem na nossa vida...
    Bonitontexto para iniciar uma semana boa ;)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam entranhados na nossa memória para sempre. O que acontece é que, mais tarde, acabam por perder a força
      Muito obrigada <3

      Eliminar
  3. Belas palavras. E de facto todos temos um cheiro diferente (mesmo usando perfumes iguais) que por vezes nem notamos mas os outros notam e reconhecem-nos através dele. Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Pois é, é um traço distintivo, ainda que nem sempre nos apercebamos disso

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  4. Tão bom quando a personagem dá a volta por cima e consegue voltar a respirar, quando na altura parecia o fim do mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há momentos em que parece mesmo esse fim de mundo. Mas é bom quando há uma luz que nos faz perceber qual o caminho a seguir

      Eliminar
  5. É bom cheirar as roupas na nossa cara metafe, confesso que já o fiz, mss essa como a minha história acabaram e já nada resta dela senão a lembrança.
    XOXO

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acaba por transmitir uma sensação de conforto. O problema é quando a vida nos vira do avesso

      Eliminar
  6. Quando uma obsessão doentia é a inspiração para uma história tão verdadeira e bela, tudo bem. A fotografia é um miminho.

    Faço votos de uma semana com novos perfumes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto forem apenas palavras, está mesmo tudo bem. O problema é quando percebemos que estas histórias são mais comuns do que imaginávamos
      Muito obrigada!

      Boa semana :)

      Eliminar
  7. O que mais perdura na nossa lembrança e mais recordações nos traz são, de facto, os perfumes. Até mesmo no amor fracassado.
    Gostei do texto.

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam para sempre e acabam por nos ativar as memórias
      Muito obrigada *-*

      Eliminar
  8. Gostei do conto/texto. Parabéns!:)

    Hoje:- Mesmo que faltem as forças, eu vou...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda- Feira.

    ResponderEliminar
  9. Há aromas que nos marcam para sempre, gostei muito do texto.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
  10. Maravilhoso como sempre...

    Acho incrível como conseguimos recordar cheiros mesmo quando ficamos anos sem os sentir. (Irrita-me quando vou no metro por exemplo e de repente sinto o perfume de alguém e voo longe longe, mesmo sem querer..)

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, minha querida :)

      Parece quase surreal essa capacidade que temos. No entanto, por outro lado, não deixam de ser curiosas as associações; é interessante como certos aromas nos relembram tantos momentos.
      Como te compreendo!

      Eliminar
  11. Que palavras lindas, há coisas que passam pela nossa vida e ficam marcadas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Teu texto levou-me ao passado, no dia em que meu pai morreu.
    Ele tinha mania de chegar em casa, tirar a camisa usada e pendurá-la no varal da área de serviço para minha mãe lavar.

    Quando voltamos do velório, lá estava a camisa, exalando forte o cheiro dele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh :o nem sei o que responder! Obrigada por partilhares esta memória comigo

      Eliminar
  13. Tão bonito e tão triste ao mesmo tempo. O poder de um perfume é realmente arrebatador (especialmente se tratando do perfume de um grande amor). <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-* que bom que é ter-te de volta
      Tem um poder indescritível!

      Eliminar
  14. as vezes um pedaço do outro fica mesmo junto da gente, colado na gente e é dificil de ir embora...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É extremamente complicado soltar esse traço, porque fica gravado em nós eternamente

      Eliminar
  15. Quando o amor se esvai no tempo, não há perfume que o traga de volta...

    ResponderEliminar
  16. Lindo, gostei muito.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito do texto, Andreia! Apesar de sentir uma certa tristeza...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joana :) tem um traço mais melancólico, sem dúvida, mas termina com uma sensação de esperança

      Eliminar
  18. Revi um pouco da minha história nestas palavras...

    r: É mesmo fabulosa, Andreia! Sim, lê mais sobre a iniciativa e, se puderes, dá o teu contributo. Alguém te vai agradecer muito *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, a sério? <3

      Vou ter mesmo que tratar disso! Não precisamos de muito para fazer a diferença. E esta é mais uma prova disso

      Eliminar
  19. Gostei de ler esse não longo texto. Talvez tenha sido melhor amor fracassado do que amor doloroso?
    "Pendurada atrás da porta" Essa fez me lembrar Pai e filho. De manhã o pai chamava o filho ó Manel acorda. O filho respondia ó pai está pendurada atrás da porta.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Antes ter acabado, do que continuar e magoar mais

      Obrigada e boa noite*

      Eliminar
  20. Se a tua história não se passar no Metro de Paris, nem a tua personagem tiver lá andado menos mau :)))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, de todo. Passa-se no Metro do Porto, onde escrevi grande parte destes textos :)

      Eliminar
  21. Os odoros\cheiros ficam tão gravados na nossa memoria! Que bem que escreves minha querida adorei o texto
    RÊtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  22. Exatamente, meu bem. Há coisas que, efetivamente, não depende de nós a nível de horários.
    Também não suporto. Tira-me do sério!
    Obrigado, meu bem!

    Se há coisa que decoro bem e que, de facto, me fica na memória são os cheiros!!! Chego a senti-los quando me quero lembrar de uma pessoa, por exemplo. :D

    NEW REVIEW POST | CONCEALERS WITH IMPECCABLE FINISHES? HERE’S ONE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais que tentemos, há mesmo coisas que não dá para controlarmos.

      Os aromas conseguem despertar-nos imensas memórias, é impressionante :o

      Eliminar
  23. Compreendo e sinto cada palavra que escreveste.
    Adorei e é bom esquecer aos poucos o que nos magoa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. A lembrança fica para sempre.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Oi, Andreia, boa noite!!
    Impressiona-me abrir aqui, nesse belo texto, e encontrar quase o espelhamento de minha postagem, justamente sobre perfume e aroma, conquanto com uma abordagem diferente. O 'algo' que só pertence a um alguém, e é ao mesmo tempo referência de sentimento, não é apenas único quanto ao fato - é único quanto a todas as suas consequências no coração...
    Um abraço carinhoso
    Ângelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coincidências que não deixam de nos impressionar, de facto. Tenho que passar para ler a sua :)
      Bela observação!

      Eliminar
  26. Um amor, que se esfuma... como a efemeridade de uma fragrância... podemos não voltar a senti-lo... mas a memória do mesmo... fica sempre lá...
    Adorei o texto! Poético... e inspirador!... Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há aspetos que nunca se apagam da nossa memória.
      Muito obrigada *-*

      Eliminar
  27. Belo, como sempre! Há cheiros que se entranham em nós de uma forma quase que inexplicável, mesmo quando nem existem peças de roupa... Eu acho que quando alguém nos marca e fica gravado no nosso lado esquerdo acabamos a "relembrar" e a sentir aquela fragrância. Memórias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ♥
      Acompanham-nos para sempre. E é impressionante como se conseguem manifestar ao longo do tempo.
      Concordo totalmente

      Eliminar

Enviar um comentário