Entrelinhas #80

Fotografia da minha autoria


«(...) a autora volta a presentear-nos com um valioso tesouro»


A construção de uma biblioteca pessoal é um sonho em movimento. O ritmo pode ser mais desacelerado, porém, com paciência, dedicação e amor as estantes compõem-se: em número e em diversidade. Porque preservo essa inocente curiosidade de ler autores fora da minha bolha. Por mais que me repita, acho gratificante este encurtar de distâncias. Faltar-me-á tempo para me perder em todas as obras que ambiciono, mas dou o meu melhor. E, sorte a minha, já consegui riscar mais um nome da minha lista: Isabel Allende.

Contos de Eva Luna marcou a minha estreia e deixou-me fascinada com a quantidade de mundos presentes na sua escrita. Porque é criativa, divertida, aprofundada, com personagens detalhadas, coesas e que apelam a várias camadas da nossa personalidade, do nosso eu - interior e exterior. No fundo, apresentam tanto do ser humano, que é possível criar uma comparação com a nossa vida. Mas há algo a considerar: a individualidade. Na medida em que existem inúmeros caminhos, histórias, sentimentos e sensações, potenciando uma reflexão sobre a multiplicidade e a complexidade dos nossos pares. Há tanto que ainda não experienciamos e que não conhecemos, mas isso não implica ausência de empatia. Depende sempre da forma como expomos os nossos pensamentos. E nestes contos tudo flui de um modo natural.

No total, são 23 histórias independentes, maioritariamente narradas sob o olhar feminino, sem esquecer o conjunto de vozes secundárias, expondo uma consciência coletiva. Assim, encontramos partilhas plurais, que revelam tristeza, privações, maus-tratos, mas também uma dose de esperança. Nesta abordagem múltipla, somos, portanto, confrontados por questões de poder, de paixão, de resistência, de vingança, de morte, de solidão, de dor, de entreajuda. E é ainda percetível a representação de assuntos pertinentes, atuais e que necessitam de máxima atenção, como é o caso da eutanásia, do tráfico de órgãos, da violência - verbal e física - e do papel da mulher. Percebi, posteriormente, que muitas das personagens são transportadas de Eva Luna. Contudo, a sua leitura prévia não é imprescindível para a compreensão desta obra em questão. Contudo, não deixa de ser interessante constatar este elo familiar.

Isabel Allende, em Contos de Eva Luna, faz-nos viajar por diferentes locais e épocas. Mas também por personalidades distintas. E mesmo que subsistam em planos opostos da nossa existência, constrói a ponte que nos permite alternar entre a falha e a superação, entre o afeto e a pobreza de espírito, entre o amor e a falta dele, entre os prazeres e os tormentosos estados de alma. Com as suas descrições simples e mágicas, conhecemos vidas cheias de intensidade e misticismo, lembrando-nos, inclusive, Xerazade, com os seus contos viciantes, de sentimentos profundos. E, claro, prova o quanto as pessoas nos marcam, mudando-nos ou revelando quem somos.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Tu pensas com palavras, para ti a linguagem é um inesgotável fio que teces como se a vida se fizesse ao contá-la. Eu penso em imagens congeladas numa fotografia» [p:9];

«Desde pequeno que se propôs ser rico, com a ingénua intenção de conseguir pelo dinheiro a segurança que não obtivera na família» [p:77];

«Fiquei sozinho para ver se aprendia alguma coisa, mas soube desde o princípio que regressaria para os meus. Nada pode reter um guerreiro por muito tempo contra a sua vontade» [p:102];

«O tenor pediu aos músicos que continuassem a tocar a mesma valsa para sempre, porque compreendeu que com a última nota o Capitão acordaria do sonho e que a recordação da menina Eloísa se esfumaria definitivamente» [p:137];

«- Perseguiste-me sem trégua. Não consegui amar ninguém em toda a minha vida, apenas a ti - murmurou ele com a voz embargada pela vergonha» [p:209].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Já o li à uns anos esta bela colectânea de histórias de que gostei bastante e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Tenho na estante, mas nunca me apeteceu ler.

