PÃO DE FORMA // VISEU & SERRA DA ESTRELA

Fotografia da minha autoria

«É preciso ver o que não foi visto,
ver outra vez o que se viu já»

A primeira semana de fevereiro terminou serena, mas com níveis de entusiasmo elevados. Porque o aniversário do meu pai abriu portas a dois dias longe da rotina. Sou muito apaixonada pelas minhas cidades - de origem e de coração -, mas adoro partir à descoberta. E, felizmente, o nosso país transborda de destinos ótimos e imperdíveis, que nos sabem acolher como se fossemos parte da sua identidade.

O despertador tocou cedo, uma vez que não dispensamos viagens aproveitadas ao máximo. Com as malas na Pão de Forma imaginária, rumamos até Viseu, berço de Viriato, de recantos ajardinados e com território vinhateiro no seu ADN. Apesar de nos ter recebido com chuva, não nos impediu de conhecermos pedaços da sua história, sendo impossível não nos rendermos a todo o seu charme inerente, com ruelas pintadas de detalhes artísticos, que as tornam únicas e memoráveis. Porque há muito por desvendar. Há muitos traços para absorver. E inúmeras propostas de roteiros, que se adequam a todos os estilos de viajantes. Atendendo a que sou adepta de caminhadas, até porque não existe melhor maneira de nos ligarmos aos locais que exploramos, deixei-me levar pelo caminho que foi surgindo no nosso enlaço.

A Praça da República foi a primeira paragem, distinguindo-se pela área ampla, «pelas valências administrativas e económicas» e pela «alegoria ao mundo rural», representada num belíssimo painel de azulejos azuis. Numa das laterais, o nosso foco centra-se, ainda, na Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco. Se subirmos a sua deslumbrante escadaria, temos uma vista privilegiada sobre o Rossio. Seguindo pela Rua Direita, que unia as duas portas da cidade, ficamos a conhecer a sua forte representação comercial, «as casas sobradas, as casa senhorias e as janelas manuelinas». Em simultâneo, acolhemos o espírito deste lugar tão puro e especial. Pelo meio, tivemos a possibilidade de comprar um dedal, de vislumbrar o Solar Visconde de Treixedo, o Teatro Municipal, a Porta dos Cavaleiros, o Chafariz de S. Francisco, que serviu de cenário, numa violenta cena de pancadaria, na obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, e a Casa do Miradouro.

O ponto turístico final foi o Adro da Sé, colocando-nos em contacto com a imponente Igreja da Misericórdia, que «alberga um núcleo museológico», com o Museu Nacional Grão Vasco, onde podemos ver «algumas das obras-primas da pintura renascentista portuguesa», muitas delas classificadas como Tesouro Nacional, e, naturalmente, com a Sé Catedral, que preserva «o primeiro claustro renascentista de Portugal e uma magnífica abóbada de nós». Como chegamos enquanto estava a decorrer a missa, não entrei para observar o interior, mas fiquei com uma aprazível impressão da parte circundante. O centro histórico é, igualmente, marcado por um Pelourinho e pelo Passeio dos Cónegos, com inspiração italiana. Embora estivesse a adorar a experiência, porque Viseu é mesmo um lugar a ter em conta, fomos obrigados a voltar ao hotel, já que a meteorologia piorou, tornando-se impossível continuar o passeio. Mas há fragmentos que, certamente, nunca mais esquecerei.

O domingo acordou solarengo, ideal para regressarmos ao Adro da Sé e, posteriormente, abraçarmos um novo reencontro: uma Serra da Estrela sem neve, mas sempre encantadora, deixando-me sem palavras em todas as vezes que perco a minha vista pela Lagoa Comprida, construída a partir de uma lagoa natural, assumindo a função de reservatório principal. Com uma paisagem arrebatadora, que quase nos retira o fôlego, há uma paz que se instala no nosso peito, mesmo sendo um local tão visitado. O contacto com a natureza permite-nos relaxar. E sentirmo-nos plenos. De olhos postos em todo o seu esplendor, respirei fundo. Despedi-me em silêncio. E prometi não demorar tanto tempo a cruzar os nossos passos.

1. Em 2009 fiz estágio no hospital de Viseu, vivi na cidade durante quatro meses, sinto que a explorei pouco, mas do pouco que vi gostei muito.

Também fui à Serra da Estrela =)

Beijinhos e bom carnaval!

1. É uma ótima desculpa para regressares, vale a pena :)
      A Serra da Estrela é sempre deslumbrante!

Eliminar
  2. Comecei o dia a viajar um pouquinho, com esta belas fotos!

Isabel Sá
    Brilhos da Moda

3. Que viagem tao maravilhosa a uma terra tao bonita :)
    Muito obrigada pela partilha minha querida*
    Beijinhos

1. O nosso país tem mesmo recantos maravilhosos *-*
      Eu é que agradeço!

Eliminar
  4. Adoro Viseu... Já estive em alguns dos lugares que mostras nas fotos e adorei!

Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

1. Tem imenso para visitar. Mal posso esperar para explorar mais de Viseu :)

Eliminar
  5. Boa tarde de alegria, querida Andreia!
    Um belo passeio fiz aqui com suas fotos. Gosto de passear com amigos.
    Igrejas em cima de escadarias ficam lindas.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

1. Torna o lugar ainda mais encantador :)
      Muito obrigada, Roselia

6. Nossa que lugar lindo!! Meu sonho visitar aí ❤️

7. Uma viagem encantadora. 😍 Espero um dia poder ver tudo isso de perto.

1. Assino por baixo *-* tenho a certeza que vais adorar. E fico a torcer para que o consigas brevemente

Eliminar
  8. Que viagem incrível! Gostei! :)

www.amarcadamarta.pt

9. Oh, que lugares mais lindos para conhecer, se não me engano já tive aí mas era bastante pequena, mas parece que foi uma boa viagem para conhecer vários lugares

Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

10. Obrigado pelas fotos. Já não vou a Viseu à muitos anos.
    Tenho ideia que a cidade se tem reinventado, com muitas novidades e atraindo população e empresas para lá. Já deixou de ser "só" a feira de são mateus. Gostei muito das fotos. Parece uma cidade limpinha e com muito património.

1. Eu é que agradeço :)
      Já não ia a Viseu há muito tempo, por isso, não ia com uma imagem formada. Mas fiquei mesmo impressionada com a cidade, precisamente, por sentir que não estagnou. Há imenso para ver!

11. De belas imagens um fartote,
    aqui expostas se podem apreciar
    essas cidades e aldeias do Norte
    vales e montes paisagem de encantar!

Boa noite Andreia, e continuação de boa semana.

1. Sempre vai dando para viajar à distância, sem sair do lugar :)
      Muito obrigada!

Eliminar
  12. Adorei as fotos, com o teu pão de forma percebo cada vez mais que existe mesmo tanto de Portugal que desconheço!!!

1. Muito obrigada, Titica 😍
      O nosso país tem imensos recantos imperdíveis

Eliminar
  13. Só conheço Viseu de passagem, mas pelas fotos acho que merece uma visita mais a sério :)
    Acreditas que estudei pertinho da Serra da Estrela e nunca lá fui? Mas é um dos sítios que mais quero visitar, as paisagens são mesmo de babar!!!

1. Também ainda não tinha explorado muito de Viseu, mas vale mesmo a pena :)
      Quando tiveres oportunidade, recomendo, minha querida. É mesmo arrebatador!