ALMA LUSITANA // VERSOS DE POETAS PORTUGUESES

Fotografia da minha autoria


«A poesia é o sentimento que sobra ao coração»


O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente. Estes versos iniciais da Autopsicografia de Fernando Pessoa são, muito provavelmente, dos mais conhecidos. E são, para mim, um sinal da genialidade inerente à poesia, pois tem camadas tão intensas e viscerais, tão plurais, que facilmente nos transporta para sentimentos mais ou menos genuínos. E a magia reside nessa capacidade de nos fazer acreditar em cada palavra.

Tenho pouquíssimos livros de poesia, porque a minha ligação a este género nem sempre foi próxima. Embora apreciasse perder-me nos seus encantos, não era uma prioridade, talvez, por sentir que me faltava um pouco mais de maturidade para compreender a sua mensagem. Apesar disso, numa das incoerências menos preocupantes desta vida, tenho-me entretido a escrever poemas, procurando dar outra abordagem aos meus sentimentos. Aos meus pensamentos. E ao meu espírito inquieto. Portanto, por consequência, vou sentindo vontade de me comprometer com as infinitas estrofes que me esperam. Com mais ou com menos rimas. Em versos soltos. E numa linguagem emocional de irresistíveis vozes.

A escrita leva-nos numa travessia de vínculos. E a poesia, tão dona de entrelinhas, é um mundo dentro de outros tantos que habitam no nosso peito. Por isso, reuni cinco poemas que me aquecem ou agitam a alma.







Quais são os vossos poemas favoritos?

Comentários

  1. Temos grandes poetas, partilho de seguida um poema do livro "A criança em ruínas" do José Luís Peixoto.

    este livro. passa um dedo pela página, sente o papel

    como se sentisse a pele do meu corpo, o meu rosto.


    este livro tem palavras, esquece as palavras por

    momentos. o que temos para dizer não pode ser dito.

    sente o peso deste livro. o peso da minha mão sobre

    a tua. damos as mãos quando seguras este livro.

    não me perguntes quem sou. não me perguntes nada.

    eu não sei responder a todas as perguntas do mundo.

    pousa os lábios sobre a página. pousa os lábios sobre

    o papel. devagar, muito devagar. vamos beijar-nos.

    José Luís Peixoto

    A Casa, a Escuridão, Temas e Debates, 2002

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau! Que poema fabuloso *-* muito obrigada pela partilha, minha querida

      Eliminar
  2. Eu comecei a gostar de poesia porque fiquei fascinado com os Lusíadas quando, nas aulas de Português, aprendíamos a dividir os versos em orações. Tinha 12 ou 13 anos e percebi então a genialidade de Camões.
    Boas escolhas poéticas, todas de antologia.
    Querida amiga Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jaime foi assim que aprendi a gostar de poesia :) Camōes é inspirador :)

      Eliminar
    2. Quando estudei Os Lusíadas, acho que não tinha maturidade suficiente para compreender a grandeza da obra. E sinto que não houve o estímulo certo para dar esse salto, mas ando muito tentada a descobrir por mim

      Obrigada e igualmente, Jaime

      Eliminar
    3. Definitivamente, tenho que me dedicar à sua obra :)

      Eliminar
  3. A poesia é a forma mais leve e doce da escrita :) Gosto de todos desta lista mas o meu preferido é Mar da Sophia :) E Mudam-se os tempos, Mudam-se as vontades de Camōes para mim é sempre actual :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem mesmo um toque delicado, que nos emociona e inquieta *-*
      Também é o meu favorito!
      Sim, sem dúvida, consegue sobreviver à passagem do tempo

      Eliminar
  4. Tive uma fantástica Professora de Português que me fez apaixonar-me por poesia. Nunca escrevi poesia, a prosa é o meu mar. Mas os nossos poetas inspiram-me tanto! É uma lufada de ar fresco, cada poema que leio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww, que maravilha! É tão bom quando encontramos professores inspiradores, que nos estimulam a descobrir todos estes mundos e a apaixonarmo-nos por eles *-*
      Sinto que a prosa também é o meu mar, mas há alturas em que gosto de navegar até ao outro lado da margem, para me perder entre versos.
      Compreendo perfeitamente a sensação!

      Eliminar
  5. Poetas de eleição sem dúvida. Faltei aí eu, ahahaahah
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  6. No momento ainda não tenho assim um favorito, mas há sempre algum que fica mesmo marcado,
    Tens aí uma boa lista
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Que poemas bonitos! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Ler poesia requer um certo estado de espírito que nem sempre a vida quotidiana nos proporciona. Estou com aquele cantor romântico (não me lembro quem) que dizia que um autor de textos românticos necessita de atravessar, ao longo da vida, diversas fases de "dor de corno", ou a chama morre. Nem sempre nos sentimos suficientemente "poéticos" para ler poesia. E muito menos para a analisar e comentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isso acontece com qualquer leitura, mas entendo o teu ponto de vista, porque a poesia acaba por ter uma carga emocional mais profunda.
      É tudo uma questão de predisposição :)

      Eliminar
  9. A poesia não é dos livros que mais apreciamos :)
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderEliminar
  10. Andreia lindo os poemas, poemas que fala ao coração, os poemas acalma o coração, gostei muito das suas escolhas, gostei do poema Mar bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  11. É difícil dizer qual é o meu poema favorito.
    TODOS, digo eu.
    Somos um país de POETAS.
    Cinco estrelas recebe a maneira como apresentas os poemas. Fiquei absolutamente encantada. A tua criatividade é fenomenal, Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poemas tão maravilhosos, que é mesmo difícil escolher! Confesso que tive que me controlar para não triplicar este número :D
      Muito, muito obrigada

      Eliminar
  12. A poesia t que lhe diga. Os poemas poema que rimam e são muito direitinhos. E os outros que de simetria tem muito pouco, mas dizem muito.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poemas de várias formas e isso é que é encantador *-*

      Eliminar
  13. Não leio livros de poesia, apesar de querer começar. Adoro os poemas que tens escrito! De poema para poema sinto que estás a ficar cada vez melhor na escrita dos mesmos.
    Adoro todos os que partilhaste! Deu-me vontade agora de ler poesia. Vou aventurar-me mais. 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um compromisso que também quero abraçar com mais regularidade, porque há mesmo poemas/poetas maravilhosos *-*
      Awww, que querida! Muito, muito obrigada. Enche-me o coração esse retorno <3

      Eliminar
  14. Não leio livros de poesia, mas acho que é um género de escrita tão bonito e adoro ler poemas, sigo imensas páginas no Instagram e acabo a usar alguns versos nas descrições da minha fotografias :)

    Adorei as tuas escolhas, querida. Eu sou uma fã assumida do Fernando Pessoa e dos seus heterónimos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os poemas têm uma alma diferente, mais profunda, talvez *-*
      Muito obrigada, coração!

      Eliminar
  15. Um dos meus favoritos é este mesmo da Sophia («Mar»).
    Amei esta publicação com todo o coração. Para além dos poemas, a estética ficou muito bem! Derreti!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário