DESAFIO // ALMA LUSITANA

Fotografia da minha autoria


«Ela é mais do que a nossa pontuação e língua»


A literatura portuguesa esconde um mundo infinito de encantos. Porque temos o privilégio de acolher escritores fabulosos, com uma magia nas palavras que nos transcende. E, por isso, merecem todo o reconhecimento. Além do mais, é urgente quebrar o preconceito e a desvalorização de que ainda são alvos, porque isso só demonstra a falta de interesse pela arte nacional. É certo que nem todos nos conquistarão, mas não faltam talentos neste setor cultural. Só precisamos de nos predispor a abrir-lhes a porta do nosso coração.

A 22 de maio, numa clara homenagem aos nossos, celebra-se o Dia do Autor Português. Inspirada pela data, pensei numa iniciativa simples, para valorizar todos aqueles que nos inspiram, ao mesmo tempo que temos a possibilidade de conhecer outros artistas e outros estilos de escrita. E, ainda, mergulhar mais fundo na obra daqueles que já fazem parte das nossas preferências. Então, no decorrer deste mês, procurarei ler só escritores nacionais. E vocês estão mais do que convidados para me acompanharem nesta jornada. Para torná-la mais dinâmica, fiz nascer a Alma Lusitana, cuja missão é fazer-nos repensar no panorama literário deste nosso belo jardim à beira-mar plantado.




1. O QUE É?
Uma tag/um desafio para celebrarmos o dia do Autor Português.

2. QUANDO? ONDE?
No dia 22 de maio, partilhando a participação nas nossas plataformas  digitais [blogue, instagram, facebook, youtube, entre outras].

3. OBJETIVO?
A finalidade consiste em respondermos a um conjunto de 12 categorias, recorrendo apenas a autores nacionais. E criando, por consequência, uma lista de sugestões livrólicas. Se pretenderem, podem sempre elevar a fasquia e utilizar as categorias para uma TBR mensal - e podem fazê-lo selecionando todas ou só aquelas que mais vos despertam interesse.

4. AS CATEGORIAS
Uma vez que estamos a valorizar a literatura e os autores nacionais, senti que tinha toda a lógica denominar as categorias através de localidades portuguesas. E, assim, nasceu a seguinte lista.




5. EPÍLOGO
Para tornar a partilha mais pessoal, escolham uma zona, criem um tema extra e desafiem-me a selecionar um livro para a mesma [também podem, e devem, responder à categoria que idealizaram].

6. PARTILHA
- Mencionem quantos livros da lista conseguiram ler;
- Partilhem a lista só no dia 22/05 [sexta-feira];
- Utilizem #almalusitana_asgavetas, para que eu consiga ver.

7. EXTRA
Para além de desenvolver um meio termo entre as sugestões e a TBR, também farei um top 3 com:
     - Os autores que habitam há mais tempo cá em casa;
     - Os autores mais recentes.

Creio que a melhor maneira de exaltarmos os nossos autores é conversando sobre o seu talento, mas, principalmente, sobre as suas obras. Portanto, quis criar um fio condutor, evidenciando este vínculo tão especial. E unir-nos, novamente, através das asas dos livros.


Conto convosco?
[Qualquer dúvida e/ou sugestão, estou a um e-mail/comentário de distância]

Comentários

  1. Love this post!I love reading and I'm going to learn bit more about this author for sure!Thanks for sharing <3
    beautyqueen000.blogspot.rs

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Salvo erro, também só no ano passado é que fiquei consciente desta data tão maravilhosa!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  3. Uma boa iniciativa....é preciso valorizar o que é nosso!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Também acho que sim, até porque temos autores cheios de talento

      Eliminar
  4. O valor da LITERATURA PORTUGUESA é indiscutível 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas ainda há quem a desvalorize, infelizmente!

