Storyteller Dice // Chapéu

Fotografia da minha autoria


«Debaixo do meu chapéu»


O baú de madeira era a minha parte favorita da casa. Lá dentro havia um mundo inesgotável de faz-de-conta. E, todas as tardes, perdiamo-nos na sua imensidão. Um dia, fui dragão. No seguinte, fui princesa. Virei guerreira. Vesti a pele de polícia. Atuei em grandes palcos. Naveguei como marinheira... E tu acolheste cada personagem debaixo da tua asa e do teu olhar atento, revestido de amor. Mas havia um chapéu - o teu chapéu predileto -, guardado bem no fundo, que me fazia palpitar o coração em desmedida aceleração.

Confidenciavas-me, em silêncio, que te cobria os pensamentos periclitantes. Escondia-te as lágrimas frágeis e os sorrisos endiabrados. Abrigava o céu dos teus sonhos. E as ilusões ondulantes nos teus caracóis. No interior desse chapéu de palha, tu guardavas o passaporte das tuas memórias - aquelas que correram universo a bambolear nos teus passos. Ali, anónimo, rodeado de disfarces carnavalescos, parecia um mero objeto indefeso. No entanto, não perguntes como, sempre senti que tinha um traço especial; uma energia que magnetiza e que te transborda. Poucas peças falam tanto de ti como esta. E eu quis manter algo que te gritasse em mim, até que eu própria tivesse que deixar laços aos meus. Neste perpetuar de vidas que se interligam e que se sucedem em ternas gerações.

Herdei bens com a tua perda, mas nenhum outro me entusiasmou como esta arca de piratas, cheia de tesouros, como preferias apelidá-la. Agora está praticamente vazia. Mas, quando a abri, lá estava ele: o teu chapéu. E estavas tu. Porque lá dentro continua a subsistir um portal livre para a nossa imaginação. E, de peito aberto, cumprindo o desejo que te faltou alcançar, segui caminho. Contigo no topo do meu cabelo cor de chocolate, protegendo-me a alma. À minha frente vejo o mundo que, no passado, ambicionaste palmilhar. De dedos cruzados, em planos paralelos de existência, vais comigo: de abas largas. Projetando a saudade. Encurtando a distância. Porque caberás sempre no meu regaço.


Comentários

  1. Já o disse , mas volto a dizer que por aqui se escreve muito bem! Parabéns pela escrita!
    Boa semana!





    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tua história, tenho mesmo de comprar esses dados :) Muito obrigada pela inspiração:)
    Beijinhos e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, que bom *-* acho que sim, minha querida. Sinto que tu e o Lu se iriam divertir imenso com estes dados.
      Eu é que agradeço ♥

      Eliminar
  3. Olá, Andreia!
    Lindo post. Alguns objetos nos levam a viajar em recordações e nos dá ao coração, a sensação de ter por perto, quem já não está ao nosso lado.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A beleza dos objetos passa muito por esta associação a determinadas recordações, o que é ótimo!
      Muito obrigada *-*

      Eliminar
  4. Caramba, tão mas tão bom!!!

    Agora fiquei melindrada com o meu rascunho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ♥

      Oh, nada disso. Não tens que ficar melindrada :o vou adorar, tenho a certeza

      Eliminar
  5. Oh que lindo, não há mesmo como não gostar
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. É real? Porque se for é uma homenagem do "caraças". E se não for é mais um dos teus textos maravilhosos.

    Que o chapéu te continue a trazer sonhos, coragem e a certeza de que nunca estás sozinha nos passos que te levam ao teu destino.

    https://www.sonhamasrealiza.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É inteiramente ficcional, minha querida. Muito obrigada, de coração ♥

      Eliminar
  7. Eu adoro a tua escrita. É fantástica *

    r: Obrigada :)
    Nunca antes um trabalho foi tão desejado, apesar de não ser na minha área por agora é muito bem vindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sem palavras! Muito obrigada *-*

      Acredito que sim. Vais ver que vai correr pelo melhor

      Eliminar
  8. Tão incrível. Como um simples chapéu pode originar algo tão bonito. Adorei este texto. *.*
    Beijinho grande! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O impacto das pequenas coisas é mesmo extraordinário! Muito obrigada ♥

      Eliminar
  9. Belo texto, foi dragão e foi princesa,
    foi guerreira, vestiu a pele de policia
    com esse chapéu de abas largas na cabeça
    tinha a certeza, do sol estava protegida!

