Podcasts | As minhas escolhas

Fotografia da minha autoria


«A criatividade não tem preço»


O silêncio é um traço que valorizo e que me conforta: seja quando estou sozinha, na minha bolha de pensamentos, seja quando estou acompanhada pelas minhas pessoas-luz, cuja ligação é tão sólida, que nos possibilita não ter que conversar em todos os segundos, só para evitar que o ambiente fique confrangedor. No entanto, num plano oposto, também aprecio a alma do som e a sensação de aconchego que potencia. Por isso, vou jogando com o equilíbrio. E vou permitindo que a minha casa se encha: com vozes em surdina, no máximo ou sem a representação de qualquer sonoridade.

O meu processo de escrita é sempre marcado por música, pois ampara-me em situações de bloqueio criativo. Mais recentemente, foram os podcasts a invadir a minha rotina, proporcionando-me momentos introspetivos e de descontração. Quando necessito de abrir a porta da minha imaginação, a melodia das canções faz-me viajar e mantém-me a mente enérgica. Porém, reconforta-me a certeza de pausa. E há algo de encantador em poder estar sentada na minha secretária - a escolher fotografias, a editá-las ou a organizar a semana - a escutar uma conversa descomplicada ou um monólogo sobre um conjunto vasto de temáticas. Esta dinâmica é mesmo gratificante e envolvente.

A diversidade é inesgotável. E o caráter lúdico leva-me a observar o mundo de perspetivas novas, para além de abraçar uma forma de entretenimento distinta. Nesta caminhada que se tem revelado perfeita, há cinco podcasts que já não dispenso.

Ar Livre | Salvador Martinha é um dos humoristas que mais me enche as medidas, mas comecei a acompanhar este seu projeto numa fase bastante adiantada. Portanto, sempre que me é possível, embarco nos episódios que tenho em atraso e deixo-me cativar pela sua liberdade. Pela multiplicidade de temas. E pela visão que partilha sobre os mesmos. Num registo muito próprio, revela o lado camaleónico do humorista. E provoca-nos uma vontade imensa de estar ao seu lado a debater determinados assuntos. Porque a sua partilha é sempre perspicaz.

Traz Cerveja | Diogo Faro e Pedro Durão criaram um podcast «de conclusões pouco sóbrias sobre o que [lhes] apetecer», analisando «acontecimentos marcantes, globais, pessoais ou animais». E, tendo em conta que «nenhuma conversa se faz com sede», os convidados têm a responsabilidade de, tal como o nome permite antever, levar cerveja. O ambiente informal, que oscila entre o humor e aspetos mais sérios - ainda que descambem com facilidade -, faz-nos sentir próximos, como se estivéssemos a participar numa conversa entre amigos. Porque não há filtros. Aprecio, particularmente, a diversidade de convidados, abrangendo várias áreas [e artes]. Além disso, sinto que foi o projeto em que mais notei evolução. Aguardo, ansiosamente, novos episódios.

Ask.tm | Pedro Teixeira da Mota é um dos novos rostos da comédia. Para além de ser fã do seu humor, divirto-me com a aleatoriedade de temas e com as desconstruções que nos apresenta. O seu pensamento é muito vincado. E o seu traço sarcástico não passa despercebido. Já a sua criatividade não tem limites, uma vez que tem a sublime capacidade de criar teorias e conceitos novos. Aqui há espaço para tudo e o mais curioso é constatar as sucessivas pontes que tornam as transições entre assuntos naturais. Respondendo a perguntas de ouvintes - deixadas no twitter e, agora também, no patreon - divaga por esta rede de originalidade. Temos encontro marcado todos os domingos.

Brainstorm | Daniel Carapeto aventurou-se no podcast. E, apesar de só estarem disponíveis três episódios, atendendo que é um programa recente, gosto da dinâmica que criou. A duração de cada um deles é mais longa, ultrapassando uma hora, mas a presença de convidados acaba por fluir o momento e por dar asas a reflexões que, à partida, poderiam não acontecer a solo. Os temas são uma espécie de manta de retalhos, com graça e com pertinência. E têm surgido discussões mesmo interessantes. Estou a adorar descobrir esta sua faceta.

Sozinho em Casa | Guilherme Geirinhas tem sido uma companhia fabulosa, até porque tem explorado assuntos de máxima relevância, sem máscaras e com muita verdade. Além do mais, mesmo que possam existir segmentos humorísticos, não há uma tentativa de satirizar cada fragmento. E conversando sobre algo que o afeta diretamente, proporciona um registo mais intimista, envolvendo-nos em constantes reflexões.

O formato em si não sofre metamorfoses. Contudo, nenhum episódio é igual. E esse lado imprevisível, que aumenta a curiosidade, transmite-nos uma sensação de novidade singular. Existem, ainda, três podcasts que não acompanho com frequência, mas que pretendo adicionar à minha lista: Tudo o Resto [conduzido pela Filipa Galrão e onde descobri camadas inspiradoras de alguns entrevistados], Cada um Sabe de Si [dinamizado pela dupla Joana Azevedo e Diogo Beja] e Segundo [da autoria de Dário Guerreiro, mais conhecido por Môce dum Cabréste]. Porque acredito que crescemos nesta partilha. E nesta maneira dicotómica, plural e livre de observar o que nos rodeia, desde o detalhe mais insignificante ao problema mais profundo, uma vez que tudo faz parte deste mundo que nos acolhe no seu regaço.


