ALMA LUSITANA //
CATEGORIAS EXTRA

Fotografia da minha autoria


«Livros são sonhos que seguramos com as mãos»


A minha Alma Lusitana era um desafio com outro desafio por dentro. Porque senti que seria interessante criar a oportunidade de tornar a iniciativa mais intimista. Para tal, além de haver 12 categorias transversais, incitei-vos a pensar numa extra, onde escolheriam uma zona do nosso país e lhe associariam um tema, desafiando-me a selecionar uma obra para o mesmo. Desta forma, seria possível tirar-me da minha zona de conforto. E, inclusive, partilhar aquele livro que tanto queríamos, mas que não se enquadrava nos tópicos já definidos.

Curiosamente, uma das categorias nasceu em conversa com os meus pais, porque, sendo eu tão apegada ao meu aniversário, ficaram ligeiramente surpresos com esta ausência. E, naquele momento, percebi que teria sido um caminho muito óbvio e, talvez por isso, nem se tenha feito notar no meu pensamento. Porém, como era uma questão fácil de resolver, pedi-lhes um local e anotei a sugestão fantástica que lhes ocorreu. Nesta segunda volta nacional, revisitei a estante. Folheei os meus exemplares. E escutei as sensações que me despertam. Porque esta travessia literária será sempre estimulante. Mágica. E, claro, única.

Para minha felicidade, a Ana Ribeiro [EscreViver], a Matilde Ferreira [Cantinho da Tily] e a L. F. Madeira [Queirosiana] também me quiseram colocar à prova, enriquecendo esta homenagem conjunta. Com o coração a transbordar de gratidão, deixei-me contagiar. E reuni três títulos e um nome que espelham, uma vez mais, o talento dos nossos autores.


_______CATEGORIAS EXTRA_______


 CHAVES: Um livro que te surpreendeu 
pela positiva 
O Vermelho e o Verde, José Jorge Letria



 SÃO MIGUEL: Uma personagem 
Luísa [Baliza], d' O Bairro das Cruzes



 PONTE DE LIMA: Um livro do teu mês 
de aniversário 
Lá Em Casa Mando Eu, Manuel Neves & Catarina Pereira



 LOUSÃ: O último livro que leste, 
escrito por uma mulher 
As Máscaras do Destino, Florbela Espanca



Obrigada a todos. Pelas participações e pelos desafios ♥

Comentários

  1. Adorei estes desafios extra. Foi um prazer participar, minha querida.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Adorei os desafios extra. Teve até da minha ilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Foi com muito prazer que contribui para este post :) Fiquei com curiosidade de ler o livro da personagem preferida, estou com este livro na ideia desde que li o teu review :) E tambem gostava muito de ler "Ca em casa mando eu" :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encheu-me o coração, ainda para mais, porque me permitiu destacar este livro maravilhoso 😍
      Recomendo muito, minha querida. É uma história fantástica!
      O Lá Em Casa Mando Eu está muito bom, até porque temos toda a componente enquanto adeptos

      Eliminar
  4. Tem um gosto gigante pela leitura!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Tu tens cada livro que ainda não conhecia mesmo, mas parece ser cada um bastante bons para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo todos, ainda que o de Florbela Espanca exija uma predisposição maior

      Eliminar
  6. E como é bom ler livros que nos surpreendam.
    Querida amiga Andreia, tem uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. És uma excelente embaixadora da nossa literatura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puder contribuir para que mais pessoas invistam na nossa literatura, então, fico feliz *-*

      Eliminar
  8. Adorei os desafios você arrasa! Beijos.

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Li um livro sobre gatos de José Jorge Letria, que adorei e que se encontra na minha casa no Porto. Claro está, que tenho toda a obra de Florbela Espanca.

    Concordo absolutamente com a MAGUI, tu és uma excelente embaixadora da nossa literatura. Vou organizar uma estante no meu escritório, somente com a LITERATURA LUSITANA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha estreia no autor, mas vou querer mais obras. Fiquei mesmo rendida à sua escrita!

      Vocês são é muito generosas, obrigada *-*
      Awww, que bom! Isso é maravilhoso, adoro a ideia

      Eliminar
  10. Adorei participar no desafio! E como cá tenho exatamente o mesmo livro da Florbela Espanca na estante à espera, vou pegar nele este mês, em homenagem à Alma Lusitana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito contente por te ter desse lado! Obrigada *-*
      Oh, que maravilha. Boas leituras

      Eliminar
  11. A minha publicação está no forno! Talvez a publique apenas no próximo mês, pois gostaria de dar mais e melhor de mim, por ser um desafio que me é tão querido e assim terei mais tempo para me dedicar a 100%.
    Adoro sempre este género de desafios, de publicações... <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando te for mais confortável, minha querida. Não há pressas <3
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário