ALMA LUSITANA //
UM TÍTULO, UM TEMA

Fotografia da minha autoria


«Cada dia tem a sua trilha sonora»


A palavra escrita e a palavra cantada. Numa sinergia complementar, embalando duas artes distintas, mas com imensos laços a uni-las. E interligar paixões só pode potenciar uma experiência transcendente.

Na semana em que se celebrou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Sofia - A Sofia World - teve a ideia de criar uma banda sonora literária, escolhendo três álbuns e desafiando-se a encontrar três livros que «encaixassem na perfeição com as músicas». Honestamente, considerei o conceito genial e, atendendo a que estou numa comemoração prolongada para homenagear os autores nacionais, inspirei-me nesta combinação, porém, criando uma ligeira alternativa.

Assim, fiz uma viagem pela minha estante e, partindo de uma das palavras de um título, propus-me a anotar a primeira canção que me fazia lembrar. Portanto, os temas não têm qualquer relação com o conteúdo da obra. Simplesmente, partilham partes do nome. Desfrutem!


_________________ 1 TÍTULO, 1 TEMA _________________


 Os Cavaleiros de São João Baptista [Domingos Amaral] 
 Cavaleiro Andante [Rui Veloso] 



 A Máquina de Fazer Espanhóis [Valter Hugo Mãe] 
 A Máquina [Amor Electro] 



 O Último Paraíso [António Garrido] 
 Cinema Paraíso [Os Alice] 



 O Tempo dos Amores Perfeitos [Tiago Rebelo] 
 Tempo [Anjos] 



 Sei Lá [Margarida Rebelo Pinto] 
 Sei Lá [Bárbara Tinoco] 



 Serei Sempre o Teu Abrigo [Valter Hugo Mãe] 
 Abrigo [Diogo Piçarra] 



 A Fórmula da Saudade [Daniel Oliveira] 
 Melodia da Saudade [Fernando Daniel] 



 Uma Lágrima na Face da Índia [Daniel Nunes de Sousa] 
 Lágrimas [Slow J] 



 Contos da Cidade das Pontes [José António Gomes] 
 Pontes Entre Nós [Pedro Abrunhosa] 



 Aquela Nuvem e Outras [Eugénio de Andrade] 
 Nuvem [Carolina Deslandes] 



 Minha Querida Inês [Margarida Rebelo Pinto] 
 Inês [João Couto] 



 História do Cerco de Lisboa [José Saramago] 
 P'ra Frente é que é Lisboa [Os Quatro e Meia] 



Que temas associam aos livros das vossas estantes?

Comentários

  1. Adorei o conceito :) Adoro Cavaleiro Andante, A Maquina ( tenho o livro na mesinha de cabeceira para ler), Sei lá da barbara Tinoco e Abrigo do Diogo sao as minhas preferidas :) Ah tambem gosto da do Fernando Daniel e a do Pedro Abrunhosa diz-me muito :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      São músicas que nos aconchegam a alma. Não me canso de as ouvir *-*

      Eliminar
  2. "Laços que perduram", "Dá-me um Abraço"; "Morreste-me", "Adeus amor adeus"; "Tudo o que sempre quis", "Verão Azul".

    Adoro a música dos Pedro Abrunhosa e dos Amor Electro.

    Bom domingo, minha querida! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha! Já adicionei as tuas sugestões à minha playlist criada para este tema :)

      Eliminar
  3. Bom gosto musical. Gosto de ouvir todos mas, Fernando Daniel, considero uma voz ímpar.
    .
    Um domingo feliz

    ResponderEliminar
  4. Adorei!! Não ouvia o cavaleiro andante há muito tempo!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Uma publicação absolutamente fantástica, mas preciso de tempo.
    Para já ouvi o meu querido Pedro Abrunhosa // "Pontes entre nós"

    Na minha estante, tenho o "História do Cerco de Lisboa" de José Saramago, um dos meus livros de eleição.
    Tenho toda a POESIA de Eugénio de Andrade. A Carolina Deslandes não me agrada tanto.

    CINEMA PARAÍSO é um dos meus filmes favoritos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Claro, todo o que precisares :)
      Adoro essa música. Por mais tempo que passe, será sempre das minhas favoritas

      Tenho que ver se, agora que fiz as pazes com Saramago, me dedico a esse.
      Gosto muito de ambos, mas mais da Carolina, reconheço

      Nunca vi o filme, tenho que tratar disso

      Eliminar
  6. Andreia adorei as suas escolhas, lindas as melodias, como sempre você é perfeita, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto de ouvir "Sei Lá" da Bárbara
    E o Fernando Daniel nem comento *-*

    ResponderEliminar
  8. Isto é um pouco o que eu faço quando coloco um video de uma música. Acho que escolheste bem, é um bom desafio!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  9. Isto é que é elevar o desafio a todo um novo nível!


    Uma música que associo sempre a um livro é "My Wonder Moon", dos Hands on Approach - "Felizmente Há Luar", do Luís de Sttau Monteiro.



    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diverti-me mesmo muito a trabalhar esta ideia, porque, de repente, parece que estava a jogar àquele jogo em que alguém diz uma palavra e temos que associar uma música :p

      Adoro essa música! Vou já adicioná-la à playlist *-*

      Eliminar
  10. Nem todas que falas-te conhecia, mas algumas já e posso te dizer que adoro muito
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Também acho o mesmo cada dia é para uma música, que boa selecção essa minha querida
    Beijinhos
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Que ideia tão gira!!! E adorei a maioria das tuas escolhas, então aquele Slow J, já sabes <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, coração! Essa toca-nos mesmo cá dentro *-*

      Eliminar
  13. Interessante conhecer quase todas as músicas e não conhecer nem um título. Claramente estou a precisar de mais alma lusitana nas minhas leituras!
    Adorei o conceito!

    Beijinhos, Where I Belong

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou mesmo muito suspeita, mas fico a torcer para que isso aconteça. Acredito que ficarás surpreendida com vários autores portugueses :)

      Eliminar

Enviar um comentário