Uma Dúzia de Livros // Março

Fotografia da minha autoria


Tema: Um Clássico


A magia das grandes histórias esconde-se na capacidade de se manterem alicerçadas à nossa memória: para lá do tempo e dos enredos que abracemos à posteriori. Porque a sua mensagem permanece atual. Pertinente. E é já uma parte daquilo que somos, moldando e maturando o nosso caráter. Por isso é que existem clássicos incontornáveis - e cada pessoa tem os seus [aqui]: porque tecem uma ligação transversal e camaleónica, adaptando-se à modernidade e desencadeando uma identificação automática.

O terceiro tema de Uma Dúzia de Livros foi, possivelmente, o que me provocou maior hesitação. Se, por um lado, pretendia enveredar por uma obra desconhecida, por outro, também senti o doce chamamento para regressar a um dos livros da minha vida. Por muito que me entusiasme a novidade, considero que existem narrativas a merecer uma releitura: pela qualidade da escrita, pelas sensações que despoletam e pelas inesgotáveis aprendizagens, pois há sempre aspetos que aprofundamos com mais clareza, dependendo do momento em que nos dedicamos à história. Portanto, seguindo a voz do meu coração, avancei pela segunda estrada. E reencontrei-me com Jane Austen.

Orgulho e Preconceito é uma porta aberta para o mundo, na medida em que se sustenta numa descrição exímia da época a que se remonta - sem se restringir à mesma -, focando os costumes, os valores e as relações antagónicas da sociedade. Neste ambiente de pequena burguesia, compreendemos o quanto a mesquinhez e a cobiça adquirem força. Há uma grande importância atribuída à fortuna, à imagem e ao impacto das primeiras impressões - nem sempre fiéis à verdadeira essência do visado. Além disso, é quase palpável a presunção, a maledicência, o desprezo, a futilidade e a sensação de superioridade. E, depois, é curiosa a forma como os intervenientes coabitam e interagem, gerindo egos e proporcionando momentos tensos e dramáticos, mas também cómicos e com um certo exagero. A personalidade imputada a cada personagem cria uma dinâmica muito própria - e fluída -, representando identidades dos diferentes estratos sociais. E é fascinante tentar desmistificá-los, mesmo que nos pareçam óbvios os seus contornos. Assim, o enredo torna-se mais significativo: pela premissa e por todas as divergências e situações de conflito - inter e intrapessoais.

A pluralidade da obra é outra particularidade a destacar, pois tão depressa somos envolvidos numa história de amor, como, logo de seguida, refletimos acerca de questões políticas e territoriais [presentes nas entrelinhas]; e transitamos para um registo mais introspetivo, no qual desconstruímos o orgulho e o preconceito cegos e onde, em simultâneo, constatamos que os juízos de valor não são exclusivos de um determinado grupo social. Independentemente da riqueza, todos temos ocasiões em que cedemos à tentação de julgar o outro, pelos mais diversos motivos. Ainda que, mais tarde, esta apreciação se revele desajustada e injusta, não deixa de ser interessante verificar que tudo naquela pessoa é, à partida, desprezível, ao ponto de questionarmos as suas ações. Dentro desta perspetiva, inconscientemente, é mais simples acreditar nas conjeturas de terceiros do que dar o benefício da dúvida. Por vezes, a nossa ingenuidade e, até, a má vontade não têm limites.

A relação de Elizabeth e Darcy é, para mim, um elemento central, porque são duas personalidades sólidas, com opiniões vincadas e uma visão singular da realidade - já para não falar do quanto se completam e influenciam sem terem uma clara noção disso. No entanto, agrada-me imenso o facto de, neste livro, encontrarmos um equilíbrio constante entre todos os envolvidos. Naturalmente, existem figuras principais, mas as secundárias não perdem protagonismo. E esta gestão não me parece simples, o que só revela a mestria da autora, pois são estes detalhes que concedem mais encanto à história. Particularizando, rendo-me sempre a Lizzy e a Darcy [que ligação especial esta], a Jane [quer pelo temperamento, quer pela cumplicidade com a irmã] e com o Sr. Bennet, cujo sarcasmo é precioso. É tão fácil empatizarmos com cada um deles, mesmo que possamos não compreender ou concordar com todas as suas motivações, porque há honestidade na maneira como se apresentam e como crescem no decorrer da narrativa, comprovando que existe tempo para mudarmos a nossa postura.