      Eliminar
  5. Bom dia:- Tivemos ( e temos) grandes escritores. Ler a literatura portuguesa, aconselha-se.
    .
    Uma boa semana
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  6. Grande Desafio! Gostava de o fazer, mas não é de todo possível para mim.
    Neste momento (re)leio um livro da Isabel Stilwell - Catarina de Bragança.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Sandra! Se te for mais confortável, podes recuperá-lo mais tarde. E não precisas de ler nenhum livro, podes só indicar sugestões para cada categoria. Aliás, o objetivo inicial é mesmo esse, a TBR é já um acréscimo

      Eliminar
  7. Que ideia gira, estou curiosa para ver as tuas respostas nesse dia :)

    ResponderEliminar
  8. Que iniciativa bonita! Temos mesmo de valorizar o que é nosso também. Infelizmente, não tenho tantos livros de autores portugueses e preciso urgentemente de comprar alguns. Espero por ver o post. 🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Se quiseres, podes participar na mesma, selecionando apenas as categorias para as quais tiveres sugestões para partilhar

      Eliminar
  9. Gosto muito da ideia mas não sei se conseguirei participar. Ainda assim vou acompanhar as participações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem pressões, minha querida! Terei todo o gosto em ter-te desse lado, de uma forma ou de outra <3

      Eliminar
  10. Acho que sim que é mesmo uma boa iniciativa, ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Deu-me imenso gozo criar esta iniciativa :)

      Eliminar
  11. Que desafio tao bonito :)
    Os livros da imagem do topo trouxeram-me memorias maravilhosas :)
    A ver se consigo participar no desafio mas nao prometo, apesar de ser bem tentador :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida!
      Achei que esta coleção encaixava muito bem no desafio :)
      Tenho todo o gosto que participes, mas sem pressões. E podes sempre ajustar o número de categorias

      Eliminar
  12. Bela iniciativa!! Escolho Coimbra e Óbidos!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Cá estarei para ler as tuas respostas :)

      Eliminar
  13. Estou absolutamente fascinada com este desafio. As perguntas em intercâmbio com as cidades é simplesmente GENIAL.

    Não compreendo o que significa um "um livro para morar"?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração ter esse retorno! Muito obrigada *-*
      Senti que fazia mesmo todo o sentido essa ponte.

      O objetivo dessa categoria é partilharmos um livro cuja história nos tocou tanto, ao ponto de não nos importarmos de viver nela

      Eliminar
  14. Excelente desafio.
    Valorizar a nossa cultura nunca é demais.

    ResponderEliminar
  15. Muitoooo bom desafio! Não posso alinhar pela logística da coisa, mas acho muito bem que as pessoas participem. Seja qual for o motivo para ler mais...é um bom motivo =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Se quiseres participar, sente-te à vontade de ajustar o desafio ao que te for mais confortável. A ideia é mesmo partilharmos sugestões e divertirmo-nos neste processo. Sem pressões
      Acredito muito nisso!

      Eliminar
  16. Acho que é uma excelente ideia. Não sou participante. Mas posso ser espectador!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Edumanes! Tenho todo o gosto em tê-lo como espectador :)

      Eliminar
  17. Adoro!
    Hum, acho que vou participar! Como já te disse, falar e escrever sobre livros é sempre algo maravilhoso 💖
    Obrigada pela iniciativa! É entiquecedora para todos nós ✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, minha querida! Fico tão feliz 💖
      Eu é que agradeço pelo interesse e por, mais uma vez, alinhares nestas ideias. Estou muito curiosa com a tua lista

      Eliminar
  18. Gostei imenso da iniciativa tenho de acompanhar o projecto
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  19. Cara Andreia, quero participar! Mas tenho uma dúvida, a ideia é partilhar a lista dos 12 livros, ou selecionar apenas algumas das categorias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito feliz pelo interesse *-*
      A ideia é partilhar a lista dos 12 livros, mas se te sentires mais confortável a selecionar apenas algumas, não há qualquer problema

      Eliminar

Enviar um comentário