    O último livro que li da chilena foi O AMANTE JAPONÊS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muita curiosidade em relação a esse livro :)

      Eliminar
    2. Hoje no escritório é que vi a quantidade de livros que tenho da Isabel Allende. A maioria ainda não li.

      Os gostos são relativos. Eu não gostei muito do AMANTE JAPONÊS. Algumas das minhas amigas gostaram muito. Eu gostei de um livro policial que ela escreveu com o ex-marido, enquanto as minhas amigas não gostaram mesmo nada. Na minha modésta opinião, ela escreveu um único livro digno de se ler A CASA DOS ESPÍRITOS o resto é paisagem.

      Eliminar
    3. Sim, completamente. Há obras que, para uns, são maravilhosas, mas que para outros não têm qualquer impacto. Faz parte.
      A Casa dos Espíritos está no topo da minha lista, por acaso

      Eliminar
  3. Li, li muitos muitos dela na minha adolescência e adorei todos!! Mas o Paula e o Plano Infinito foram muito difíceis para mim!

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de leituras assim com histórias independentes. Muito curiosa princesa!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudam a criar outra dinâmica. Já para não falar que, se pararmos a leitura durante um longo período de tempo, conseguimos manter-nos a par :)

      Eliminar
  5. Isabel Allende, durante muito tempo foi a minha escritora preferida!
    Já li esse livro e quase todos os outros (Casa dos Espíritos, Eva Luna e mais uns quantos). O Paula foi difícil de ler, emocionava-me muito.
    Uma coisa que adorava, era ao ler, conseguir passar para o lado de lá da história!
    Houve uma fase que deixei de gostar tanto da escrita, Altura em que escrever sobre o Zorro e o livro "Inês de mi alma", já não era a mesma coisa...
    Se não conheces, aconselho-te um livro dela, que acho uma "delicia", chama-se "Afrodite", uma mistura de receitas afrodisíacas, com histórias. Um regalo para quem lê!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conto ler Paula ainda este mês. Estou mesmo expectante!
      Pois, há alturas em que acabamos por nos distanciar um pouco de certas narrativas. Por um lado, entristece um bocadinho, ainda para mais quando acontece com escritores que nos diziam muito. Mas, por outro, também faz parte. Não deixa de ser um processo de crescimento.
      Esse não conhecia, muito obrigada pela dica :)

      Eliminar
  6. Faz já uns anos que não leio nada dela (Isabel Allende, mas a casa do espíritos ficará para todo o sempre como um dos grandes livros que li.

    Eu vou "engordando" a biblioteca e com a esperança de conseguir ter mais tempo para ler... antes era um livro por semana e agora eventualmente a cada 3 meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero muito ler A Casa de Espíritos!
      Nem sempre é fácil manter o ritmo, mas acredito que o mais importante é lermos, mesmo que não seja com tanta regularidade

      Eliminar
  7. É um livro maravilhoso bem fluído, gosto muito de contos, gostei das citações que você trouxe, Andreia bjs.

    ResponderEliminar
  8. Este livro ainda não conhecia! Adorei a fotografia, tens muito jeito :)

    ResponderEliminar
  9. Fiquei com vontade de ler :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  10. Mais um que não conhecia, mas gostei de conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Nunca li, mas adorei os trechos :)

    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
  12. Não li mas imagino ser um livro muito interessante
    ......
    Beijinho da Nataline

    ResponderEliminar
  13. Já li a autora, mas não esse livro, que me parece uma boa sugestão.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  14. Tenho um ou dois livros dela cá em casa, mas nunca os li. Esta resenha abriu-me o apetite =)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que bom, fico contente :) se leres, depois diz-me o que achaste

      Beijinho grande

      Eliminar
  15. Hás-de ler o livro dela "Paula" escrito em homenagem a uma filha que lhe faleceu.
    Terno e chocante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, a minha tia ofereceu-me o dia no início do ano. Espero lê-lo ainda este mês :)

      Eliminar
  16. Ainda não li esse.
    Adoro isto nos livros, por muito que se leia, nunca leremos tudo.
    Quanto à biblioteca pessoal,partilhamos o desejo, conto neste momento com cerca de 1200 livros, o problema é que já não tenho espaço para mais. Há quem sonhe com closet's (não que eu recusasse um) mas eu sonho mesmo é com uma divisão só com estantes para deixar os meus livros todos lindos expostos..
    (eu até vou desapegando de alguns - tenho tantos para venda - o problema é que me dá uma dor no coração ter que deixá-los ir embora. ahahah)

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou tal e qual ahahahah
      Um dia que tenha casa própria, adorava conseguir destinar uma divisão só para os livros. Seria um refúgio maravilhoso!
      Não tenho noção da quantidade de livros que já tenho, mas não tenho tantos (nem perto disso)
      Também devia fazer isso, porque há obras que sei que nunca mais lhes pegarei, mas ainda não senti a deixa ideal para os libertar :o

      Eliminar
  17. Olá, Andreia, boa tarde!!
    Destaco isto de sua postagem:
    1. Um primor de imagem, uma foto excelente, como todas têm sido! É uma carreira fotográfica que se apresenta?!
    2. Não tive ainda o prazer de ler Isabel Allende, mas os trechos oferecidos são magistrais, e sua crítica é tremendamente estimulante. Precisamos anotar!
    3. Algo tornou a me ocorrer na leitura de mais essa postagem: a. você domina a escrita e a apresenta de uma forma deliciosa, tem um talento raríssimo para expor o pensamento enquanto faz nascer os nossos; b. quando menciona autores excelentes, impressiona-nos em quão ao nível deles está, e nos traz a interrogação sobre quando serão suas próprias publicações; c. gostaria muito de ler um livro dela e um seu.
    Um abraço carinhoso
    Ângelo Feinhardt, Fe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada! Sou muito feliz a fotografar e tenho-me divertido imenso a criar estas fotografias para o blogue, mas não imagino uma carreira nessa área. Há muita coisa que ainda desconheço
      Fico mesmo sem palavras com tantos elogios, de coração *-*
      Um dia, espero estar a escrever sobre um livro meu, porque é um sonho antigo

      Eliminar
  18. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Resultado Hiper Saúde Bauru

    ResponderEliminar
  19. Já tinha ouvido falar deste livro, mas apenas pelo título. Não sabia o que esperar dele, mas fiquei bastante curiosa ao ler a tua opinião sobre ele :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Nunca li... mas quem sabe não o irei fazer agora...

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia mas gostei muito das citações! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. Fiquei curiosa :) mas não conhecia...

    ResponderEliminar
  23. Olá Andreia
    Eu gosto de histórias curtas, costumo gostar de livros de contos, tenho ver se consigo ler esse.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  24. Não conhecia, mas confesso que o título deste livro não me é estranho... contudo, gostei do tu post e fiquei curiosa para conhecer as 23 histórias que fazem parte deste tesourinho :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) se tiveres curiosidade, recomendo a leitura

      Eliminar
  25. Totalmente, meu anjo :D

    Já li um livro dela e adoro, adoro a forma como escreve :D
    Fiquei muito curioso com este :P

    NEW BRANDING POST | WOMEN DESERVE MORE AND BETTER.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei imenso, coração! Agora quero aventurar-me em mais obras suas *-*

      Eliminar
  26. Já li algumas obras dessa autora, que muito aprecio... mas esse livro ainda não!...
    Belíssima sugestão... vou anotar! Beijinhos Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leres, depois diz-me o que achaste :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  27. Olha, na verdade esta autora nunca me suscitou interesse, não sei bem o porquê, mas depois de ler o teu feedback aqui no blogue, confesso que estou a ser injusta para com ela. Tenho de estrear-me nela um destes dias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, é natural, nem todos os autores têm o mesmo impacto. Pessoalmente, gostei bastante do livro e recomendo :)
      Se leres, depois diz-me o que achaste

      Eliminar

Enviar um comentário