Orgulho e Preconceito tem uma crítica social clara. Através da ironia e da sátira, expõem-se a ganância, a ociosidade, a conveniência, o jogo de interesses, a hipocrisia. Num plano oposto, partilha também o peso dos sentimentos, a fragilidade humana e o papel da mulher - e os parâmetros a que tem que corresponder. Nesta dicotomia de status, é incrível como tendemos a ser arrogantes com o que nos deixa desconfortáveis social e sentimentalmente. Sinto que amadurecemos com as personagens. E que os nossos horizontes se expandem com a quebra de estereótipos - tão vincados no início. Além disso, não posso ignorar o momento em que Darcy revela os seus sentimentos por Elizabeth. Este ponto de viragem é crucial para todos. Afinal, nem sempre uma ligação que tinha tudo para correr mal significa desastre. E ainda bem. Porque potenciou uma obra de arte que nos apaixonará eternamente.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«- Oh! Sabes? O que tu tens é uma capacidade ampla de mais para gostares das pessoas em geral. Nunca vês mal em ninguém. Todo o mundo é bom e agradável aos teus olhares. Nunca na minha vida te ouvi criticar um ser humano.
- É que procuro sempre não me precipitar no juízo que faço das outras pessoas; mas digo sempre o que penso» [p:13];

«- Oferece-te uma difícil alternativa, Elizabeth. A partir de hoje não passarás de uma estranha aos olhos de um de nós. Se não casas com o Sr. Collins, tua mãe nunca mais te quererá ver; se casas, serei eu que te repudiarei» [p:85];

«- Em vão tenho lutado, mas de nada serve. Os meus sentimentos não podem ser reprimidos e permita-me dizer-lhe que a admiro e a amo ardentemente» [p:139].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Ainda não o li mas fica a sugestão, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver oportunidade, aconselho imenso esta leitura *-*
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. Já ouvi falar do filme, mas nunca li o livro. Obrigada pela sugestão.

    Beijinhos *.*

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Também adoro o filme! Mas o livro tem um traço ainda mais especial *-*

      Eliminar
  4. Ultimamente os romances de Jane Austen têm sido filmados sem dó nem piada, coisa que decerto modo me irrita, porque muita boa gente vê os filmes e não lê os livros. Um filme NUNCA expressa a beleza das palavras e a ironia da escritora britânica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O único filme que vi foi, precisamente, Orgulho e Preconceito. E, do que me recordo, sinto que até está fiel à obra escrita. Apesar de tudo, é claro que o livro tem outro encanto!

      Eliminar
  5. Gostei da publicação :))

    Hoje:- Brincando com as Palavras.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  6. Excelente escolha :) Vi o filme na minha adolescência e gostei bastante :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que rever, também, o filme :)

      Beijinho grande, minha querida*

      Eliminar
  7. Acho que nunca li nada dela mas tenho muita curiosidade devido às criticas fantásticas que vou lendo.

    https://www.sonhamasrealiza.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres curiosidade, recomendo muito a leitura! Ainda só li este e Sensibilidade e Bom Senso, do qual também gostei bastante, mas sinto que é daquelas autoras que valem sempre a pena ter por perto :)

      Eliminar
  8. Olá Andreia
    Eu já li esse livro 2 vezes, vi a série e o filme. Adoro.
    XOXO

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  9. Confesso que não é coisa que faça é ler livros, mas vou falar desse a quem ler por cá em casa
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Despertei tarde para a leitura, mas, desde então, tem sido uma verdade aliada. Experienciamos tanto com um livro *-*

      Eliminar
  10. Acho que é uma boa sugestão de leitura.
    Gostei da tua foto, muito boa.
    Andreia, bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos meus livros favoritos de e para sempre *-*
      Muito obrigada!

