Sou feita de saudades

Fotografia da minha autoria


«Senti saudade. Sem ti, saudade»


Hoje, vesti-me de saudade. Cobri-me dela, como quem se envolve do frio com uma manta. Aconcheguei-me no seu enlaço e deixei-me afogar em nostalgia. Porque há muitas zonas cinzentas nesta vida que se ambiciona a preto e branco.

Sinto saudades...
... do colo da minha avó. E da sua voz, já tão distante;
... das férias pelo Alentejo;
... de entrar no estádio do Dragão. E de sentir a emoção inebriante de ver o meu mágico Porto a jogar;
... da ESE. Da [nossa] mesa do bar. Das pessoas que se sentavam ao meu lado e que sempre me fizeram sentir em casa;
... das manhãs a jogar às cartas, antes das aulas;
... do meu afilhado quando ainda era bebé;
... das férias em Monte Real;
... de pessoas com quem me cruzei na blogosfera - P' e Paulo, principalmente - e que a tornavam mais especial;
... do trabalho de Área de Projeto, onde vasculhamos Os Segredos Atrás das Artes - que privilégio!;
... de uma infinidade de memórias que sustentam a minha identidade.

Não vivo no passado. Mas esta constante transição relembra-me de onde parto e onde pretendo chegar. Por isso, estou assim: num estado de saudosismo profundo, mas sem perder o norte. E com a certeza de que cada circunstância é a minha seta: recuo para conquistar impulso. E avanço com mais força. Com mais determinação. E com mais amor.

Comentários

  1. Ter saudades significa que temos memorias de momentos bons que vivemos :) Cada vez tenho mais certeza disso :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente, minha querida :) nem sempre é fácil gerir as saudades, mas acho que nos demonstram um lado bonito da nossa caminhada

      Beijinho ♥

      Eliminar
  2. É para nos lembrar dos bons momentos que servem as saudades minha amiga e como é bom ter saudades, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. A saudade é um sentimento dificil de gerir...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nem sempre é fácil gerir as saudades, mas sinto que nos trazem memórias reconfortantes

      Eliminar
  4. SAUDADE uma expressão tão portuguesa.
    Estivemos todos os anos à espera de D. Sebastião.
    É tempo de olhar para a frente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transmite uma sensação a casa!
      Sim, sempre, mas não faz mal, por vezes, olhar para trás :)

      Eliminar
    2. É verdade, uma expressão tão portuguesa! Que usam muito aqui no Brasil também. Não há como evitar, todo mundo às vezes sente saudade de algo ou alguém, mas eu procuro olhar mais para frente! :)

      Eliminar
  5. Apesar de tudo, o nosso passado fez de nós quem somos agora! Tanto os bons como os maus momentos!
    E a saudade só nos mostra que valeu a pena!
    Um beijinho, minha querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a base que nos sustenta!
      Sem dúvida, minha querida. Concordo totalmente ♥

      Eliminar
  6. esse momentos é que nos estruturam. bjs

    ResponderEliminar
  7. Como eu. Hoje estou muito saudosa :(
    Gostei de ler.

    Hoje:- Caminhos da ilusão...

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderEliminar
  8. É bom sentir saudade... significa que quando olhamos para trás, houve momentos e pessoas que nos fizeram bem, muito bem mesmo... Por outro lado, é verdade que devemos continuar no presente, a lutar por momentos que nos possam provocar saudade no futuro...
    Gostei muito, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dessa maneira que observo as saudades, porque sinto que só existem quando vivemos momentos fantásticos, que nos fizeram felizes :)
      É importante haver esse equilíbrio
      Muito obrigada!

      Eliminar
  9. Sentir saudades é sinal de que a vida é boa.

    Aproveite, e cultive mais momentos assim!

    ResponderEliminar
  10. Sentir saudades é sempre bom sinal, é sinal que se viveu e assim de tudo que se viveram coisas e pessoas e sensações muito muito boas!!!

    ResponderEliminar
  11. Eu também não vivo no passado, mas sou uma pessoa de recordações sem dúvida - talvez porque sou muito, muito feliz!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  12. Apesar de a saudade por vezes pesar é ela que nos lembra todos os dias das coisas boas que tivemos, e assim vamos sendo felizes sabendo que muitas coisas já nos fizeram felizes :)

    3200 Degrees // Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As saudades podem deixar-nos melindrados, precisamente, por essa proximidade de memórias, mas mostram-nos tanto momentos reconfortantes *-*

      Eliminar
  13. És linda por dentro, o teu coração a tua alma... são lindos...
    Tenho saudades como tu, andamos para trás para seguirmos em frente todos os dias, ou quase todos :) <3
    Adorei o teu texto tão pessoal.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  14. Olá Andreia
    Também tenho saudades do passado principalmente da inocência que se perdeu.
    XOXO

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  15. Saudade é uma palavra que não da mesmo para explicar de coisas que já passaram por nós como de quem já não esta entre nós
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  16. Mais um texto incrível! A palavra saudade não dá pra explicar, só sabe o significado quem já sentiu. Parabéns!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Está bem marcada aos nossos sentimentos!

