ENTRELINHAS // ALECRIM

Fotografia da minha autoria


«É preciso coragem, fé e, acima de tudo, amor»


O encantado mundo dos blogues tem-me proporcionado experiências inspiradoras. Não só pela possibilidade de explorar a minha escrita e o meu lado criativo, mas também pelo contacto com distintos criadores de conteúdo e outras visões da realidade. Por isso é que faço por manter saudável o elo da interação, pois acrescenta-me a vários níveis. E, recentemente, voltei a sentir o quanto é mágico trocarmos impressões, perdendo-nos em histórias escritas por outras mãos.

A Teresa Lobo cruzou-se com As gavetas da minha casa encantada e enviou-me uma mensagem, com o intuito de eu partilhar uma crítica literária acerca do seu mais recente eBook, em edição de autor. O meu retorno, como seria expectável, foi positivo, até porque oportunidades desta natureza são sempre gratificantes, já para não mencionar a confiança inerente a todo o processo. E foi assim que fiquei a conhecer o seu maravilhoso Alecrim, cujos contornos foram desenvolvidos a partir do pseudónimo José Vieira. E fui agradavelmente surpreendida, uma vez que é um relato muito credível. Proximal. E inquietante, atendendo à temática e à energia que o envolvem.

Uma particularidade interessante, excluindo os dilemas morais e as metamorfoses da protagonista, é a evolução cíclica, que perpetua comportamentos que a própria condena, demonstrando que somos falíveis e dependentes das circunstâncias. Por essa razão, assistimos a uma passagem de testemunho inconsciente. E somos, ainda, confrontados pela vontade e, sobretudo, pela necessidade de quebrar a iminência do abismo. Porque contactamos com maus tratos físicos e psicológicos, um passado doloroso, traços de religiosidade e a brutalidade de manter as aparências. Além disso, percebemos o quanto a situação familiar é contaminada pela falta de amor e pelo facto de a maternidade ser encarada como um castigo. Quando nos anulamos pelos outros, as relações tornam-se tóxicas, prevalecendo o sentimento de culpa.

Este manuscrito, embora apresente uma linha narrativa fluída e coesa, deixou-me com algumas questões, pois senti falta de uma abordagem mais pormenorizada em certas passagens. No entanto, após ter lido o Epílogo e ter conversado com a autora, compreendi a ausência desses detalhes. Porque esta obra é baseada em factos reais. E foi, durante vários anos, conotada como assunto proibido. Em simultâneo, por envolver um crime, há dados do processo judicial aos quais não tem acesso. Assim, partindo das poucas informações de que dispunha, optou por romancear a história da sua trisavó Carlota, que assume a personificação de um ato de superação, despertando[-nos] a vontade de recuar à época em que decorre a ação, para sermos capazes de unir as pontas soltas.

Alecrim, cujo simbolismo é marcante, tem uma mensagem bonita, com traços de fé, de esperança, de coragem e de amor. Apesar dos contornos cruéis e angustiantes, que espelham uma revolta e uma mágoa interiores, comprova que o nosso passado não tem que nos condicionar. Sendo um enredo cheio de camadas, percebemos que a nossa existência permanece enquanto existir alguém disposto a prolongar a nossa memória. Lido num par de horas, é daquelas obras que soam a uma conversa entre amigos, levando-nos a refletir sobre temas intemporais.


Deixo-vos, agora, com algumas citações

«Tal e qual Maria Madalena fui rotulada de pecadora. Uma criatura que não merecia nem perdão nem misericórdia. Uma reles e vil mulher que só tinha direito ao castigo» [p:12];

«Deslocada.
Era assim que me sentia. Deslocada do tempo e do espaço. Sentia que aquela vida, a minha vida, não era para mim» [p:34];

«Casámos num dia chuvoso. Parecia que os anjos choravam pela decisão tomada» [p:43] 

Comentários

  1. Não conheço o Alecrim, mas fiquei curioso depois desta magnífica crítica literária.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço, mas confesso que me despertou curiosidade depois da descrição que fizeste!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história é mesmo interessante, até por ser baseada em factos reais

      Eliminar
  3. Não conhecia, mas fiquei curiosa =). Obrigada pela partilha, deve ser um livro fantástico.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. Parece ser de facto interessante. Os excertos que nos apresentas são chocantes e fortes. Não sou fã de ebooks (já tentei por várias vezes) e embora saiba que a maioria das vezes é mais fácil de ler mais obras, prefiro sempre o papel. Talvez seja por trabalhar sempre no computador e não consiga mesmo estar com a vista a olhar para outro ecrã, mas é-me algo muito difícil.

    Gostava de um dia poder escrever opiniões literárias como tu. Que nos envolve tanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro o papel, por tudo. Mas esta obra só está disponível em eBook e até nem custou muito, porque só tem 70 páginas (mais coisa, menos coisa).

      Oww, que querida 😍 muito obrigada! Mas é só uma questão de ires experimentando, de certeza que as farás tão bem ou melhor

      Eliminar
  5. Gosto tanto desta interação entre blogues :)
    Quando vi o título do livro veio-me logo à ideia a canção do Alecrim aos molhos que eu tanto gosto :)
    Gostei muito também desta tua sugestão :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhoso quando confiam em nós desta forma *-*
      Que máximo!

      Eliminar
  6. Confesso que ainda não conhecia mesmo, mas adoro bastante estas tuas partilhas e o teu trabalho, pois sempre que venho cá conheço novas coisas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. É sempre bom sermos desafiados por outras pessoas para trabalhos para o blog.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  8. Um título sugestivo de uma história de uma trisavó, numa época em que uma Carlota não tinha grandes oportunidades. E como é que se consegue esse e-book?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível encontrá-lo no site da Leya, aqui: https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/alecrim-ebook/

      Eliminar
  9. Respostas
    1. É uma história muito interessante. Dura, mas comovente

      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  10. Já o tenho no meu Kindle, vai ser a minha próxima leitura quando acabar de ler "Regretting You".
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse não conheço, vou procurar 😊
      Espero que gostes deste "Alecrim"

      Eliminar

Enviar um comentário