ALMA LUSITANA // LIVROS DE AUTORES PORTUGUESES QUE QUERO NA MINHA ESTANTE

Fotografia da minha autoria


«Em cada estante, um livro»


É um orgulho imenso perceber que preciso de novas prateleiras para acomodar livros de autores nacionais, pois pretendo conhecer o máximo possível - explorando novos dialetos e regressando àqueles que são um pedaço de casa. Por mais que reconheça que o espaço não tem as dimensões mais avantajadas, não custa sonhar que, um dia, adquirirei todos os exemplares que tenho em espera. Não sendo um plano exequível - para já, pelo menos -, faço por aumentar a minha lista de desejos.

Comprometi-me, até à data da Feira do Livro do Porto, a não comprar mais obras, uma vez que tenho várias por ler. No entanto, tendo em conta que abracei a missão de apostar ainda mais na literatura portuguesa, há títulos que se revelam prioritários. E, nesta semana temática, na qual pretendo homenagear os nossos autores, sei que existe um conjunto de livros que vou querer ter na minha estante.

DEIXEM PASSAR O HOMEM INVISÍVEL, RUI CARDOSO MARTINS
Este livro acompanha a viagem de um homem - cego desde os 8 anos - e de um pequeno escuteiro por uma Lisboa subterrânea, depois de uma enxurrada os empurrar para uma caixa de esgoto. Pelo meio desta aventura complexa e intensa, que é também um caminho de memórias difíceis, há um ilusionista, um camaleão que não acerta com a cor e todas as pessoas que continuam a acreditar no salvamento.

MARGARIDA ESPANTADA, RODRIGO GUEDES DE CARVALHO
Margarida Espantada é sobre família. Sobre irmãos. É sobre violência doméstica e doença mental. É um efeito dominó sobre a dor.

A FILHA DO CAPITÃO, JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS
O capitão Afonso Brandão mudou a sua vida quase sem o saber, numa fria noite de boleto, ao prender o seu olhar numa bela francesa de olhos verdes e voz de mel. O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia apenas dois meses nas trincheiras da Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu ir pernoitar a um castelo perto de Armentières. E conheceu aí uma deslumbrante baronesa.

COM O HUMOR NÃO SE BRINCA, NELSON NUNES
Repleto de histórias pessoais sobre o percurso, as técnicas e o pensamento dos principais comediantes portugueses, este livro desvenda as ferramentas fundamentais para a escrita humorística e aborda com absoluta frontalidade as problemáticas mais importantes para a criação de uma piada. Através de conversas com os comediantes, Nelson Nunes, jornalista e escritor, dá-nos a conhecer as suas carreiras - os passos em falso, os momentos de sorte, os grandes êxitos, as rivalidades, o que os une e os afasta - e revela tudo o que pensam sobre a arte de fazer rir os outros e as dúvidas que o humor pode suscitar.

A TRANÇA DE INÊS, ROSA LOBATO FARIA
Pedro é, no presente, um empresário de sucesso que se perde de amores por Inês. Mas este é um amor condenado à tragédia e à loucura. A sua história confunde-se com a de Pedro Rey, no século XXII, apaixonado também por uma Inês de entrançados cabelos loiros num futuro que os afasta por pertencerem a estratos diferentes da sociedade. E ainda com a lenda de D. Pedro que, no século XIV, tenta contra tudo e contra todos fazer valer o seu amor por Inês de Castro.

A VIAGEM DO ELEFANTE, JOSÉ SARAMAGO
Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontra em Belém.

O FOGO SERÁ A TUA CASA, NUNO CAMARNEIRO
Numa guerra entre homens, ideias, deuses e civilizações, não há partes neutras, e é difícil distinguir as vítimas dos agressores.

TEREMOS SEMPRE LONDRES, SOFIA COSTA LIMA
Carolina, de 17 anos, conhece o jornalista Miguel, de 26 anos, num workshop e desde logo fica rendida ao seu charme. A paixão acaba por falar mais alto mas Miguel, com medo de represálias devido à diferença de idades, quer levar tudo com calma. O que ele não sabe é que o problema chegará quando a mãe de Carolina, Luísa, regressar.

O MEU CORAÇÃO SÓ TEM UMA COR, JOANA MARQUES
Neste livro que parece um jogo, ilustrado pelo também portista Pedro Vieira, Joana Marques vai do primeiro ao nonagésimo segundo minuto - aquele em que os jogos se decidem a favor dos dragões - jogando sempre à Porto. Fazem parte da sua equipa nomes incontornáveis da história do clube - de João Pinto a Vítor Baía, passando por Domingos Paciência, José Maria Pedroto, Jardel, Hulk, Madjer, José Mourinho, Fernando Gomes, André Villas-Boas, Rui Barros, Sérgio Conceição e, claro, o inevitável Marega, sem esquecer craques como Iván Kaviedes ou Lucas Mareque. E é com eles que Joana Marques revisita de forma divertida grandes momentos da história do clube - das vitórias na Liga dos Campões e na Taça Intercontinental, passando pelo Penta e pelo inevitável 28º título de campeão nacional, conquistado no sofá.