Costumam ouvir podcasts? Quais?

Comentários

  1. Nunca entrei nesse mundo....mas fiquei curiosa.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. A maior parte deles não conheço mas fiquei curioso e vou dar uma vista de olhos, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

      Andarilhar
      Dedais de Francisco e Idalisa
      O prazer dos livros

      Eliminar
    2. Sou suspeita, mas recomendo todos :)
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
    3. P.S. Caso ouça algum, diga-me o que achou

      Eliminar
  3. Ja ouço podcasts ha mais de uma decada e adoro, é-o de vou buscar muita inspiração:) recomendo o Estupidamente desagradável da Joana Marques e The Minimalists, este último para quem gosta de ouvir em ingles e também ajuda a melhorar a língua universal hehe ;)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rendi-me por completo a este formato :)
      Também tenho que me dedicar a ouvir o da Joana Marques!

      Beijinho grande

      Eliminar
  4. Confesso que é um mundo, que ainda não tive oportunidade de descobrir... mas este teu post... veio-me aguçar a curiosidade... assim que tiver um bocadinho... vou aventurar-me nas tuas dicas de hoje...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te aventurares a ouvir algum, depois diz-me o que achaste :)

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Como é que me esqueci da Prova Oral? :o
      Obrigada pelas sugestões!

      Eliminar
  6. Eu oiço o "Cada Um Sabe de Si" :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Confesso que nunca me deu para conhecer mais sobre isso
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. A primeira vez que ouvi um podcast foi com uma das minhas cantoras favoritas, não fiquei fã, mas os que partilhaste deixaram-me curiosa. Tenho que dar oportunidade.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dinâmica desse podcast, se calhar, não se adequava tanto às tuas preferências. Se tiveres curiosidade, acho que é uma questão de procurares outras opções :)

      Eliminar
  9. Não tenho esse hábito e desconheço a maioria que referes.
    Também gosto muito de silêncio, quando estou sozinha em casa raramente tenho algum tipo de som.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu vou jogando com a minha vontade do momento. Na maior parte das vezes, tenho que estar a ouvir música ou podcasts, mas também há ocasiões em que preciso desse silêncio absoluto

      Eliminar
  10. O mundo dos podcasts ainda não me seduziu, mas fiquei curiosa com 2 ou 3 desta lista :)
    Costumas ouvir sempre no Spotify ou usas outra app?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ouvires, diz-me o que achaste :)
      Costumo ouvir sempre no Spotify

      Eliminar
  11. Oi Andreia, eu acho esse formato de podcasts maravilhoso! Gosto muito de ouvir (inclusive vou conferir algumas das suas indicações), mas nunca quando estou produzindo conteúdo. Eu trabalho muito com criação de textos e sinto que o "falatório" dos podcasts acaba me atrapalhando um pouco, não consigo me concentrar. Beijo, beijo :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz-me o que achaste :)
      Quando estou a escrever, por exemplo, também não consigo ouvir, precisamente pelo que mencionaste. Mas quando realizo outro tipo de tarefas não dispenso

      Eliminar
  12. O podcasts é maravilhoso, adoramos as tas escolhas!

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  13. Houve uma época em que seguia alguns comediantes (Môce dum Cabreste, era um deles), mas o estilo (stand-up comedy) torna-se desinteressante ao fim de algum tempo. Por muitas diferenças que existam entre atores, para mim é sempre mais do mesmo (ou então sou eu que sou o "eterno insatisfeito" - expressão eufemística para caracterizar a minha instabilidade lol).
    Atualmente ando mais numa "onda" musical" e passo muitos serões estendido no sofá, às escuras, a ouvir as minhas músicas. Outras há em que fico horas às escuras, a escutar o silêncio da noite.
    Fazer qualquer coisa e ouvir música, ao mesmo tempo, continua a ser difícil. Na minha terra diz-se que "enquanto se canta, não se assobia". eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, não tenho essa perceção, porque o tipo de humor é diferente. E isso, por si só, dá logo outra abordagem
      É a tua vontade de implicar, é o que é ahahahah
      Essa alternância é bastante interessante, porque acaba por corresponder a necessidades distintas.
      Isso é uma desculpa para só fazeres uma coisa de cada vez :p

      Eliminar
    2. Vontade de implicar? Eu? eheheheheh

      Eliminar
  14. Olá, Andreia!

    Conheço alguns dos nomes que referiste (especialmente os dos locutores de rádio), mas não ouço podcasts...

    Beijinhos e bom resto de semana! 😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre dá para tudo, faz parte :)

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  15. Os meus favoritos são ask.tm e sozinho em casa! Também já ouvi Traz Cerveja e gostei bastante!

    ResponderEliminar
  16. Eu não sou muito de ouvir podcasts, mas alguns até me deixam curiosa e talvez lhes dê uma oportunidade, nem que seja para ouvir durante as viagens de fim de semana (casa-cidade académica e vice-versa) :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ouvires algum, diz-me o que achaste :)
      Sim, seriam uma ótima companhia de viagem!

      Eliminar

Enviar um comentário