Sétima Arte | Bird Box

Fotografia da minha autoria


«Não abras os olhos. Há algo terrível lá fora»


A venda nos olhos - numa cegueira reversível - é uma metáfora interessante. E o seu significado camaleónico pode representar um ato de coragem, uma certa dose de irresponsabilidade ou, então, um mero desejo de sobrevivência. E um dos aspetos mais distintivos é, talvez, a noção de que qualquer uma dessas motivações consegue preservar a nossa sanidade, dependendo das circunstâncias e do quanto nos implicam. No fundo, é perceber qual a jogada mais inteligente que nos mantém em movimento. E no controlo das nossas faculdades mentais.

Bird Box é desenvolvido em duas linhas temporais: passado e presente. E a sua alternância é feita de forma orgânica, natural e sem quebras que nos distanciem do rumo da história. Apesar de carecer de algum contexto, no sentido em que não aprofunda a origem do ataque apocalíptico, sinto que se centrou em questões mais inquietantes, que nos transportam para o âmago do problema: quem somos e aquilo que somos em comunidade. Porque há muitos fatores que não somos capazes de controlar - por não termos capacidades para -, mas acabamos por negligenciar o que está ao nosso alcance. A visão exposta neste filme pode ser extrema, mas revela falhas estruturais da sociedade - e que se tornam muito mais evidentes em situações de alarme.

A cena inicial é crua, dura e intensa. E marcou o meu estado de espírito para a restante ação. Embora existam fragmentos mais leves, ternos e de humor - e sarcasmo -, é inegável o quanto ficamos em suspenso, uma vez que não prevemos o que acontece, nem em quem podemos confiar em pleno. Além disso, tem um caráter de «thriller silencioso», já que não visualizamos os monstros, mas sentimos a sua presença. E basta um deslize para nos perdermos para sempre. Portanto, o ambiente fica bem mais tenso através das emoções, de todas as sensações e da necessidade constante de decidir: como fazemos, por onde vamos, quem auxiliamos. E, na maior parte das ocasiões, é percetível o risco e o percurso movediço: pelo medo, pela falta de transparência, pela dependência, pela destruição do mundo como o conhecemos e pela estagnação - será que em algum momento deixaremos de estar presos a um lugar? Quando é que voltaremos a estar seguros?

Sem diminuir o restante grupo - com personagens interessantes, cujas histórias gostaria de ver mais detalhadas -, é a partir de Malorie [Sandra Bullock], dos seus pensamentos e angústias, que embarcamos numa viagem perigosa; numa viagem muito física, que ativa os nossos sentidos, mas também bastante introspetiva, a começar pelo facto de esta catástrofe "a obrigar a enfrentar o seu maior demónio interior: relacionar-se com os outros». E o impacto das ligações humanas tem um peso surpreendente. Transformador. E apaixonante! Porque, neste contexto de total descontrolo, é essencial aprender a ser para e pelo outro, não nos restringindo a nós e às nossas carências, ao mesmo tempo que nos permite compreender que não existimos sozinhos e que há privações que não acontecem apenas a terceiros.

O conceito do filme é, para mim, fabuloso. Porque divide-se em mensagens plurais, que nos confrontam com camadas inter e intrapessoais: a experiência da maternidade [que não é transversal a todas as mulheres, por impossibilidade ou por não ser um desejo], a dor da perda, o egoísmo vs a empatia, o lado humano [acima de toda a desconfiança], as fraquezas, o saber quebrar individualidades [porque entendemos que alcançamos mais por atuarmos em equipa, como pares] e a saúde mental - existe uma ameaçadora entidade que leva as pessoas a cometerem suicídio. Ultrapassando o cenário do filme, rapidamente associo esta componente à fragilidade da nossa saúde mental quando não a cuidamos e não a respeitamos. A desvalorização e menorização de determinados sinais pode ser fatal. Em paralelo, há uma ideia que deve ser tida em conta: observar o que nos rodeia não significa que absorvamos, fielmente, os factos. Porque «cada um de nós tem a sua própria lente», interpretando as situações de acordo com o seu ponto de vista. Portanto, nunca somos isentos e imparciais. E chega a uma altura em que fechamos os olhos para recuperar o controlo e para não permitir que certas realidades nos corrompam.

Bird Box é um argumento especial, com uma experiência social e humanitária complexa e profunda, onde os pássaros assumem um papel preponderante. Mas também transmite uma forte mensagem de esperança: o final é belo e reconfortante, deixando-nos com a certeza de que «o essencial é [mesmo] invisível aos olhos». Que filme maravilhoso! 

