A PRÓXIMA LEITURA //
O MEU MÉTODO

Fotografia da minha autoria


«Viver sem ler é perigoso»


A história termina. Fechamos o livro e observamos a nossa estante. O olhar vagueia pelas lombadas e pelos títulos que ocultam viagens sem igual. E, neste processo de reconhecimento e descoberta, procuramos o próximo companheiro literário. Mas como é que fazemos essa seleção?

Para mim, foi sempre um método bastante intuitivo. E descomplicado. Sobretudo, quando não privilegiava um ritmo de leitura regular. No entanto, assim que investi num compromisso sério com as letras, passei a estar mais consciente destes passos, até porque sinto que contribuem para traçarmos a nossa identidade. Porém, faço-o de uma maneira muito despojada, pois não quero acrescentar pressão a algo que pretendo que seja uma fonte de paz - mesmo quando as narrativas nos inquietam por dentro. Portanto, tento definir o meu percurso com equilíbrio.


📖 ORGANIZAR LEITURAS

O meu desafio literário é desenhado com um traço anual, uma vez que determino uma meta numérica - mas sem me deixar sucumbir por ela. Apesar disso, numa perspetiva mensal, é tudo muito mais orgânico, porque não tenho nenhuma linha estruturada. E, dificilmente, crio as famosas TBR [To Be Read], a não ser que abrace uma iniciativa específica - como a Alma Lusitana. Mas tenho um conjunto de estratégias para tornar a transição entre leituras bastante fluída.

Partindo desta perceção, será que há uma metodologia única? Será que existe uma maneira certa para o fazer? Honestamente, não creio. Porque continua a ser uma etapa pessoal e sempre dependente da nossa vontade. Do nosso estado de alma. E do propósito que pretendemos estabelecer.


📖 COMO ESCOLHO A PRÓXIMA LEITURA

Clubes de Leitura em 1º lugar
Só há dois anos é que comecei a participar em Clubes Literários. Contudo, estipulei que as duas primeiras leituras de cada mês seriam para responder ao tema proposto, uma vez que é o compromisso que me deixa mais confortável. Este ano, optei, ainda, por me juntar a outro desafio, por isso, há alturas em que acresce outra leitura prioritária. A parte maravilhosa destes clubes é que não há cobranças, nem exigências. Mas não gosto de falhar com os meus objetivos. Assim, faço por priorizá-los, até porque cresço imenso nesta envolvência.

Ouvir a nossa voz interior
Um aspeto que tenho sempre em consideração é o meu estado de espírito. E como é que isso se reflete na leitura? Simples. Porque seleciono obras que correspondam e/ou atenuem a minha [des]arrumação emocional. Desta forma, respeito sempre aquela voz que me guia para determinado título/autor. E, por vezes, não há propriamente uma razão profunda. E está tudo bem. Precisamos é de aprender a escutar o nosso instinto.

Variar géneros e autores
Tão depressa posso estar predisposta a ler vários livros seguidos do mesmo autor, como necessito de explorar outros nomes. Mas tento sempre diversificar os géneros literários, até para me proporcionar uma experiência literária mensal rica, distinta e preenchida. No entanto, se me apetecer passar um mês a ler só policias ou romances ou outro estilo qualquer não me inibo. E dou asas a essa vontade [reler tópico anterior]. Ainda para mais, porque esta transição não tem que ser inflexível. Simplesmente, na maior parte das vezes, faço por não ficar presa ao mesmo género/autor. E isso permite-me reduzir as opções.

Pedir ajuda/sugestões
Há ocasiões em que sinto uma certa indecisão entre dois títulos, logo, aproveito as redes sociais para encontrar algum auxílio. Recentemente, estava na dúvida se deveria escolher o Memorial do Convento [José Saramago] ou O Retorno [Dulce Maria Cardoso], porque quero ler ambos, mas não estava a conseguir escolher qual exploraria primeiro. E acho mesmo que é um método de seleção útil, principalmente, porque há sempre alguém predisposto a partilhar o seu ponto de vista, orientando-nos. No mesmo sentido, pedir sugestões pode ser uma alternativa agradável, pois possibilita-nos observar a nossa estante com outro cuidado [ou, então, dar asas à nossa lista de desejos].

