ALMA LUSITANA //
AUTORAS PORTUGUESAS QUE PRECISAMOS DE LER

Fotografia da minha autoria


«Sentir é criar»


A nossa pegada cultural é muito intimista. E, embora possa ficar fascinada com determinados conteúdos, sinto reservas em relação a partilhas insistentes. Tenho o maior gosto em aconselhar, neste caso específico, autores e/ou livros, quando solicitada. Porém, evito cair na tentação de ser persistente, para que não se defraudem expectativas - de parte a parte. E para que não exista qualquer tipo de pressão acrescida, que possa condicionar a experiência de cada leitura.

Contrariando o próprio título desta publicação, este «precisamos de ler» é bastante subjetivo. Porque não nos podemos esquecer de um aspeto importante: a identificação. Ainda assim, após uma nova análise à minha estante, compreendi que os exemplares com assinatura de mulheres são em menor número. Excluindo alguns nomes, que faço mesmo questão de acompanhar de perto, quando adquiro uma obra literária faço-o pela curiosidade que a sinopse me desperta, sem ter propriamente consciência do género do escritor. Contudo, é uma tendência que pretendo inverter, até porque escreve-se muito bem em português. E no feminino. Portanto, procurando abranger diferentes estilos dentro da literatura, é mais um compromisso que irei abraçar.

Mediante uma pesquisa breve, cruzei-me com um artigo d' A Mulher que Ama Livros, no qual elenca 18 identidades nacionais contemporâneas. Inspirando-me nessa lista, selecionei as oito que mais me suscitam interesse - sendo que três delas já não são uma total novidade. Como creio na importância de conversarmos acerca da literatura portuguesa, estas são as autoras - e respetivos livros - que preciso de ler.










Que autoras portuguesas recomendam?

Comentários

  1. Sim, para criar temos mesmo de sentir 🌈🥰 Que sugestões tão maravilhosas e interessantes 🧡
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo imprescindível! Estou desejosa de as descobrir *-*

      Eliminar
  2. Dicas e sugestões louváveis. Está de parabéns. O meu elogio
    .
    Bom fim de semana
    Proteja-se

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Tão bom! Também quero ver se invisto nelas :)
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  4. Eu NUNCA recomendo NADA.

    AMO toda a obra de Teolinda Gersão e Teresa Veiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fugindo à regra recomendo:

      Rita Ferro | “Um amante no Porto”

      Raquel Serejo Martins | “PRETÉRITO PERFEITO”

      Votos de um fim-de-semana feliz e literário.

      Eliminar
    2. Obrigada por fugires à tua regra! Vou anotar já as sugestões *-*

      Eliminar
  5. Portuguesas conheço muito poucas. Conheço mais autores do que autoras. Das mencionadas só tinha ouvido falar da Inês Pedrosa, mas não li nada dela ainda. 😕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece-me o mesmo e queria mesmo mudar isso! Da Inês Pedrosa li Nas Tuas Mãos e gostei imenso *-*

      Eliminar
  6. Confesso que nunca li nada das autoras referidas aqui, tenho que me actualizar.

    Recomendaria Ana Silvestre, Vanessa Lourenço e Letícia Brito.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que fazer o mesmo :)

      Muito obrigada pelas recomendações!

      Eliminar
  7. Nem sempre há divulgação suficiente das nossas autoras, acho que a lista está muito bem construída =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto o mesmo, sabes? No geral, a literatura nacional já carece de uma divulgação como merece, mas acaba por ser pior em relação às autoras :/
      Muito obrigada!

      Eliminar
  8. Nunca li algumas que referes.
    Incluiria os livros juvenis da Alice Vieira.

    ResponderEliminar
  9. Nunca li nenhum. Vou guardar o link desta público para o futuro ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes ainda vamos estar a conversar sobre estas autoras :)

      Eliminar
  10. Li Nas Tuas Mãos de Inês Pedrosa.
    Os outros fiquei com curiosodade.
    Beijinhos,bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ao momento, também foi o único que li da autora :)

      Obrigada e igualmente, Amélia

      Eliminar
  11. Tens aí uma boa lista de sugestões, mas não tenho assim nenhum no momento que te indique
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Maria Velho da Costa morreu ontem à noite, subitamente, na sua casa de Lisboa. Uma escritora portuguesa que admiro desde que li *Novas Cartas Portuguesas*, 1972 (com Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno). Recomendo a sua obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era uma autora que pretendia descobrir e fiquei atordoada quando vi a notícia pelas redes sociais. Mais uma perda. Mas fica a sua obra para a homenagearmos

      Eliminar
  13. Tenho lido poucos portugueses e portuguesas. Revejo algumas das minhas inquietações neste artigo e vou explorar as autoras sugeridas e quiçá, transformar #umportuguêspormês da Sofia no #umaportuguesapormês. Tal como o comentário acima, a morte de Maria Velho da Costa, conhecida hoje, acendeu esta centelha de ler mais autores portugueses com urgência e, sobretudo, contemporâneos. Obrigada pelas sugestões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria uma bela adaptação, sem dúvida! Acho que vou aproveitar a iniciativa para, também, priorizar mais as nossas autoras :)
      Acabou por desencadear uma espécie de despertar para os nossos.
      Eu é que agradeço o retorno!

      Eliminar
  14. Muitas autoras não conhecia. Obrigado pela partilha :p

    ResponderEliminar
  15. Também adorava começar a ler Dulce Maria Cardoso e a Tinta da China agora tem umas edições muito bonitas.
    A Adília Lopes recomendo, especialmente o de poesia «Bandolim». É magnífico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho muitos livros da Tinta da China, mas estou encantada com o cuidado *-*
      Muito obrigada pela recomendação, minha querida. Vou adicionar à minha lista

      Eliminar

Enviar um comentário