POESIA, SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Esta poesia nasce num lugar esgotado, deserto; e é apesar das ruínas que de tudo se ergue o poema. Forte, elemental, sim; mas jorrando do terror, de ruínas que não falam, de uma língua herdada já exangue.

A CÉLULA ADORMECIDA, NUNO NEPOMUCENO
Passado durante os 30 dias do Ramadão, abordando temas atuais como a xenofobia e o racismo, A Célula Adormecida transporta-nos numa viagem deslumbrante por locais como Istambul, ou o interior da Mesquita Central de Lisboa. Inovador entre o género dos thrillers religiosos, este é não só um livro de leitura compulsiva e voraz, como também uma incursão temerária aos segredos mais recônditos da vida privada.

O LIVRO DO DESASSOSSEGO, FERNANDO PESSOA
Obra-prima póstuma, retrato da cidade de Lisboa e do seu retratista, compõe-se de centenas de fragmentos, oscilando entre diário íntimo, prosa poética e narrativa, num conjunto fundamental para compreender o lugar de Fernando Pessoa na criação da consciência do mundo moderno.

ESCRITA EM DIA, MARGARIDA FONSECA SANTOS
Ao longo de 40 níveis, no total de 80 exercícios, poderá expandir, encurtar, revitalizar e repensar a sua escrita, encontrando o outro lado dos textos, manipulando significados até se surpreender, mergulhando nas personagens para lhes dar ainda mais vida e comovendo-se com as soluções. Com o apoio de ideias simples e diretas e conselhos práticos, este livro pretende levá-lo por caminhos que não costuma usar, descobrindo a escrita de forma divertida.

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA DE UM ESCRITOR, JOÃO TORDO
Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua actividade — e da sua relação com a literatura e a vida — a todos aqueles que experimentam a magia.

Na publicação Lista de Desejos Literários, enumerei outros títulos que fazem todo o sentido recuperar: Para Onde Vão os Guarda-Chuvas [Afonso Cruz], O Filho de Mil Homens [Valter Hugo Mãe], O Que Nos Magoa [Diogo Simões] e Jogos de Raiva [Rodrigo Guedes de Carvalho].


Que livros de autores portugueses aconselham?

Comentários

  1. Eu se fosse a ti quebrava já esse plano de não comprar nada até à feira do livro, não vá ser cancelada e depois tiveste ai a aguentar as vontadecas todas para nada =P
    (sou tão mau exemplo a puxar a cachopa para os maus caminhos da perdição capitalista xD)
    Boa selecção, como sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiiii, não me tentes :o ahahahah
      Realmente, só me queres desencaminhar

      Eliminar
  2. A leitura é mesmo uma paixão para ti!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Qualquer um do José Luís Peixoto, mas daria destaque ao último: Autobiografia que está fabuloso. Francisco Salgueiro que escreveu "O Fim da Inocência". Letícia Brito.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que ler Autobiografia! O Fim da Inocência também me desperta interesse

      Eliminar
  4. Tenho na minha estante:

    A VIAGEM DO ELEFANTE, JOSÉ SARAMAGO

    A POESIA de SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

    O LIVRO DO DESASSOSSEGO, FERNANDO PESSOA

    Dos outros só gostava de ler:

    TEREMOS SEMPRE LONDRES, SOFIA COSTA LIMA

    Não acredito que haja FEIRA DO LIVRO este ano!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encomendava já todos :D

      Estava reticente em relação à sua concretização, confesso, mas ontem sair uma notícia a indicar que se realizará entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro

      Eliminar
  5. Ainda não li nenhum, mas fiquei curiosa com alguns. Sem dúvida que temos muitas obras portuguesas boas para ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma questão de nos predispormos a explorá-la :)

      Eliminar
  6. "A filha do capitão" é um dos meus livros preferidos do José Rodrigues dos Santos. Fiz leitura conjunta e adorei.
    "A trança de Inês" li, mas não adorei! A forma como a história foi contada não funcionou comigo, mas sei de pessoas que adoraram. Curiosa para conhecer a tua perspetiva. :)
    Relativamente aos restantes ainda não li, mas tenho curiosidade relativamente a alguns.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive para o ler, há uns anos, para um trabalho de História. Só que como estava esgotado, acabei por escolher A Vida Num Sopro, que adorei. Tenho mesmo que ler A Filha do Capitão.
      Pois, já me tinham alertado para a forma como se desenvolve. Mas, em parte, é o que mais me chama à atenção, n' A Trança de Inês :)

      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
    2. Gostei mais de o livro "A filha do capitão" do que "A Vida Num Sopro" :).
      Se estás curiosa, pode ser que venhas a gostar. Lá está é tudo uma questão de experimentar e depois logo se vê :D.
      Boas leituras. :)

      Eliminar
    3. Sim, isso é verdade! Depende muito de leitor para leitor :)

      Eliminar
  7. Ler acalma o espírito e faz sorrir na alma e o coração. Ler autores portugueses é uma decisão que elogio.
    .
    Tenha um dia abençoado
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos tantos autores portugueses fabulosos, que acho que faz todo o sentido apostarmos neles :)

      Eliminar
  8. Fiquei a conhecer e também a rever algumas obras. Umas conhecia outras já tinha ouvido falar. De ler conheço a Filha do Capitão.