Não pensar demasiado
Eu sei que este método parece muito organizado e, em parte, tento que seja. Mas privilegio muito o pensamento de não refeltir em demasia no assunto. Para que a experiência não seja condicionada. Para que a escolha não seja paralisante. E para que sobressaia aquilo que, para mim, é o mais importante: ler. Independentemente do caminho literário.


Como escolhem a vossa próxima leitura?  

Comentários

  1. Para tudo na vida é preciso haver método.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim, até porque nos ajuda a focar e a responder melhor às nossas tarefas

      Eliminar

  2. Nao imagino a minha vida sem ler, acho que as pessoas deixam de pensar com bom senso... o meu Louis já memoriza as histórias que lhe lemos apesar De ainda não saber ler 🌈🐛📖
    Continua a inspirar-nos com as tuas dicas minha querida 🥰😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não imagino a minha vida sem leitura, porque enriquece-nos de uma maneira surpreendente *-*
      Oh, que maravilha!
      Muito, muito obrigada, minha querida

      Eliminar
  3. Great post as always dear thanks for sharing!
    beautyqueen000.blogspot.rs

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho na mesa de cabeceira uma pilha de livros por ler. Nunca organizei de outra forma. Depois vou escolhendo daí consoante o meu mood. Participei uma vez num club de leitura, gostei muito do livro, mas não gostei da experiência. Talvez precise de experimentar um clube de leitura diferente. Eheheh

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é uma bela maneira :)
      Acho mesmo importante respeitarmos o nosso mood, que é para não condicionarmos a leitura da obra.
      Nunca tinha participado num clube de leitura, mas adorei estes dois, porque funcionam por temas e não por livros. Isso ajuda a que tornes o desafio muito mais ao teu gosto

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  5. Normalmente vejo os livros que tenho disponíveis por ler e depois vai um pouco do que me apetece ler. Ontem iniciei uma maratona de Harry Potter, há muito tempo que queria fazer.:)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também respeito muito essa vontade :)
      Yeeeeah! Que maravilha. Depois diz-me o que estás a achar

      Eliminar
  6. Boa tarde:- Ler harmoniza a alma e acalma o coração
    .
    Uma terça-feira muito feliz
    Cuide-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Ricardo!

      Continuação de uma boa terça-feira

      Eliminar
  7. Eu tenho uma lista de livros "prioritários", ou seja, dentro dos livros que tenho para ler escolho os 10 que quero ler e, dentro desses, vou lendo aquele que me faz mais sentido naquele momento.

    ResponderEliminar
  8. Acho que para tudo tem de haver uma organização, mas confesso que nunca o faço
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Escolho conforme o meu mood. Se é uma série de livros, e tenho a mesma, vou lendo todos seguidos. Se são de diferentes autores vou lendo conforme o mood mesmo ahaha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se forem séries, também tenho tendência a ler os livros seguidos. Mas depende :)

      Eliminar
  10. Eu antes sentia o sexto sentido bertrand a dentro...hoje em dia leio o que tenho em casa, que nem sempre é o que me super apetece, mas enfim...gosto de ler em papel e não em digital e isso logisticamente resulta ser algo complicado para quem gosta de ler mas não vive no pais da sua rica língua =P

    Boas sugestões de métodos...sim senhora =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes vamos colmatando assim esses vazios. Também não dispenso ler em papel :)
      Pois, assim é sempre mais complicado.

      Obrigada!

      Eliminar
  11. Olha que ler também é perigoso 📚

    Com tanta organização, desconfio que tenhas sangue alemão‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, mas acho mais perigoso não ler

      Huum, não me parece ahahah

      Eliminar
  12. Eu por acaso não penso muito na hora de escolher livros, é mesmo um método intuitivo, normalmente leio o que me apetece mais, indo à lista de livros que quero ler e tenho guardada nos favoritos, ou então como tu, pedindo sugestões :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  13. Sabes que há quem pense precisamente o contrário, que ler é perigoso.
    Porque faz pensar e questionar.
    Mas o verdadeiro perigo está em quem tem medo e acha isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, porque ler torna-nos mais cultos e, como tão bem referes, faz-nos questionar as coisas em vez de as aceitarmos como verdadeiras.
      Sem dúvida, Magui!

      Eliminar
  14. Que chato seria passar dias sem ter um livrinho para ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Estou amando ler seus posts... vou até salvar em favoritos!


    Meu Blog: Sorteios e Loterias

    ResponderEliminar

Enviar um comentário