Vou Ali e Venho Já // Tóquio

Fotografia da minha autoria


«Projeto cuja intenção é formar uma comunidade de exploradores»


Viajar sem sair do lugar pode não ser tão entusiasmante como a oportunidade de estar no terreno, em contacto com a cultura, as paisagens, as pessoas, o aroma, a alma local. No entanto, preserva um mistério que aguça a curiosidade e que nos deixa um pouco mais perto. E, enquanto não surge o momento presencial, sempre podemos perder-nos em registos fotográficos que acalentem a esperança.

Tóquio nunca foi um destino óbvio, apesar de não lhe ser indiferente e de estar, ainda, consciente da avalanche de sensações e estímulos, desde os mais turísticos aos mais reservados. As dimensões desta metrópole impõem-nos respeito e, pessoalmente, desperta-me interesse para perceber o seu método de organização - estrutural e humana -, o seu ritmo frenético e a convivência entre pares: originários e residentes ou que estão apenas de passagem. Por isso, quando recebi o convite para participar no projeto Vou Ali e Venho Já, no qual, neste mês de março, se visitaria a capital do Japão, seria um erro não embarcar nesta aventura. E de Google Maps aberto, palmilhando a rota da Street View Photography, soltei «as rédeas da imaginação».

Parti sem roteiro definido e sem saber bem o que esperar, mas este despojo de expectativas proporcionou-me uma travessia maravilhosa e quase familiar, ao ponto de, inconscientemente, me sentir a chegar à Circunvalação. Deambulei por espaços contrastantes, onde a identidade de Tóquio se divide em inúmeras camadas, possibilitando a descoberta de traços mais delicados, porém, sem perder a sua característica exótica. No fim, dei por mim a distanciar-me de uma cidade gigante, para me perder em recantos de sossego ímpar.

Assim, passei perto de...

✈ Jakuzure River Greenway








Segui caminho por Kodomo No Hiroba Park e entrei em...

✈ Harajuko





Fui por Meiji Dori e cheguei ao...

✈ Kamagayamidor Kindergarten








Andei por...

✈ Shiba




Espreitei...

✈ Kyuden, Chinatown de Yokohama e Sakura




E terminei no enlaço do...

✈ Koishikawa Korakuen Garden



Foi uma experiência única. E não posso concluir sem agradecer ao Palavra-Padrão, tão bem desenvolvido e cuidado pela Daniela e pelo Artur, que respira criatividade e aconchego. O bichinho ficou cá. Portanto, faço só uma pausa nesta viagem. Sem qualquer dúvida, Tóquio passou a ser um destino a considerar.

Comentários

  1. Também estou a fazer este desafio é estou a adorar :) Adorei as tuas sugestões, também passei por elas e fiquei com vontade de realizar o sonho do meu Rui :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma energia bem especial :)
      Que bom, fico mesmo feliz, minha querida!
      Que esse sonho se realize, então

      Beijinho grande ♥

      Eliminar
  2. Não sei porquê mas Tóquio sempre me fascinou, aquela árvore que aparece na fotografia de Kyuden é simplesmente maravilhosa.
    aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como referi, para mim, nunca foi um destino óbvio, no sentido em que não estava na minha lista de prioridades. No entanto, depois deste passeio virtual, já mudei de opinião :)
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  3. Fiquei fascinada com as fotografias e curiosa com o desafio. :)

    Bom fim-de-semana, minha querida!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pretenderes saber mais sobre o desafio e, inclusive, fazer parte, não hesites em contactá-los :)

      Obrigada e igualmente, minha querida ♥

      Eliminar
  4. O Koishikawa Korakuen Garden é lindo!

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Já tinha visto no "Palavra Padrão".
    Achei muito interessante :)
    Mesmo que seja sentada em frente ao pc, dá para termos uma ideia e "viajar" e/ou espairecer um pouco.
    E quem sabe um dia não surge ir mesmo lá.
    Qualquer dia tenho mesmo de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma forma original de explorar um local :)
      Sim, precisamente!
      Vais adorar

      Eliminar
  6. Adoro! Isto é mesmo engraçado, porque às vezes faço isto com as minhas amigas. Num dos nossos intervalos fomos até uma zona random na Índia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Isso é mesmo giro! Por acaso, nunca me tinha passado pela cabeça. Só quando a Daniela e o Artur partilharam o desafio é que fiquei a par desta possibilidade :D

      Eliminar
  7. Nunca parei para observar Tóquio, quando pensava em Tóquio imaginava uma cidade muito semelhante a New York. Mas estou a ver uma coisa muito diferete do que eu imagiinei.

