GIRA-DISCOS // THE BLKBRDS

Fotografia da minha autoria


«Ambiente retro com uma pitada futurista»


A minha transição da infância para a adolescência ficou marcada por uma série muito específica - Morangos Com Açúcar - e por uma banda em particular - os D'ZRT. Como menina em crescimento, encontrei neste grupo uma referência de perseverança. Um refúgio. E uma maneira de expressar tudo o que batia no peito. Embora fossem quatro elementos, estabeleci uma identificação imediata com dois deles, mantendo-me atenta aos seus percursos desde que apareceram no grande ecrã.

O caminho dividiu-se por inúmeras rotas. Houve um luto imprescindível. E, depois, uma redescoberta. Houve silêncios. Manifestações artísticas distintas. Pausas. E inovações. No meio de altos e baixos, o talento prevaleceu sempre, valorizando o traço camaleónico. E sendo o Vitor Fonseca [Cifrão] um homem de palco, com música no corpo, não me surpreende o quanto se reinventa. Por isso, foi de sorriso largo que li a novidade referente ao seu mais recente projeto, que o coloca ao lado de Vasco Alves - fundador da Jukebox Crew. Através da mente criativa destes dois amigos, nasceu um conceito singular, «personificado na dança», mas com «uma presente bagagem musical».

Os The BLKBRDS são uma banda com influências electro, funk, hip hop e rock dos anos 80, com a clara intenção de recuperar essa essência mais antiga, modernizando-a e construindo-lhe uma ponte para o futuro. Como resultado desta fusão tão desafiante e rítmica, lançaram um álbum homónimo, que nos inquieta, convidando-nos a dançar. Sem receios. Sem inseguranças. Apenas pela paixão do movimento. Além disso, transmite toda a sinergia e todos os vínculos que se estreitam, comprovando o quanto há dialetos musicais que se podem unir. Marcando o presente, mas abrindo portas para um tempo que ainda estará para chegar.


A Call Me Up é o meu tema favorito do disco. No entanto, foi impossível não ser conquistada pelo tom transversal aos restantes, uma vez que esta obra auditiva - tão original e irreverente - é coerente. Madura. Libertadora. E transcendente. Porque o[s] The BLKBRDS proporciona[m]-nos uma experiência cheia de estímulos. E uma viagem alucinante, da qual não queremos saber o fim - só que continue.

Comentários

  1. Os D'ZRT conheço as musicas principais mas não é de todo o meu género, ainda no outro dia a ver um deles no Panda pensei... " Onde iam e por onde ficaram ". Mas gosto muito quando as bandas nos dizem alguma coisa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida colocou-se no meio e, infelizmente, houve uma perda que os abalou para sempre.
      Há memórias que nos acompanham, independentemente do tempo que passe

      Eliminar
  2. Os Morangos fizeram parte da minha infância/adolescência e os D'ZRT ficarão sempre na memória. Adorava as músicas e ainda gosto de seguir o Cifrão. É uma pessoa com um talento imensurável. Por acaso não conhecia os The BLKBRDS mas vou ouvir algumas das músicas a ver se me identifico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma parte do nosso crescimento que não desaparece!
      Fico sempre sem palavras quando vejo o Cifrão. Seja a cantar, seja a dançar. É um talento nato *-*
      Depois diz-me o que achaste

      Eliminar
  3. Não faz muito o meu gênero hehe
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Confesso que ainda não conhecia, mas há sempre alguma coisa que fica marcada na nossa vida
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Não é minha intenção vir aqui, depois de dois meses de ausência, para dizer mal da tua música, mas sabes que bastam as palavras funk, hip hop (rap) e eu puxo loga da cruz e grito: "vade-retro, satanás. eheheh
    Tá tudo bem contigo? 👍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Causa-te uma certa comichão, eu sei. Mas acho que deste funk e hip hop até podes vir a gostar, porque não tem a roupagem habitual :)
      Vai estando, sim. Bem-vindo de volta :D

      Eliminar
  6. Não conhecia mas gostei! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, mas vou ouvir!
    Aproveito para desejar uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes. Depois diz-me o que achaste :)
      Obrigada e igualmente, Teresa

      Eliminar
  8. Há muito que não sabia nada do Cifrão.
    Vou ouvir, que não conheço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estando mais focado na Dança, acaba por não ter tanta exposição, porque na nossa televisão não dão tanto tempo de antena a esta arte. O que é uma pena, até porque ele é talentosíssimo!
      Espero que gostes :)

      Eliminar
  9. Revejo-me um pouco neste texto ;)

    É, sem dúvida, a minha banda preferida de momento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia que me ias compreender ahah :D
      Têm uma energia incrível!

      Eliminar
  10. Não conhecia, mas sou da geração dos MCA, sobretudo das primeiras :)

    ResponderEliminar
  11. Os MCA estarão para sempre no meu coração, que saudades!!! Porém, não fazia ideia deste projeto, tenho de ir ouvir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma série que marcou parte do nosso crescimento *-*
      Adoro este novo projeto do Cifrão e do Vasco

      Eliminar

Enviar um comentário