DOCE OU SALGADO // BOLO DE CANECA DE BANANA E AVEIA

Fotografia da minha autoria


«Cozinhar é como tecer um delicado manto»


O pequeno-almoço é a minha refeição favorita - e, confesso, há alturas em que me deito a pensar no que vou preparar. Portanto, tento ter sempre algumas opções na bagagem, para ir variando. Caso não tenha a possibilidade de desfrutar deste momento matutino, que me relaxa, invisto no lanche da tarde. E é por isso que, priorizando o meu lado prático, aprecio receitas que se adaptam a qualquer hora do dia.

Num apontamento ligeiramente emocional e de gratidão, abençoado aquele que teve a ideia de criar os bolos de caneca. Porque são simples, rápidos e deliciosos. O de chocolate é aquele passo certo, que me conquista sempre. Mas queria experimentar alternativas. E foi nessa procura que encontrei uma que se tornou, rapidamente, uma escolha recorrente, pois combina dois ingredientes que adoro. E fica no ponto!


🍴 BOLO DE CANECA DE BANANA E AVEIA


Ingredientes
- 1 ovo;
- 1 banana;
- 3 colheres de flocos de aveia.

Modo de Preparação
- Numa caneca, esmagar a banana;
- Adicionar e bater o ovo;
- Acrescentar os flocos de aveia;
- Envolver tudo;
- Levar ao microondas, na potência máxima, durante 2 a 3 minutos;
- Servir.

Nota
- Quando tenho, gosto de acrescentar mirtilos inteiros;
- Se quiser algo mais guloso, adiciono uma colher de chocolate em pó;
- Por norma, coloco sempre raspas de coco ralado por cima.


Que receitas de bolo de caneca costumam fazer?

Comentários

  1. Nunca fiz bolos de caneca...tenho que experimentar!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mesmo muito prático e rápido! E, depois, há imensas receitas :)

      Eliminar
  2. Olá
    Tb gosto muito de fazer bolos de caneca. Este nunca fiz. Vou fazê-lo hoje.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que ainda não me aventurei nesta receita, mas quero muito fazer petit-gateau na caneca, deve ser delicioso.

    Vou anotar a tua receita para experimentar :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiii, petit-gateau também me parece muito bem *-*
      Tenho que experimentar fazer!

      Eliminar
  4. Acho que diz bolos de caneca duas vezes na vida 3 uma correu muito bem outra muito mal. Mas o de chocolate. O de banaba e aveia acho que nao ia gostar, pois nao gosto de banana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que voltar a experimentar :)
      Pois, sendo assim, não é a melhor opção. Mas talvez consigas substituir a fruta

      Eliminar
  5. Já fiz esta receita muitas vezes e é maravilhosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Bom dia:- O meu pequeno almoço são, regra geral, torradas com manteiga, um iogurte e um café.
    .
    Tudo vai ficar bem
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Por mais incrível que pareça, nunca fiz um bolo de caneca 😅 a minha mãe (infelizmente, para a dieta) faz bolos todas as semanas ora porque tem encomendas e sobra massa ora porque apetece-lhe bolo logo tenho sempre algo saboroso para comer ao pequeno almoço ou ao lanche. Confesso que estou danada por voltar ao trabalho porque estar em casa é sinónimo de comer mais 🤣 e no trabalho nunca tinha tempo nem para um iogurte.
    Mas uma coisa doce de vez em quando calha sempre bem. Gostei da receita, é simples, pode ser que algum dia a faça. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais sempre a tempo, minha querida :)
      Assim torna-se mesmo difícil resistir, de facto. Por mais que a pessoa tente, há alturas em que o nosso lado guloso fala mais alto ahahah
      Sim, pontualmente não faz mal.
      Se experimentares, depois diz-me o achaste

      Eliminar
  8. Que rica ideia para o lanche :) Tenho de comprar bananas :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Acabei de fazer o bolo de caneca com estes ingredientes. Gostei bastante. Num adicionei alguns mirtilos, no outro não, apenas acrescentei raspas de coco no fim e amanhã vou fazer outro com chocolate em pó que costumo usar para fazer outros mug cakes.
    Excelente ideia.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeeeah! Que bom :D
      São uma perdição, não são? Acho que já sei qual será o meu lanche de hoje ahahah

      Eliminar
  10. Aiiii deixaste-me de água na boca! Deve ser uma delícia... Bjinhos!

    ResponderEliminar
  11. Nunca provei esta receita, mas parece-me ser deliciosa! Só me faltam os flocos de aveia para experimentar esta receita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito, porque é deliciosa e muito rápida :D
      Se experimentares, diz-me o que achaste

      Eliminar
  12. Aiiii o que foste tu fazer!! A mim dão-me uma receita que só precise de uma caneca e 3 ingredientes e toda eu sou fã...como se já tivesse poucos problemas xD...

    Aiiiii!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso partilhar esta dor sozinha ahahah
      Como te compreendo :p

      Eliminar
  13. Estou a imaginar "a minha Maria" a fazer bolo de caneca para o pequeno-almoço. Chegava ao trabalho atrasada para o almoço. eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que exagero, só demora 3 minutos [já a contar com a preparação] :o

      Eliminar
  14. Como sabem bastante bem ter assim pequenos almoços, confesso que faço um mas não é como a tua receita, vou levar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Nunca fiz, achei esta receita óptima para um lanche.
    Ao pequeno almoço não dispenso o pão com manteiga e o café com leite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo uma excelente escolha :)
      Também gosto bastante, mas prefiro o café sem leite ahah

      Eliminar
  16. Tu tens um talento para planear as fotografias. Um verdeiro encanto.
    A receita não levo, por que sei, que não ía gostar.

    ResponderEliminar
  17. Oh, meu Deus, tão simples e deve ser tão saboroso 💛💛

    ResponderEliminar
  18. Amo bolo de caneca, sou particularmente fã de bolo de chocolate então é o que mais faço mas gostei desta tua receita (mais saudável do que a minha né?) para um pequeno almoço é realmente ideal :) (tomei nota da mesma)

    Um beijinho enorme **
    https://bauderecordacoes24.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro bolo de chocolate de caneca! E, confesso, já tenho saudades de fazer essa receita. É uma verdadeira tentação :D
      Espero que gostes

      Eliminar
  19. Bolo de caneca de banana e aveia, isso, sim, é algo que adoraria comer! Em Portugal vocês dizem "pequeno-almoço", aqui no Brasil dizemos café da manhã. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho a experimentar :) gosto muito da vossa expressão

      Eliminar
  20. Nunca fiz, mas acho que vai ser o meu lanche de logo à tarde quando fizer a pausa nos trabalhos eheh

    ResponderEliminar
  21. :o tenho de experimentar! Depois de comprar aveia ahah

    ResponderEliminar

Enviar um comentário