STORYTELLER DICE // CARTAS DE AMOR

Fotografia da minha autoria


«Sempre que pensar no meu bem, vou colorir o dia»


Vila Nova de Gaia, 19 de fevereiro de 2020

Meu Coração Hospedeiro,

Abre as tuas asas de sonho-paixão, mesmo que permaneças inseguro no voo. Não tenhas medo de cair, porque os arranhões também nos ensinam a crescer. A colar a resiliência à pele. E a saber que, algures nos nossos passos, encontraremos um solo seguro para construirmos um lar. Talvez demore, porém, chegaremos sempre onde nos aguarda o destino: com um tapete de serapilheira a indicar que a nossa casa é aquela onde existe um pedaço vitalício de paz. Por isso, vai. Ainda que partas hesitante. Porque do outro lado da porta há um universo à tua espera.

Eu sei que foram vários anos a lamber as feridas. A unir os estilhaços provocados por alguns desgostos amorosos. Mas não te prendas. Não te retraias. Não deixes de amar. Já entendeste que és bem mais feliz quando te permites abraçar a luz dos novos amanhãs. Dos recomeços. Da esperança. Só não edifiques castelos em falsas promessas. Mas também não te escondas na penumbra, na mágoa que te infligiram, por não te merecerem, quando diante de ti não se apresenta o culpado. E eu sei que tu, meu coração em desalinho, já descobriste que é injusto reduzir quem se aproxima ao filtro de um passado doloroso, do qual necessitaste de virar as costas. Porque, primeiro, é preciso fomentar o amor que nos vem do âmago. Envolvermo-nos no seu regaço. E, posteriormente, alargá-lo a quem vem por bem. Nesta rota curvilínea, há muitos rostos que não nos proporcionam conforto. Contudo, isso não é o fim. O teu lamento é válido, mas é preciso continuar. Remar contra a maré. Uma vez que, para lá do horizonte, há uma história a nascer.

Cresceste a ouvir que todas as cartas de amor são ridículas. E, hoje, escrevo-te para que nunca te esqueças que és tu que marcas o teu ritmo. Não os outros. Portanto, resguarda-te. Protege-te. Impõe-te. Mas não te desgastes para encaixares em verdades absolutas que não te pertencem, pois eles não sabem o que te corre no sangue: essa luz única que só pode brilhar com perseverança. Além disso, aprende a dizer não mais vezes. E não te sintas na obrigação de te justificares tanto, sobretudo, a quem já decidiu a sentença, sem saber escutar. São as tuas decisões, as tuas pegadas, as tuas intenções que te tornam no ser humano que és, não a imagem que tentam replicar. Então, segue adiante. Sereno. Confiante. De sorriso rasgado. E reergue-te de dentro para fora. Numa clara - e indispensável - declaração de amor próprio. Porque nós somos os sentimentos que emanamos para o mundo. E tu não podes querer ser menos que a mudança e o respeito que ambicionas.

Lembra-te: mesmo palmilhando a estrada sozinho, nunca estás só. E, um dia, quando estiveres resolvido, de luto feito e em paz, serás morada. Serás bagagem. Serás colo. E viverás fora da gaiola. Porque te descobriste. És independente emocionalmente. E estás consciente do teu valor. Meu coração hospedeiro, esta viagem é uma maratona. Não uma prova de velocidade. E, decifrando a sua cadência frenética, tudo tem uma razão. Sê paciente. Assim que alcançares o topo da tua montanha, entenderás que a escalada foi só um pretexto para, de metamorfose em metamorfose, seres um rasgo de magia em corpo - e alma - de mulher.

Da tua hóspede vitalícia,
Constança Mendonça


P.S. Se tudo falhar, confia, temos sempre asas para planar. 

Comentários

  1. Espero que o teu dia seja colorido!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Adoro cartas e bilhetes de amor e esta está muito bonita e expressiva ❤️
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida 💛
      As cartas e os bilhetes conseguem ter um impacto tão positivo na nossa vida!

      Eliminar
  3. Que maravilhoso! Ainda acredito em cartas de amor, apesar de toda a dor anterior sentida. Acredito piamente que as pessoas novas que entram nas nossas vidas não têm culpa das outras que conhecemos no passado. Há que dar oportunidades. A nós e aos outros, porque ambos merecemos. Não podemos julgar alguém, com os erros de outro. Gostei imenso da carta. E se tudo falhar, há sempre outra estrada, outro veículo, por onde recomeçar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito difícil não pensarmos na possibilidade de as circunstâncias se repetirem, porque essa ferida ainda está muito presente. Mas, lá está, quem chega de novo não tem culpa do que nos aconteceu e não é justo julgá-lo por isso. É um processo moroso, porque nos implica por dentro.
      Muito obrigada 💛
      Exatamente! Há sempre outra alternativa

      Eliminar
  4. Adorei adorei! Sentido e directo.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  5. Pois, então que o seu dia,
    seja vivido bem à sua vontade
    com a luz do Sol que alumia
    toda a sua sentida felicidade!

    Continuação de boa semana Andreia.

    ResponderEliminar
  6. As cartas de amor são ridículas, segundo o poeta português‼

    É SEMPRE um prazer ler a tua prosa ou POESIA 💙 mesmo uma carta de amor‼

    ResponderEliminar
  7. Carta de amor ainda falam muito, Andreia que o seu dia seja muito colorido bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  8. Que carta mais linda e inspiradora
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Amo ler cartas de amor,nos inspiram ❤️❤️❤️

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Já que o tema era correspondência, quis arriscar num formato ligeiramente diferente, até porque sinto que nos esquecemos do quanto merecemos a mesma demonstração de carinho da nossa parte.
      Muito obrigada, Cherry *-*

      Eliminar
  11. «Mas não te prendas. Não te retraias. Não deixes de amar.»
    Adorei, o amor é tão complexo e tão bonito.
    O amor faz parte de nós e ainda que às vezes nos faça tropeçar, não devemos desistir dele. Tudo no tempo, a seu tempo, ao nosso tempo <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é mesmo importante cuidarmos do amor que sentimos por nós. Caso contrário, acabamos por nos fragmentar.
      Muito, muito obrigada <3
      Tão verdade, minha querida

      Eliminar

Enviar um comentário