Comentários

  1. Também não vi mas fiquei curioso, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A premissa é mesmo interessante! Adorei o argumento *-*
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Não vi o filme completo, mas as cenas que vi gostei muito.

    r: Concordo, para não falar que ficam muito menos enjoativos.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a tua análise do filme coração. Eu pessoalmente adorei-o e acho que a forma como aborda a maternidade foi mesmo incrível <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, meu bem ♥
      Concordo contigo! A abordagem é mesmo especial

      Eliminar
  4. Como sabes eu adorei este filme e o teu review foi de encontro à minha opinião sobre este grande filme:)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei o filme e ah fico mesmo contente com a tua review! Muita gente simplesmente compara este filme ao a quiet place quando nem tem nada a ver....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, tão bom ♥
      Quiet Place nunca vi, mas também já apanhei comentários desses

      Eliminar
  6. Boa tarde. Gostei de ler-te:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  7. Não vi o filme mas a tua crítica está fantástica. (acho que digo quase sempre o mesmo do que escreves mas é verdade.)

    http://sonhamasrealiza.pt

    ResponderEliminar
  8. a tua ideia para a foto está qualquer coisa :)
    ainda não tive tempo para ver o filme, mas está na minha lista para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Quando tiveres, recomendo, vale bem a pena!

      Eliminar
  9. Confesso que não conhecia mesmo a que falas-te
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Nunca vi este filme mas já ouvi boas críticas =)

    Deve ser poderosíssimo.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conquistou-me completamente, acho que está incrível *-*

      Beijinho grande

      Eliminar
  11. Ele é muito bom!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  12. Vi o filme ontem, e gostei muito! Já recomendei a vários amigos!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Ainda não vi este filme, com muita pena minha! Queria ler o livro que lhe deu origem primeiro, mas outros livros têm-lhe roubado o lugar. E ainda hoje, nem livro, nem filme! Mas acho que não devia adiar mais e ver, pelo menos, o filme, por agora :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero muito ler o livro! Sinto que vou sentir a história com ainda mais intensidade *-*
      Aconselho, minha querida, vale muito a pena

      Eliminar
  14. r: Quando leres "O Tatuador de Auschwitz" tens de me contar o que achaste :)
    Que livro da Lesley Pearse leste? Eu já li outros dela, mas nenhum me tocou no coração como este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, fica combinado :)
      Dela só li És o meu Destino e gostei imenso!

      Eliminar
  15. Pelo que li é o meu género de filme, quem sabe não o vejo.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vires, depois diz-me o que achaste :)

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  16. Ainda não vi mas está na lista! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Com a tua excelente descrição e opinião do filme, fiquei curiosa.
    Vou ver com certeza.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Recomendo, é um filme fantástico! - na minha opinião, claro

      Eliminar
  18. Fiquei super curiosa para assistir depois de ler a sua intensa e fascinante resenha
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Sou suspeita, mas recomendo muito este filme :)

      Eliminar
  19. Obrigado, meu doceee :D

    Deixa que eu também não conhecia o filme... mas o conceito é, tal como dizes, realmente fabuloso!!!

    NEW TIPS POST | 3 STEPS AND… MAKEUP OFF
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  20. Tenho de ver.
    Com esta opinião, fiquei mesmo curiosa.
    A fotografia está top.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Já ouvi falar muito deste filme, mas ainda não tive coragem para o ver ahah
    r: Obrigada minha linda :)

    ResponderEliminar
  22. obrigada, andreia, por, com isto, obrigares-me a ir ver sendo que estava a adiar e a adiar :)

    r: vou ver o mishlawi no sábado!! eheheh ganhei bilhetes grátis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou terrível :p ahahah

      Yeeeah! Que bom, minha querida, fico mesmo feliz por ti. Vais amar o concerto, tenho a certeza *-*

      Eliminar
  23. Tenho imensa curiosidade sobre este filme, com a Sandra Bullock, que ainda não se proporcionou ver...
    Belíssima sugestão! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  24. Estava indecisa se via o filme ou não, mas depois de ler a tua opinião tive a certeza que tenho mesmo de ver.

    ResponderEliminar
  25. Estou dividida entre ver ou não o filme pois não faz de todo o meu género e assusto-me com facilidade nos filmes haha

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há vários momentos de tensão, mas acredito que consigas ver com facilidade :)

      Eliminar
  26. Estou muito curiosa com este filme e esta tua review ainda me deixou mais!!!

    ResponderEliminar
  27. Já ouvi falar... mas já me conheces... eu e a TV somos pouco amigas :P tento combater isso, mas acabo sempre por deixar para «outro dia»...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com os filmes acontece-me o mesmo :o bem tento contornar, mas está difícil

      Eliminar

Enviar um comentário