    Beijiinho,
    wwww.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi esse um dos aspetos que mais me fascinou nesta viagem virtual: conhecer um lado de Tóquio que também não imaginava

      Beijinho

      Eliminar
  8. Realmente era um lugar que um dia adorava conhecer, não só pela cultura deles, mas sim pela coisas diferentes que tem, esses lugares que visitas-te são bem bonitos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Tóquio não é um daqueles destinos que tenho mesmo mesmo de visitar antes de morrer mas é sem dúvida um destino onde gostaria de ir se tivesse a oportunidade de fazer todas as viagens que pudesse.

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não estava na minha lista prioritária, mas, agora, já alterei o esquema ahahah :p

      Eliminar
  10. Esse lugar tem uma beleza diferente, e é isso que mais me impressiona.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderEliminar
  11. Deve ser maravilhoso, dá vontade de saltar para dentro das imagens :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Fiquei cheia de vontade de estar mesmo lá :)

      Eliminar
  12. Ao ler VOU ALI e VENHO JÁ | Tóquio, lembrei-me de LOST IN TRANSLATION.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um filme que tens de ver, antes de partirem para o Tóquio!!!

      Ótimo fim-de-semana 🌻 mesmo longe do Japão.

      Eliminar
    2. Já o adicionei à minha lista :)

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  13. Acho este desafio super giro e original. E adorei os teus registos :)

    ResponderEliminar
  14. Nossa que bacana! amei viajar nos teus cliks.
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  15. Parece limpo, lindo e muito organizado. Belas fotos!

    ResponderEliminar
  16. Fiquei com vontade de conhecer Tóquio! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  17. Oi, Andreia!

    Que fotos lindas! Um lugar que adoraria conhecer de perto...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diverti-me imenso a registar estes prints *-*
      Também gostava muito de visitar presencialmente

      Eliminar
  18. Há lugares maravilhosos. Neste mundo em que habitamos. Há quem os possa visitar e há quem não tenha possibilidades de o fazer. Por diversas razões! Ainda bem que se podem visitar através dessas fantásticas imagens. Sem se sair do lugar!

    Boa noite e bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, para quem não ter a possibilidade de ir, estas viagens virtuais são uma mais-valia :)

      Eliminar
  19. Também fiquei com vontade de visitar Tóquio, mas só através do Google Earth, pois se a cultura oriental não me fascina, tenho pânico das grandes metrópoles. Sobretudo das cidades asiáticas, apinhadas de carros e de pessoas com os olhos em bico, com ar de pãezinhos sem sal. As mulheres orientais fazem-me sempre lembrar manequins de loja, frios e sem expressão. E depois, o que é que eu ia comer? Peixe cru? Algas? Se não tenho vocação para gato, tenho ainda menos para peixe, apesar do signo.
    Já me estava a esquecer de outro pormenor que, para mim, é um "pormaior". Depois do tremor de terra de 1969, fiquei a sofrer de stress pós-traumático e Tóquio tem terramotos monstruosos. Nãi ia conseguir dormir... xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo assim, ainda bem que há Google Earth, assim podes lá ir sem metade das complicações :D

      Eliminar
  20. Adorava conhecer o Japão.
    Quando há uns anos houve lá um sismo e vi imagens na TV, das pessoas ordeiramente em fila para receberem bens essenciais, nem queria acreditar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossível ficar indiferente a todas essas manifestações! Compreendo-te bem

      Beijinho grande*

      Eliminar
  21. Uma cidade que me fascina... tal como a cultura oriental... adorei descobri-la um pouco mais, neste teu tour... viajando... sem sair do lugar... e descobrindo, tantos novos lugares!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei completamente rendida! E depois desta viagem virtual tive que acrescentar Tóquio na minha lista de locais a visitar *-*

      Eliminar
  22. Estava difícil passar por cá, caramba! Finalmente um tempinho para me dedicar à séria a ler isto com calma, e que bem que soube! ^_^ Obrigada pela tua participação Andreia, acho que se concretizou a nossa intenção de semear a curiosidade e de colocar as pessoas a olhar para um destino de uma outra forma!
    Obrigada :D
    Em breve daremos notícias sobre a revista :-))

    Beijocas, Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vens sempre a tempo :)
      Eu é que agradeço pelo convite e por me teres desafiado a, no fundo, sair da minha zona de conforto. Mesmo que tenha sido uma viagem à distância, foi verdadeiramente inspiradora.
      Estarei atenta!

      Eliminar
  23. E vem aí a revista trimestral com Tóquio como primeiro destino!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário