O mundo por olhos tom de castanha #45

Fotografia da minha autoria


«Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual»


O aniversário do meu pai, no passado domingo, foi comemorado com mais um passeio em família. Saímos de casa com um destino em mente, mas os acasos redobram o encanto da [re]descoberta. E, pelo menos, 20 anos depois, regressamos a Monção.

Localizada entre «dois fenómenos geográficos distintos», esta vila foi uma agradável surpresa. A familiaridade não se fez sentir de imediato, porque estivemos distantes muito tempo, mas ressurgiu quando observei o busto de João Verde - pseudónimo do poeta José Rodrigues Vale -, porque preservo uma fotografia memorável da minha infância, na qual estou ao seu lado vestida de... verde. Este pormenor sempre me despertou um sorriso, por ser uma coincidência tão engraçada. Muito provavelmente, e mesmo só tendo conhecimento deste momento por registos fotográficos, será uma recordação fixa no meu percurso.

Após um fantástico almoço no Café Restaurante Central, na Praça Deu-La-Deu, que recomendo pela qualidade da confeção e pela simpatia, aproveitamos para explorar algumas ruas. E para admirarmos todos os detalhes arrebatadores. Já na altura da partida, em silêncio, ficou prometido um regresso. E, se possível, para breve. Antes de alinharmos a rota com sentido a casa, ainda fizemos uma visita relâmpago a Ponte de Lima, para aproveitar o cenário do Parque Temático do Arado e visitar a loja de artesanato.

As fotografias também contam histórias. Por isso, deixo-vos com aquelas que ajudam a contar o que a minha objetiva captou.




























Já estiveram em Monção? O que não posso perder numa próxima visita?

Comentários

  1. Belas fotografias e muitos parabéns para o pai, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Parabéns ao seu pai pelo seu lindo aniversario, que conte muito aniversários no futuro.
    Parabéns também para a mestre fotografo que seleccionou fotos maravilhosas, são lindas e estão perfeitas.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses votos ser-lhe-ão entregues, muito obrigada!
      Agradeço, também, a parte que me toca :)

      Eliminar
  3. Nunca visitei Monção, mas adorei as fotografias, principalmente a da paisagem com o rio. Que lindo *.*

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. Que fotografias tao bonitas :) Em criança passava muitas vezes por Monção quando ia com os meus pais e avos ao Elcorte Ingles a Vigo :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  5. Acho que não conheço Monção (acho porque quando era pequena fui a mil sitios que já não me recordo) mas as fotos estão maravilhosas. Parabens ao teu pai, que venham mais anos em familia :)

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
  6. Quando digo que as tuas fotografias são dignas de uma exposição, Andreia, não tem nada a ver com generosidade, tem a ver com a qualidade das ditas fotografias.

    Ao contrário do vosso presidente da república, não sou mulher de afectos ou de generosidades 🐒

    Não te zanges com a minha franqueza, Andreia, mas a minha mentalidade é absolutamente alemã, sem as falsas gentilezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre gratificante ler isso!
      Pois, eu já sou o oposto :p
      Porque haveria de me zangar? Cada pessoa tem a sua forma de ser. E desde que exista respeito - como é o caso - nada há a apontar

      Eliminar
  7. Já conhecia mas adorei as fotografias :)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ao seu pai. Fantásticas imagens. Monção não conheço. Um dia à tarde saí de Matosinhos pernoitei em Barcelos. Em viagem de trabalho, no dia seguinte passei por Vila Verde. Próximo de Braga almocei rojões. Nesse dia lá chovia que se fartava!

    Continuação de boa semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele agradece :)
      Da parte que me toca, muito obrigada!
      Pena a chuva, porque fez um passeio maravilhoso (ainda que em trabalho)

      Eliminar
  9. Já não me lembra de passar aí, mas devia ter sido um bom domingo bem passado
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Já estive em Monção várias vezes (e em Ponte de Lima também), mas tu deves conhecer melhor os recantos interessantes do que eu.
    É nestas alturas que tenho pena de morar cá tanto em baixo... vou-me contentando com o Alentejo, que também é bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponte de Lima conheço melhor, Monção foi quase uma descoberta, porque já não ia lá há imenso tempo!
      Que saudades que eu tenho do Alentejo *-*

      Eliminar
  11. Tão bom!
    Voltei a viajar até ao verão passado, quando estive em Ponte de Lima!
    Amei as fotos!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Um dia especial e passeio a repetir.
    Já por essas bandas andei há uns tempos e confesso que desejo lá voltar.
    Continuação de boa semana.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  13. Não conheço Monção e Ponte de Lima desperta-me muito interesse!!!
    Que belos registos querida, é mesmo bom passear e poder registar tudo e mais alguma coisa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho uma visita a ambas, minha querida. Acho que vais gostar :)
      Muito, muito obrigada ♥ sim, sem dúvida

      Eliminar
  14. Hello :)

    Não conhecia monção, mas confesso que fiquei com muita vontade depois de ler o teu post e depois de ver as fotografias.
    QUE LINDOOOO!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vila encantadora, vale a pena *-*
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  15. Que lindo, não conhecia mas parecer ser tão lindo pelas fotos, vai ficar na minha lista para visitar :D
    Beijinhos,
    Throwalense

    ResponderEliminar
  16. Parabéns ao teu pai, Andreia!
    Nunca estive em Monção, mas pelas fotografias, é um lugar lindíssimo! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Nunca visitei mas, pelas tuas fotografias, parece-me um local muito bonito :)

    ResponderEliminar
  18. Querida Andreia parabéns atrasados ao pai, as fotos são lindissimas, estive em Monção em Novembro passado gostei muito,mais vim desiludida porque uma loja que tinha dedais estava fechada a hora do almoço e não tive oportunidade de lá voltar rsrs, fica para a próxima.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele agradece :)
      Muito, muito obrigada! Também andei à procura de um dedal, mas, como era domingo, as lojas estavam todas fechadas, por isso, tive que me conformar e regressar a casa sem essa recordação.
      Talvez numa próxima :)

      Eliminar
  19. Parece com aquelas estações de banhos, construídas pelos Sarracenos, há séculos . Bela imagem.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  20. Francamente não me lembro se já estive em Monção.
    Parabéns pelas fotos e parabéns ao pai.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Não conheço Monção. Esses passeios em familia sabem tão bem;) parabéns ao teu pai.
    As fotos estão lindas.
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  22. Não conheço mas gostei da selecção. penso que tem um parque de termas muito conservado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que sim, mas essa parte não tive oportunidade de explorar
      Muito obrigada :)

      Eliminar
  23. Que fotografias lindas! Fiquei encantada logo com a primeira. Parabéns atrasados ao teu papi :)

    ResponderEliminar
  24. Andreia é um bonito lugar o passeio deve ter sido muito bom, amei conhecer esse lugar incrível bjs.

    ResponderEliminar
  25. Muuuuito obrigado, meu bem!
    É mesmo!!! E acho que só assim fazem sentido :D

    Os meus parabéns ao teu pai e a ti, por estas fabulosas fotos :D
    Nunca fui a Monção, mas fiquei com vontade de conhecer :D

    NEW TIPS POST | HAIR STYLING: ALL YOU NEED TO KNOW!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  26. Ates de tudo, parabéns ao Pai! As fotos estão lindas, as cores são fantásticas!! Não tenho recordação de Monção, mas tenho muitas muitas saudades de Ponte de Lima!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Adoro sempre estas tuas publicações sobre os lugares que visitas!
    E as tuas fotografias... parecem mesmo transportar-me para lá *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração ter esse retorno! Muito obrigada, minha querida ♥

      Eliminar

Enviar um comentário