      Eliminar
  17. que publicação linda, a palavra saudade é uma palavra muito forte. Foram momentos únicos que ficam marcados para sempre.
    Essa foto é em que praia. gostei muito ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada *-*
      É na Praia de Pedrogão, em Leiria

      Eliminar
  18. Também tenho saudades de muita coisa! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  19. Tenho saudades de (quase)tudo. À medida que os sonhos vão ficando por realizar e a vida vai ficando curta para pensar em futuros ambiciosos, o que fica é uma saudade imensa de tudo
    Outro dia fiquei um bocado a olhar para um roupeiro que tenho cheio de casacos e, acreditas que fiquei cheio de saudades de quando andava o dia inteiro aos recados e não tinha casaco nenhum? :(

    ResponderEliminar
  20. Saudade de tanto que a tua vida já teve de bom.
    És jovem, vais sentir ainda mais saudade, o que significa que vives de forma apaixonada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Saudade... Relembrar os momentos que nos aqueceram o coração, deixa sempre saudade. Mas a vida anda sempre, não para... Uma palavra tão nossa sem um significado que possa ser explicado por palavras :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Saudade faz-nos lembrar que o passado foi muito bom... mas mesmo assim nunca devemos viver só de saudades, porque senão acabamos por desperdiçar o presente!

    ResponderEliminar
  23. A saudade é um sentimento às vezes péssimo e nem sempre se consegue ultrapassar. Saudades dos bons momentos da infância, das pessoas que passam pela nossa vida e deixam "marca" as quais nao vimos mais, também saudades da minha avó e avô uiiii tanta coisa.
    Sei o que é isso o tempo passa e elas ficam para sempre.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre é fácil gerir as saudades, mas acho que transmitem um traço bonito do nosso caminho

      Beijinho grande, minha querida ♥

      Eliminar
  24. as saudades levam nos ate as nossas memorias as recordações boas
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  25. Ahh a saudade! Esse amor que continua, essa vontade que não passa. Linda foto.

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Que coisa linda... adoro a minha lista de saudades! <3

    ResponderEliminar
  27. obrigado, meu bem!

    também sinto saudade de muita coisa mas, nessas situações, salva-me a minha memória que me aquece o peito. pondero se sentir saudades é legítimo. e é, na boa verdade... às vezes dói... dói muito... mas é tão saboroso olhar para trás e conseguirmos ver que as saudades nos trazem um lado positivo e bonito! ohn :')

    NEW FASHION POST | I CAN'T BELIEVE THAT THIS TREND IS BACK.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou apologista de que só sentimos saudades do que nos fez bem, por isso, apesar de nem sempre ser fácil geri-las, acaba por ser um traço bonito da nossa caminhada *-*

      Eliminar
  28. Também tenho saudades de quando jogava cartas nos intervalos...
    R: ai vais adorar, depois tens de me dizer se estás a gostar ou não!!
    😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma animação :)

      Claro que sim! Quando conseguir ler, digo-te o que achei

      Eliminar
  29. Também tenho saudades da minha avó. Dos quilómetros que fazia para ver concertos. Sentir saudades é um misto de emoções daquilo que mais nos marcou :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  30. Após ler este post fiquei com saudades de tanta coisa... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  31. "... de pessoas com quem me cruzei na blogosfera" oh porra, simmmm!! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tantos bloggers incríveis! Custa quando deixam de estar presentes neste universo blogosférico :/

      Eliminar
  32. Saudade, aquele sentimento absurdamente intenso. Mas, lá está, são as saudades de todos esses momentos e colos que nos dão força, são as memórias que nos fazem sorrir e não desistir. Teremos sempre saudades do que vivemos e das nossas pessoas, porque foram nossas e entranharam-se em nós de jeitos que só nós sabemos. Adorei, querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito muito nisso, sabes? Até porque só sentimos saudades daquilo que nos fez bem, mesmo que a realidade seja um pouco diferente.
      É tal e qual o que mencionaste, não diria melhor!
      Muito obrigada ♥

      Eliminar
  33. Adorei ler, o teu texto... com o qual me identifico muito!...
    Ter uma dose de saudosismo equilibrada... é absolutamente essencial... e tão bom, poder recordar, as coisas boas, que tiveram lugar, em alguma tempo e circunstâncias muito próprias... mas a vida é mesmo isso... um permanente estado de transição... entre o passado... e sempre a descobrir caminhos de futuro...
    A fotografia está linda! Tens imenso jeito para a fotografia!... Sempre enquadramentos e composições super cuidadas... que dá gosto apreciar!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Concordo totalmente contigo. Acho que esse equilíbrio é muito saudável, até porque nos permite relembrar momentos e pessoas tão importantes
      Enche-me o coração ler isso, obrigada mesmo

      Eliminar

Enviar um comentário