      Igualmente*

      Eliminar
  11. Até tenho vergonha de dizer, mas apesar da curiosidade nunca li esse livro!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que ter vergonha, acaba por ser algo natural: há sempre tantas histórias a chamar-nos à atenção, que alguma tem que ficar para segundo plano.
      Se tiveres oportunidade, aconselho :)

      Eliminar
  12. Nunca li, mas ando há imenso tempo com vontade de ler este livro!
    Tenho de ver se o compro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoio essa vontade :D
      Vale mesmo muito a pena, ainda que eu seja suspeita

      Eliminar
  13. É um clássico, de fato, uma grande obra, sem dúvida. Mas eu discordo do conteúdo da primeira citação que fizeste aí, eu vejo o bem e também o mal em qualquer pessoa, hehe! Afinal, ninguém é unilateral. Ninguém é uma coisa só. Somos todos um pouco de tudo. Freud, se não me engano, foi quem disse que os russos e os irlandeses, por exemplo, não tinham receio de mostrar suas sombras, e nesse ponto eu me identifico com eles, apesar de ser tão diferente em outros aspectos. O que torna Orgulho e Preconceito interessante é, na minha opinião, justamente o fato de haver nele tantas críticas sociais através da ironia. Um abraço, Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que a generalidade das pessoas - eu incluída - também, porque, ainda que procuremos ver o melhor de cada um, acabamos sempre por detetar pormenores que não nos caem tão bem.
      Sim, sem dúvida, somos várias coisas. O que nos distingue é a nossa capacidade de fazer sobressair coisas diferentes.
      Jane Austen conseguiu construir uma narrativa maravilhosa, onde cada crítica aparece no momento e no contexto certo. Genial *-*

      Eliminar
  14. Andreia gostei da sua sugestão de livro o livro é bastante fluído, ainda não tive a oportunidade de ler, mais guardo a sua dica bjs.

    ResponderEliminar
  15. Lovely Mr. Darcy!
    Críticas sociais, infelizmente, tão actuais.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossível ignorá-lo *-*
      Pois é, infelizmente, é bem verdade

      Eliminar
  16. Nem eu :o Não consigo mesmo gostar ahahah

    Finalmente voltei às leitura *yeeeeey*!
    Não conhecia este mas fiquei com ele fisgado até porque sou muito dado a cenários de época!! além disso o tema é interessantíssimo! :D

    NEW TIPS POST | FATHER’S DAY GIFT GUIDE – FOR LESS 20€.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela sensação, como referiste, de a roupa ter ido lavar toda junta não me convence ahahah

      Yeeeah, que bom, meu anjo *-*
      Tens que ler, vale mesmo muito a pena!

      Eliminar
  17. Vi o filme, mas fiquei sempre com a curiosidade do livro.
    Tenho mesmo de ponderar comprar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme também está incrível! Mas o livro tem outro encanto *-*

      Eliminar
  18. Adoro que marcas os livros como eu <3 <3
    Nunca li orgulho e preconceito, acho que tenho 'preconceito' com a história xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência boa ♥
      Não tenhas, vale muito a pena a história!

      Eliminar
  19. Jane Austen é mencionada em muitos filmes e situações, pelo que, por si só desperta-me muito interesse. Além disso, já vi o filme sobre a história que falas - acredito que não seja a mesma coisa, mas adorei a história :)
    Até tenho a ideia de que o vi por aconselhamento teu eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme também é um dos meus favoritos. E, apesar de já o ter visto há vários anos, sinto que representa bem o livro!
      Oh, que bom ♥

      Eliminar
  20. Já vi o filme que adorei... e já o li, há algum tempo... sei que gostei imenso... e se calhar talvez repita a leitura, no próximo Verão, nas férias... pois é na minha casa onde passo o Verão, que o livro lá está!... Excelente sugestão, que me deste!...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorei o filme e tenho que o rever *-*
      O livro tem uma alma tão encantadora, que me apaixono sempre que o releio

      Eliminar

Enviar um comentário