    Beijos e abraços,
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Não li nenhuns dessa lista.
    Tenho alguns na estante portugueses mas alguns não li.
    Não sei porquê, e infelizmente não compro livros de autores portugueses, e se calhar é uma estupidez, mas quem sabe um dia não mude. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem que sou suspeita, mas aconselho-te imenso a apostar em autores portugueses. Acredito que ficarás agradavelmente surpreendida :)

      Eliminar
  10. Quero adquirir livros do Saramago, Teremos Sempre Londres também quero ler, mais livros do Raul Minh’Alma e aventurar-me na leitura de obras de João Tordo. E estou esperando ansiosamente pelo último livro da trilogia do Afonso Noite Luar. Quero também adquirir o Diz-lhe que não da Helena Magalhães visto que adorei Raparigas como Nós. Temos de apoiar escritores portugueses, especialmente agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aventurei-me, finalmente, em Saramago, com Memorial do Convento. E quero muito explorar mais da sua obra!
      Só li um livro de Raul Minh'Alma e confesso que não me deixou com vontade de ler mais.
      Aconselho imenso João Tordo. Ainda só li Ensina-me a Voar Sobre os Telhados e A Noite em que o Verão Acabou, mas vale muito a pena.
      Diz-lhe que Não também está na minha lista :)

      Eliminar
  11. Vim fuçar suas gavetas.
    Beijos, com máscara.

    ResponderEliminar
  12. Nada mesmo melhor que ter um cantinho para o que mais gostamos, mas ainda não conhecia nenhum que falou
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Quero todos, pode ser? 🧡 Ainda bem que agora tenho o Kindle, graças ao conselho da Sofia Costa :)
    Tenho saudades da Feira do Livro, espero que se realize em Setembro 🍀
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode, claro! Aproveita por ti e por mim, que eu ainda vou demorar um bocadinho a adquiri-los :p ahahah
      Pela notícia que saiu ontem, a Feira do Livro acontecerá entre 28 de agosto e 13 de setembro 🍀

      Eliminar
  14. Tenho andado preguiçosa com a leitura.
    Tens aí títulos e autores que me deixaram curiosa.

    ResponderEliminar
  15. Li a filha do Capitão há muitooo tempo,tenho a coleção toda do José Rodrigues dos Santos, estou a terminar o Imortal,todos oferecidos pela amiga Clara,tenho muitos livros e pouco espaço para eles.
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem aí uma bela coleção, querida Amélia!
      Compreendo bem essa questão 😳

      Eliminar
  16. Olha, é assim, eu vou cortar relações contigo, porque cada vez que venho ao teu blog e abro um post literário até a minha conta bancária começa a gritar de dor! :P

    ResponderEliminar
  17. Parecem-me obras bastante interessantes! Não conheço a maioria delas, na verdade não sou muito virada para a literatura portuguesa, mas estes títulos despertaram o interesse! :)

    Beijinhos, Where I Belong

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade e curiosidade, aconselho essa descoberta, certamente que encontrarás algum autor nacional a encher-te as medidas :)

      Eliminar
  18. Que bela lista (excluindo o "Teremos Sempre Londres" ahahahahahah)!

    Da tua lista, tenho para ler: "Com Humor não se Brinca" e "O meu coração só tem uma cor". No entanto, antes de embarcarmos nesta coisa de não comprar livros acabei por comprar o do João Tordo em pré-venda, porque não queria esperar até Setembro! 😂


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incluindo o Teremos Sempre Londres, obviamente! Não digas asneiras :o

      Sempre que me lembro que estive perto de comprar o livro do João Tordo e, depois, troquei por outro, até fico doente. Se o arrependimento matasse, já estava era boa para semente. Mas eu hei-de aprender ahahah

      Eliminar
  19. Também estou a babar para comprar o do João Tordo, mas agora não poderei comprar livros tão depressa! Fiz uma promessa a mim mesma, semelhante ao teu desafi ode não comprar tantos livros assim enquanto a pilha que está por ler não diminui. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos juntas nessa luta, minha querida <3
      Para mim, nunca mais vejo a hora de ser setembro, porque é o meu segundo momento de pausa neste desafio ahahah

      Eliminar

Enviar um comentário