    Tenha um boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  10. Que publicação tão bela e tão amorosa, adorei! Essa pessoa estará certamente orgulhosa <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ♥
      O texto é ficcional, mas sinto que uma ligação destas tem tudo para ser eternamente especial

      Eliminar
  11. Oi, Andreia, boa tarde!!
    O sentimento é uma linha tênue, que se creria facilmente quebrável, que se creria mesmo desfazer-se ao simples tocar da brisa... Contudo, vidas passam, estrelas se apagam, universos se criam, e o sentimento, a linha tênue ali está; e, a seguir-se por ela, lá ao seu fundo está não apenas aqueles e aquilo a que ela liga, mas a própria pessoa a que se prende, num posicionamento duo que choca a Lógica, ignora a Razão e desmente a Física. Seu texto é extraordinariamente belo, a linha tênue aí está, e a autora está aqui e lá... A Física desistiu de contestar isto.
    Um abraço carinhoso de um fã
    Ângelo Feinhardt, Fe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, aquilo que é ténue é o que tem mais força. Ou mais impacto.
      Muito, muito obrigada *-*

      Eliminar
  12. Sem palavras! Lindo, lindo, lindo!
    Este projecto promete ser um grande tesouro neste cantinho *.*

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse retorno deixa-me de coração cheio! Muito obrigada ♥

      Eliminar
  13. Escreves tão bem querida! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. que texto lindo, mts vezes objetos nos lembram e levam de volta a lugares e pessoas...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-* sem dúvida, há objetos que nos despertam memórias incríveis

      Eliminar
  15. Andreia, o nome do teu blog não podia ser outro.
    Fico encantada sempre que entro nesta tua casa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixas-me sempre sensibilizada com os teus comentários. Muito, muito obrigada *-*

      Eliminar
  16. Já me torno repetitiva mas tu escreves maravilhosamente, tens um jeito incrivel de nos agarrar ao que escreves. Parabéns minha linda.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O obrigada é sempre pouco para tanto carinho *-*
      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  17. já te o disse várias vezes mas tu escreves tão maravilhosamente e cativas tanto com cada palavra e cada virgula. parabéns querida
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  18. Que texto fantástico! Parabéns!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderEliminar
  19. É exatamente isso, meu bem!
    Ohn, obrigado <3

    Nem sabes o quão me revi neste texto. Viagem, de novo e por momentos, ao baú da casa da minha avó... e que bom que foi :')
    Sentir saudades nem sempre é mau e ficar com alguma coisa que represente alguém é algo que faz muito bem. É ter aquela pessoa ali, presente, mesmo que não esteja; é navegar em memórias!

    NEW REVIEW POST | JOWAÉ: HYDRATING WATER MIST.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que associação tão maravilhosa *.*
      Senti muito isso, sabes? Acho que as saudades também têm um lado bom, porque nos fazem recordar momentos e pessoas fantástico.
      Sem dúvida!

      Eliminar
  20. Que história mais doce e profunda.
    Todos temos algo assim na vida, tão importante...
    Um chapéu, uma pulseira, uma caixa de música, um pedaço de papel...
    Gostei muito <3
    Essa foto é linda, parece a Serra d'Arga, mas não reconheço, até porque vejo que tem um passadiço, não faço ideia onde será, mas é lindo o sítio. Estou curiosa!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, de coração, minha querida ♥
      É maravilhoso quando há objetos - e não só - que nos proporcionam estas associações tão reconfortantes
      É em Ribadelago :)

      Eliminar
  21. Você escreve tão bem!
    Quando eu crescer, quero escrever assim.

    ResponderEliminar
  22. Maravilhoso o texto... que a imagem complementou na perfeição!...
    Adorei tudo! Parabéns, pelo teu talento, em ambas as vertentes...
    Um beijinho grande!
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário